Discussão

Discussão: Quem tem medo de spoilers?

Você pode fugir, pode se esconder, pode até tentar desconectar a sua internet. Nada disso garantirá que você está a salvo dos temíveis sp... (por Bruno Grisci em 04/01/2012, via Nintendo Blast)

This bread spoiled.Você pode fugir, pode se esconder, pode até tentar desconectar a sua internet. Nada disso garantirá que você está a salvo dos temíveis spoilers, que vagam por aí revelando que o herói morre no final, quem é pai de quem e que aquele personagem não é o vilão da história. Mas afinal, será que spoilers sempre são ruins, ou eles tem seu lado bom também?

Aviso: O texto abaixo, apesar de ser sobre spoilers, não possui nenhuma revelação de enredo de jogos, pode ser lido tranquilamente. Por favor, também não falar spoilers nos comentários.

Spoiler: A Origem

Para começarmos bem, é necessário que todos saibam o que é um spoiler. Spoiler é uma peça de automóvel, também conhecida como aerofólio, colocada na traseira dos veículos para melhorar a aderência, estabilidade e dar um destaque no visual. Esta não é a definição que nos interessa no momento.

Traduzindo diretamente do inglês, obtemos como significado para spoiler “aquele que estraga, deteriora”. Com uma definição dessas, não pode ser coisa boa, não é mesmo? Na prática, essa palavrinha refere-se a qualquer texto, áudio, imagem ou vídeo que, de alguma forma, revela um evento ou outra informação marcante em um livro, filme, série ou, é claro, jogo, “estragando” a surpresa para quem desfrutará da obra pela primeira vez.

Alerta de spoiler”, temei!

spoiler_alertQualquer texto ou vídeo que comece com um alerta de spoilers, de preferência em letras vermelhas e em negrito, já é suficiente para fazer alguns fãs pararem no mesmo momento. Outros, mais corajosos, resolvem encarar o texto e se arrependem amargamente. É fácil de entender essa reação, afinal a surpresa faz parte da experiência de qualquer história. Ninguém quer começar um suspense sabendo que o mordomo é o assassino, pois, bem, isso já não teria mais tanto suspense. Tentar imaginar o que vem a seguir, sem ter certeza do que acontecerá, é uma sensação forte, e todos querem ser surpreendidos por um bom enredo.

Vejam bem, um bom enredo, não entrarei no mérito de histórias ruins ou finais decepcionantes.

É natural a reação de quem prefere evitar a todo custo um spoiler, para “aproveitar a história em sua completude”. Infelizmente, por mais que quiséssemos, não é possível fazer uma análise mais profunda de um título, e com análise não me refiro apenas a análises avaliativas, mas qualquer texto, sem entregar para o leitor alguns detalhes que ele talvez não quisesse saber. Por isso é tão comum textos ou vídeos sobre algum jogo ou filme dizerem que não terão spoilers, mas eles estarem escondidos lá mesmo assim. Fica difícil comentar uma obra apropriadamente sem poder falar, quem diria, do que acontece na obra em si e as informações acabam aparecendo sem querer.

Antes de vermos como um spoiler pode ser evitado, ou até mesmo ser bom (ops, spoilers do final do texto), há mais um ponto que precisamos discutir.

Quando a obra entrega a si mesma

Nem sempre spoilers aparecem das mentes malignas de trolls e redatores, às vezes os próprios criadores deixam escapar mais do que deviam. A questão do que pode ser considerado um spoiler varia muito de pessoa para pessoa. Um exemplo recente é Mario Kart 7, novo jogo da série para o 3DS. Um game de corrida sem história não pode sofrer com spoilers, certo? Errado. Pelo menos para alguns fãs, que a cada personagem e pista anunciados, sentiam a frustração de não descobrir os segredos por conta própria. Um sentimento legitimo, mas como poderia a Nintendo não divulgar o conteúdo de seu próprio game, e os sites e revistas pelo mundo não noticiarem o que ela divulgou?

Às vezes os próprios trailers estão “contaminados”. Mais de uma vez me deparei com os que possuíam cenas do final de algum filme ou jogo, e a única alternativa para ter certeza que não encontrará esse tipo de divulgação é não vendo divulgação alguma. Outro caso é uma famosa arte conceitual de The Legend of Zelda: Twilight Princess, presente inclusive no manual do jogo, que traz uma revelação da história, embora possivelmente apenas jogadores mais atentos percebam.

Ainda em Zelda, alguns jogadores viram como um “spoiler” a roda de itens do Skyward Sword, por ter um tamanho fixo de espaços. Os fãs reclamaram que, com isso, era possível saber quantos itens restavam adquirir e, assim sendo, previr que o final do jogo estava chegando.

Outras vezes, o próprio game pode entregar spoilers dos seus antecessores, o que é mais que esperado, afinal provavelmente estão tratando da mesma história.

Com tantos jogos assim, fica difícil jogar na ordem.

Mas quem é que vai jogar o Jogo II antes do Jogo I? Eles têm uma ordem! - Leitor que respeita as ordens dos títulos

Muita gente, pois as séries de videogames possuem vários jogos, não sendo incomum anos de diferença entre um lançamento e outro. Dificilmente alguém que começou a jogar uma série agora irá iniciar pelo primeiro game se ele foi lançado para NES, mesmo que esteja disponível em Virtual Console ou emuladores.

Isto nos leva a um ponto interessante, que é como tratar spoilers de obras mais antigas e famosas. Num caso mais extremo, temos spoilers que, de tanto serem comentados e repetidos, nem podem mais entrar nessa categoria, como Romeu e Julieta morrerem no final da peça ou o Darth Vader ser pai do Luke.

Agora, usemos como exemplo Skyward Sword (nada de spoilers, prometo). Digamos que alguém escreverá sobre esse jogo e, como boa pessoa que é, não revelará nada do enredo. Essa mesma pessoa, contudo, pode ser um fã de longa data da série e resolveu compartilhar alguma comparação ou referência com um game anterior e, assim, acabou por revelar a sua trama. Para quem está escrevendo pode não haver nada de errado, afinal é um lançamento de anos atrás, provavelmente quem está lendo já o jogou ou pelo menos conhece a história (que pode ser considerada famosa) e não se importará em saber o que já sabe, mas certamente haverá quem não jogou ainda, mas pretendia jogar, e ficará triste com isso.

Use bem o seu spoiler

Qual a solução para enfrentar os spoilers, afinal? Só podemos sentar e chorar? Infelizmente sim, se você for o tipo de pessoa que não quer saber absolutamente nada de um game antes de jogá-lo. Fatalmente algum comentário, imagem ou vídeo acabará mostrando o que não deveria e, para evitar isso, apenas censurando todo o conteúdo relacionado. Na verdade, grande parte dos “spoilers” que vemos por aí talvez não sejam tão ruins assim. Será que só por conhecer o quinto chefão de um jogo, ele perde toda a graça? Se ele for legal, não dará ainda mais vontade de jogar?

50 spoilers de jogos clássicos de NES, estejam avisados.

É isso que acaba acontecendo, exceto spoilers que realmente entreguem uma virada na história ou algo assim, os outros podem tornar um produto mais atrativo e não menos proveitoso. Uma boa história continuará sendo uma boa história na segunda vez que for contada, mesmo todos sabendo o que aconteceu. Não estou aqui dizendo que é legal saber o que acontece no fim antes de jogar, eu não gosto e acredito que grande parte de vocês também não, é sempre ótimo descobrir por conta própria. Mas conhecer alguns detalhes também é bom. Em último caso, lembrem-se que nem tudo que há na internet é real, então sempre existem chances do spoiler ser falso, tenha isso em mente e permaneça em dúvida enquanto joga.

Nunca aconteceu com vocês o caso de um jogo não parecer interessante e, por isso mesmo, não se preocupar em saber spoilers? Então, depois que você os viu, percebe que pode, na verdade, ser um grande jogo? Tudo bem, agora você já sabe o que acontece, mas possivelmente ficará com vontade de jogar por ser um bom game, melhor do que não saber dos spoilers nem dar uma chance ao título.

No final, temos que usar o bom senso. Ao falar um spoiler, não custa nada avisar antes, e se você está jogando algo e realmente não quer saber o que acontece, evite conteúdo “suspeito”. O mais importante é não deixar que um deles estrague a diversão.

Você foi avisado.

Revisão: Alex Sandro de Mattos


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Spoillers, you my god. Meu blog xgamesdock.blogspot.com, vc passe lá pf e comente e se gostar me siga!!

    ResponderExcluir
  2. o desgraçado de um colega me deu spoiler de Harry Potter, um dos mais importantes! Só q nem por isso ficou chato, e às vezes eu ficava em duvida pensando se era verdade mesmo o q ele tinha falado

    ResponderExcluir
  3. "Mas quem é que vai jogar o Jogo II antes do Jogo I? Eles têm uma ordem! - Leitor que respeita as ordens dos títulos"

    Eu comecei a jogar Metroid pelo Metroid Prime 3: Corruption, hoje sou fã principalmente dos jogos em 2D da série! ^^

    ResponderExcluir
  4. Tem que lembrar dos casos em que um spoiler em questão é alguma coisa mais escondida num jogo, onde o jogo quase não te dá dicas sobre, quando dá, e se você não olhar um guia na Internet (o que vai revelar de um jeito ou de outro), tem que passar horas tentando alguma coisa até achar ou acontecer algo...

    Nesse caso, o que tem mais graça? Horas tentando quase a mesma coisa ou progredir em algo em uns 10 minutos já sabendo da "surpresa" em questão?

    Mas claro, não vamos confundir isso com o uso excessivo de detonados, porque nenhum jogo te deixa à mercê da sorte o tempo todo...

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria! Eu não sou um cara que liga muito pra spoilers, provavelmente entre todos os meus amigos, sou o que menos liga até, mas eu tenho que concordar que quando estes são grandes, a "porra fica séria" e a graça da história diminui um pouco.

    ResponderExcluir
  6. SPOILER ALERT:

    Peach é sequestrada por Bowser.
    Link tem que salvar Zelda.
    Samus luta contra os Space Pirates.
    A equipe Rocket vai tentar pegar o Pikachu.

    ResponderExcluir
  7. Comecei a Jogar Metroid Fusion e li num dos artigos aqui que a SA-X, clone da Samus ia se sacrificar pra salvar ela na ultima batalha..., agora não vou ter essa surpresa quando chegar no fim do jogo.

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto de spoiler de filmes, séries e animes... De jogos apenas alguns... De resto, as vezes eu até procuro saber o que acontece! E se tem um tipo de gente que adora spoiler é mulher noveleira! Falo isso pela minha mãe, que vai na banca ler o capitulo que vai passar de noite u.u

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google