Stage Select

Stage Select: Rainbow Road (Mario Kart)

“Ah não! A Rainbow Road, não...”. Essa é uma das frases (das mais educadas, diga-se de passagem) que os jogadores dizem ao perceber que a... (por Alex Sandro de Mattos em 27/01/2012, via Nintendo Blast)

A temível e bela Rainbow Road.“Ah não! A Rainbow Road, não...”. Essa é uma das frases (das mais educadas, diga-se de passagem) que os jogadores dizem ao perceber que a próxima pista é a Rainbow Road, em qualquer jogo da série Mario Kart. Para quem não sabe, a pista do arco-íris está presente em todos os games de corrida do encanador bigodudo. Que tal relembrarmos todas as Rainbow Roads? Acelere fundo na leitura e cuidado para não cair no buraco...

As sete cores no 16 bits

Super Mario Kart, para Super Nintendo, foi uma aposta certeira. Misturar elementos dos jogos do encanador e colocar os personagens para disputar corridas não poderia ser mais divertido. A Raibow Road era a última pista do jogo e, obviamente, a mais difícil.

Logo após esta cena, Luigi caiu no abismo e nunca mais foi encontrado... Quem não gosta da Rainbow Road levanta a mão! o/

Além disso, tratava-se de uma pista curta: cada volta durava algo em torno de 23 segundos. As quedas no buraco eram quase inevitáveis, pois não havia cercas ou guard-rails. Também havia Thwomps (os inimigos de pedra nos jogos do Mario) durante o percurso para atrapalhar o corredor. Um dos compositores do game, Soyo Oka, considera o áudio da pista Rainbow Road uma de suas composições favoritas.

É Rainbow Road que não acaba


Mario Kart 64 é considerado por muitos como um dos melhores jogos da série. Com visual renovado, novos itens e corredores, cativou muitos jogadores. Desta vez, a Rainbow Road se assemelhava bastante a um arco-íris sendo uma pisa lisa.

Pode se orgulhar e dizer: eu não caí na Rainbow Road... ... porque não tem como cair.. rá!

A Rainbow Road em Mario Kart 64 era extensa: cada volta durava aproximadamente dois minutos e é uma das pistas mais demoradas da série. Diferentemente da versão de SNES, a pista era totalmente cercada na lateral, então, os jogadores estavam livres de inúmeras quedas, entretanto, durante o percurso, havia alguns Chomp para te atrapalhar. O interessante era que ao fundo, apareciam imagens de rostos de personagens da Nintendo, além de haver uma forma de cortar uma grande parte da pista logo após a largada. E você aí, se gabando só porque consegue usar o glitch na Maka Wuhu, no Mario Kart 7, hein?

Rainbow Road portátil

A estreia da série em um console portátil foi digna do que a turma do bigodudo merecia. Em Mario Kart Super Circuit, do Game Boy Advance, tudo estava presente: as pistas, os corredores e, claro, a Rainbow Road.

Bowser com seu olhar maroto, prepara para jogar Mario Rainbow Road abaixo... Luigi em primeiro?? Na Rainbow Road?? Tem algo errado nisso...

Era exatamente a mesma pista vista no Super Nintendo. Os principais diferenciais eram que não havia os Thwomps no meio do percurso e nas laterais, havia pula-pulas que, se usados sabiamente, poderiam ser decisivos para a vitória. Pertencia à destravável e desafiadora Special Cup. Vale lembrar que foi aqui que o padrão de quatro copas com pistas originais e quatro copas com pistas retrôs foi iniciado.

Sofrendo em dupla na Rainbow Road


Se normalmente, a Rainbow Road consegue te desagradar, o que pode ser mais "divertido"? Desagradar a você e a algum amigo simultaneamente. Mario Kart: Double Dash!, do GameCube, é um dos mais controversos games da série e divide opiniões entre os fãs. Colocar dois personagens por kart pode não ter sido uma das melhores inovações da série, mas o game tinha o mesmo charme e espírito dos anteriores.

E Mario pega carona com Peach. Cuidado bigode! É mulher no volante! Só podemos dizer uma coisa: OH, MY GOD!

A Rainbow Road em Double Dash possuía um design belíssimo: havia partes em espiral, um jato que elevava o jogador à parte mais alta da pista e, abaixo, era possível ver uma cidade. Curiosamente, alguns detalhes no cenário desapareciam quando se jogava em tela dividida.

O arco-íris em duas telas


É indiscutível: Mario Kart DS é um dos melhores jogos do portátil de duas telas. De volta à fórmula original, com um corredor por kart, novos personagens, pistas e com o mapa na tela inferior, é um dos títulos obrigatórios para qualquer dono do portátil.

Eis uma descoberta científica: os dinossauros foram extintos ao caírem na Rainbow Road. Resumindo esta imagem: FUUUUUUUUUUU!!!

A Rainbow Road, na Special Cup, poderia assustar os jogadores: curvas extensas e acentuadas, que transformam a pista num formato espiral, faziam com que os jogadores realizassem um looping nela (quer lugar melhor do que esse para colocar aquela banana marota para derrubar o adversário no abismo?). Outro detalhe importante é que Mario Kart DS foi o primeiro da série a possuir suporte às partidas online, ou seja, você compartilhava desse sofrimento com outros jogadores ao redor do globo.

Rainbow Road "Wiinfernal"


Fazer do Wii Remote o seu volante não apenas simplificou a forma de jogar Mario Kart como também tornou-se um dos seus atrativos (até na versão 3DS é possível jogar inclinando o portátil). Além de a Rainbow Road ser desafiadora, contar com a habilidade era só um dos requisitos essenciais para vencê-la. Era preciso muita, mas muita sorte para não levar um casco azul durante um salto e, como primeiro colocado, os itens ganhos se resumiam a cascos verdes e bananas.

Olhe que linda imagem. É a Rainbow Road do Wii. Olhe a terrível imagem... Usar o Golden Mushroom na Rainbow Road é cometer suicídio!

Em Mario Kart Wii, a Rainbow Road carrega inúmeras referências à Super Mario Galaxy. O áudio lembra bastante o jogo espacial da mascote da Big N e até é possível ver Star Bits pelo espaço. A pista traiçoeira demonstrava todo o seu lado de dificuldade logo na largada: uma imensa descida que, com qualquer empurrão, o jogador era lançado para o espaço (literalmente falando, já que a pista é no espaço). Algumas curvas exigiam muita habilidade e até havia estrelas lançadoras e caminhos duplos. Jogar online com mais 11 mentes humanas diminuía o desapontamento de achar que era o único a correr mal na Rainbow Road.

Dose Dupla e em 3D


O que pode ser pior do que ter uma pista Rainbow Road em um Mario Kart? Ter duas Rainbow Roads. Sim, em Mario Kart 7, para Nintendo 3DS há duas pistas do arco-íris. A primeira, inédita, é dividida em três seções distintas, ou seja, cada volta corresponde a uma seção. O destaque vai pelo fato de correr nos anéis dos planetas e, até mesmo, na Lua. Ainda há curvas mortais e um túnel giratório. A pista possui um belo design, principalmente em 3D, mas isso não diminui o fato de ela ser difícil e ser o último desafio da última copa das pistas inéditas.

A outra Rainbow Road, que é a última pista da última copa de fases retrô, é um "remake" da versão de Super Nintendo. É idêntica, mas houve adições como rampas, e mudanças, como os Thwomps que agora estão gigantes e causam ondulações na pista ao tocá-la. Mas é evidente que as quedas são as mesmas do jogo de 1992...

Referências à Rainbow Road


Rainbow Road não está presente apenas na série Mario Kart. Ela também faz aparições em outros games, para desespero dos gamers:

  • F-Zero X: até nas ultras corridas de F-Zero, a Rainbow Road faz uma aparição. A pista é descrita como "psicodélica" e assemelha-se muito com a versão vista em Mario Kart 64.

Rainbow Road em F-Zero é só pra maluco mesmo...

  • Mario Hoops 3-on-3: Mesmo em jogos de basquete também há Rainbow Road. Ela é o terceiro challenge da Dribble Race e fica acima das nuvens.

Segundo rumores, diminuiu o número de fãs de basquete após jogarem uma partida na Rainbow Road em Mario Hoops 3 on 3.

  • Super Mario Galaxy 2: em Rolling Coaster Galaxy, há duas estrelas para serem obtidas: uma na qual é preciso descer a fase chamada The Rainbow Road Roll sobre uma bola, evitar inimigos e superar obstáculos; e a segunda, onde é preciso descer pela fase e coletar 100 moedas roxas em até dois minutos. Nós apostamos que você caiu diversas vezes no buraco...

Descer a Rainbow Road sobre uma bola já é difícil... Descer a Rainbow Road sobre uma bola, pegar 100 moedas em dois minutos, aí É SACANAGEM!

Ah, não... a Rainbow Road não...


Em todos os jogos da série Mario Kart, a Rainbow Road é a última pista da última copa, ou seja, é a pista mais difícil dos games de corrida do encanador bigodudo. É aquela pista onde, na primeira tentativa, você consegue a proeza de cair duas vezes consecutivas no mesmo buraco ou até mesmo cair 15 vezes antes de terminá-la. Mas, convenhamos, essa é uma pista que possui identidade e não pode faltar em nenhum Mario Kart. E você, tem lembranças boas (ou não) da Rainbow Road? Divida suas histórias e quedas conosco.

AO INFINITO E ALÉM!! Tudo culpa do Super Mario Kart, do SNES.

Nota: o redator pensou em postar vídeos de suas corridas na Rainbow Road, porém, optou por não colocar para não afetar sua imagem gamer. Agradecemos a sua compreensão.

Revisão: Jaime Ninice


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Maldita rainbow road! Mal posso ver seus movimentos!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Rainbow Road!
    Demais, era minha pista favorita depois da ghost house.....

    ResponderExcluir
  3. HAahhahA Adorei a matéria!!! Rainbow Road é foda mesmo, mas quem não curte né?.. xD

    ResponderExcluir
  4. sempre ganho quando jogo online no DS na Rainbow Road, a do DS é a mais divertida e uma das melhores de fazer drrift

    ResponderExcluir
  5. "Ah, não... a Rainbow Road não...". Não mesmo! Gosto muito a Rainbow Road. Quanto mais desafio, mais divertido é.

    ResponderExcluir
  6. É sempre estranho perceber que qualquer coisa do Gamecube era excêntrica no tocante aos jogos da Nintendo. Inclusive Mario Kart......

    ResponderExcluir
  7. No próximo podiam fazer um modo boss e o último ser na Raibow Road XD Quando a gente pega a manha não fica tão difícil. É divertida pra treinar curvas ^^

    ResponderExcluir
  8. no MK64, nogo no inicio dela, pula-se para a esquerda e corta-se um boooooom pedaço da pista

    ResponderExcluir
  9. A Rainbow Road do Wii é um inferno nas primeiras 1000 vezes,mas depois quando você se acostuma e aprende a fazer drift de verdade,é até que divertida. Mas não importa o quanto você seja bom, o jogo é tão injusto as vezes(principalmente quando se é acertado 5 vezes seguidas) que você fica com imagem de jogador ruim =p

    ResponderExcluir
  10. Esse pista é doentia, literalmente. Um primo meu uma vez passou mal de tanto jogá-la, estavamos jogando muito durante as férias, e um dia depois do almoço, acho que ele não descançou o suficiente, meu primo foi para mais uma partida de MK 64, e eis que na pista raibow ele passou mal, enjoou muito e quase vomitou! E o pior foi o sarcasmo dele, em voltar para aumentar o nível de cor da televisão só para ver se alguem mais iria passar mal, pois ele não aceitava ter que parar de jogar!

    ResponderExcluir
  11. As vezes parece q eu sou o único q não reclama de nenhuma Rainbow Road, pelo contrário, sempre q posso jogá-las, principalmente a do Wii, fico ansioso pra q ela chegue.
    Nas primeiras 4 vezes, foi uma porcaria, mas agora jogo tranquilamente

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google