Lançado nas Américas em 1991, o Game Gear foi mais um dos mal sucedidos concorrentes do maior sucesso de vendas da Nintendo: o Game Boy. Dessa vez, a corajosa empresa a se aventurar no do ramo monopolizado pela Nintendo foi a Sega, e, como não poderia ser diferente, um game mascote da empresa foi lançado. Sonic Triple Trouble foi lançado em 1994 e apresentava visuais muito avançados para os sistemas portáteis da época, o que resultou em um game cheio de lags e problemas de jogabilidade.
Quase 20 anos e mil reviravoltas na indústria depois, a Sega já não é mais rival da Nintendo e o game acaba de desembarcar no Virtual Console do 3DS. Mas será que a Sega se aproveitou de um hardware melhor para consertar os defeitos do game? Descubra a seguir!
Confusão em dose tripla...
Na tentativa de roubar as Chaos Emeralds mais uma vez, Dr. Robotnik comete um terrível erro e as espalha pelo mundo. Com isso, Fang, a doninha (sim, naquela época a Sega já inventava personagens irrelevantes para o universo de Sonic), um gangster aproveitador, parte em busca das esmeraldas para vendê-las no mercado negro. Como se não bastasse, o game mostra a primeira aparição de Knuckles, que no game atua como um guardião das Chaos Emeralds e vai tentar recuperá-las a todo custo. Robotnik manipula Knuckles e o convence de que Sonic e Tails são vilões e querem usar as esmeraldas para o mal. Assim, Sonic e Tails devem viajar o mundo em busca das esmeraldas enquanto são perseguidos por Dr. Robotnik, Knuckles e Fang.
...ou seria quádrupla?
Mesmo sendo perseguido por três personagens, o maior vilão do game é sua lentidão. O game é tão lento que em alguns momentos chega a ser praticamente impossível jogá-lo. Sonic e os cenários do game se movem tão lentamente que fica muito difícil para o jogador conseguir manter controle sobre o que está acontecendo na tela. A situação piora ainda mais quando surgem vários inimigos, e isso acontece repetidamente. É triste pensar que a Sega poderia ter resolvido esses problemas, já que agora o game foi lançado para um portátil muito mais potente que o Game Gear. Mais triste ainda é constatar que o game possui cenários extremamente variados e criativos, com situações pouco vistas em jogos 2D do ouriço até aquela época (como uma passagem em que Sonic pratica snowboard, presente anteriormente apenas em Sonic 3), e tal potencial foi jogado por água abaixo.
Apesar dos problemas, com certa paciência por parte do jogador, o game ainda é jogável, mas a experiência não é das mais agradáveis. O jogo é muito fácil e curto e, diferentemente dos outros games 2D do ouriço, é focado mais em exploração do que em velocidade. O fator replay é baixo, já que não há muito o que fazer depois que a aventura termina. Mesmo assim, é uma aventura que merece uma visita, já que conta as origens de Knuckles e é uma experiência diferente das que estamos acostumados a jogar na franquia.
As músicas do jogo apenas cumprem seu papel, sem destaque para nenhuma composição. Os efeitos sonoros são os já conhecidos, mas estão um pouco abafados, pois a Sega não teve o cuidado nem de melhorá-los para o novo hardware. Vale lembrar que o game conta com a funcionalidade dos Restore Points presente nos games de Virtual Console da Nintendo.
Chance Desperdiçada
Sonic Triple Trouble teve a chance de ser um bom game duas vezes. Na primeira, um pouco justificável, o jogo sofria graças às limitações impostas pelo fraco hardware do Game Gear. Hoje, sem justificativa alguma, o game sofre dos mesmos problemas de 18 anos atrás, mesmo rodando em um hardware muito mais potente que o Game Gear. Uma pena, pois na essência, o game é um legítimo medalhão da franquia que nunca pôde mostrar todo seu potencial.
Revisão: José Carlos Alves