Blast From the Past - Final Fantasy I & II: Dawn of Souls (GBA)

Final Fantasy I & II, lançados respectivamente nos anos de 1987 e 1988, foram dois grandes games que mudaram a indústria dos RPGs. O pri... (por Gustavo Rocha em 02/06/2012, via Nintendo Blast)

Final Fantasy I & II, lançados respectivamente nos anos de 1987 e 1988, foram dois grandes games que mudaram a indústria dos RPGs. O primeiro devido à toda inovação causada em seu estilo e o segundo por possuir um enredo tão bem elaborado. E graças ao conjunto Dawn of Souls, lançado para Game Boy Advance em 2004, gamers da nossa época puderam aproveitar de vez essas duas jóias da Square Enix.

Final Fantasy I e a guerra dos 4  guerreiros


 Toda a energia e estabilidade do mundo eram frutos de quatro cristais sagrados. No momento em que esses cristais ficaram corrompidos por poderes das trevas, o mundo presenciou o maior caos instaurado ao longo de toda a sua história. Quatro guerreiros sagrados, chamados de Light Warriors ou Guerreiros da Luz, surgiram para deixar tudo em ordem e trazer paz para todos. Claro que esses fatos já haviam sido previstos por um profeta chamado Lukahn, e você deve saber que toda a jornada dos heróis, apesar de não possuir um contexto tão elaborado, foi extremamente épica.


Final Fantasy I apresenta um roteiro aparentemente simples, mas bastante eficiente para a época, pois o que importava para os jogadores dos anos 80 era apenas se aventurar em terras desconhecidas, sem se preocupar com mapas. No Game Boy Advance, o jogo ficou ainda melhor do que em sua versão para NES, Super Nintendo e Playstation. Os gráficos apresentados em sprites ficaram muito mais bonitos na telinha do GBA, sendo que o game possui inúmeros detalhes, criaturas muito bem caracterizadas, chefes detalhados e diversos efeitos especiais que deixam as batalhas ainda mais emocionantes.


As músicas, preparadas pelo lendário músico Nobuo Uematsu, apesar das limitações do pequeno console, foram muito bem aplicadas e orquestradas, tornando toda a ambientação do jogo mais gostosa de ser aproveitada. Final Fantasy I, mesmo nos dias de hoje em que as histórias de games são tão complexas e cinematográficas, possui um carisma único que nenhum jogo jamais terá, devendo ser apreciado por qualquer fã de RPG.

Final Fantasy II e os primeiros rebeldes


Enquanto em FFI o personagens não tinham muita personalidade própria (com exceção de alguns NPCs), em Final Fantasy II não apenas os personagens principais, como também todos
os outros presentes na trama possuíam mais história. Aliás, o enredo de FFII foi o primeiro a possuir características mais complexas, até então não presentes em nenhum outro RPG. Sem contar também que foi o pioneiro dos Final Fantasies a apresentar diversos outros elementos que futuramente seriam totalmente característicos da série, como os famosos Chocobos e também o personagem Cid, presente em todos os futuros jogos da linha principal.



O jogo também tem quatro personagens principais, que agora possuem nomes e personalidades próprias. São eles - Firion, Guy, Maria e Leon - os responsáveis por unir o reino de Altair em uma das maiores investidas rebeldes presenciadas pelo mundo, após o império de Palamecia ter destruído suas famílias. E ao mesmo tempo em que lutam contra a tirania, os personagens buscam pistas para encontrar Leon, o irmão de Maria que desapareceu, e também presenciam não só diversas conspirações, mas também as primeiras mortes de personagens em um
Final Fantasy.

Entretanto o jogo possui uma controvérsia, já que o sistema de níveis foi alterado e agora os personagens não mais subiriam de level, mas sim melhorariam atributos de acordo com golpes recebidos e também aplicados. Por um lado isso foi uma inovação, pois com isso seria possível deixá-los com especialidades únicas ao longo do jogo. Por outro lado, foi algo que tornava o jogo mais cansativo, e também era possível aplicar alguns truques para aumentar os pontos de vida. Mesmo assim, Final Fantasy II é um jogo extremamente interessante, e a versão de GBA segue a mesma linha do primeiro, com músicas magistrais e gráficos belíssimos.

Extras, a parte mais legal do pacote


O mais bacana de Final Fantasy I & II: Dawn of Souls são os extras presentes nos dois games. FF I apresenta quatro dungeons adicionais, com caminhos e labirintos únicos para serem explorados, com diversos itens e labirintos complicados. E no final de cada uma, o jogador enfrenta chefes clássicos dos Final Fantasies IV, V e VI.

 Em FFII, depois do final do jogo, é liberada uma continuação (Soul of Rebirth) muito difícil em que se deve jogar com alguns personagens principais que morreram ao longo da história principal.
Com todos esses aspectos positivos, FF I & II: Dawn of Souls apresenta inúmeras horas de exploração e diversão, e se firmou como um dos melhores cartuchos para o Game Boy Advance. E acredite, a falta de mapa não é problema quando a vontade de salvar o mundo é maior.

O GBA foi um portátil poderoso e foi presenteado com essa maravilha que todo jogador deveria possuir em sua coleção. E você, gosta dos Final Fantasies clássicos? Tem algum RPG favorito? Comente!
    Revisão: Marcos Vargas Silveira 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google