Blast Battle

Blast Battle: Super Mario World vs. Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Mario e Yoshi. Quando você pensa nos tempos do Super Nintendo, deve resgatar muitas memórias boas com essa dupla. Afinal, eles protagonizara... (por Thomas Schulze em 21/07/2012, via Nintendo Blast)

capamarioMario e Yoshi. Quando você pensa nos tempos do Super Nintendo, deve resgatar muitas memórias boas com essa dupla. Afinal, eles protagonizaram as duas principais aventuras da série Super Mario no console. Mas qual o melhor jogo desta parceria? Para responder a esta pergunta que divide nintendistas pelo mundo, pedi auxílio ao meu parceiro Aurélio Galdino. Eu, Thomas, argumentarei que meu querido Super Mario World 2: Yoshi's Island é o melhor jogo, enquanto o Aurélio, cujos comentários aparecerão como citações no texto, defende Super Mario World. E você, quem acha que vai ganhar?

Gráficos

mw1Super Mario World foi lançado junto com o SNES, mas nem por isso seus gráficos são datados ou pouco detalhados. Em todos os mapas, sem exceção, o jogo mantém um estilo artístico invejável e com toda certeza, um dos mais belos do console. O interessante é jogar SMW e depois pegar versões do New Super Mario Bros. e perceber que o design do jogo pouco se alterou. Isso só pode significar uma coisa: seus gráficos são atemporais. Backgrounds que dão volume a aventura, Mario bem desenhado, personagens com movimentação muito bem articulada. Nesse quesito sobra talento dos desenvolvedores e é um dos pontos mais bem desenvolvidos do título.

mw2Yoshi's Island é um espetáculo para os olhos. Simples assim. Com seu estilo gráfico que remete a livros infantis, com elementos que parecem pintados à mão, nota-se o carinho com que cada fase do jogo foi desenhada. Dá vontade de explorar cada cantinho dos mundos só para admirar a primorosa direção de arte. Tudo bem que o game foi lançado muito depois do primeiro Super Mario World, e os jogos naturalmente ficam mais bonitos com o passar dos anos, já que o hardware é dominado pelas equipes de desenvolvimento naturalmente com o passar do tempo. Só que dizer que Yoshi's Island é um dos jogos mais bonitos do Super Nintendo seria um eufemismo. Mais justo é afirmar que se trata de um dos jogos mais bonitos já feitos para qualquer sistema. Nada mais justo então que dar o primeiro ponto para este jogo.

Vencedor: Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Super Mario World 0 x 1 Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Jogabilidade

gameplay1A jogabilidade mantém o padrão estabelecido para a série 2D: um botão para correr, outro para pular, outro para pular girando, outro dedicado a habilidade dos itens. Os itens são muito interessantes, com destaque para a Cape Feather (item que permite que o Mario plane), pois é definitivamente um dos itens mais divertidos de toda a série. O multiplayer também é bem divertido já que você basicamente torce para que seu parceiro de jogatina entre pelo cano. O jogo intercala os jogadores que devem aguardar até que um perca e passe para o outro a possibilidade de jogar, sendo que o player 1 controla o Mario, e o player 2 controla o Luigi.

Super Mario World 2 traz um monte de novidades que revigoram o esquema de controles da série 2D. Provavelmente a principal novidade é a capacidade que o Yoshi tem de planar por alguns segundos estendendo seu tempo no ar. Para tanto, basta gameplay2segurar o botão de pulo quando o dinossauro estiver no ar. Acredite, esta habilidade vai salvar sua vida e evitar quedas em abismos muitas e muitas vezes. Yoshi também pode engolir inimigos e transformá-los em ovos, que podem, por sua vez, ser utilizados como projéteis a fim de destruir inimigos e liberar passagens secretas. Mas o detalhe mais importante da jogabilidade é certamente a responsabilidade de proteger o bebê Mario. Assim que você leva um golpe qualquer, a criança sai voando numa bolha, e o jogador tem apenas alguns segundos para encostar nele e resgatá-lo. Um sentimento angustiante e desesperador, para dizer o mínimo. Principalmente porque o som do choro do bebê Mario é bem irritante. Isso acaba tornando a jogabilidade do primeiro Super Mario World mais agradável no geral.

Vencedor: Super Mario World

Super Mario World 1 x 1 Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Trilha sonora

A trilha sonora de World 1 é só mais um elemento que confirma o nível de qualidade dos trabalhos de Koji Kondo. O interessante desse jogo é as camadas que são colocadas nas músicas quando o Mario se encontra nas costas do Yoshi. Com uma nova profundidade, a música transporta um ar mais animado, como em um encontro de amigos, detalhes que somente os jogos da Nintendo possuem. Assoviar músicas que se tornaram eternas é fácil. Quem nunca pegou uma guitarra ou qualquer outro instrumento e não tentou aprender alguns desses temas?

Aqui temos mais um trabalho de Koji Kondo. Desta vez, o mestre elaborou um trabalho mais intimista que o do game anterior. A esmagadora maioria dos temas de Yoshi's Island são bem relaxantes e remetem a férias num paraíso tropical. Ou seja, são músicas que ajudam bastante na imersão e passam aquela maravilhosa sensação de deslumbramento e descoberta na medida em que vamos mergulhando nos belíssimos cenários do game. Não são melodias tão memoráveis quanto as do game anterior, mas este também não era o objetivo. Fica assim então: são duas grandes trilhas de Koji Kondo. A do primeiro game é mais marcante e icônica, enquanto a do segundo é mais bonita. Vamos priorizar o critério da relevância e o fato de que as músicas são remixadas em jogos da série até hoje e declarar que o ponto vai para Super Mario World.

Vencedor: Super Mario World

Super Mario World 2 x 1 Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Inovação

inova1Mario sempre foi aguardado em qualquer console Nintendo, pois seus jogos sempre trazem as tendências dos games das plataformas lançadas pela empresa. A Big N não foge a regra em Super Mario World que introduziu o Yoshi, um mapa mais elaborado e cheio de segredos para descobrir, os switchs, além, é claro, dos gráficos 16 bits muito mais elaborados. Claro que o título penou para que pudesse competir com seu antecessor de NES, mas mesmo que ele não tenha sido tão inovador, ele melhorou vários elementos dos clássicos do NES.

inova2Que tal um jogo do Mario que não é protagonizado por ele, mas sim pelo dinossauro Yoshi? Soa bem inovador, não? E é. Mas não é só isso que torna Yoshi’s Island notório. A ousadia de elaborar gráficos bem infantis numa época em que os jogos começavam a mirar mais e mais o realismo deve ser louvada. Há simplesmente uma magia nintendística em Super Mario World 2 que é impossível de explicar, é preciso sentir. Trata-se de um jogo tão único e cheio de peculiaridades que eu não posso fazer nada além de insistir que todos experimentem esta maravilha da Big N. Super Mario World é fantástico e um dos jogos mais importantes da Nintendo, mas parece demais uma versão anabolizada do genial Super Mario Bros. 3 para ganhar pontos por inovação. Vamos então louvar o game que realmente tentou algo diferente, Super Mario World 2: Yoshi’s Island.

Vencedor: Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Super Mario World 2 x 2 Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Segredos

1453_worldmapNo mapa podemos verificar níveis representados por pontos vermelhos, ou seja, que só podem ser desbravados caso em outro nível específico o jogador encontre um caminho alternativo. São muitos os mapas que só podem ser encontrados dessa forma. Ao conseguir passar pelos 96 estágios do jogo, você habilitará novos esquemas de cores para o mapa, novos inimigos e nova introdução. São muitos os segredos escondidos nesse jogo que poderíamos ficar o dia inteiro falando só disso. São poucos os jogos que apresentaram tanto conteúdo, mesmo entre os jogos da Nintendo.

27067-super-mario-world-2-yoshi-s-island-snes-screenshot-world-mapUm olhar menos atento pode indicar que Yoshi's Island possui pouco segredos. Afinal, se Super Mario World tem 96 saídas, aqui são apenas seis mundos com oito fases principais cada. Acontece que a magia de Yoshi's Island não está no número de fases, mas na quantidade de coisas que você precisa colecionar em cada uma. Anote aí: são estrelas, moedas vermelhas, e flores. Só quando você coleciona todas as dezenas de itens escondidos na fase é que seu trabalho estará concluído. Mas não tem jeito, Super Mario World é o pai de todos os jogos com segredos, e suas 96 fases são até hoje lembradas com muito carinho por todos. Portanto, ele ganha esta categoria, e também este Blast Battle.

Vencedor: Super Mario World

Super Mario World 3 x 2 Super Mario World 2: Yoshi’s Island

super-mario-worldE aí, gostou do resultado desta batalha de gigantes ou achou injusto o placar final? Não deixe de comentar e nos dizer quem é o vencedor deste Blast Battle para você!

Revisão: Luigi Santana

Colaboração: Aurélio Galdino


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Muito bom esse Blast Battle...Gosto muito de Super Mario World, ele faz parte da minha infância.

    ResponderExcluir
  2. nunca pensei q veria tanta divisão de fanboys em jogos de uma única franquia (eu msm só fãzasso de SMW, pra mim é o melhor jogo de todos os tempos hehe)

    ResponderExcluir
  3. Não acho o Super Mario World o melhor jogo do Mario, mas estou feliz que ganhou do Super Mario World 2: Yoshi’s Island. :)

    ResponderExcluir
  4. não tem como apagar comentário não? acabei comentado pela conta do meu irmão sem perceber... ^
    |

    ResponderExcluir
  5. Só sendo muito fanboy, mas muito mesmo, para dizer que Mario World é melhor do que Yoshi Island... Yoshi Island, até hoje, é um dos melhores games 2D já criados! Trilha sonora de SMW melhor do que YI?? Absurdo! Até hoje me pego cantarolando os temas desse game!! Até mesmo Super Mario Bros. 3, que é mais antigo, é melhor do que SMW. Mas Mario World tem o fator 'nostalgia', por isso, sempre será 'o melhor', mesmo sem merecer esse título. Yoshi Island é muito mais jogo!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google