Esquisito, mas fantástico
Para começar, seu design foi totalmente proporcionado para ser segurado de até três formas diferentes: lado esquerdo e meio, meio e direito ou esquerdo e direito. Não entendeu? Então tire o pó do seu joystick antigo de N64 e teste todas essas posições. Aproveite também para jogar os minigames de Pokémon Stadium e vai perceber como todas essas formas de segurar são úteis e funcionam perfeitamente.
Muitos botões, muita diversão
O controle do N64 era munido de dois direcionais e mais 10 botõs, todos muito aproveitáveis. Os botões “A” e “B” simplificavam tudo (até hoje ao jogar Star Fox 64 eu vejo o botão “A” como “Atacar!” e o “B” como “Bomba!”), sendo perfeitos para qualquer jogo.
O botão “C” pela primeira vez na história foi desmembrado em quatro, sendo que, de acordo com o jogo, ao mesmo tempo em que poderiam ser utilizados para diversas funções, como tocar a ocarina em Zelda, também serviam como direcionais, como foi o caso do clássico FPS Turok.
Os botões “R” e “L” mantiveram a essência dos botões do Super Nintendo, apesar de possuírem um tamanho um pouco mais esticado, o que melhorava a posição dos dedos.
Mas talvez o botão mais bacana do controle tenha sido o fabuloso “Z”, posicionado exatamente na parte inferior traseira do objeto. Como o joystick possuía um centro “apalpável”, o botão caia perfeitamente na posição do dedo indicador, o que se tornava perfeito, principalmente, para jogos de tiro, já que dava a impressão de se ter um gatilho no controle. Literalmente era a arma. O botão “Z” foi uma ideia tão boa que a Nintendo voltou atrás no Nintendo Wii e o aplicou no Nunchuk. Aliás, note que o formato inteiro do Nunchuk lembra muito a parte central do controle do N64.
O pai do Analógico
O analógico foi uma criação tão bem vinda no universo dos video games que todas as empresas concorrentes aderiram ao periférico e, até hoje, qualquer Joystick deve possuir esse tipo de direcional. Por sinal, a Nintendo continuou utilizando o mesmo estilo e design do direcional de N64 em seus futuros consoles, até o Nintendo Wii, e só mudou agora com a chegada do 3DS, que possui um analógico diferenciado.
O Joystick com um buraco nos fundilhos
O espaço servia para encaixar diversos objetos, como o inovador Rumble Pak ou o Memory Card.
Serviu de espaço também para o interessante Transfer Pak, que permitia ao pessoal interagir com o Game Boy, nos jogos Pokémon Stadium 1 e 2.
Com isso o controle se firmava não apenas como um Joystick, mas sim como uma verdadeira máquina!
Cores, cores e mais cores
Com o lançamento das versões especiais do console Nintendo 64, foram lançados também diversos Joysticks com cores alteradas, sendo que os consoles translúcidos (versões jabuticaba, kiwi, etc) acompanhavam também Joysticks transparentes.
Legal mesmo era colecionar todos, não é?
O mundo tem que admitir que o Joystick de Nintendo 64 revolucionou não apenas em sua época, mas serviu de exemplo para todas as gerações futuras de como fazer controladores de qualidade. Você também gostava do controle? Tinha algum game que achava especial jogar com ele? Comente!
Revisão: Thyago Coimbra Cabral