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Análise: Aura-Aura Climber (DSiWare)

É fato que o eShop tem inúmeros jogos baratos de DSiWare à disposição, entretanto boa parte deles parece ter qualidade duvidosa. Como a Nin... (por Farley Santos em 29/08/2012, via Nintendo Blast)

nintendo_blast_aura_aura_climber_000 É fato que o eShop tem inúmeros jogos baratos de DSiWare à disposição, entretanto boa parte deles parece ter qualidade duvidosa. Como a Nintendo libera uma quantidade reduzida de versões de demonstração dos games de sua plataforma digital, é difícil arriscar a compra de alguns títulos, sobretudo os mais desconhecidos. Aura-Aura Climber é um destes games baratos, que se destaca pela jogabilidade simples e divertida, com um ótimo custo x benefício. Conheça a seguir uma das pérolas desconhecidas do eShop.

A queda da estrela

Aura-Aura é uma estrela que se desprendeu do céu e caiu no planeta Terra. A pequena criatura percebe que seu lugar não é aqui e decide voltar para o espaço, onde poderá brilhar novamente. Sendo assim, Aura-Aura começa uma jornada rumo às alturas. Para poder voltar para casa, a estrela usa o seu braço como um gancho, saltando e agarrando-se à pequenos planetóides espalhados pela atmosfera. A jornada não é fácil, já que os céus estão repletos de perigos como criaturas malignas e correntes elétricas.

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Como já foi possível perceber, o objetivo em Aura-Aura Climber é subir pelos céus, desviando de inúmeros obstáculos. É um game no estilo arcade, com fases não muito longas, ideal para partidas rápidas. A mecânica é simples e usa basicamente o botão A. Ao ser apertado, o botão faz Aura-Aura pular. Caso o comando seja repetido durante o salto, a estrela estende seu braço, recolhendo itens ou agarrando-se a algum planetóide.

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Uma subida tortuosa

nintendo_blast_aura_aura_climber_05 Não basta somente chegar ao fim do estágio, é importante acumular a maior pontuação possível. Isso é feito coletando itens pelo caminho, destruindo inimigos com bombas e sendo rápido nos saltos. Em muitos momentos, alguns puzzles simples aparecem, como percorrer um caminho específico ou ativar algum planetóide especial para poder seguir. Existem também sessões que lembram as fases dos barris de Donkey Kong Country (SNES), nas quais é necessário lançar a estrela de um lugar a outro no momento correto. Como é de costume nesse tipo de jogo, as últimas fases são bem complicadas e exigem bons reflexos para conseguir guiar o personagem pelos pequenos planetas enquanto se escapa de inúmeros perigos.

nintendo_blast_aura_aura_climber_06 Aura-Aura Climber vai agradar tanto jogadores casuais quanto hardcore. Na maioria das vezes, não existe muito desafio em simplesmente chegar ao fim do estágio: basta subir e subir. Entretanto, para quem quiser fazer as melhores pontuações, a exploração é essencial. As fases estão repletas de segredos e rotas escondidas, sendo que algumas só podem ser acessadas através do movimento especial swing-back. É um movimento simples de fazer, mas difícil de dominar. Para executá-lo, basta pular e deixar Aura-Aura cair. Quando a estrela começar a girar, use o braço dela para tocar qualquer planetóide próximo. Ao invés de se agarrar, Aura-Aura será impulsionada para cima, recebendo vários pontos bônus e alguns segundos de invencibilidade. Mas cuidado, deixe a estrela cair demais e uma vida será perdida.

Preço baixo, muito conteúdo

Mesmo sendo um jogo no estilo arcade, Aura-Aura Climber tem vários modos de jogo e extras que tornam a experiência mais completa. No modo Score Attack, o objetivo, como o nome implica, é conseguir a melhor pontuação possível em cada um dos dez estágios. Já no Marathon todos os dez estágios do modo Score Attack devem ser completados em sequência, com uma quantidade limitada de vidas. Por fim temos o modo Endless, que é uma fase infinita e de desafio elevado. O game conta também com medalhas, conquistadas ao atender certos requisitos nos modos de jogo. São tarefas como alcançar uma pontuação específica, derrotar uma grande quantidade de inimigos com uma única bomba e realizar três swing-backs em sequência. São trinta medalhas com desafios que vão do fácil ao muito difícil.

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Para completar o pacote, temos um game com gráficos simples e coloridos, com alguns efeitos legais como múltiplos planos. Já a música não é interessante e fica sempre em segundo plano, principalmente pelo fato de que os efeitos sonoros são bem altos. Mas o maior destaque fica por conta do preço: Aura-Aura Climber custa somente R$2,99 (eShop) ou 200 pontos (DSiWare), resultando em um ótimo equilíbrio entre custo e benefício.

Uma jornada viciante

nintendo_blast_aura_aura_climber_09 Com tantas qualidades e um preço excepcional, Aura-Aura Climber é um excelente título para os amantes do gênero arcade. É mais um daqueles jogos simples e extremamente divertido, que agrada tanto jogadores casuais quanto jogadores hardcore. Tudo bem que depois de algum tempo o game se torna um pouco repetitivo, entretanto ele é ideal para partidas rápidas e descompromissadas. Está com algum dinheiro sobrando na sua conta do eShop ou DSiWare e não tem ideia de como gastar? Aura-Aura Climber é uma ótima escolha.

Prós

  • Jogabilidade simples e precisa;
  • Boa quantidade de conteúdo;
  • Fator replay alto;
  • Barato, somente R$2,99/200 pontos.

Contras

  • Música desinteressante;
  • Se torna repetitivo caso jogado por muito tempo.

Aura-Aura Climber - DSiWare - Nota Final: 8,0
Visual: 7,5 | Som: 7,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 8,5

Revisão: Rafael Neves


é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
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