Jogamos

Análise: Cartoon Network: Punch Time Explosion XL (Wii)

Já vou falar logo de cara: Cartoon Network: Punch Time Explosion XL é muito mais do que uma cópia da série Super Smash Bros. Lançado em 201... (por Fábio Garcia em 14/08/2012, via Nintendo Blast)

Soco, soco, bate, bate, soco, soco, vira, vira, soco, bate, soco, vira, soco, bate, vira. Já vou falar logo de cara: Cartoon Network: Punch Time Explosion XL é muito mais do que uma cópia da série Super Smash Bros. Lançado em 2011 para o Nintendo Wii, o jogo de luta misturando personagens de diversas épocas do Cartoon Network consegue mostrar que tem muita personalidade, carisma e uma jogabilidade sólida e criativa. Será o bastante para bater o clássico jogo de luta da Nintendo?

Os convidados da festa

Porrada! Cartoon Network: Punch Time Explosion XL, a grosso modo, é um jogo de luta em 2D para até quatro jogadores simultâneos, e seu objetivo é fazer com que seu adversário perca suas vidas ao ser arremessado da arena. Os comandos são simples: o botão A funciona para os ataques normais e o B para os ataques especiais, e golpes diferentes são dados de acordo com a direção do direcional. Além dos golpes, seu personagem tem um pulo duplo, que se torna triplo caso utilize o golpe especial para cima. Itens aparecem na tela e podem ser usados contra seus inimigos, assim como outros personagens que aparecem na arena e podem te ajudar naquele momento.

Ninguém no recinto se lembra do Capitão Planeta. A descrição acima serve tanto para a série Super Smash Bros. quanto para Cartoon Network: Punch Time Explosion X. A maior diferença é no elenco do game. Saem as estrelas da Nintendo e entram os personagens mais famosos de várias épocas diferentes do Cartoon Network. Das antigas temos o Capitão Planeta; dos não tão antigos encontramos Dexter, Johnny Bravo, Meninas superpoderosas; e dos mais recentes podemos encontrar Ben 10, Chowder, Flapjack e outros.

Por ter crescido assistindo aos desenhos animados do canal, fui pego por uma onda gigante de nostalgia. É uma delícia ver tantos personagens memoráveis reunidos em um mesmo game. E todos os elementos, golpes e características estão idênticos a suas séries originais. Mas só uma galeria de personagens não é o bastante para sustentar o interesse por um jogo.

Uma história divertida

Chowder limpou a área com seu pum. É sério, ela tem um golpe que é um pum. Como jogador, muitos elementos de Super Smash Bros. Brawl (Wii) me incomodam. Dois pontos principais, em especial, me geram um desconforto: o modo história e o jogo se levar a sério demais. Considero os jogos da série Smash Bros. como um jogo de festa, que não precisa ser levado a sério, mas o terceiro jogo da franquia passou a se tratar com uma seriedade que não combina com o jogo. O modo história completa este meu sentimento, pois é um jogo com jogabilidade desengonçada, repetitivo e com uma história “épica” que não combina com os personagens.

Uma épica luta entre Johnny Bravo e o Homem Banheiro. Calma, eu não me enganei de matéria, ainda estou na análise do Cartoon Network: Punch Time Explosion XL, mas eu precisava mostrar esta minha crítica a Super Smash Bros. Brawl para justificar um detalhe que adorei neste jogo analisado. Neste jogo do Cartoon Network eu me sinto como parte de uma festa, e o jogo criou um modo história muito divertido. No jogo, você controla os personagens do universo do Cartoon Network viajando através dos universos das séries do canal, todos representados com as características de suas séries animadas. Como os personagens escolhidos do jogo representam várias épocas diferentes do canal, em algum momento você se sentirá nostálgico.

Ao contrário do jogo de luta da Nintendo, aqui a jogabilidade varia muito de missão para missão. Há fases de shooter, fases de guarda-costas e as tradicionais fases de plataforma enfrentando inimigos menos genéricos que os enviados do subespaço. Os chefes também são igualmente divertidos, e usam referências das séries. Ou seja, é um jogo muito bem dosado.

Tecnicamente interessante

No Brasil mudaram o nome do Aku para Abu. Por que será, heim? O visual não é nenhuma oitava maravilha. O jogo produzido pela Papaya Game (que tem alguns jogos de Ben 10 no currículo) é quase um port da versão lançada alguns meses antes para o Nintendo 3DS (mas a versão de Wii tem mais personagens, como o Aku/Abu e o Ele), mas nada que prejudique o entendimento da ação. Todos os personagens parecem muito vivos, graças aos modelos bem feitos e ao trabalho de dublagem. Uma pena que teremos que nos contentar com a dublagem americana, e não com as vozes brasileiras que marcaram nossas vidas.

Algo que me impressionou foi o controle preciso do jogo. Em momento algum eu senti dificuldade de controlar, até porque os comandos são quase que um “copiar colar” dos encontrados em Super Smash Bros. Até mesmo as diferentes possibilidades de controles estão em Cartoon Network: Punch Time Explosion XL (recomendo usar o controle de GameCube).Se não tiver um, pode usar o Wiimote deitado, ou com o nunchuck ou o Classic Controller.

Marcha soldado... Depois das lutas você poderá se divertir com os outros modos de jogo e com o excelente acervo de cenas animadas dos personagens, que podem ser compradas com o que você ganha nas batalhas. Curioso é que ver os vídeos só aumenta a sua nostalgia e te fazer querer voltar ao game pra jogar mais. Aliás, os vídeos são muito mais completos que a própria galeria de 26 personagens do jogo, pois tem vídeos de, por exemplo, A Vaca e o Frango e Eu Sou o Máximo. Por favor, Cartoon Network, se rolar uma continuação, queremos pelo menos 50 personagens!

Por ser um jogo “cópia”, é muito fácil qualquer pessoa desistir de jogá-lo por puro preconceito. No caso de Cartoon Network: Punch Time Explosion XL, eu peço que você deixe isso de lado e se divirta com o jogo. Caso tenha jogado, conte para nós nos comentários que personagem você gosta de usar ou como foi a sua experiência com este jogo.

Prós

  • Personagens equilibrados;
  • Visual agradável.

Contras

  • Poderia ter dublagem em português;
  • Faltam muitos personagens clássicos;
  • Narrador insuportável;
  • Muita informação na tela em algumas fases.

Cartoon Network: Punch Time Explosion XL – Wii – Nota final: 8,0
Visual: 7,5 | Som: 7,0 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão: 9,0

Revisão: Vitor Tibério


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Respostas
    1. Sim e o escoces e o abu.eu quero compra esse jogo e na historia vo joga com samurai jack pq ele eh o melhor.eh um desenho epico(na minha opiniao)

      Excluir
    2. Sim e o escoces e o abu.eu quero compra esse jogo e na historia vo joga com samurai jack pq ele eh o melhor.eh um desenho epico(na minha opiniao)

      Excluir
  2. Tem sim Alan. Ainda tem o Escocês.

    Eu tenho o jogo, comprei nos EUA (nunca achei aqui). Posso dizer, é viciante, super nostálgico, hilário algumas vezes, vale a pena mesmo.
    Meus favoritos são nessa ordem: Número 1 (Turma do Bairro), Dexter, Docinho e Ben10 jovem.

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa que plagiaram foi o nome: XL vem do DS XL .-.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google