Blast from the Past

Blast from the Past: WarioWare: Twisted! (GBA)

Imagine a cena: você está andando pela rua quando avista uma pessoa com um GBA na mão. Estranhamente o jogador está sacudindo e balançando o... (por Farley Santos em 26/12/2012, via Nintendo Blast)

Imagine a cena: você está andando pela rua quando avista uma pessoa com um GBA na mão. Estranhamente o jogador está sacudindo e balançando o console. É bem capaz que o pensamento “Essa pessoa não percebe que não é possível controlar o jogo mexendo o portátil” apareça na sua mente. Ledo engano! A pessoa está jogando o inusitado WarioWare: Twisted!, que usa um giroscópio para vencer os microgames. O terceiro game da série eleva ainda mais o conceito de maluquice, com uma série de minigames inusitados e divertidos.

A monetização do movimento

Wario estava em casa jogando seu GBA tranquilamente. Após perder no game, ele tem um acesso de fúria e acaba lançando o portátil contra a parede. Wario leva seu console quebrado até a casa de seu amigo Dr. Crygor e pede que o cientista arrume o GBA. O cientista conserta o console, entretanto adiciona uma invenção própria: o Gravitator. Wario testa o console e percebe que agora o personagem do jogo só se movimenta caso o portátil seja inclinado. 9-Volt e Mona, outros amigos do anti-herói, testam o novo aparelho e não conseguem parar de jogar. Como sempre ganancioso, Wario tem a idéia de vender o novo portátil e lucrar muito com isso.
Dr. Crygor explica como usar o novo console corretamente

Inclinando e girando

WarioWare: Twisted! ainda desafia o jogador em uma série de microgames em sequência, só que a novidade é que a maioria deles é controlada pelo sensor de movimentos. Girar, inclinar e mexer o GBA é necessário para ser bem sucedido nos desafios. O tema começa com tarefas simples como desviar de obstáculos e equilibrar itens, exigindo que o console seja inclinado sutilmente. Como é de costume na série, as coisas vão ficando mais bizarras e complicadas, como em um shooter cujo objetivo é lançar dedos em narizes.


O uso do giroscópio é bem criativo. Em Skyway Highway o GBA deve ser movimentado de um lado para o outro continuamente, fazendo que um carro com hélice voe, sempre tomando cuidado com os obstáculos. Já o objetivo do microgame Stumblebot é fazer com que um robô chegue em segurança até o final de um percurso. O console controla a gravidade, sendo necessário até virá-lo de ponta cabeça para ter sucesso. Estes são só alguns poucos exemplos de mais de 200 microgames variados.

Engenhocas bizarras

Os desenvolvedores, não satisfeitos só com os inúmeros minigames malucos, criaram também uma sessão de extras. Esta opção tem a disposição uma miríade de apetrechos curiosos e divertidos. Você pode descobrir se duas pessoas se amam colocando elas para usarem o Love Tester: a dupla segura o portátil simultaneamente e a engenhoca mede a “onda de amor” entre ambos. Outra opção é desmascarar um mentiroso através do Lie Detector. O game registra a tremedeira da vítima e indica se ela está mentindo ou não. Itens mais tradicionais como instrumentos, brinquedos e versões estendidas de certos microgames também podem ser acessadas neste modo.


Tente imaginar usos estranhos para estes dois itens

Tecnologia em miniatura

Por trás de tanta maluquice está uma tecnologia muito interessante. O cartucho de WarioWare: Twisted! inclui um giroscópio piezoelétrico. Este tipo de dispositivo utiliza cristais especiais que geram corrente elétrica através de pressão mecânica. A vantagem de usar esta tecnologia é que o giroscópio funciona de maneira idêntica, independente da posição do dispositivo. Isso é extremamente necessário, já que a posição do cartucho varia entre os vários modelos de portáteis. O game inclui também a função rumble, que foi utilizada também em Drill Dozer (GBA). Curiosamente Twisted! nunca foi lançado na Europa, tudo indica que o motivo foi problemas na aprovação do giroscópio.

Contorcionismo divertido

Como era de se esperar, WarioWare: Twisted! foi sucesso de público e crítica, sendo reconhecido por sua jogabilidade única e criativa. Em 2004 o jogo recebeu o prêmio máximo na categoria entretenimento no Japan Media Arts Festival. Já em 2010 o game apareceu na publicação Guinness World Record - Gamer's Edition como o título contendo mais minigames, mais de 200 no total. Por ter saído no fim da vida do GBA, muitos jogadores acabaram não conhecendo este game. E vocês, tiveram a oportunidade de jogá-lo? Gostaram?

O comercial japonês mostra a loucura que é jogar WarioWare: Twisted!

Revisão: Leandro Freire

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google