Top 10

Top 10: Momentos mais inesperados em jogos da Nintendo

Na vida existem momentos que causam vários tipos de reações sem que você esteja esperando. São  momentos que fazem você ficar de boca aberta... (por Luciana Anselmo em 07/12/2012, via Nintendo Blast)


Na vida existem momentos que causam vários tipos de reações sem que você esteja esperando. São momentos que fazem você ficar de boca aberta, arregalar os olhos, rir involuntariamente, gritar assustado, se emocionar ou até se entristecer por algo desconhecido. Nos jogos não é tão diferente, quantas vezes você estava jogando tranquilamente e se deparou com algo completamente imprevisto? Sejam reviravoltas, sustos, revelações, mortes inesperadas, notícias frustrantes ou cenas bizarras e engraçadas, isso só torna tudo mais inesquecível e é para recordar esses momentos que este Top 10 foi feito.



AVISO: O texto abaixo contém spoilers sobre momentos muito importantes em diversos jogos da Nintendo. Leia a seu próprio risco.

10. As broncas de Mr. Resetti quando resetamos Animal Crossing

Às vezes algo acontece e nós desligamos ou resetamos nosso console sem salvar o progresso do jogo. Isso pode acontecer por querermos fazer outra coisa, desinteresse, falta de energia ou até mesmo problemas no jogo. Mas o fato é que, aparentemente não havia grandes problemas em fazer isso, afinal o jogo é seu e você faz o que quiser certo? Bom, de acordo com Mr. Resetti de Animal Crossing, isso está errado! Inesperadamente, quando voltamos a jogar Animal Crossing depois de sair sem salvar, Mr. Resetti começa a brigar e dar bronca em você pois para ele fazer isso é como “acionar o botão de emergência”, ou seja ele tem que vir falar com você pra ver o que aconteceu. Mas se um personagem de um jogo vir brigar com você por desligar o videogame irresponsavelmente não parece imprevisto o bastante, saiba que ele fica mais bravo cada vez que você faz isso de novo, falando coisas do tipo “Quando você começa com esse negócio de resetar, não consegue mais parar”, até que chega o momento que ele começa a gritar e dar chilique. Enfim, eu poderia citar as frases e reações de Mr. Resetti, pois são todas hilárias, mas é mais engraçado e divertido se você conferir por si próprio.

09. Encontrar os ReDeads dançantes de Majora’s Mask

Majora's Mask é a ovelha negra da família Zelda. É sombrio, estranho e tem clima e temas pesados ao longo do jogo. Nós temos uma lua caindo, histórias tristes em todo lugar, mortes inevitáveis, lugares isolados cheios de maldade e espíritos malignos e um sentimento de agonia. Mas sim, isso tudo faz parte de um Legend of Zelda, e só por isso o jogo todo devia estar nessa lista por ter sido completamente inesperado na época que foi lançado. Mas mesmo assim tem um momento peculiar que chama bastante atenção. Em um jogo obscuro e assustador, espera-se monstros horríveis e pensando em Zelda temos que lembrar dos ReDeads que faziam Link congelar com seus gritos em Ocarina of Time. Mas Majora’s Mask é tão diferente... Então por que não colocar alguns zumbis dançando loucamente? Ótima ideia! Pelo menos parece que foi isso que Eiji Aonuma e sua equipe pensaram, pois é isso que acontece quando colocamos a Captain’s Hat, Garo's Mask ou a Gibdo Mask: nossos queridos ReDeads começam a dançar e ainda por cima não nos atacam.


08. Toad dizer inúmeras vezes que a Princesa está em outro castelo

O que esperar depois que você passou por várias fases e derrotou um monstro que caiu na lava dentro de um castelo? Encontrar a princesa que você estava procurando, é claro. Mas lá vem um momento inesperado dar um tapa na nossa cara quando um homenzinho com cogumelo na cabeça, mais conhecido como Toad, te fala que a bendita princesa está em outro castelo. Mas agora me diga, quantos castelos um reino pode ter? Tudo bem, eu sei que é o Reino do Cogumelo e se espera que coisas estranhas aconteçam por lá, mas ter que passar por isso inúmeras vezes pode ser um pouquinho frustrante, especialmente se você sempre acha que a princesa realmente está no próximo castelo.

07. Vencer o chefe final de Earthbound com o poder da oração e da amizade

Claro, isso não vai traumatizar as crianças.
Geralmente não há muito que pensar quando se trata de matar inimigos em um jogo, na maioria das vezes é só atacá-los de certa forma ou com um certo padrão por algumas vezes. Claro que o modo como você faz isso varia de jogo para jogo, alguns mais clichês e outros mais criativos. Earthbound poderia ser mais um típico RPG, mas o que encontramos é uma mistura disso com um jogo visualmente característico e colorido, muito bem humorado e cheio de referências culturais. Até aí tudo bem, esse tipo de mistura já poderia ser inesperada por si só, mas então chegamos à batalha final e vemos que tudo pode ser mais surpreendente ainda. Quando finalmente chega a hora de enfrentar Giygas, nos encontramos com uma batalha no mínimo perturbadora, com um ser sem forma definida que pode parecer tanto um feto como um rosto desfigurado, e que foi definida pelo próprio criador como “algo feito para não ter sentido”, baseado em um trauma de sua infância. Isso também poderia ser inesperado o suficiente para um jogo destinado originalmente a crianças, mas chega o momento que você percebe que não importa o que você faça, ele não morre.

O que fazer então? Rezar? Na verdade sim, é exatamente dessa forma que se derrota Giygas, rezando. A oração dos mais diversos personagens de Earthbound causa grandes danos a Giygas, levando-o ao seu fim e finalmente trazendo paz à vida do jovem Ness e seus amigos.

06. A primeira aparição de Licker em Resident Evil 2

Para muitos, Resident Evil 2 é o melhor jogo da franquia. Afinal ele conseguiu fazer o que toda sequência deveria, manter a qualidade e até mesmo superar seu antecessor. Trouxe novos elementos, personagens que se tornariam os favoritos dos jogadores, monstros mais assustadores e aquele mesmo clima de isolamento e medo do que estaria no próximo corredor. O óbvio que se espera de um clássico Resident Evil são zumbis, alguns cachorros caindo aos pedaços e sustos aleatórios pelo cenário.


Mas Resident Evil 2 nos trouxe um inesperado encontro com uma criatura perturbadora que conseguia apavorar todos que o encontravam pela primeira vez, e quem queremos enganar, nas outras aparições não foi nem um pouco diferente também. Quando você andava tranquilamente por um corredor vazio (nunca confie neles), encontra uma poça de sangue e de repente uma criatura sem pele e olhos, com o cérebro exposto e com uma língua enorme aparece no teto, obviamente querendo te matar... ou te beijar, acho que ninguém parou para perguntar isso pro coitado do Licker já que estavam sempre ocupados atirando nele, quando no fundo talvez ele só quisesse ser amado.

05. O pai falecido de Fox McCloud reaparece e salva seu filho em Star Fox

Na última batalha de Star Fox, estamos no planeta Venom, finalmente enfrentando Andross, mas pouco antes de conseguirmos vencê-lo, ele se dá conta de sua derrota e decide se autodestruir. Até aí tudo bem, o problema é que por vingança, Andross quer levar Fox McCloud com ele. Mas como pode acabar assim? Nós passamos o jogo todo esperando esse momento e agora Fox simplesmente vai morrer? Bom, é aí que ouvimos alguém nos falando para nunca desistir, e este alguém é ninguém menos que o falecido pai de Fox, James McCloud que aparece do nada e guia Fox para fora das ruínas do lugar que está explodindo, salvando-o de última hora, ainda tendo tempo para dizer o quanto está orgulhoso de seu filho.

Será que James teve
ensinamentos com Obi-Wan?
Quando Fox finalmente escapa, seu pai desaparece e ao ser questionado por seus companheiros se há algo errado, ele apenas responde que não, como se nada tivesse acontecido, deixando dúvidas nas cabeças dos fãs que assistem a esses emocionantes minutos finais de Star Fox e ficam sem entender direito o que aconteceu. Quem sabe James não deu uma de Obi-Wan Kenobi e utilizou a “força” para se manifestar quando seu filho mais precisava? 


04. Os efeitos de sanidade em Eternal Darkness

Ah, Eternal Darkness... Talvez um dos jogos mais subestimados da Nintendo. Originalmente desenvolvido para ser lançado no Nintendo 64, foi adiado para o GameCube, o que explica os gráfico inferiores aos demais jogos de sua geração. Mas isso nunca tirou seus méritos, considerando a qualidade que seu enredo demonstrava. Um dos jogos mais assustadores lançados não somente para GC, mas também entre seus concorrentes, ele trazia uma ótima história, se dividindo em diversos períodos do tempo e diferentes localidades e inovava ao trazer uma barra de sanidade que decaía de acordo com a progressão da história e quando você se deparava com os horrores que o jogo apresentava e não enfrentava seus medos. Ou seja, quanto mais insano você ficava, mais começava a ver os efeitos da sua loucura te atrapalhando. O melhor e mais inesperado de tudo era que esse jogo não tentava mostrar apenas os personagens ficando loucos, ele queria que você ficasse louco também.

Alguns dos efeitos da perda de sanidade afetavam diretamente o jogador ao invés do personagem, como o volume da tv abaixando e aumentando sem motivo, moscas aparecendo na tela, mensagens falando que o jogo deu erro ou mandando você resetar o console e o mais temível de todos: Você tranquilamente ia salvar seu progresso e sem perceber concordava em apagar todos os seus jogos salvos. Mas não se preocupe, tudo isso acabava com seu personagem, e talvez até você depois de um tempo, gritando “Isso não pode estar acontecendo!” e o jogo voltava ao normal. Tudo isso, junto com a atmosfera de horror, fazia com que Eternal Darkness conseguisse realmente perturbar e enlouquecer seus jogadores.

03. Descobrir que Samus Aran é uma mulher no final de Metroid

Em 1986, Metroid fez sua primeira aparição no nosso querido Nintendinho, o que rendeu boas horas de confrontos contra ameaças alienígenas no espaço. Tudo isso controlando Samus Aran, que no manual que acompanhava o jogo tinha a seguinte descrição: “Ele é o melhor de todos os caçadores espaciais e já completou missões que muitos achavam absolutamente impossíveis”. Ou seja, Samus tinha tudo para ser o herói dos garotinhos que ainda tinham aquela comum aversão a meninas. Então imagine a surpresa de, ao finalmente terminar o jogo, ver o valente Samus tirar sua armadura e perceber que “ele” na verdade era uma mulher.


Lembre-se, isso foi nos anos 80, e se hoje em dia é difícil encontrar protagonistas femininas em grandes jogos, imagine vinte e seis anos atrás. A descrição de Samus no manual era claramente apenas para manter o segredo e aumentar a surpresa dos jogadores com a revelação final, que aliás, aceitaram muito bem. Ainda mais considerando que ela é uma das únicas personagens femininas que foge do típico estereótipo de símbolo sexual e abriu as portas para que outras mulheres pudessem protagonizar e fazer parte importante de muitos jogos sem sofrer tanto preconceito pela maioria masculina dos jogadores, além de até mesmo incentivar garotas a jogar. 

02. A morte inesperada em Chrono Trigger

 
Apesar de ser um jogo surpreendente do começo ao fim, a maior surpresa de Chrono Trigger é completamente inconveniente. A morte de um personagem querido sempre é triste e imprevista, mas a de um protagonista vai além. Mesmo atualmente isso é muito raro, agora imagine isso em 1995, na época do Super Nintendo. Pois é exatamente isso que acontece em Chrono Trigger, onde durante uma batalha contra Lavos, Crono se sacrifica e morre inesperadamente.

Mas uma das melhores coisas desse jogo era o livre arbítrio que você tinha para fazer suas escolhas e ter que lidar com as consequências depois. Não há como fazer uma escolha que evite a morte de Crono, mas como estamos falando de um jogo todo baseado em viagens no tempo, é possível trazê-lo de volta à vida, ou melhor, voltar no tempo e enganar Lavos para impedir sua morte. E mostrando ser justo, Chrono Trigger deixa a escolha em suas mãos, sendo que você pode simplesmente continuar e terminar o jogo sem o protagonista. Todas essas possibilidades baseadas em suas escolhas ainda traziam uma boa surpresa e que aumentava a vontade de jogar novamente: os treze possíveis finais de Chrono Trigger.

01. Descobrir a verdadeira identidade de Sheik

Primeiro lugar de Top 10 sempre é controverso, muitos reclamam, acham injusto e o fato é que todos temos opiniões diferentes e nunca dá para agradar a todos. Mas temos que analisar o contexto, o impacto e nesse caso a surpresa causada. The Legend of Zelda: Ocarina of Time tem um enredo incrível, personagens carismáticos, reviravoltas e além de tudo é surpreendentemente emocionante. Um dos mistérios que intrigava os jogadores era não saber onde estava a princesa Zelda na fase adulta de Link, já que ela sumiu quando Link ainda era criança, ao ser levada por Impa para escapar de Ganondorf.

Sete anos se passam, e Link ganha um estranho companheiro para auxiliá-lo em sua jornada, o misterioso Sheik, pertencente à mesma raça de Impa, os Sheikah. Ele ajuda Link em toda a sua jornada adulta, mas sempre permanece distante e nunca revela nada sobre si mesmo ou por que está tão empenhado em nos ajudar. Mas lá para o final do jogo, quando Link retorna ao Templo do Tempo após despertar os seis sábios para poder enfrentar Ganondorf, encontramos Sheik nos esperando. Ele nos conta sobre a lenda da Triforce e que Ganondorf possuía a Triforce do poder, Link possuía a Triforce da coragem e que o sétimo sábio estava destinado a ter a Triforce da sabedoria e ser o líder dos outros sábios.

Nesse momento, ele ergue sua mão e revela a terceira parte da Triforce, e então descobrimos que Sheik na verdade é a Princesa Zelda. Tudo bem, talvez muitos jogadores já haviam percebido isso bem antes da revelação, mas não era tão óbvio como saber que Tetra era Zelda em Wind Waker, e quando se está tão envolvido com a história de Ocarina of Time, isso realmente poderia passar despercebido, fazendo essa cena ser completamente inesperada e emocionante.

Obviamente esses são apenas alguns dos momentos mais inesperados que vimos em games da Nintendo, afinal não dá pra lembrar e mencionar tudo em um único Top 10. E além de tudo, imagino que meus queridos leitores recordaram-se de muitos outros momentos que esta humilde redatora não pôde lembrar, então deixem seus comentários sobre o Top 10 e sobre os momentos que marcaram vocês, mas que não foram listados aqui

Revisão: Bruno Nominato

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. a lingua do Licker parece a do Venom do Homem-Aranha.

    ResponderExcluir
  2. Eu incluiria aí também o final do Twilight Princess, quando conhecemos a verdade sobre a Midna...
    Muito emocionante aquele final!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh....quando Sheik revela ser Zelda,nossa foi tão épico,não canso de dizer isso,marcou totalmente pra mim quando era criança,alguns começaram no Nes,Snes,mas tive a sorte de começar no n64 com Ocarina of Time,como era criança via de maneira diferente os jogos,portanto marcou mais pra mim.

    ResponderExcluir
  4. eu fikei surpreso em saber q sheik era zelda até antes achei q era marlon ai vi ela grande na fazenda falei uai quem é esse

    ResponderExcluir
  5. Pra mim dentro deste top 10 Chrono Trigger se destaca como um momento épico, e não é só má morte do protagonista mas sim na história de rodos os personagens ao longo do Game, cada um com suas motivações, suas particularidades dado o período cronológico que vivem, suas trajetórias...

    Isso faz de Chrono Trigger, ao menos pra mim, um dos hotéis JRPGs de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  6. prefiro a Samus, não comecei na era do Nes (ainda bem, pelo menos não sou velho U-U), mas se no final aparecia "o personagem feminino" a primeira coisa que eu falaria era: DIVAAA, MARAVILHOSAAA. Samus da de dez a zero U_U

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse Top 10! Vários momentos que eu não conhecia, e também vários que pude relembrar. Ótima matéria!

    ResponderExcluir
  8. kk euri do.... ou te beijar..... Na parte do Licker, muito bom esse Top 10, concordo com todos, a volta de James é a mais emocionante na minha opinião, só faltou aquele negócio no final do SS, não vou falar para não dar spoiler... Mas, pulseira e velha. Hehe

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google