Atenção: este texto possui revelações sobre o enredo (spoilers) de Skyward Sword. Leia por sua conta e risco!
Troque “imponente” por “excêntrica”
Dizem que a primeira impressão é a que fica, então vamos dissertar um pouco sobre a primeira impressão de Ghirahim, que nada mais é que a sua aparência. Logo que o vilão foi visto no demo de Skyward Sword, na E3 de 2010, tivemos uma horda de fãs apreensivos sobre o rumo que o aparente nêmese do jogo estaria tomando. Quem está acostumado a ver a masculinidade e a brutalidade de Ganondorf ficou um tanto quanto... surpreso com a performance do novo inimigo.Seu visual lembra o de um bailarino, com vestes (ou partes de seu próprio corpo, já que isso fica implícito) coladas ao corpo como um collant e com diversas aberturas em formato de losango. Este é um artifício recorrente em seu visual, visto também em seu brinco gritante. Sua pele alva só é menos clara que seus cabelos prateados e contracenam com a predominância de roxo em seus olhos e lábios. Se não conseguiu formar essa imagem em sua mente, eu não lhe culpo. Só olhe a imagem dele e veja que realmente é possível conceber uma aparência bizarra como essa.
Pra ferrar de vez com o personagem, só com uma atitude bizarra. Felizmente não temos isso aqui... Não é...?
E que tal “envolvente” por “megalomaníaco”?
É, temos. Ghirahim é o típico vilão que demonstra em cada palavra a sua superioridade e sobre como está encaminhando para um destino inevitável. Bom, de típico não tem nada, porque a forma com a qual ele transmite essa mensagem é única. Cada frase emitida pelo misterioso oponente soa artística e poética com a interpretação que este aplica em cada palavra, gesticulando, entonando, e mesmo sem usar nenhuma voz, ele consegue dar vida aos seus discursos."Perto demais, perto demais..." |
"...PERTO DEMAIS, PERTO DEMAIS!" |
Um vilão de cérebro, não de músculos
Diferente do que estamos habituados na série Zelda, onde os inimigos costumam ser um poço de força bruta que deve ser vencido com certa estratégia, Ghirahim leva isso a um novo nível quando não demonstra essa característica recorrente dos inimigos do herói verde. Como podem ver, o físico do inimigo não é nada absurdo, é até bem magro se for considerar o padrão da franquia. Nisso se pergunta: no que ele se destaca? Bom, sabe quando eu comparei a roupa dele com a de um bailarino? Então, é essa a qualidade dele; flexibilidade e destreza.Em combate, o autointitulado Lorde dos Demônios possui uma precisão milimétrica e a utiliza de modo a colocar a força do adversário contra ele mesmo. Sua habilidade é tão grande que consegue parar os golpes de espada do herói com a mão nua, ainda sendo capaz de roubar a arma do rapaz e usar contra ele mesmo. Isso somado ao seu poder de teletransporte e de invocar adagas para disparar contra Link torna-o um inimigo mortal contra o qual se deve ter muita precaução antes de avançar.
"Espada bonita, onde comprou?" |
Até que se parecem. |
O bom de termos um vilão como este é que ele foge do estereótipo padrão e quebra dogmas há muito tempo presentes na indústria. Justamente por ser tão diferente, tanto no físico como em atitude e personalidade, que o andrógino carrega uma legião de fãs e de apáticos. Minha opinião? Ser excessivamente conservador impede evolução, foi uma jogada interessante trazer um personagem tão inovador como esse que, por mais polêmico que seja, tem sua credibilidade. Talvez precisemos rever a nossa receita de vilania, ou podemos ser surpreendidos novamente (se é que algo pode surpreender mais do que Ghirahim).
...É, acho que nada surpreende mais que ele. Ao menos Link concorda comigo. |
Revisão: Samuel Coelho
Capa: Sybellyus Paiva