Dicas e Truques

Entendendo a mecânica de Pokémon Shuffle (eShop/3DS)

Compreenda a jogabilidade do mais novo spin-off da franquia Pokémon e aprenda as melhores estratégias para pegar todos!


Pokémon Shuffle chegou à eShop do Nintendo 3DS e causou uma revolta quase geral entre os jogadores a respeito de seu aspecto freemium, mas é inegável que diverte muito e é uma ótima opção de game casual. Por isso, através deste guia, tentaremos explicar a todos os interessados no novo joguinho as principais etapas de seu funcionamento.

O início de uma nova jornada

O tutorial explica o começo de como tudo funciona: neste jogo, você irá batalhar contra Pokémon em estágios pelo mundo. Cada um desses níveis contém um Pokémon diferente, que poderá ser derrotado e capturado ao final. O esquema é como o de qualquer jogo Match-3: juntar três ícones (representados pelas faces dos Pokémon), até um máximo de cinco de uma vez. Como trata-se de Pokémon, cada combinação causa um dano no monstrinho do estágio, e quando seu HP chega ao fim, é declarada a vitória.

O dano causado pelos Pokémon não é por acaso: o único aspecto referente a stats de batalha da franquia que foi mantido é o ataque, que aumenta naturalmente quando o nível do Pokémon capturado sobe. Essa base diz respeito ao dano gerado pela combinação de três ícones. Quando o golpe é super efetivo, o dano causado será o dobro; pouco efetivo, a metade. Com combos sucessivos ou combinando mais que três monstrinhos, este prejuízo pode ser ainda maior.

Para cada batalha, o jogador deve escolher quatro Pokémon (às vezes três) para derrotar o oponente do estágio, levando em conta a diferença dos tipos que pode ser um fator decisivo para uma vitória mais rápida. Para isso, o jogo possui o botão Optimize, que seleciona os Pokémon mais fortes e que devam causar mais dano em cada batalha.

O jogador segue pela linha principal derrotando e pegando vários Pokémon. Cada estágio tem um rank que é calculado de acordo com a sua pontuação, que também depende do número de movimentos que restaram. Ao serem derrotados 12 níveis com o rank S, o modo Expert é desbloqueado. Nele, alguns outros Pokémon, mais raros e fortes, podem ser desafiados.

Diferentemente dos estágios da linha principal que têm número máximo de movimentos pré-determinados, no modo EX há limite de tempo, que pode ser um desafio ainda maior a ser enfrentado dentro do jogo.

Alguns dos Pokémon podem usar ataques especiais para atrapalhar o andamento do jogo, chamados Disruptions. São diversos tipos de blocos que substituem alguns dos monstrinhos em campo, o que pode atrapalhar bastante o andamento da partida, estragando combos que deveriam acontecer. Outros podem substituir os Pokémon por outros, o que prejudica da mesma forma, ou até pode ajudar (no caso de uma batalha contra um Pokémon do tipo Dragão).

Temos que pegá-los!


Ao final de cada batalha do jogo, o jogador tem a oportunidade de capturar o Pokémon derrotado. Assim como nos jogos principais da franquia, cada monstrinho possui sua própria porcentagem de captura, que aumenta dependendo de quantos movimentos (ou segundos, no caso dos estágios EX) restaram ao derrotar o adversário. 

Se até então as emoções das batalhas não irritaram o suficiente, agora é a hora. Existem Pokémon com no mínimo 80% de chance de captura, como é o caso do Chingling no terceiro mundo, e outros como Ampharos e seus míseros 2% no penúltimo. Mas ter quase 100% de chance de acertar com a PokéBall comum não quer dizer nada – o jogador perderá muitos Pokémon com mais de 80% e, em alguns momentos de sorte, capturará aqueles mais improváveis. 

Mas nem tudo está perdido: ao errar a PokéBall comum, o jogador ganha a opção de utilizar uma Great Ball, que dobra as chances de pegar o monstrinho da vez – no entanto, a segunda chance (e caso continue com azar, as próximas chances) custa o salgado preço de 2500 moedas do jogo.

PokéMart aqui também!


Além das Great Ball, outros itens úteis podem ser comprados durante a jogatina: é o caso dos power-ups, que facilitam bastante as batalhas. Em geral, são compráveis com moedas, mas as obtidas durante a jogatina podem não ser necessárias para adquirir todos os desejados. Por isso, moedas e Jewels podem ser compradas através da loja do jogo com dinheiro real.

O dinheiro é descontado através do saldo na eShop, que pode ser recarregado através de alguns cartões internacionais no Brasil. Ao comprar Jewels, é possível adquirir mais corações, necessários para iniciar batalhas (com limite de 99) e até moedas, embora seja possível comprá-las diretamente. Veja a seguir os power-ups que podem ser adquiridos e utilizados uma vez:
  • Moves +5: Adiciona cinco movimentos ao máximo em uma fase (800 moedas/1 Jewel no fim da fase).
  • Time +10: Aumenta o limite de tempo em uma fase EX por 10 segundos (800 moedas/1 Jewel no fim da fase).
  • Exp. Points x1.5: Aumenta em 50% a quantidade de pontos de experiência ganhos por cada Pokémon (300 moedas).
  • Mega Start: Faz com que o Pokémon do primeiro espaço no time já comece a batalha mega evoluindo (2000 moedas).
  • Complexity -1: Tira um tipo de Pokémon que deveria aparecer no estágio, o que facilita bastante a ocorrência de combos (9000 moedas).
  • Disruption Delay: Atrasa os “ataques” do Pokémon oponente (1500 coins).
  • Attack Power ↑: Dobra o ataque dos Pokémon (3000 moedas).

Atacando de uma maneira diferente


Cada Pokémon capturável possui sua própria habilidade. Como nos outros jogos da franquia, as habilidades afetam os monstrinhos adversários, podendo causar mais dado (como Power of 4), paralisando (Paralyze), adormecendo (Sleep Charm) e até assustando (Spookify). Outras habilidades interessantes são Opportunist (quando ocasionalmente o golpe daquele Pokémon pode ser mais forte), Mega Boost (que ajuda um Pokémon do mesmo tipo a mega evoluir mais rápido), Fearless (combos contra monstrinhos do tipo Ghost são mais efetivos) e Rock Break (destrói um bloco).

Que venham as mega evoluções!


Ao contrário de seu “antecessor”, Pokémon Battle Trozei (3DS), Pokémon Shuffle trouxe a grande novidade da sexta geração dos jogos principais da franquia Pokémon, as mega evoluções. A nova função permite que o Pokémon que estiver no primeiro lugar da sua equipe, equipado com sua respectiva Mega Stone, mega evolua durante a batalha após combinar certo número de Pokémon daquela espécie, adquirindo habilidades especiais, os chamados Mega Effects.

Por exemplo, Mega Mawile apaga Pokémon de uma das diagonais do campo e Mega Ampharos destrói os Pokémon de alguma linha aleatória com um raio. Cada um dos onze mundos disponíveis no jogo dará ao jogador uma Mega Stone no final. Até o momento, os Pokémon que podem ser mega evoluídos são, respectivamente, Audino, Kangaskhan, Sableye, Slowbro, Lopunny, Altaria, Mawile, Ampharos, Glalie, Gengar e, para finalizar a parte principal do jogo, Mewtwo (na sua versão Y) – Pokémon que, aliás, só pode ser capturado no estágio EX 20, o último do jogo na linha Expert.

Everyday I’m shuffling


Ao conectar o jogo à Internet o jogador pode receber moedas, Jewels e alguns dos bônus utilizados nas fases, como aconteceu quando o jogo chegou a 1 milhão de downloads. Além dos itens, eventos são adicionados aos estágios Especiais, nos quais certos Pokémon podem ser capturados até uma data determinada. Confira os primeiros eventos:

  • Até o dia 9 de março, o lendário Mew estará disponível para captura em comemoração ao lançamento do jogo, então corra!
  • De segunda a sexta, as formas Frost, Heat, Wash, Mow e Fan de Rotom serão respectivamente capturáveis até a última semana de março.
  • Outro evento inédito até o dia 16 de março é um Meowth não-capturável, com o qual é possível batalhar apenas uma vez no sábado e outra no domingo. O monstrinho vem como uma maneira fácil de acumular dinheiro no jogo – como as moedas são tão importantes para os power-ups e as Great Ball, ter muitas delas nunca é demais!

Com outros treinadores a jornada fica mais fácil


Ao ativar a função StreetPass no Pokémon Shuffle, os jogadores poderão trocar informação entre si. Ao passar por outro 3DS com Pokémon Shuffle, dados como Pokémon usados recentemente, tempo de jogo, número de estágios vencidos e de Pokémon capturados, além de marcar quantas vezes e quando os jogadores se encontraram anteriormente.

Encontrar o mesmo jogador diversas vezes significa ganhar alguns corações, dando mais oportunidades de jogo – 3 ou 4 encontros dão um coração, enquanto 5 ou mais dão dois corações. Ter muitos encontros StreetPass também oferece prêmios como Jewels e corações.
Esperamos que o Guia tenha ajudado a entender todo o processo de funcionamento de Pokémon Shuffle! Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Colaboração: Robson Júnior
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google