Dicas e Truques

Pokémon Gold/Silver/Crystal (GBC): O melhor time para a região de Johto

Novo continente, novos desafios. Veja agora como passar pela região de Johto e Kanto com o melhor time para essa região.

A segunda geração dos monstrinhos de bolso marcou o começo dos anos 2000 e todas as crianças que tiveram a oportunidade de jogar as três versões lançadas para Game Boy Color, sendo Gold, Silver e Crystal. Por ser uma região nova, há também novos Pokémon para se capturar, além dos antigos, que estão de volta para compor o leque de opções, aumentando ainda mais nossa coleção. Embora tenhamos todas as espécies de Pokémon de uma determinada região à disposição, decidir quais são aqueles que usaremos durante nossa jornada normalmente não é uma tarefa fácil, ainda mais se utilizarmos apenas os Pokémon que mais nos identificamos, que nem sempre são as melhores opções.

Para este guia, selecionamos os Pokémon que, na nossa visão, possuem o melhor desempenho contra os líderes de ginásio (Johto e Kanto), time do rival, equipe vilã, Elite Four e Red. Para isso, escolhemos os Pokémon que podem ser capturados nos jogos e sem a presença dos lendários, ou seja, não teremos Ho-Oh e Lugia para os jogadores de Gold/Silver e sem Suicune se você estiver jogando a Crystal

Não estamos incluindo também os Egg Moves nos movesets por conta da dificuldade para obtê-los durante o modo campanha e também não incluiremos os TMs e Move Tutors que são disponibilizados somente após vencermos a Elite Four (RIP Ice Beam, Thunderbolt e Flamethrower), dessa forma, este time pode ser usado sem grandes problemas por não depender exclusivamente do pós-jogo para ser efetivo. Boa leitura!

Inicial

Acredito que muitos de vocês pensaram que o Feraligatr seria escolhido como inicial, no entanto, em termos técnicos, Typhlosion é a melhor opção. Dos oito ginásios presentes em Johto, o Feraligatr não possui vantagem direta contra nenhum tipo primário, ainda que os golpes de cobertura ajudem no processo. 

Além disso, nessa geração, todos os golpes do tipo WATER e grande parte dos golpes de cobertura são classificados na categoria Special, que não é o melhor atributo do Feraligatr. Outros Pokémon desse tipo como Poliwrath, Slowbro, Lapras, Politoed, Slowking e acreditem, até o Octillery, conseguem desempenhar melhor esse papel. 

Já o Typhlosion é capaz de vencer diversos ginásios, tanto em Johto como em Kanto, e alguns membros da Elite, além de possuir um diferencial dentre os Pokémon do tipo FIRE disponíveis nessa região: o golpe Thunder Punch, que diminui sua fraqueza contra Pokémon do tipo WATER, e especialmente por ter acesso a Earthquake, golpe do tipo GROUND que auxilia contra Pokémon do tipo ROCK e POISON, algo que o difere de Magmar, seu principal rival nesta geração.

Sugestão de Moveset para Typhlosion

Kadabra

Ainda que o Alakazam seja sempre a melhor escolha para esse caso, encontrar uma pessoa na mesma cidade que tenha uma das versões disponíveis através do Virtual Console do 3DS e que esteja disposto a efetuar a troca para evoluir seu Pokémon, levará mais tempo do que treinar o Kadabra. 

Agora, se você tiver um amigo, parente ou vizinho que tenha uma dessas versões e possa trocar com você, não hesite em ter um Alakazam. Todavia, o Kadabra pode ser muito bem utilizado em Johto por ser capaz de aprender Confusion assim que evolui no Lv.16, Psybeam no Lv.21, Psychic no Lv.38 e os três punhos elementais (Thunder Punch, Fire Punch e Ice Punch), cobrindo praticamente 90% dos treinadores presentes no jogo. 

Pouco forte, não? Mesmo com o tipo PSYCHIC recebendo um "pequeno" nerf (enfraquecimento) na segunda geração com as chegadas dos tipos DARK e STEEL, ainda não haviam muitos treinadores com Pokémon desses tipos e ainda que a Jasmine, líder do ginásio em Olivine City e especialista no tipo STEEL, e Karen, membro da Elite Four especialista no tipo DARK, sejam fortes adversários para o Kadabra/Alakazam, nossos companheiros de time conseguem contornar muito bem essas desvantagens.

Sugestão de Moveset para Kadabra

Pidgeot

Disponível logo na primeira rota do jogo, o Pidgey é a melhor escolha para Pokémon do tipo FLYING, que futuramente terá o HM.02 - Fly, agilizando nosso acesso às cidades já visitadas. Além disso, pode ser muito útil contra alguns ginásios, inclusive os presentes em Kanto, além de alguns Pokémon dos membros da Elite Four

Uma ressalva ao usar o Pidgeot é que há poucos golpes à sua disposição , tornando seu uso em batalha menos frequente, porém bem aproveitado quando houver a oportunidade. Return é uma ótima ferramenta de dano baseado no nível de Happiness do Pidgeot e possui poucas resistências durante a jornada, principalmente na Elite Four e mesmo com Gengar e Onix presentes, nossos golpes de cobertura serão suficientes para lidar com eles. Quick Attack funciona como uma forma rápida de aplicar dano em situações de emergência, pois possui prioridade +1.

Sugestão de Moveset para Pidgeot     

Se você escolheu as versões GOLD/SILVER

Ampharos

Nossa querida ovelha foi escolhida por ser capaz de derrotar praticamente todos os Pokémon do tipo WATER do jogo e, como escolhemos Typhlosion como Pokémon inicial, nosso rival terá o Feraligatr, servindo como uma espécie de "counter", pois é um Pokémon do tipo ELECTRIC puro. Disponível logo após o primeiro ginásio, a Mareep será de grande utilidade pois ela aprende o golpe Thunder Wave, que imobiliza seus adversários remediando sua baixa Speed além da chance de obter uma paralisação completa no turno, podendo decidir batalhas importantes. 

Ainda, é capaz de aprender o HM.05 - Flash, facilitando nossa exploração por cavernas importantes da região, que estão todas no escuro. Assim que chega ao Lv.30, a Ampharos tem acesso a Thunder Punch, golpe de STAB e que causa muito dano até nos Pokémon que possuem resistência. Como opção de cobertura, temos o golpe Fire Punch, que ajuda contra  BUG, ICE, GRASS e STEEL, ainda que o Typhlosion seja o mais indicado para enfrentar esses tipos.

Sugestão de Moveset para Ampharos

Se você escolheu a versão CRYSTAL

Victreebel

Calma pessoal, esse aqui não é o Victreebel que o James teve. E sim, é possível obtê-lo antes de vencer a Elite Four. Mas como assim? Não era possível obter a Leaf Stone somente com o avô do Bill em Kanto? Muitos jogadores não sabem mas o jogo nos dá essa oportunidade antes do quarto ginásio. Assim que saímos da Ilex Forest, na rota 34 em direção à Goldenrod City, há uma treinadora chamada Picnicker Gina que troca o telefone com o protagonista a fim de remarcar uma batalha, onde, esporadicamente, também nos dará um item: a Leaf Stone. 

Embora não seja assim de primeira, certo tempo depois de pegar seu telefone, ela já pode nos entregar este item que fará uma grande diferença durante a jornada. O Bellsprout pode ser pego antes de Violet City e assim que vencemos o ginásio local, temos acesso ao item Miracle Seed, que aumenta o dano de golpes do tipo GRASS. Assim que chegarmos no Lake of Rage, poderemos ensinar o TM.36 - Sludge Bomb, golpe STAB do tipo POISON que será usado na maioria das ocasiões, pois o Victreebel não aprende nenhum golpe do tipo GRASS após evoluir. 

Caso queira algum golpe de planta mais forte, lembre-se que terá que se contentar  apenas com Vine Whip, pois Razor Leaf só pode ser aprendido pelo Weepinbell no Lv.42, ou seja, é inviável esperar até esse ponto do jogo para evoluí-lo, sem contar que o TM.22 - Solarbeam só pode ser obtido no caminho para a Elite Four. Por ter bases de Attack e Special Attack próximas, acreditem, o HM.01 - Cut pode se tornar uma ótima ferramenta para lidar com os adversários, pois o tipo NORMAL em Johto é relativamente forte e proporciona ao Victreebel uma terceira fonte de dano, além de tornar possível o acesso em algumas áreas secretas do mapa.

Sugestão de Moveset para Victeebel

Opcionais

Os demais membros da equipe não são totalmente necessários em batalha e sim para a utilização de HMs, embora possam ser usados para cobrir alguma situação de emergência caso decidam integrá-los à equipe. Abaixo, listamos algumas das opções disponíveis em ordem de disponibilidade e relevância:

Lapras

Disponível para ser capturada todas às sextas-feiras à noite em Union Cave, a Lapras é uma excelente adição para qualquer equipe, especialmente em Johto. Com seus dois tipos, WATER e ICE, ela é capaz de vencer facilmente Lance e Red, dois dos treinadores mais difíceis do jogo, por ter acesso a Ice Beam relativamente cedo. 

Além disso, ela conta  com resistências importantes e vantagem contra os tipos GROUND e ROCK que podem ser ameaças para Typhlosion e Ampharos. Com o recém-criado Rain Dance, a Lapras é capaz de causar ainda mais dano com Surf ou Waterfall, ao mesmo tempo em que aumenta a accuracy (precisão) do golpe Thunder de 70% para 100% e diminui o poder de golpes do tipo FIRE pela metade, uma vez que o tipo ICE cancela sua resistência;

Miltank 

Um dos Pokémon mais fortes no começo do jogo, a Miltank é uma boa adição para qualquer equipe. Ao optarmos por ela, vemos que o tipo NORMAL é bem conhecido por poder aprender golpes de diversos tipos, além de sermos capazes de reproduzir o mesmo moveset destruidor que é utilizado pela Whitney, visto que Rollout pode ser encontrado na Route 35, que fica ao norte de Goldenrod City. 

Ainda, a Miltank tem acesso a golpes que auxiliam seus colegas de equipe a desempenhar ainda melhor suas funções, como Heal Bell, que cura todos os Status Conditions de todos os membros. Seu ponto negativo é que mesmo tendo um movepool cheio de opções, a maioria dos golpes são da categoria Special, que não são totalmente aproveitados pela base 40 de Special Attack da Miltank;

Magmar 

Embora seja muito parecido com o Typhlosion por ter acesso à Thunder Punch, o Magmar já está em sua "forma final" e se sai muito bem nas duas regiões por aprender Psychic, servindo de opção para enfrentar alguns líderes de Kanto (Erica e Janine), além de alguns membros de Elite (Will e Koga). 

Outro diferencial do Magmar é sua capacidade de aprender Sunny Day e Solarbeam, aumentando o poder dos golpes do tipo FIRE em 50% e reduzindo o poder dos golpes do tipo WATER em 50%, além de remover o turno de recarga de Solarbeam;

Nidoking 

Assim como em Kanto, o Nidoking é muito efetivo contra os NPCs, entretanto, ainda não pode aprender Dig, tendo que se contentar com Mud-Slap até a Elite Four. Outro ponto importante é o momento do jogo em que podemos ter o Nidoking, no caso, somente após vencermos o 4º ginásio. 

Como a Moon Stone pode ser encontrada logo na entrada da Tohjo Falls à leste de New Bark, que é acessível somente utilizando Surf, nesse ponto do jogo o Kadabra e o Quilava já são suficientes para cobrir a maioria dos NPCs.

Outros Iniciais

Feraligatr

Caso sua opção de escolha de inicial seja o Totodile, a performance será bem parecida com a do Typhlosion. O Feraligatr, ainda que não tenha vantagem direta em Johto, possui muitas em Kanto, membros importantes do Team Rocket, contra a Elite Four e até mesmo na batalha do Red, tornando-se uma escolha segura, equilibrada e versátil, muito parecido com o tipo WATER.

Os Pokémon presentes no time são apenas para auxiliar o Feraligatr caso haja alguma eventualidade e não para substituí-lo totalmente nas batalhas. A equipe será composta por:

Feraligatr: Surf, Ice Punch, Bite e Dig;
Ampharos: Thunder Punch, Fire Punch, Flash e Thunder Wave (Gold/Silver);
Victreebel: Vine Whip, Sludge Bomb, Growth e Cut (Crystal);
Nidoking: Earthquake, Thrash, Double Kick e Fire Punch;
Pidgeot: Return, Steel Wing, Fly e Quick Attack.

Meganium

Por último, temos a Chikorita, que é considerada a pior inicial de todas as gerações mesmo sendo a mais graciosa de todas (te amamos Chikorita!). O tipo GRASS  tem muitas dificuldades durante a jornada na segunda geração, pois não tem vantagem direta contra nenhum ginásio em Johto, membros do Team Rocket ou Elite Four e, como se tudo isso não fosse suficiente, não se sai muito bem contra o Red. 

Por esse motivo, escolher a Meganium como Pokémon inicial ativará o modo Hard, tendo em vista que teremos que treinar todos os membros da equipe a fim de deixá-los aptos a enfrentar os desafios, uma vez que a Meganium não dará conta sozinha da grande maioria deles. A equipe será composta por:

Meganium: Razor Leaf, Body Slam, Synthesis e Reflect;
Kadabra: Psychic, Thunder Punch, Fire Punch, Ice Punch;
Magmar: Flamethrower, Thunder Punch, Sunny Day e Strength;
Tentacruel: Surf, Sludge Bomb, Icy Wind e Whirlpool;
Pidgeot: Return, Steel Wing, Fly e Quick Attack.

E aí, o que acharam desta equipe? Muito limitada? Acha que os Pokémon opcionais teriam uma vaga garantida no time? Ou ainda, que os opcionais são melhores que os membros “oficiais”? Deixe seu comentário com sua sugestão/posição sobre esse time. Devido às mudanças que ocorreram na transição da segunda para a terceira geração, teremos um modelo diferente para as próximas matérias, que terão início com a equipe para a região de Hoenn e sua jornada. Até mais!
Revisão: Vinícius Fernandes

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google