Level-5 estaria encerrando suas atividades na América do Norte, segundo site

Fontes afirmam que a desenvolvedora de Professor Layton e Yo-Kai Watch não possui mais planos para lançar seus jogos fora do Japão.




De acordo com uma matéria publicada pelo portal GamesIndustry.biz nesta segunda-feira (12), a desenvolvedora Level-5, conhecida pelas séries Professor Layton, Yo-Kai Watch e Ni no Kuni, estaria encerrando suas atividades na América do Norte. A reportagem conversou com fontes que relataram o fechamento de estúdios norte-americanos da empresa e sugeririam que seus jogos não seriam mais lançados fora do Japão.


De acordo com o texto da jornalista Rebekah Valentine, fontes anônimas confirmaram que as duas filiais da companhia em território americano – a Level-5 International America, uma subsidiária da sede japonesa, e a Level-5 Abby, responsável por marcas como Yo-Kai Watch e Little Battler's eXperience (LBX) – estariam diminuindo suas operações desde o meio do ano passado. 

Cerca de dez profissionais teriam sido demitidos de ambas as filias, ficando somente poucos funcionários para realizar serviços essenciais enquanto a Level-5 do Japão consolidava negociações com a empresa internacional de publicidade Dentsu. Pessoas ouvidas pela reportagem também relataram que a COO da Level-5 Abby, Yukari Hayakawa, deixou a empresa no começo do ano.

Algumas fontes sugeriram ao site que a Level-5 não teria mais planos concretos de lançar seus jogos fora do Japão. Rebekah reforça que, no momento, não há anúncios da desenvolvedora para o Ocidente. O último jogo lançado por ela nas Américas foi Snack World: The Dungeon Crawl - Gold (Switch), em fevereiro de 2020.

Uma localização de Yo-Kai Watch 4 (Switch) foi anunciada em 2019, mas novos detalhes ainda não foram divulgados. Além disso, o jogo Inazuma Eleven: Great Road of Heroes (Switch), adiado para 2021 no Japão, não tem previsão de chegar ao Ocidente.


Jornalista, analista de mídias e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Facebook e no Instagram (@daniel.skm)


Disqus
Facebook
Google