Vem aí

ESPECIAL: Como será 2009 – Parte 2

2008 está praticamente dizendo adeus. Chegou a hora de fazer previsões para o futuro. O Nintendo Blast pesquisou e elaborou uma lista dos ga... (por Gustavo Assumpção em 28/12/2008, via Nintendo Blast)

2008 está praticamente dizendo adeus. Chegou a hora de fazer previsões para o futuro. O Nintendo Blast pesquisou e elaborou uma lista dos games que você não vai poder deixar de jogar em 2009 no Wii, ano que promete ser imperdível para os donos do console da Nintendo. Já é hora de deixar pra trás o exagero casual de 2008 e começar a se preparar para a enxurrada de lançamentos que o console vai receber. Essa é a segunda parte do nosso Dossiê 2009. A primeira parte você pode conferir clicando aqui.

Cosmic Walker – Nintendo – 2009

Apresentado na coletiva mundial de 02 de outubro, Cosmic Walker parece ser um sopro de inovação no Wii. Os detalhes desse game são enormemente escassos (é um simulador? Um game de ação? Um game de plataforma? Nem isso dá pra saber direito). O que dá para perceber é que o esquema de sua jogabilidade é baseada no uso da gravidade em diversos níveis (talvez possa ser encarado como uma versão adulta de Mario Galaxy). Estamos no aguardo de novidades

Cursed Mountain – Deep Silver – Final de 2009

Apesar da Deep Silver nem ser de tanta confiança assim, Cursed Mountain parece cada vez mais promissor. Além de uma história que parece até o momento fugir dos clichês do gênero, o cuidado com o visual dos ambientes é para se elogiar. Até agora o estágio de desenvolvimento está numa fase bastante inicial o que pode levar a um lançamento apenas em 2010. Eu não levo muita fé, mas pode surpreender.

Tatsunoko vs Capcom – Capcom – 2009

O crossover da Capcom é um dos games mais esperados do Wii. E não somente pela falta de games do gênero no console, mas também pela presença de personagens que possuem uma verdadeira legi ão de fãs. O grande porém fica em como será a jogabilidade com o Wiimote, já que outros games do gênero estão apanhando para conseguir oferecer uma boa experiência.

Dead Rising Chop Til You Drop – Capcom – Março de 2009

Talvez o título mais controverso do Wii para 2009. Alguns sites e revistas especializados insistem em destruir essa versão exclusiva da série para o Wii. O motivo: o pouco número de zumbis presentes ao mesmo tempo na tela (o que é o grande trunfo de Dead Rising). A grande questão é: será que não é possível que ele se torne um sucesso interessante no console assim como RE 4 Wii Edition foi? Pelo menos em vendas isso deve acontecer... quanto a qualidade eu prefiro comentar apenas após ter jogado.

Deadly Creatures – THQ – Março de 2009

O bizarro game do estúdio Rainbow foi mandado para 2009. Com um dos melhores e mais limpos visuais do Wii, Deadly é uma mistura de game de ação com elementos de luta aparentemente muito bem planejados. Apesar de ser um pouco ousado demais, já que há poucos personagens e elementos, Creatures pode ser uma grata surpresa simplesmente por ser algo novo que foge do marasmo dos games casuais no Wii.

Drácula – Renegade Kid – Sem previsão

Apesar de não ter nenhuma imagem in-game divulgada até o momento, o game da Renegade parece ser uma grande aposta para o console em 2009. É fato que a Renegade conseguiu feitos notáveis com dois games de DS (o excelente Dementium the Ward e o esperado Moon), o que credencia a produtora a se tornar uma das mais importantes quando o assunto são consoles da Nintendo. A história, temática e principalmente o foco do game são completamente desconhecidos. Tudo o que se tem até o momento são suposições.Mas deve ser um grande game, pode apostar.

Endless Ocean 2: Beautiful Ocean – Nintendo – 2009

A continuação do ótimo simulador marinho da Nintendo também foi anunciado durante a coletiva de 02 de outubro. Apesar de quase nenhuma novidade desse segundo game da série ter sido anunciado, a expectativa é que seja ainda mais belo e completo que o primeiro. Um modo online completo e a existência de objetivos para se cumprir são necessidades básicas dessa continuação.

Fatal Frame Mask of the Lunar Eclipse – Tecmo – 2009

Ainda sem data de lançamento nos Estados Unidos, Fatal Frame merece um lançamento ocidental. Pra quem não conhece a série, é simplesmente o único game de terror que joguei que realmente dá algum tipo de medo. A trama é sempre baseada no típico medo oriental: fantasmas, espíritos e muito mistério. Merece um lançamento ocidental já!

Trace Memory R – Nintendo – 02/ fevereiro (Japão)

Quem jogou a versão DS de Trace Memory sabe que ele é um dos games que forneceu uma das experiências mais interessantes no console. A versão R da série continuará diretamente a história do primeiro game. O destaque fica para o visual e uma maior liberdade de movimenta ção já que aparentemente será possível uma maior interação com os personagens e cenários. Os detalhes são bem escassos, mas certamente será uma boa adição a biblioteca de games do Wii.

Punch-Out!! – Nintendo – 2º Trimestre

Depois de quase vinte anos a série de boxe da Nintendo irá retornar. E nada melhor que a combinação Remote e Nunchuk para simular as lutas. O mais interessante desse projeto é que ele busca ressuscitar o velho Punch-Out!! mantendo as características originais da série. Isso fica perfeitamente visível nos gráficos tradicionais mas em alta  definição e recheado de detalhes. Modos de jogo, personagens e outros detalhes ainda permanecem obscuros. Mas em breve deveremos ter mais novidades.

House of the Dead Overkill – SEGA - Março

Que House of the Dead sempre foi uma série B da SEGA isso não é novidade. Mas parece que finalmente teremos um game da série com uma produção detalhada. E o escolhido foi o Wii. Overkill presta uma homenagem bem humorada aos games de terror B com personagens musculosos, diálogos toscos e zumbis sanguinolentos. A parte técnica está entre as melhores do Wii com um visual bem rico e modelos poligonais bem feitos. Com lançamento previsto para março, HOtD Overkill se torna uma opção boa para os donos do console.

Sonic and the Black Knight – SEGA - Março

Apesar de Sonic Unleashed não ser aparentemente tudo o que se esperava, é ainda sim um bom game de aventura. Enquanto PS3 e 360 tiveram versões mais problemáticas do game, o Wii obteve um game bem mais jogável. No primeiro semestre do ano que vem, o ouriço volta a passar pelo console da Nintendo em um game completamente diferente da série. Black Knight é claramente inspirado na lenda dos Cavaleiros da Távola Redonda colocando o personagem em um ambiente medieval com direito a batalhas de espada e armaduras. Apesar de muita gente ainda permanecer descrente eu aposto que será um game bem interessante.

Muramasa The Demon Blade – Vanillaware – 2º semestre

Que a Vanilaware é responsável pelos mais belos visuais em 2D isso ninguém duvida. Pela primeira vez a produtora desenvolve algo fora do Playstation 2 (onde nos presenteou com os ótimos Grim Grimoire e Odin Sphere). Muramasa é um game tipicamente japonês com um enredo bem focado na cultura nipônica e um visual extremamente detalhado que une a fase feudal com a tecnológica do país. Espere um grande game para o Wii.

Sin and Punishment 2 – Treasure - 2009

Se a continuação de um dos melhores games de tiro de todos os tempos for metade do que o original foi, já estaremos diante de um grande game. Sin and Punishment foi um sólido shooter com visual impressionantemente bom, uma história que fugia do lugar comum e insanos tiroteios. Da  continuação, temos pouquíssimas informações. Mas o que vimos até agora agradou: o visual parece ser muito bom e os tiroteios parecem estar na mesma intensidade. Queremos mais informações!

Arc Rise Fantasia – Marvelous – Sem data ocidental/ Março no Japão

Desenvolvido pela Imagine Epoch (que criou o RPG estratégico Luminous Arc para o DS), Arc Rise Fantasia desponta como um dos games mais promissores do Wii. Usando uma estrutura bastante comum nos games do gênero com personagens típicos de desenhos animados japoneses, magias e invocações nas batalhas e diálogos exagerados, ARF promete ser uma experiência tradicional, mas muito recompensadora. Apresentado em vídeo na última edição da TGS, o game foi elogiado por veículos especializados. Ainda sem data no ocidente ficamos no aguardo de uma confirmação em breve.

The Conduit – SEGA - Maio

Embora na minha opinião esse FPS ainda precise crescer muito para se tornar tudo o que está prometendo, ele inegavelmente é um título que se destaca entre a biblioteca de games do Wii. A High Voltage está se empenhando de maneira inédita para fornecer um game de visual realista aliado a uma jogabilidade funcional possibilitada pelo uso do WiiMotion Plus e do WiiSpeak (esse último somente no multiplayer). Tá certo que tudo parecesse necessitar de uma mecânica mais apurada, com visuais menos serrilhados (embora os efeitos de luz sejam muito bons) e melhorias na câmera que parece sensível demais ainda. Mas sem dúvida é um game de potencial altíssimo.

MadWorld – SEGA -Março

O game mais ousado do Wii apresenta um dos visuais mais belos que eu já vi. O uso de apenas três cores para a criação dos elementos do cenário (vermelho para o sangue e preto/ branco para os demais) cria uma atmosfera absurdamente imersiva e impactante. O título não tem vergonha nenhuma de ser violento e de abusar dessa sanguinolência de forma até exagerada. Será o primeiro game do estúdio Platinum formado por remanescentes do estúdio Clover então parte da Capcom.

Monster Hunter 3 – Capcom - 2009

Pode apostar: Monster Hunter 3 será um dos grandes sucessos de venda do próximo ano no Japão. Confesso que adorei os games anteriores da série, principalmente o primeiro do Playstation 2. É um game do tipo ame-o ou odeio com foco exagerado nos combates contra os monstros. Não é um primor técnico mas seguiu de forma esplendorosa a fórmula que agrada os japoneses fornecendo uma variedade grande de coisas pra fazer e colecionar. Essa versão para o Wii parece que corrigirá algumas deficiências críticas da série como a falta de variedade. Estamos aguardando (eu confesso que sem muito entusiasmo).

Tenchu   – UbiSoft - Fevereiro

A série Tenchu está em queda livre desde a geração passada. Nem de perto ela consegue repetir o sucesso que alcançou nos anos 90. Essa versão para o Wii tem os mesmos problemas de câmera e de jogabilidade que os games mais recentes da série. Apesar disso ainda  é um game válido para quem curte cultura japonesa e um visual interessante (embora esteja na média).

Little King Story – Marvelous - Fevereiro

Quem conhece a Marvelous sabe que é um time que dispõe de grandes medalhões da indústria. E praticamente todos os mais talentosos membros da equipe estão presentes no desenvolvimento de Litte King Story que acumula quase três anos de trabalho duro. A história do rei que controla seus súditos após encontrar uma misteriosa coroa, transforma o game numa espécie de Pikmin medieval com elementos de história infantil. É um game que promete, embora seja difícil ainda entender a mecânica dele.

Rune Factory Frontier – Marvelous - Março

Frontier é o terceiro game da série Rune Factory e também o mais ambicioso deles. RF é um Harverst Moon medieval cheio de elementos de RPG e exploração. A combinação pode parecer maluca a primeira vista (e realmente é), mas funciona muito bem graças a  um balanceamento de jogabilidade muito acima da média. Se for igual as versões para o DS já será uma aposta interessante. Se for melhor que elas estamos diante de um ótimo game para 2009.

Wii Sports Resort (Nintendo) – Nintendo - 2009

Você pode ter assim como eu achado Wii Sports mais uma demo técnica do que realmente um game. E aparentemente Resort não fugirá muito dessa fórmula. Se o primeiro Sports apresentou o Remote, esse será re sponsável pela apresentação do Wii Motion Plus, acessório que será responsável pela representação imediata dos movimentos feitos com o Remote. Deve ser divertido na primeira hora, repetitiva na segunda e extremamente dispensável na terceira.

Final Fantasy Crystal Chronicles Echoes of Time – SquareEnix –22/ Janeiro (Japão)

O que dizer de um game com gráficos de DS? O estreante de uma inédita engine que possiblita interação total entre jogadores dos do is consoles não deve primar pelo seu aspecto técnico. A princípio a sensação é que ele é muito parecido com Ring of Fates que saiu esse ano para o DS. Detalhes de como serão as dungeons e quais elementos estarão disponíveis ainda não são conhecidos.

Final Fantasy Crystal Chronicles The Crystal Bearers – SquareEnix - 2009

Sumido por dois anos, parece que finalmente Crystal Bearers irá retornar em 2009. A Square acaba de confirmar que um trailer inédito acompanhará Echoes of Time (que saiu dia 22/01 no Japão). Agora, todos os detalhes a respeito dele não passam de soposição. Tem gente que garante que será um épico digno da série, tem quem diga que será o primeiro MMO do Wii e tem quem diga que será parecido com o primeiro CC. A verdade é que ninguém afirma nada…

Kizuna – Jaleco - 2009

Em desenvolvimento também há um bom tempo, Kizuna é um dos projetos mais interessantes e autorais do Wii. De verdade mesmo. Seu visual parece pintado com tinta aquarelável e aparentemente o grande trunfo dele serão as batalhas: os inimigos são grandes e exigirão mecanismos diferentes para serem derrotados (lembrando vagamente Shadow of the Colossus). Infelizmente é um game que tem pouca possibilidade de chegar desse lado do globo, o que realmente é uma pena.

New Tales of – NamcoBandai - 2009

Com apenas um vídeo de pouco mais de um minuto divulgado, já deu pra perceber que o novo Tales of nem de perto lembra Symphonia 2, recém lançado para o Wii. O visual parece estar no mesmo estilo de Vesperia, lançado esse ano para o X360. A ambientação é um pouco mais medieval apesar de parecer que o mundo onde ele se passa tenha já resquícios de tecnologia. Os detalhes são escassos. Em desenvolvimento já há dois anos, é bem provável que ele seja um dos destaques do Wii em 2009.

Teenage Mutant Ninja Turtles – UbiSoft - 2009

Recém anunciado, TMNT aparece como uma das promessas mais concretas para o console em 2009. Bebendo da fonte de Super Smash Bros. Brawl, ele é um game de luta bastante promissor. O uso dos cenários com diversos elementos interativos impressionou a revista Nintendo Power que rasgou elogios ao game. Veremos se terá força para conquistar o exigente público do Wii que raramente dá apoio aos games vindos de Third Parties. Tem muito potencial e parece destoar da maioria dos games feitos até mesmo pela UbiSoft.

Fragile: Farewell Ruins of the Moon – NamcoBandai - 2009

Um dos games mais impressionantes do Wii. Sem dúvida alguma. Fragile impressiona pelo visual extremamente competente e bem trabalhado, pela temática nada tradicional, pela trilha sonora absolutamente rica e principalmente pela grandiosidade de sua produção. O jogador controla Seto, o herói que tem que conviver com um mundo onde a luz deixou de existir e o planeta ficou coberto por uma densa neblina. Nesse cenário pós-apocalíptico, Seto tem que conviver com a dor da perda das pessoas que amava além de ajudar outras pessoas a superar suas perdas. Isso claro sem esquecer de enfrentar espíritos e fantasmas que impregnaram os locais abandonados. Em uma narrativa de drama impressionante, Fragile parece ser o primeiro game de um novo gênero chamado pelos produtores de drama humano. Como se não bastasse o enredo diferente, Fragile ainda ousa em sua jogabilidade, investindo muito mais na exploração do que nos combates, que parecem claramente ter uma importância secundária. O mundo que os produtores conseguiram criar é impecável: insólito, perturbador e muito rico. A exuberância dos cenários salta aos olhos (basta ver a cena em que uma das protagonistas canta enquanto anda em uma armação de ferro com uma lua brilhante ao fundo… é de emocionar). Ah e como se não fosse o bastante, a canção-tema é uma das mais tocantes que eu já ouvi. Resta torcer pra que ele tenha uma versão ocidental o quanto antes!

Não se esqueça que nosso Dossiê 2009 ainda tem uma terceira parte onde iremos destrinchar o Line Up do DS para o próximo ano. Aguarde!


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Bacana o foco em Fragile. Realmente é o mais impressionante dessa lista.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google