Nintendo Chronicle

Nintendo Chronicle #4: NES e as grandes franquias

No último Nintendo Chronicle , ficamos conhecendo um pouco sobre o sucesso do NES e de que forma ele colocou a Nintendo de vez no mercado... (por Gustavo Assumpção em 20/01/2009, via Nintendo Blast)

No último Nintendo Chronicle, ficamos conhecendo um pouco sobre o sucesso do NES e de que forma ele colocou a Nintendo de vez no mercado se tornando um grande sucesso e derrotando o Master System da SEGA na disputa pelo topo do mercado. Mencionamos também que o ponto chave para o sucesso do NES foi a criação de franquias rentáveis de sucesso como nunca se viu em outro console. Nessa terceira parte veremos quais foram essas franquias.

Se fizermos uma análise bem aprofundada da linha de games que o NES obteve, fica fácil perceber como o console conseguiu ser o que mais criou franquias de sucesso. É só parar pra pensar um pouquinho e verificar que praticamente todas as grandes franquias de hoje surgiram no console da Nintendo.

Em seus quase dez anos de atividade, o NES teve mais de 60 games  com mais de 1 milhão de unidades vendidas, incluindo o detentor do recorde de games vendidos: Super Mario Bros. com mais de 40 milhões de unidades em todo o mundo (embora recentemente WiiSports possa ter superado esse número, a Nintendo não confirma).

Um dos pontos interessantes do NES é observar que os games de sucesso não vieram somente da Nintendo como atualmente acontece. O console obteve uma enorme quantidade de games vindos de third parties. Entre esses games podemos citar um dos grandes trunfos do console, principalmente no Japão: a série Dragon Quest.

Dragon Quest surgiu como um tímido game, que inaugurava um novo gênero: os RPGs. Usando um sistema de batalha por turno muito simples, uma história limitada e visual pobre, DQ conseguiu apesar dos problemas se tornar um grande sucesso. Apesar de ele exigir que sejam realizadas ações complexas para elementos simples como conversar e andar, DQ ganhou o público japonês como nunca havia acontecido. Infelizmente somente o primeiro dos lançados para o NES chegou ao ocidente, alcançando um sucesso apenas mediano. O terceiro Dragon Quest é de longe o melhor, combinando uma fórmula já melhor estruturada com um visual excelente para o NES.

Impossível falar de Dragon Quest sem citar Final Fantasy, o irmão bastardo que copiou a fórmula da Enix e a melhorou, criando um dos grandes sucessos do gênero. Final Fantasy não só livrou a Square da falência como mostrou que um game poderia ser divertido e fornecer ao mesmo tempo  uma jornada longa, recompensadora e surpreendente.

Deixando de lado os RPGs, o gênero onde de longe o NES mais se destacou foram os games de ação. É só fazer um exercício de memória e perceber que grandes séries como Bionic Commando, Battletoads, Contra, Double Dragon e Ninja Gaiden não só apareceram primeiro nele, como tiveram a construção de todas as suas características no NES.

Outras importantes séries como Megaman, Castlevania, Bomberman, Pac-Man e o vangloriado Metal Gear também apareceram no NES. A maioria desses games alcançou inclusive seu apogeu no console, não conseguindo repetir o sucesso com a evolução  constante dos games como é o caso de Double Dragon.

Mesmo com tantos games vindos de terceiros, a Nintendo também contribuiu – e muito – para que o NES se tornasse o sucesso grandioso que foi. Além de Super Mario Bros (que você pode conferir todos os detalhes da criação clicando aqui), a Big N estreou no console outras séries de sucesso como Adventures of Lolo, Metroid, Baloon Fight, Ice Climber, Kid Icarus, Duck Hunt e Kirby´s Avalanche.

Mas sem dúvida alguma, o grande destaque da Nintendo no NES – excluindo o revolucionário e já supracitado Super Mario Bros. – foi The Legend of Zelda. Resultado da mente criativa e extremamente competente de Shigeru Miyamoto, Zelda não só conquistou os jogadores pela sua complexidade, mas também pela profundidade de seu universo – embora ele só tenha realmente se expandido nos próximos games da série. Miyamoto se inspirou em sua infância quando brincava em uma floresta para criar a história de Link, o herói que salva Zelda, a princesa, das garras de Ganon.

Sem dúvidas, o NES é o console que mais permaneceu na memória dos verdadeiros fãs da Nintendo. A qualidade de sua biblioteca de títulos é incomparável até mesmo hoje em dia.

Encerramos aqui mais uma parte da Nintendo Chronicle. Na próxima parte desvendaremos a criação do GameBoy – segundo portátil de sucesso da Nintendo e sua linha de títulos. Até lá!


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Megaman, Zelda, Mario, Castlevania, Donkey Kong, Metrod.
    Hoje eu jogo esses games graças ao NES.

    ResponderExcluir
  2. NES, eu te amo! :X
    Graças a você que hoje posso jogar esses super clássicos.

    ResponderExcluir
  3. Nintendo, Capcom e Konami definem o NES! Talvez 80% dos melhores jogos do console foram feitos por uma dessas 3 empresas.

    ResponderExcluir
  4. Eu ja tive os cartuchos, ate os pirata amarelos uahauuhaa

    ResponderExcluir
  5. Ainda tenho um NES original aqui. :X

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google