Jogamos

Análise: Nintendogs (DS)

Retomando nossas análises curtas de games antigos – mas que se destacaram em seus consoles – hoje falaremos da criação máxima de Miyamo... (por Gustavo Assumpção em 01/03/2009, via Nintendo Blast)

nintendogs

Retomando nossas análises curtas de games antigos – mas que se destacaram em seus consoles – hoje falaremos da criação máxima de Miyamoto no portátil mais querido do mundo: o simulador de criação Nintendogs. 

Nintendogs mostra muitas das características que Miyamoto insere em todos os seus projetos. Pra começar é um game bem adaptávela qualquer tipo de jogador, que na verdade funciona mais como um bichinho virtual do que realmente como um jogo. Em segundo lugar, possui uma produção bastante empenhada e detalhada, marca regustrada dos games da Nintendo.

Antes de entrarmos no que o game oferece, é interessante falar um pouco das partes técnicas. Primeiramente, o visual é excelente. A animação dos cachorros é simplesmente fantástica, as expressões faciais deles são extremamente realistas e a movimentação impressiona. Mesmo hoje, mais de dois anos após o lançamento, Nintendogs continua visualmente impressionante. A trilha sonora – quando existe – também é bem legal com melodias alegres que combinam perfeitamente. Os latidos dos dogs também são bem realistas.

Voltando ao game em si, Nintendogs oferece uma interação com a tela sensível extremamente competente. Basta tocar no animalzinho para fazer carícias, dar ordens e coisas do tipo e o impressionante é que o animalzinho responde da forma mais realista possível. As ordens só são possíveis graças ao uso do microfone para o reconhecimento de voz, embora esse reconhecimento cause algumas dores de cabeça nos jogadores, já que para que funcione bem é preciso que se esteja em um lugar com pouco barulho.

As partes de treinamento e o ensino de habilidades para os cãezinhos são bem interessantes, inovadoras e divertidas, embora muitas vezes elas exigem muita paciência do jogador. Mais paciência ainda é necessário para levar seu animalzinho para passear. Além de lenta, leva tempo para que ele consiga interarir em locais mais afastados.

O game tem uma capacidade de customização bem grande, principalmente para quem pode aproveitar o modo de interação entre dois jogadores. A verdade é que para quem quer jogar sozinho, ou não tem alguém por perto pra interagir, o game perde a graça bem rápido.

Outro grave problema de Nintendogs é que ele não é um game que agrada todo tipo de jogador. Muito pelo contrário. Assim como há os que amam, há os que odeiam.

Nintendogs mostra toda a genialidade Miyamoto mas é um game sem muitos atrativos para os mais exigentes. A verdade é que apesar de genial, Nintendogs não diverte tanto como deveria.

 11782 11785 11786 11790 11795 11796

Nintendogs (DS) – Nota: 8.0

Gráficos: 9.0 | Som: 8.5 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 8.0


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sinceramente não aguentei jogar isso não. Testei logo que comprei o DS.

    ResponderExcluir
  2. Empolga a primeira vista, principalmente quando você está com o recém-comprado DS - mas pra mim soa meio leso ficar falando com um troço virtual e fazendo carinho nele.

    ResponderExcluir
  3. oi queia saber se nintendogs no proprio nintendo pode ser utilizado microfone de pc (obs:o fone deu certinho escutei direito no outro jogo de futebol)
    help porfavor me ajuda? :((

    ResponderExcluir
  4. daniela, quer dizer que você quer dizer que se dá para conectar o microfone de pc no nintendo DS? O DS já vem com microfone minha fia.

    ResponderExcluir
  5. Sou completamente viciado nessa obra-prima. Agora, sinceramente, não da pra entender o que as pessoas esperam de um "simulador de criação de cães"... O jogo é perfeito no que se propõe.

    ResponderExcluir
  6. Filipa --> Lii28/06/2010, 20:22

    eu ainda não tenho o jogo mas andei a pesquisar sobre ele e acho-o fascinante... :) também ja o joguei na nintendo ds de um amigo e nao sei como é que pode haver pessoas que se fartam de um jogo que tem bons gráficos, boa imagem, bons sons e é super realista... o que me fascina é saber que posso tratar de um animal virtual ensiná-lo e treiná-lo... É uma super diversao para quem, como eu, gosta de tratar de animaizinhos fantásticos e nao se farta deles... Também se algumas destas pessoas dizem que se cançaram rápido do jogo acho que mais vale nao comprar jogos se se fartam assim rapidamente deles (mais vale pedir emprestado)

    ResponderExcluir
  7. Filipa --> Lii28/06/2010, 20:26

    Vou comprar esse jogo... E é que eu acho que se nao fosse bom jogo nao continuava a cativar tanta gente depois de tanto tempo de edição :)...
    Gostaria que alguém me mostrasse sites onde me posso informar muito sobre o nintendogs e onde me posso cativar ainda mais com este jogo fantástico... :9

    ResponderExcluir
  8. meu nunca joguei mais qro compra um dia é mto loko vc anda com elle vc fais um munti de coissasasas com éeeele bando de vviciooo ?? /?? ?/? /?//*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/**+*+*+*+*+*-*-*-*-*-*-*-*-**-youhuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google