Jogamos

Análise: Nintendogs (DS)

em 01/03/2009

Retomando nossas análises curtas de games antigos – mas que se destacaram em seus consoles – hoje falaremos da criação máxima de Miyamo... (por Gustavo Assumpção em 01/03/2009, via Nintendo Blast)

nintendogs

Retomando nossas análises curtas de games antigos – mas que se destacaram em seus consoles – hoje falaremos da criação máxima de Miyamoto no portátil mais querido do mundo: o simulador de criação Nintendogs. 

Nintendogs mostra muitas das características que Miyamoto insere em todos os seus projetos. Pra começar é um game bem adaptávela qualquer tipo de jogador, que na verdade funciona mais como um bichinho virtual do que realmente como um jogo. Em segundo lugar, possui uma produção bastante empenhada e detalhada, marca regustrada dos games da Nintendo.

Antes de entrarmos no que o game oferece, é interessante falar um pouco das partes técnicas. Primeiramente, o visual é excelente. A animação dos cachorros é simplesmente fantástica, as expressões faciais deles são extremamente realistas e a movimentação impressiona. Mesmo hoje, mais de dois anos após o lançamento, Nintendogs continua visualmente impressionante. A trilha sonora – quando existe – também é bem legal com melodias alegres que combinam perfeitamente. Os latidos dos dogs também são bem realistas.

Voltando ao game em si, Nintendogs oferece uma interação com a tela sensível extremamente competente. Basta tocar no animalzinho para fazer carícias, dar ordens e coisas do tipo e o impressionante é que o animalzinho responde da forma mais realista possível. As ordens só são possíveis graças ao uso do microfone para o reconhecimento de voz, embora esse reconhecimento cause algumas dores de cabeça nos jogadores, já que para que funcione bem é preciso que se esteja em um lugar com pouco barulho.

As partes de treinamento e o ensino de habilidades para os cãezinhos são bem interessantes, inovadoras e divertidas, embora muitas vezes elas exigem muita paciência do jogador. Mais paciência ainda é necessário para levar seu animalzinho para passear. Além de lenta, leva tempo para que ele consiga interarir em locais mais afastados.

O game tem uma capacidade de customização bem grande, principalmente para quem pode aproveitar o modo de interação entre dois jogadores. A verdade é que para quem quer jogar sozinho, ou não tem alguém por perto pra interagir, o game perde a graça bem rápido.

Outro grave problema de Nintendogs é que ele não é um game que agrada todo tipo de jogador. Muito pelo contrário. Assim como há os que amam, há os que odeiam.

Nintendogs mostra toda a genialidade Miyamoto mas é um game sem muitos atrativos para os mais exigentes. A verdade é que apesar de genial, Nintendogs não diverte tanto como deveria.

 11782 11785 11786 11790 11795 11796

Nintendogs (DS) – Nota: 8.0

Gráficos: 9.0 | Som: 8.5 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 8.0


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.