Blast from the Past

Blast from the Past: Pokémon Gold & Silver (GBC)

  Por Gustavo Assumpção e Sérgio Estrella O sucesso que Pokémon alcançou com os episódios Red & Blue - e mais tarde Yellow -, foi in... (por Gustavo Assumpção em 08/05/2009, via Nintendo Blast)

Pokemon_gold Silver_v

Por Gustavo Assumpção e Sérgio Estrella

GS-HeroiO sucesso que Pokémon alcançou com os episódios Red & Blue - e mais tarde Yellow -, foi inesperado até mesmo para a Nintendo. A febre que se estendeu após o lançamento dos primeiros games foi sem precedentes. Pokémon ganhou o mundo e inspirou dezenas de produtos licenciados, rendendo centenas de milhões de dólar    es para a Big N. Nada mais justo que a série continuasse. Foi então que surgiu a continuação direta da primeira leva de games (a chamada geração RBY) com o sugestivo nome de Gold & Silver. A principal novidade dessa versão era trazer 100 monstrinhos inéditos - o que elevava o número total de Pokés para 251 - e um continente completamente novo: Johto. Após longa espera, eis que Gold & Silver é lançado e consegue superar todas as expectativas evoluindo a série em praticamente todos os sentidos.

  • É um novo mundo de aventuras!

GS-ProfessorGold & Silver seguem de certa forma a fórmula criada pela Nintendo para os primeiros games da série. Você é um jovem que sonha em se tornar um Mestre Pokémon e inicia a sua jornada em New Bark Town, partindo da sua própria casa rumo ao laboratório do Professor Elm, podendo escolher um dos inéditos iniciantes: Totodile, Cyndaquil e Chikorita.

GS-Rival3E é claro que não poderia faltar a presença de um rival! Dessa vez ele já começa arrumando confusão: está sendo procurado por ter roubado um Pokémon do Laboratório. É claro que será você quem vai encontrá-lo e derrotá-lo. A partir daí, é hora de realmente começar sua jornada. Passando por Cherrygrove, você terá em Violet sua primeira batalha: Falkner, o líder do ginásio voador.

E daí em diante serão muitos momentos marcantes. Batalhas contra mais 7 líderes de ginásio, além de alguns dos mais memoráveis eventos da série: o mistérios das ruínas de Alph, o Gyrados Vermelho do Lake of Rage, a ajuda ao professor Kurt no Slowpoke Well, o mistério da Floresta de Illex, o labirinto das Whirl Islands, o Bug Catching Contest no National Park em Goldenrod, as lendas da cidade de Ecruteak, a ajuda ao Ampharos em Olivine... São tantos momentos marcantes que fica realmente complicado esquecer Gold & Silver.  

  • A evolução

Pokemon - Silver VersionAlém dos novos Pokémons e do continente de Johto, Gold & Silver trouxeram muitas outras novidades à série. Foi aqui que os P   okémons Shiny começaram a aparecer (com destaque para o Gyarados vermelho), foram introduzidas as diferenças de sexo entre Pokémons, permitindo também cruzá-los, além das diferenças entre dia e noite, que alteravam a iluminação dos cenários e os Pokémons selvagens presentes nos locais. Nas batalhas, surgiu a possibilidade de anexar Pokemon - Gold Versionitens aos Pokémons, permitindo uma maior gama de estratégias, os famigerados DVs (genes que diferenciam Pokémons da mesma espécie), além dos novos tipos Noturno (Dark) e Metálico (Steel).

O que dizer então do PokéGear? Antecessor do Pokétch e PokéNav, esse aparelho funcionava como celular, relógio e rádio, permitindo ao treinador ficar por dentro de tudo o que estava Pokemon_Crystal_Version_GBC_ScreenShot3acontecendo em Johto durante a sua jornanda. Outro conceito introduzido aqui é o da felicidade: cada Pokémon possui um status oculto que determina o nível de satisfação da criatura, alterando o desempenho de alguns  golpes além de ativar novas evoluções como a de Crobat e Blissey. A captura de Pokémons também recebeu novidades, através das PokéBalls especiais de Kurt, como a Level Ball (para Pokémons com baixo nível), Heavy Ball (pesados) e Moon Ball (que evoluem com a Moon Stone).

E a Nintendo não se esqueceu dos mais nostálgicos, pois ao fim da aventura em Johto, eis que    Kanto (continente apresentado em Red & Blue) surge com novo visual e eventos para ser explorado, com mais 8 insígnias e uma surpresa ao final.

  • A cristalização do sucesso

Se Gold & Silver evoluíram a série da forma como Pokemon - Crystal Versionfoi, sua atualização, lançada em março de 2001 com o título Crystal, deu um passo ainda maior. As novidades foram muitas, a começar pelo visual com localidades redesenhadas e a presença de movimentação dos Pokémons antes das batalhas. Mas a principal adição ficou por conta das mudanças feitas no enredo. A idéia era aproximar a história do quarto filme dos monstrinhos "Viajantes do Tempo" - que Pokemon_Crystal_Version_GBC_ScreenShot4chegaria aos cinemas naquele ano. Com isso, o cão lendário Suicune e Celebi ganharam uma importância maior no desenrolar da história (embora este último só possa ser obtido através de enventos da Nintendo).

Outro destaque é que havia agora a possibilidade de se escolher um personagem feminino. Pequenas alterações nos níveis em que determinados Pokémons aPokemon Gold prendem golpes também foram feitos. Outra adição importante foi a Battle Tower, onde o jogador deve derrotar dez oponentes seguidos para conseguir itens valiosos.

Mas Pokémon Crystal poderia ter sido bem mais interessante. Na versão americana, foram feitos muitos cortes com relação a versão japonesa. O principal deles é que a Nintendo excluiu a conexão com celulares que o game original possuía. Essa conexão permitia a troca de monstrinhos e a captura de Celebi em um evento especial que só acontecia quando se conectava o portátil a um celular. Infelizmente essa adição foi excluída da versão que chegou ao ocidente.

  • Simplesmente inesquecível

Pokémon Gold & Silver detém o título, entre boa parte dos fãs de Pokémon, do game mais carismático da série. Possui uma jornada bem longa, divertida e um ritmo muito interessante. É o game mais completo do GameBoy Color. Não tem como relembrar esses momentos e não dar uma saudade imensa. Que bom que poderemos matar boa parte dela com Heart Gold e Soul Silver.


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. jogos de pokemon e o masimo

    ResponderExcluir
  2. Otimo review. Esse são os meus games da série favoritos! Muito bons!

    ResponderExcluir
  3. Eu ja zerei esses 2 jogos, muito massa!

    ResponderExcluir
  4. O melhor jogo de todos os tempos, silver eu tinha=D

    ResponderExcluir
  5. Os melhores jogos de pokémon.
    Estou extremamente ansioso com o lançamento do Remake.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não serem os recordistas de venda, são considerados os melhores jogos da série. A Nintendo sabe o que faz quando usa esses remakes pra dar um salto na evolução gráfica dos jogos! Muita expecativa do publico =D

    ResponderExcluir
  7. Bons tempos... Que venham os remakes!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tive um GBC. Só joguei GOLD/SILVER no emulador :(

    ResponderExcluir
  9. Meu primeiro portátil foi um GBC Roxo com a Silver toda cheia de glitter *0* Ainda tenho minha Silver até hoje <333333333

    ResponderExcluir
  10. Pokemon Gold e Silver foi o q revolucionaram a historia do GBC , ainda tenho minha silver *-*

    ResponderExcluir
  11. Sem duvida os melhores jogos de POkemon! uma pena q tenha caido no eskeçimento da galera...nem ouço mais falar de campeonatos... e aii alguem aii do forum vamo joga?

    ResponderExcluir
  12. Nossa!!Altos natais chatos em familia jogando o Gold!Acho que foi o jogo que mais marcou minha adolescencia!!Bons tempos...

    ResponderExcluir
  13. Poderiam citar também a Crystal, que na minha opinião, juntou o que tinha de melhor no Silver e Gold e colocou em um jogo só.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google