Jogamos

Análise: Elite Beat Agents (DS)

  Você possui preconceito contra games de ritmo? Acha que todos são simuladores que na verdade não simulam nada e servem só pra dar dor no... (por Gustavo Assumpção em 13/06/2009, via Nintendo Blast)

elite_beat_agents_nds_logo 

Você possui preconceito contra games de ritmo? Acha que todos são simuladores que na verdade não simulam nada e servem só pra dar dor nos seus pobres dedinhos? Então você nunca experimentou um dos melhores games do gênero: Elite Beat Agents, versão ocidental de Osu! Tatakae! Ouendan, um game de ritmo lançado em, 2005 pela mesma Inis no Japão. Só que ao contrário de apenas traduzir o game e lançá-lo por aqui, a produtora o refez completamente para o público ocidental.

  • Agents are… Go!!!

EBAdudesNa premissa do game, os Elite Beat Agents são um grupo ligado ao governo que tem o principal objetivo de dançar para incentivar as pessoas a e superarem e alcançarem seus objetivos. Pois é, achou meio nada a ver? Pois saiba que os EBA estão entre os personagens mais carismáticos dos último tempos e que o game possui doses de humor que combinam perfeitamente com o esqueminha adotado pela Inis.

São várias histórias de pessoas que pedem ajuda aos Agents para conseguirem se livrar das situações mais inusitadas. Embora as histórias não tenham uma cronologia definida, a última delas coloca todos os personagens anteriores para uma disputa contra uma raça de alienígenas chamada Rhombulans. Só com o poder da dança e da música a raça é exterminada e os humanos podem viver em paz!

  • Jogabilidade fantástica

11080Você deve estar se perguntando como funciona o esquema para jogar esse game “tão diferente”? Pois bem: a jogabilidade é baseada em círculos numerados presentes na tela, onde o jogador deve tocá-los na ordem e no ritmo da música. Esses círculos podem ser de três tipos: avulsos, em linha ou os spins.

Na primeira basta apenas tocar cada um deles (em ordem e ritmo claro). Na segunda o jogador tem que clicar no primeiro círculo e arrastar até o próximo. E na última das opções, o jogador deve clicar no primeiro, arrastar até o segundo e sem soltar a caneta da tela, ir até o círculo anterior, algumas vez mais de duas idas e voltas.

Na parte superior da rela, existe o Elite-O-Meter, 11088uma barra que funciona como um medidor de desempenho. Se você estiver indo mal, ele começará a cair. Se chegar até o fim, você terá que recomeçar a música.

O esquema para se dar bem aqui é procurar se manter sempre na batida da música. Se conseguir acertar várias notas seguidas e portanto acumular um grande combo, conseguirá uma pontuação maior.

As canções vão desde clássicos do Rock até sucessos pop. Abaixo a lista completa, lembrando que as três últimas são secretas e só são liberadas conforme você sobe de categoria:

Walkie Talkie Man - Steriogram
Makes No Difference - SUM 41
Sk8er Boi - Avril Lavigne
I Was Born To Love You - Queen
Rock This Town - Stray Cats
Highway Star - Deep Purple
Y.M.C.A. - Village People
September - Earth, Wind and Fire
Canned Heat - Jamiroquai
Material Girl - Madonna
La La - Ashlee Simpson
You're The Inspiration - Chicago
Let's Dance - David Bowie
The Anthem - Good Charlotte
Without A Fight - Hoobastank
Jumpin' Jack Flash - Rolling Stones
Believe - Cher +
ABC - Jackson 5 +
Survivor - Destiny's Child +

O game possui quatro níveis de dificuldade, sendo que Breezin' e Cruisin' estão disponíveis desde o início. Ao completar estes níveis de dificuldade, você irá liberar o Sweatin'. Completando o Sweatin', será liberado o nível HARD ROCK!, um verdadeiro teste  que poucos conseguirão superar.

11079  11085 11087 

  • Game imperdível

Elite Beat Agents é perfeito. Ritmado, divertido, inovador, muito bem produzido, desafiador… É uma pena que o game ainda não tenha ganhado uma continuação por aqui. Outro grande pesar são os baixos números de vendas que ele alcançou no ocidente – muito menos do que ele merecia. EBA é um clássico absoluto do gênero e um dos melhores games do portátil da Nintendo. Dance! Dance! Dance! Dance!

Elite Beat Agents – Nintendo DS – Nota Final: 10

Gráficos: 9.0 Sm: 10 Jogabilidade: 10 Diversão: 10


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Vendendo muito ou pouco, esse é um dos meus jogos preferidos do DS. Sempre quando estou moribundo eu ligo o DS e começo a jogá-lo eu fico contente.

    O jogo consegue misturar comédia, ritmo e desafio em um só pacote de forma bastante inteligente e divertida. Para quem nunca jogou, vale muitíssimo a pena!

    Excelente análise Gustavo, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Esse game é ótimo. Acho que foi um dos únicos jogos que consegui liberar quase tudo.

    ResponderExcluir
  3. fodasso. Sempre tenho que repitir as músicas pra tirar uma media C

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google