Jogamos

Análise: Dragon Ball: Origins (DS)

Dragon Ball sempre foi uma série de sucesso tanto nos mangás quanto nos animes da televisão, sendo conhecido como um dos animes de maior... (por Jones Oliveira em 23/07/2009, via Nintendo Blast)

origins

dragonballds102 Dragon Ball sempre foi uma série de sucesso tanto nos mangás quanto nos animes da televisão, sendo conhecido como um dos animes de maior quantidade de episódios até hoje. Porém tal sucesso só foi alcançando em pouquíssimas oportunidades quando a idéia foi exportada para os vídeo games – o que tivemos, quase sempre, foram jogos toscos que nem sempre agradavam. Uma meia dúzia até hoje se salvam como bons jogos. Fugindo à regra, Dragon Ball: Origins, para o Nintendo DS, é um jogo inteligente, cativante e até mesmo cômico.

Como o título sugere, Dragon Ball: Origins conta as primeiras aventuras de Son Goku, até então conhecido como um humano diferente por ter um rabinho de macaco, e Bulma, uma cientista esperta que está em busca das esferas do dragão que são capazes de conceder um desejo a quem conseguir reunir todas as sete delas. O jogo é bastante fiel ao anime de Akira Toriyama, conseguindo unir a história original ao enredo do jogo, além de manter traços marcantes que consagraram os primórdios da série, como a comicidade e a ingenuidade dos personagens.

Diferente da maioria dos jogos de Dragon Ball que surgiram desde sempre, esse não é um jogo de luta em que dragonballds110você compete em um torneio de artes marciais ou coisa do tipo. Dragon Ball: Origins se encaixa mais em um perfil de jogo de RPG/Adventure em que você deve cumprir com o cronograma das ações que ocorreram no anime original – e isso não é nada tedioso. O jogo utiliza 100% a tela sensível ao toque do DS: todas as ações são feitas à partir da stylus. Para a movimentação do personagem, basta apertar e segurar a stylus para onde você deseja que ele vá. Para atacar os inimigos, basta cutucá-los para que o ataque seja feito e porai vai. No começo é bastante estranho, mas logo o jogador se acostuma. Para os mais conservadores, ainda há a possibilidade de controlar o personagem pelo direcional, o que é bastante desconfortável e pouco prático.dragon_ball_origin_ds_06

O jogo é dividido em episódios que contam os momentos chaves das primeiras aventuras de Goku ao lado de Bulma. Para finalizar cada episódio desses o jogador terá que enfrentar um punhado de inimigos e resolver alguns puzzles bastante interessantes. E não, não é tão simples assim passar pelos inimigos e pelos puzzles. Goku tem uma série de ataques que para serem executados exigem uma certa prática com a stylus – cutucar os adversários loucamente como se isso fosse resolver os problemas não adianta. Se faz necessário a utilização de técnicas de ataque, estratégia e tudo o mais caso você queira que o pequeno herói escape com vida.

Além disso, foi adotado um sisteminha básico de evolução do personagem, que à medida que vai derrotando inimigos e coletando itens vai evoluindo e adquirindo novas habilidades, muitas vezes necessárias para resolver puzzles e conseguir itens importantes que se encontram em episódios anteriores e que são extremamente necessários para o avanço no jogo.

Os gráficos, apesar de serem modestos, são muito bem trabalhados se considerarmos o poder gráfico do DS. Cada personagem está muito bem detalhado e com suas próprias características, fieis ao anime. Os cenários também foram bem trabalhados, apesar de não terem recebido a mesma atenção que os personagens receberam – em muitos pontos do jogo é possível perceber as coisas demasiadamente quadradas. Os sons permanecem fieis ao anime e ao estilo de Toriyama – trilha sonora, efeitos sonoros e tudo o mais remetem até mesmo os fãs mais esquecidos de volta aos bons tempos do desenho nas manhãs de sábado no SBT.dragonballds72

A Bandai/Namco ainda conseguiu manter os diálogos, expressões e ações cômicas que marcaram o início da série e da carreira de Toriyama. Tanto é que há um momento no jogo que o Mestre Kame pede para ver a calcinha de Bulma em troca de sua esfera do dragão – o que acontece depois todo mundo já sabe né?

Dragon Ball: Origins é um jogo excelente para quem gosta desse estilo. Particularmente eu nunca fui fã dos jogos de luta de Dragon Ball e sempre gostei desses que envolvem a história em si do mangá e do anime com exploração de cenários, coleta de itens e tudo o mais. Quem conhece a série, as histórias e tudo o mais, não precisará de detonados nem de passo-a-passo para soluciona os puzzles e avançar na história do jogo. Para um jogo de DS, Dragon Ball: Origins pode ser considerado longo – em média levasse 10 horas para conclui-lo. Se você for um jogador perfeccionista que gosta de explorar todo o cenário, obter todos os itens e tudo o mais, levará quase o dobro disso (como eu levei). Jogo obrigatório para quem é fã da série e gosta de relembrar os velhos tempos em uma roupagem nova e inovadora.

Dragon Ball: Origins – Nintendo DS – Nota: 9.0

Graficos: 8.5 Som: 9.0 Jogabilidade: 9.0 Diversão: 9.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Muito raro eu ver um jogo "Dragon Ball" ser bom. Mas é muito bom ver que este consegue ser um dos melhores.

    ResponderExcluir
  2. O jogo é realmente ótimo. Eu não terminei (ainda), mas pra mim só tem um pequeno defeito: os combates são mto simples e repetitivos. Mas é o melhor game Dragon Ball em um portátil. Sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, deu até vontade de jogar, e olha que não sou fã de jogos de DB, pq são ruins mesmo. Os únicos que gostei (também eram ruins, mas não tanto quantos outros que vi), foram as versões de luta para snes. Mesmo para jogos de luta eram horriveis, mas na epoca foi divertido.

    E o jogo tem mesmo que ser comico, afinal a saga original é bem comica, e para mim o motivo de ser a melhor, sendo que é mais aventura do que apenas lutas e lutas sem sentido.

    E é isso que espero ver num jogo de DB, aventura

    ResponderExcluir
  4. Existe alguma previsão pra continuação desse jogo? no final o mestre kame fala "to be continued"

    ResponderExcluir
  5. O jogo segue a história de Dragon Ball a risca. Achei muito bom!
    A movimentação e estilo de lutas lembram um pouco Zelda pro DS.

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com muita vontade de jogar esse jogo.
    Só vejo comentários/análises positivas à respeito dele.

    ResponderExcluir
  7. Eu zerei 80% desse jogo me perdi na parte do deserto la mas mais tarde vou terminar é muito bom aconselho também!

    ResponderExcluir
  8. Eu baixei ele, mais tarde eu vou realmente jogar. Só iniciei ele e desliguei meu Ds

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com bastante vontade de comprar quando foi lançado, mas tinha muitos jogos ainda na fila pra jogar... :(

    ResponderExcluir
  10. É realmente muito bom. Lembra bastante Zelda de DS. Como disse a Nintendo World "Facilmente um dos melhores jogos de DS"

    ResponderExcluir
  11. rpz to travado na 3-3 na parte da porta com dois postes, dá uma dica plz

    ResponderExcluir
  12. eu to na 5-4que e ah do coelho como derrota ele

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google