Steampunk: Conheça mais sobre o estilo que está em alta nos games

Você deve estar se perguntando: mas o que diabos é S teampunk ? E o que isso tem a ver com videogame? A resposta é mais complexa do que pare... (por Gustavo Assumpção em 29/07/2009, via Nintendo Blast)

Science_fiction_cityVocê deve estar se perguntando: mas o que diabos é Steampunk? E o que isso tem a ver com videogame? A resposta é mais complexa do que parece, afinal o início do movimento não se deu na indústria do entretenimento eletrônico. Em linhas gerais, podemos dizer que o steampunk surgiu primordialmente na literatura e no cinema, sempre correlacionado com o surgimento dos primeiros volumes de ficção científica.
A principal característica desse estilo é fazer a união entre um universo pouco tecnológico, semelhante ao início da revolução industrial (pontuada por motores a vapor, máquinas engenhosas e metálicas) misturado com elementos de fantasia, magia e um apreço importante pelo futuro e as relações com o tempo. Por isso os ícones acabam sendo relógios, construções com engrenagens, dirigíveis, máquinas à vapor e trens.
Se você lembrou de H.G. Wells, Júlio Verne e Edward Ellis está mais que certo. Os três foram os pioneiros da criação desse estilo. Em obras como “20 mil léguas submarinas” é possível observar muito bem a inserção dos elementos do gênero.
Mas engana-se quem pensa que essa influência permeou apenas literatura/ cinema. O início aconteceu aí, mas a formação de um estilo foi tão intensa e particular, que acabou se aplicado a outros meios como o teatro, a televisão, a música e os games.
Nesse último, há muita controversa sobre qual teria sido o pioneiro a incorporar as referências do estilo. Mas para a maioria, o primeirão foi Seastalker, um game lançado para Commodore 64, A pple II e IBM PC ambientado em um universo onde a tecnologia ainda engatinha, mas também influencia.
Já nos consoles Nintendo, o pioneirismo aconteceu em 1993 com o game The Chaos Engine, um dos melhores games de ação da época. A ambientação repete não só todos os clichês do estilo, como se tornou referência para games que vieram depois. Nele pode-se se observar a inserção inclusive de elementos do cyberpunk.
amano-final-fantasy-vi
Mas talvez o maior exemplo do steampunk nos games tenha sido a sexta versão da série Final Fantasy. Ambientada completamente em um clima vitoriano, FFVI conseguiu unir elementos não só visuais como também conceituais do gênero. A cidade mineradora de Narsche, com suas engrenagens e máquinas à vapor é um exemplo bastante visual. Toda a história também foi permeada de elementos que conferem um clima correlacionado ao estilo, já que o foco é justamente no convívio entre magia e tecnologia.
RobotrekboxartAinda no Super Nintendo, outros dois games são ícones no gênero. Um deles é Robotrek, um RPG da Enix lançado nos Estados Unidos em 1995. De qualidade controversa, o game não está entre os mais conhecidos do console, mas foi responsável pela inserção de elementos que estariam depois na série Pokémon. E também ficou conhecido pela trama tecnológica, apesar de não se falar aqui de alta-tecnologia.
O segundo desses exemplos é Chrono Trigger. No game da Square, as iconografias do estilo escorrem pelas telas. É só lembrar da máquina do tempo, nas viagem para diversas eras (com destaque para os tempos futuro e idade das trevas) e de um apreço muito especial por relógios.
chrono_trigger_magus_battle_artworkDepois de um bom tempo afastado, onde os únicos remanescentes em consoles Nintendo acabaram sendo games baseados em filmes (como Atlantis: The Lost Empire, The Golden Compass e Lemony Snicket), eis que ano passado a 5th Cell lançou Lock´s Quest, que acabou se tornando referência ao repetir boa parte dos elementos do gênero.
Também recentemente, talvez o exemplo mais convicto de influência seja Bioshock, ao unir de forma bastante convincente um universo fantasioso, lúgubre, metálico.
Com a divulgação das recentes artworks do que provavelmente é o próximo game a seguir esse estilo, o comentado “Epic Mickey”, os games steampunks voltaram a entrar nas discussões. Se depender das produtoras, dificilmente essas características irão se perder ao longo dos anos. Se depender dos gamers também, afinal alguns dos games mais queridos transbordam essas características.
castle_side02[3]

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Não acredito que esteja tão em alta assim

    ResponderExcluir
  2. Uau. Muito bom artigo.
    Games que misturam esses elementos (tecnologia com magia), são geralmente bons, vide os exemplos que você deu.
    Eu gosto bastante deste estilo. Tomara que saiam novos bons games com esse tipo de estilo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, cara. :)
    Game também é cultura! \o/

    ResponderExcluir
  4. Belo post. Eu consideraria um pouco Steampunk o Zelda Twilight Princess, que reune elementos de magia com alguns de tecnologia(Goron Mines, City in the Sky, perto do final aparece um cara que eu não lembro o nome, mas com uma bazuca)

    ResponderExcluir
  5. Tiago, fala isso para os seus pais, quero ver o que eles te vão responder...

    ResponderExcluir
  6. Em alta eu não sei, mas que aparece de tempos em tempos, aparece. E eu curto =D

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a sintonia da equipe Nintendo Blast com o que acontece. Captaram a tendência atual e rapidamente vieram com um artigo completo sobre o assunto. Parabéns! :)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google