Enquanto Isso: e o Project Natal?

Desde a última E3 em junho do ano passado não se fala em mais nada em Redmond a não ser no Project Natal . Anunciado no dia 1º daquele mê... (por Jones Oliveira em 22/01/2010, via Nintendo Blast)

projectNatal

Desde a última E3 em junho do ano passado não se fala em mais nada em Redmond a não ser no Project Natal. Anunciado no dia 1º daquele mês, o Project Natal desde o início causou euforia e ceticismo entre os especialistas, gamers e entusiastas por tecnologia. Mas porque tanto frisson, tanta euforia, tantas críticas e opiniões a respeito dele?

mindlink_000 Não é de hoje que se tenta trazer aos gamers uma nova experiência de jogo, substituindo os controles tradicionais por controles capazes de ‘ler a mente’, movimento das mãos e movimentos do corpo. Não, essa história de captura de movimentos não é história de hoje, mas de muito tempo mesmo. Na época do Atari 2600/7600 tivemos o Mindlink, que se propunha ler a mente dos jogadores (pura estratégia de marketing – na verdade ele só lia o movimento das sobrancelhas), com o Super Nintendo tivemos a ridícula, porém bonita e futurística, Power Glove e com o Mega Drive tivemos o Sega Activator que se propunha a capturar os movimentos dos jogador com sensores infravermelhos montados no chão. Mais recentemente tivemos as câmeras Dreameye para Dreamcast e EyeToy para o Playstation 2. Mas enfim, foi muita coisa que, apesar dos esforços das suas respectivas empresas, simplesmente não funcionaram, não colaram.powerglove_001

Somente muito recentemente com o lançamento do Nintendo Wii e o, antes de revolucionário, funcional Wiimote, finalmente todos perceberam que realmente dá para fazer algo que fuja do convencional, que entretenha de verdade, que renda alguns “trocados” e que funcione de verdade. De repente a Nintendo mostrou o caminho das pedras para Sony e Microsoft.

Durante a última E3, realizada em junho do ano passado, a Microsoft saiu com o Project Natal, indo bem além daquilo que foi apresentado pela Sony e o que temos hoje com o Nintendo Wii. Muitos ficaram impressionados com o que viram (também, a Microsoft é especialista em fazer apresentações), outros ficaram se perguntando se aquilo era viável, outros quando seria lançado e outros tantos simplesmente disseram que não era possível.

xbox-360-project-natal-01Porém, no último grande evento tecnológico, a CES 2010, a Microsoft veio a público para anunciar que o periférico está em fase final de desenvolvimento, que não existem mais os lags que foram notórios durante a E3, que o periférico custará entre 40 e 59 dólares e que seu lançamento ocorrerá no último bimestre de 2010, mais provavelmente no Natal.

Pois bem. Mesmo com essas notícias animadoras, muitas pessoas continuam céticas quanto ao periférico e desconfiam se realmente ele cumprirá com o que promete.

project-natal É notório o esforço da Microsoft para promover o periférico. Primeiramente Redmond espera vender 5 milhões de unidades já no lançamento e para isso com certeza estará assumindo uma grande parte dos custos de venda do Project Natal - 40~59 dólares para uma aparelho como esse é extremamente pouco. Tal qual a Sony fez, e faz, com o Playstation 3, haverá um subsídio enorme para que o aparelho chegue acessível aos consumidores e se espalhe o mais rapidamente possível entre os donos da Caixa.

Particularmente acredito que o Project Natal tenha tudo para dar certo, mesmo com tantos exemplos que nos levem a acreditar o contrário. A Microsoft não é boba e sabe o que faz. Nos anos 1980 soube exatamente quando atacar e entrar no mercado de hardware, subsidiando e produzindo o famoso MSX que lhe rendeu milhões e a padronização da arquitetura dos computadores pessoais. Mais recentemente, com a certeza de que a indústria dos vídeo games estava suficientemente sólida e alheia a qualquer crise, soube entrar no mercado de consoles domésticos e cá está até hoje como uma gigante, mesmo com tão pouco tempo no ramo.billecia

Com o Project Natal vejo que não poderia ser diferente. Já li muita coisa porai a fora, de diversos autores, afirmando que a atual geração de consoles ainda ficará aí por bastante tempo. Porém o Xbox 360 já começa a demonstrar sinais de cansaço: seu hardware já está perto do limite, sua midia não ajuda muito e ultimamente a única coisa que vem gerando bons lucros a Redmond é a Live. O Project Natal viria na hora certa, hora em que o PS3 começa a avançar e a conquistar o mercado, dando um tapa no ciclo de vida do console.

Nos resta esperar para ver se realmente o ano de 2010 e 2011 serão o que Robbie Bach, presidente da divisão de entretenimento da Microsoft, considera os “melhores anos do Xbox 360”. Como dono de uma Caixa, particularmente acredito nisso. E vocês leitores do Blast? O que acham?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O Projeto Natal é ao mesmo tempo uma grande inovação e uma graaande falha!
    Seja você Sonysta,Nintendista ou Caixista,é impossível para não se apaixonar pelo Natal.A idéia básica é revolucionária,mesmo que tenha sido inspirada (talvez até um pouco demais) no EyeToy e Wii Remote.Eu não me interesso nem um pouco em jogar algo no Project Natal,não tem cara de video-game...Mas ao mesmo tempo,aplaudo de pé essa grande produção da Microsoft!
    A parte falha do projeto é seu lançamento.Na metade desse ano,o Xbox 360 já vai estar 'velinho',e daqui a poucos anos sairá do mercado para seu sucessor.Ou seja,o Natal vai ficar tão pouco tmepo no mercado,que atingirá poucos de seus objetivos,e poderá acabar como a Power Glove :-t
    Acho que o ideal seria se a Microsoft 'parasse' o projeto e só colocasse novamente na hora de lançar o 'Xbox 720',assim ela poderia integrar a câmera no próprio console...

    ResponderExcluir
  2. Eu não acredito no sucesso do Natal!!! Mas tô anciosos para ver jogos de verdade funcionando com ele!!!

    ResponderExcluir
  3. "Porém o Xbox 360 já começa a demonstrar sinais de cansaço: seu hardware já está perto do limite..."

    Ahn? :-t

    ResponderExcluir
  4. O Natal é uma grande revolução, mas é estranho. A graça dos videogames é ter um joystick na mão, e sem ele a sensação só pode ser estranha.

    Mas mesmo assim, a revolução é incrível, e pode ainda acontecer algo parecido com os sensores de movimento no Wii quando foram lançados.

    Eu não espero muito, porém deve fazer um grande sucesso.

    ResponderExcluir
  5. o "natal" é um acessorio, não quer dizer que ele vai morrer no 360, o proximo console da microsoft provavelmente vai ser compativel com o mesmo

    ResponderExcluir
  6. Acho que a iniciativa da Microsoft é "tudo o que há de mais muderno", mas confesso que não me interesso nem um pouco... prefiro mil vezes jogar com um joystick, senão não tem graça :D

    ResponderExcluir
  7. Bom artigo, é algo estranho, Natal é um projeto muito grande talvez creio eu que a Microsoft esteja querendo ar um passo maior do que a perna e para mim Natal era mais propenso para ser lançado lá para 2015... porém, Microsoft é microsoft a gigantesca Multi-bilhonaria empresa.

    Redmond não ia fazer por pouco, só acho ruim uma coisa o projeto Natal(posso estar bem errado) declara oficialmente que 360 tem mais pelo menos uns 2 anos de vida antes do anuncio(digo anuncio nao lançamento) de um xbox 720 ou de outro nome.

    Porque afinal ngm seria burro de anunciar um acessório tão revolucionário para um console que será substituido em uns 2 anos(caso fosse anunciado em breve um sucessor do 360), por isso que arrisco que xbox 720 só em 2014, que ai virá com um Natal 2.0 interno, com um computador com windows instalado, gráficos 2 vezes mais forte, ahh e por aí a fora.

    A proposito Natal entende linguas, queria saber se o Alex (brasileiro que o criou) vai tomar vergonha na cara e pedir para fazerem em portugues(uma das opções), por mais que o mercado do Brasil não seja tão grande na parte de jogos, na parte de acessórios venderia mto (é que opreço...) pq nao teria como piratear o Natal.

    Ainda acho que ele virá com lags, pq não acredito que capte exatamente todos os movimentos, tipo alguem chacoalar a mao mto rapido, não sei se ele faria igualzinho com o boneco.

    De qualquer forma Natal será a maior revolução do Mercado, porém temos ainda que ver o que a Sony está preparando para sua Wand, pq a Microsoft é esperta, mas na área de jogos a Sony é ainda mais, pelo tempo que já existe(assim como a nintendo mais ainda).

    Com certeza a Wand deixará a sensibilidade do Wii no Chinelo(e falo sério) vão fazer algo realmente perfeito(eu creio nisso pelo menos), pq se não o Natal engole o mercado de games de uma vez.

    E3 2010 enquanto o estouro do Natal e da Wand é mostrado, Nintendo solta Zelda Wii, Other M, Galaxy 2 e creio eu um Star Fox ou Kid Icarus, para calar a boca de todos.

    Só o Zelda já iria fazer esse "estouro" das outras empresas, diminuir bastante, eta... Nintendo esperta.

    A proposito, esse ano, creio que seja o último antes de algum anuncio de proximo console.

    Em 2011 aguarde a Nintendo já mostrando pelo menos um videozinho do seu console que obviamente sairá no fim de 2013, assim creio como a Sony fará.

    Nossa me prolonguei demais!

    É isso que eu acho! MERCADO DOS VIDEOGAMES DOMINANDO O MUITO! PROXIMO PASSO? REALIDADE VIRTUAL!

    ResponderExcluir
  8. @Gustavo

    oficialmente a Microsoft declarou que os movimentos serão capturados pela câmera do aparelho a uma velocidade de 30 FPS. Segundo eles, essa é uma velocidade suficiente para que os jogos funcionem corretamente a 60 FPS sem nenhuma perca ou lag.

    O mais interessante aqui é que eles reduziram o poder de processamento do aparelho em si para economia de energia, barateamento do projeto e ganho de desempenho do mesmo. Esse poder de processamento que foi 'retirado' dele foi atribuida a responsabilidade ao processador do Xbox 360. Até que ponto isso é bom de verdade eu não sei, mas tenho a impressão de que não teremos, a princípio, jogos muito complexos para o aparelho.

    Sobre um próximo console, acredito que Redmond e Tio Bill não sejam bobos a ponto de desperdiçar tanta grana com um aparelho para um console que o ciclo de vida pode (vejam bem, pode) estar chegando ao fim. Não me surpreenderia se na próxima geração os próximos consoles realmente venham com um SO embarcado e, no caso do Xbox 720, venham com um Windows capaz de reconhecer e fazer funcionar o Project Natal, caso contrário é MUITA grana jogada fora :P

    ResponderExcluir
  9. Eu quer ver o povo dando sprint em jogos como COD no Natal. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. é aguardar pra ver. Só espero que quando vc estiver jogando algum game de corrida, seu irmão mais novo pentelho não faça um movimento com as mãos e reduza a marcha...

    ResponderExcluir
  10. Eu não achoq ue o natal vai impressionar assim , porem aguardo uma inovação bem grade por tras do periferico.

    ResponderExcluir
  11. Mesmo com o Hardware no limite ... ele fez Bayonetta ficar bem melhor do que a versão porca do PS3. o Hardware do PS3 e do 360 são muito parecidos, não fale besteira.

    ResponderExcluir
  12. "Pois bem. Mesmo com essas notícias animadoras, muitas pessoas continuam céticas quanto ao periférico e desconfiam se realmente ele cumprirá com o que promete."

    Eu sou uma dessas pessoas, creio q num ira dar certo, pois axo q esta mt badalado, com isso tera uma boa venda inicial e depois (q acabarem os ricos) nu m vendera nunca mais, pois descubriram falhas (a microsoft num é conhecida por fazer coisas q tenham uma boa vida util, lembram do 3rl), e produtoras terceirizadas farao games podres usando o natal, e as q nao conseguirem se adequar ao natal farao games medios, decretando o fim da volta...

    ResponderExcluir
  13. Sério Neko, tu vive no mundo fantástico de Bob...

    Primeiro, 60 dolares é o preço de um jogo de videogame, segundo Natal vai aparecer em tudo quanto é programa, o Alex Kipman brasileiro dono do projeto, vai com ctz dar entrevistas para a globo(tipo no jo), ir nas merdas de hoje em dia, muito nego vai querer falar sobre o Natal pq realmente é algo muito fantástico(mesmo com suas possiveis falhas) é fantastico algo que capte os movimentos do corpo sem nenhum aparelho(com aparelho mesmo já é fantástico).

    Isso se a Microsoft deixar e esse Alex vir para o Brasil né... bem por enquanto é isso.

    A proposito sérgio, pensamos iguais, nos nosso comments isso é eminente, por isso que disse que XBOX 360 possivelmente em 2014 no finzinho...

    ResponderExcluir
  14. Num jogo de FPS/Adventure, onde eu preciso de pelo menos um analogico p/ andar, o que eu faço? Como vou fazer para dar um tiro em um jogo como gears of war??? :(( ... Vou fazer o desenho de uma arma com a mão, e pra atirar mexo o dedão? KkKkkkkk

    O project natal vai ser utilizado só em joguinhos casuais, ou de onrail no maximo...

    A Logitech tem uma camera, Logitech Orbit Cam, que deve utilizar os mesmos principios do project natal, é bem interessante... vejam: http://www.youtube.com/watch?v=YYTI5yJdwlI

    ResponderExcluir
  15. @Vinicius

    ninguém aqui falou que o hardware do Xbox 360 é inferior ao do PS3 amigo,so disse apenas que ele está chegando ao limite. Quando tiver um tempo, dá uma passada no fórum e vê os vídeos pra entender o que quis dizer: http://forum.nintendoblast.com.br/outros-consoles-f5/xbox-360-vs-ps3-t394.htm

    ResponderExcluir
  16. bem ... é realmente uma coisa que causa divergencias ... cada um tem suas opniões ...

    ele é um inovação e ao mesmo tempo , como pude ver aqui , causa um pouco de desespero ... no sentido de como e o quanto você vai "entrar" no jogo ...

    ResponderExcluir
  17. Acredito que o PN será o Virtual Boy da Microsoft...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google