Blast from the Past

Blast from the Past: Harvest Moon (SNES)

Pode-se dizer que hoje em dia RPG's de fazenda estão na moda, como é o caso da Colheita Feliz, no Orkut, ou do Farm Ville no Facebook. M... (por Unknown em 28/10/2010, via Nintendo Blast)

Pode-se dizer que hoje em dia RPG's de fazenda estão na moda, como é o caso da Colheita Feliz, no Orkut, ou do Farm Ville no Facebook. Mas a verdade é que jogos de fazenda não são nenhuma novidade. Desde de 1996 uma famosa franquia vem fazendo a cabeça de gamers fazendeiros. Trata-se de Haverst Moon, lançado primeiramente para SNES.


Brincando de fazendeiro



Na versão para SNES, você controla um garotinho que precisa cuidar da fazenda de seu avô e necessita que ela prospere em até 2 anos e meio. Nesse tempo você cuida de suas plantações, animais (cachorro, cavalo, vacas e galinhas), pode casar-se e ter um filho!

O jogo possui gráficos bons para a época do SNES e jogabilidade simples. Não possui muitos mapas, apenas sua fazenda, o vilarejo onde você pode comprar sementes para suas plantações e uma montanha, a "Moon Montain", onde você poderá conseguir alguns itens, pescar e tomar um banho quente para descansar do dia duro na fazenda. Ao chegar na cidade, você precisa conhecer os habitantes do vilarejo e fazer amizades. Além de conhecer cada uma das garotas com as quais você poderá casar-se mais adiante.

O tempo também pode mudar. Um dia você pode acordar e estar chovendo, ou pode estar ocorrendo um tufão, ou ainda um terremoto. Corra e salve sua fazenda!

As garotas do vilarejo



Em algumas casas e lojas, você encontrará as garotas do vilarejo. São 5 jovens à procura de um grande amor. Ao longo do jogo você deve escolher uma e conquistá-la com presentes para que ela se apaixone por você.


Porém não é uma tarefa simples! Cada garota tem um temperamento e gostos diferentes. Cabe a você conhecê-la melhor e procurar agradá-las da maneira que cada uma gosta, visitando-a e presenteando-a todos os dias, além de convidá-la para os festivais, agradá-la e dançar com a sua pretendente. Você poderá conferir como anda o coração da jovem (se ela está gostando de você ou não) olhando o diário que está no quarto dela.

Os habitantes adoram festas!



De tempos em tempos acontecem os festivais no vilarejo e você deve participar para confraternizar com os habitantes, além de paquerar a garota que você gosta. Eles estão marcados no calendário e ocorrem em média uma vez por mês. Não perca nenhum e trate de dançar com sua garota!

Confira um vídeo do Festival das Flores (Flower Festival):


Simples mas viciante



Harvest Moon para SNES, embora seja um jogo simples, consegue te viciar por horas e horas. Sempre fica aquele vontade de saber o que vai acontecer no próximo dia, ou no próximo festival. Não é à toa que a franquia ganhou praticamente todos os consoles com versões para GB, GBC, GBA, N64, GC, DS e Wii, cada um com sua história e com jogabilidade cada vez mais complexa, mas ainda sim, o bom e velho Harvest Moon.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Colheita Feliz = RPG?
    Facilmente o pior da história... Vou desconsiderar a frase.

    ResponderExcluir
  2. Nessa época Harvest Moon era uma franquia boa!!! Mas agora a produtora dele lança "n" versões pro mesmo console!!! Pra mim, perdeu a graça...

    ResponderExcluir
  3. Eu só joguei havest moon no play 1,nunca consegui terminar.

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o melhor de todos. Jogabilidade simples e viciante. O de PSOne e N64 também foram bons, mas a partir deles a Natsume começou a viajar. Histórias sem pé nem cabeça, jogabilidade complexa, tudo muito chato e cansativo. Hoje em dia, lamentavelmente, Rune Factory reina absoluto.

    ResponderExcluir
  5. EU amo haverest moon pra mim nunca perde a graça ja virei 5 vezes

    ResponderExcluir
  6. Eu casei c/ todas as meninas do ps2 e do n64

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google