Pokémon Blast

Pokémon Blast: O mistério de Mew

(por Rafael Neves em 17/10/2010, via Nintendo Blast)

mewSabe o Mew? O incapturável Pokémon nº151? Aquele bichinho rosa que ninguém sabe direito o que é, mas que é famoso o suficiente para receber um filme próprio? Depois de anos de boatos e pouquíssimas chances de se adquirir um, o Mew chega mais uma vez às Pokébolas dos treinadores. Para comemorar os 10 anos do continente Jotho, a Nintendo presenteará seus jogadores com o monstrinho psíquico. Nossa comemoração será  com um especial para esse Pokémon psíquico que se tornou motivo de rumores e procuras incansáveis de jogadores sedentos por completar todos os 151 Pokémons da primeira geração.

 

 

 

Longa Metragembilapl

No primeiro filme da série Pokémon, Pokémon: The First Movie: Mew vs Mewtwo, os fãs dos monstrinhos de bolso tiveram o primeiro grande contato com o Mew.  Na época, os brasileiros estavam fissurados por Pokémon, logo, a bilheteria do filme aqui no Brasil foi mais do que impressionante. No filme, Mew, o lendário Pokémon,  foi considerado extinto por cientistas, mas um laboratório possuía o que supostamente era o último vestígio do monstrinho: seu DNA retirado de fósseis. Utilizando o material genético do Mew, os pesquisadores conseguiram cloná-lo, o que deu origem ao Mewtwo (Mew dois, literalmente). Mewtwo destrói o seu local de nascimento, dando um fim nas pesquisas a respeito do Mew. O monstro geneticamente modificado é “treinado” por Giovani, da Equipe Rocket. Mewtwo mostra-se uma verdadeira máquina de destruição e garante ao líder de ginásio um score perfeito, mas Mewtwo não se contentou com isso. Ele logo foge e busca respostas para sua existência. De onde vim? Quem sou? Para onde vou? Mewtwo então decide criar um exército de Pokémons poderosos para, sob seu controle, dominarem o planeta e a humanidade. Como parte do plano, ele convoca os melhores treinadores do mundo, incluindo nosso querido Ash e seus amigos Brook e Misty, para uma ilha desconhecida.

images   Lá, Mewtwo engana os treinadores e clona seus Pokémons, colocando-os sob suas ordens através do uso de um tipo especial de Pokébola. Uma grande batalha se desenrola entre os Pokémons originais e seus clones, onde Mew aparece após salvar Ash da morte. O monstrinho não parece ser do tipo que luta, mas logo inicia-se uma batalha entre ele e seu clone, Mewtwo. Diferentemente dos episódios normais do anime Pokémon, o primeiro filme é muito mais sério e sombrio. Traz questionamentos filosóficos que todo ser humano faz a si mesmo e discute a relação entre os seres humanos e a natureza (no caso, os Pokémons são usados como metáfora). A busca por uma identidade, luta por poder e muitos outros temas são discutidos num filme aparentemente para crianças. Daí em diante, nenhum treinador sossegou. A procura do Mew nas primeiras versões do jogo (versões Blue e Red) tinha começado e não parecia querer terminar sem respostas. Afinal, a Pokedéx só ia até 150, ou havia algo a mais?

 

Enfim, Mew

mew-truck “Tão raro que ainda é tido como uma miragem por muitos especialistas. Apenas pouquíssimas pessoas o viram em todo o mundo.” É difícil mensurar quantas pessoas estavam loucas para ter essas palavras em suas Pokedéx de seus cartuchos de Pokémon Blue/Red e posteriormente Yellow também. A busca pelo Mew se tornou motivo de teorias de conspiração e algo ainda mais misterioso do que o segredo “L is real 2401” de Super Mario 64. Há quem diga que Mew seja um embrião (ele realmente parece), sendo a origem dos outros Pokémons. Os mais loucos alegam que é um Ditto modificado, uma vez que ambos compartilham a mesma cor (tanto normal quanto Shinny) e o golpe “Transform”. Até certo ponto, nada estava funcionando. Capturar todos os 150 Pokémons não levou à aparição do nº151 (Mew),  falar com todos os NPCs não fez nenhum Mew surgir, usar o Surf antes do S.S. Anne zarpar e descobrir um caminhão abandonado de nada serviu e procurar por um Pokémon com um nível anormal na caverna do Mewtwo foi puro papo furado… Enfim, não tinha como conseguir o último dos Pokémons por vias normais, ele estava bloqueado. Mas alguns hackers podiam jurar que a Pokedéx alcançava os 151 Pokémons, então tinha que ter mais algum monstrinho depois do Mewtwo, que é o nº 150. Agora a procura não podia mais ser feito por jogadores que simplesmente sonhavam238958-mew_super com o Mew, a bola precisava ser passada para os hackers. Ao fim da incessante busca, dois jeitos diferentes de se conseguir o Mew foram descobertos. O primeiro consiste num caminho fácil, bastava usar um “cheat” capaz de dar ao treinador o Mew, mas, obviamente, não é lá o método mais legal. No entanto, outros hackers se empenharam em descobrir o Mew sem o uso de códigos secretos e trapaças. O que esses fãs descobriram foi um bug, uma brecha na mecânica do jogo, mas conhecido como “The Mew Glitch”. Consiste num pequeno deslize da programação do game, no qual o jogador consegue quebrar a sequencia do jogo e fazer o game gerar efeitos estranhos… Efeitos estes como a aparição repentina do Mew! Calma, não é tão difícil quanto parece, garanto que, seguindo o nosso tutorial no fim da matéria, você conseguirá seu Mew no nível 7 novinho em folha! Também não se sabe o porque dos programadores terem criado o Mew, mas terem bloqueado o bichinho e trancado-o a sete chaves nos confins do jogo. Quem sabe esse “bug” não foi um teste de dedicação feito pelos desenvolvedores aos jogadores convictos da existência do Mew.

 

Ao longo dos anos

SnapMewAs gerações foram se passando, a franquia Pokémon foi se modernizando e crescendo e os jogadores queriam completar suas Pokedéx, por mais que o número de   monstros crescesse em grandes proporções. Na segunda geração, era possível adquirir o Mew através da troca entre as versões Red, Blue e Yellow com Gold e Silver, é um método à parte, nada oficial. Na terceira geração tornou-se algo mais concreto, mas não menos inacessível. Era preciso conseguir um item especial dado pela própria Nintendo em torneios e eventos de Pokémon, o Old Sea Map e-card para chegar até a Faraway Island e capturar o Mew nas versões Sapphire, Ruby, Emeral e nos remakes LifeGreen e FireRed. Para nós, brasileiros, isso era praticamente impossível! Detalhe que o tal caminhão junto ao S.S Anne que supostamente seria o acesso ao Mew nas versões originais da primeira geração está lá nos remakes também, só não faz absolutamente nada também, no máximo serve como referência à busca pelo Mew. A quarta geração de Pokémons consegue o Mew através de eventos especiais, como o que está acontecendo com os jogadores de Pokémon HeartGold e SoulSilver, leia mais no tutorial abaixo. O Mew já fez outras aparições em outros games, algumas até fora da franquia Pokémon. Em Pokémon Snap é o clímax do jogo, podendo ser fotografado no estágio final do game, que se passa no espaço sideral. Em todos o três jogos da série Super Smash Bros., Mew é um dos mais raros Pokémons a ser visto sair do item Pokébola, inclusive há como ganhar prêmios quando você, após inúmeras tentativas frustradas, conseguir um Mew, que, por sinal, não faz absolutamente nada senão flutuar para fora do campo de batalha. Além do primeiro filme de Pokémon e da longa-metragem “Lucario and the Mystery of Mew” (Lucario e o mistério de Mew), Mew também tem participação no mangá da série e aparece como uma miragem num dos capítulos da animação japonesa.

Tutorial: Como Conseguir o Mew em Pokémon HeartGold & SoulSilverMEW

Quer ser um dos felizardos a levar o bichinho rosa e fofo (Não, não é o Kirby)? Com o nosso tutorial, você terá seu próprio Mew no nível 5, com apenas o golpe “Pound”, tal qual ele estava na versão original. Trata-se de uma promoção da própria Nintendo para comemorar os 10 anos desde que os jogadores entraram no continente de Jotho, na segunda geração de Pokémons. Não havia presente melhor para nós do que esse lendário monstrinho psíquico! Siga os passos abaixo!

 

Passo 1: Requisitos básicos

Para conseguir seu Mew, é preciso ter ao menos um espaço vazio em seu grupo de Pokémons. É necessário ter uma Pokedéx e menos do que três “Wonders Charts”. Ah, também não se esqueça de ter à disposição uma conexão a internet sem fio Wi-Fi. Lembrando que a promoção está valendo somente para quem seguir as instruções entre os dias 15 e 30 de Outubro de 2010!

Passo 2: Presente Misterioso

Ligue o seu DS, inicie sua versão de Pokémon HeartGold ou SoulSilver e selecione a opção Mystery Gift no menu principal.

m1

Passo 3: Conectando-se ao mundo

Selecione “RECEIVE GIFT”, então selecione a opção “GET VIA NINTENDO WFC”. Responda “Yes” para a próxima pergunta do jogo.

m2

Passo 4: A Lenda em seu DS

Você verá uma animação onde o Mew chegará ao seu jogo, não desligue o DS ou tire o cartucho do Pokémon!

m3

Passo 5: Entrega especial

Por razões um tanto quanto estranhas, seu Mew ainda não irá para o seu time. Você precisa ir até um Poké Mart qualquer e falar com um entregador de roupa verde (Veja a imagem), somente ele carrega o monstrinho lendário. Felizmente ele não é lá do tipo colecionador, logo, não fará cerimônia ao te entregar o Mew sem demora.

 

                                                                                              m4 

Passo 6: Rosa, Lendário e de verdade!

Agora você já pode salvar seu jogo e curtir seu novo Mew! Boa sorte!

MEW2m5

Tutorial: Como conseguir o Mew em Pokémon  Blue/Red/Yellow

Enfim, vamos ao que você esperou anos e anos para descobrir, pelo menos se tiver um cartucho empoeirado da primeira versão da série Pokémon: como capturar o Mew. O método que usaremos será o do The Mew Glitch, então você não precisará de “manhas”, mas sim preencher os requisitos necessários, o que irá necessitar provavelmente de uma nova gravação. Vamos lá!

Passo 1: Requisitos necessários

Primeiro é preciso descobrir onde você deixou seu cartucho de Pokémon versão Yellow/Red/Blue. Depois é só encontrar um Game Boy para jogar. Agora que você encontrou o cartucho e o portátil (provavelmente derramou algumas lágrimas ao ver os dois juntos), reinicie o jogo. Jogue até conseguir o HM02 Fly, numa casa a oeste de Celadon, e coloque-o em de seus Pokémons. Cerifique-se de nunca ter enfrentado o Youngster com um Slowpoke no nível 17 (Rota 25), ele está naquele caminho que leva à casa do Bill, a norte de Cerulean (por precaução, evite o máximo de adversários dessa Rota). Também não entre em uma luta com o Grambler  que possui dois Poliwags e um Poliwhirl no nível 22, ele está na Rota 8, entre as cidades de Saffron e Lavender. O Mew estará no nível 7 com apenas o golpe “Pound”, então não se esqueça de levar algumas Pokébolas e Pokémons para enfraquecer o bichinho sem derrotá-lo.

Passo 2: No X do mapa

Agora que temos tudo prontinho, posicione-se no lugar exato. Vá até a Rota 8 e coloque-se exatamente na frente da porta do “Underground Path” (Veja na imagem). Cuidado para não entrar no campo de visão do treinador Grambler enquanto se posiciona. Salve o jogo, para o caso de você falhar, e só salve outra vez ao fim de toda a operação.

1

Passo 3: Enganando o jogo

Agora dê um único passo para baixo e aperte imediatamente o botão “Start”. O que deve acontecer é o menu “Start” aparecer antes que o Grambler te note, a chave é apertar o botão de pausa sem parar enquanto o personagem se locomove para baixo (Só é possível pela pequena lentidão do Game Boy).

2

Passo 4: Ah? Espera ai!

É hora de sair dali antes que uma batalha com Grambler se desenrole. Com o menu ainda aberto, selecione o seu Pokémon que tem Fly e voe até a cidade de Cerulean. O coitado do Grambler até conseguirá notar você em seu campo de visão, mas seu personagem alcançará voo antes que o adversário chegue até você. Mais sorte na próxima, Grambler! 

  33,5

Passo 5: Bug!

Se conseguiu chegar até aqui, parabéns! Você conseguiu literalmente quebrar a progressão normal do jogo! O game tinha se preparado para uma batalha no instante em que o Grambler te viu, mas você voou antes que ele pudesse te enfrentar, logo, você começou uma luta para nunca mais terminar. Você logo notará que seu botão “Start” não vai estar funcionando, afinal, a programação se tornou a de uma batalha, momento em que o “Start” não faz nada. Em Cerulena, siga norte, subindo aquela ponte repleta de treinadores. Quando alcançar o topo, vá na direção leste, Rota 25. Evite enfrentar os treinadores do caminho e chame a atenção do Youngster mostrado na imagem (aquele que você não deve ter enfrentado antes) de modo que ele vá até você.

   44,5

Passo 6: Terminando o serviço

Ok, derrotou o Slopoke do Youngster? Muito bem, agora use o Fly novamente e voe para Levander. Ande na direção oeste até chegar a um pequeno caminhozinho (Veja na imagem). Subitamente o menu “Start” irá aparecer, aperte B para fechá-lo e…

    56         

Passo 7: Mew!

Hora do seu esperado prêmio: o Mew. Você enfrentará o monstrinho assim que fechar o menu, é automático, não se preocupe. Enfraqueça e, por favor, não o derrote. Com ele fraco e, de preferência, dormindo, lance a melhor Pokébola que possuir e… 1…2...3… Tcha-ram! Você capturou um Mew no nível 7! Pronto, salve o jogo e continue a jogatina (não há nenhum efeito colateral, pode ficar sossegado).

                                           7 

 

Fácil, não? Como os hackers descobriram isso, não me pergunte! O que você acabou de fazer foi enganar o jogo e quebrar uma sequência chave do game, fazendo com que ele tenha reações estranhas. Ainda há outro método que consiste no uso do golpe “Teleport” pouco antes do Youngster próximo ao lago da ponte cheia de treinadores de Cerulean. E, para os mais aventureiros, é possível adquirir um Mew e também qualquer outro Pokémon através de um “bug” no Pokémon Ditto e sua habilidade “Transform”.

Créditos a TheScythe do site berkley


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótima matéria! Lembro das épocas de emulador...tinha uma forma diferente de conseguir o mew, que incluia usar o surf numa parte especifica e ficar indo e voltando no meio dar até ele aparecer, hehehehe...vai entender!

    ResponderExcluir
  2. Mewtwo aparece escrito como Mewtow várias vezes ao longo do artigo. De qualquer forma, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Anderson Lima, consertei o erro já. Que bom que gostaram da matéria

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria, em todos os aspectos.
    Ficaram excelentes os guias no fim, ajuda muito, até porque nem todos sabiam do Mew em HG/SS.

    Só pra comentar mesmo, sou adepto da teoria de que Mew = Ditto. Dizem que um Ditto surge a partir de um Mew que, após usar muitas vezes o golpe Transform, fica com sua estrutura genética desestabilizada. Assim, seu corpo perderia a forma e consequentemente os poderes psíquicos.

    Ou seja, o Ditto seria o estágio final da vida de um Mew.
    O que reforça essa teoria? Mew e Ditto são da mesma cor, tanto or normais quanto os Shinys. São os únicos pokémons capazes de usar Transform. Pra terminar, ambos têm o mesmo peso.

    Faz sentido, não?
    Na minha opinião, a Nintendo/Game Freak deve ter escondido essa e algumas outras histórias mais 'obscuras' de Pokémon, pois não são o tipo de coisa que sirva para o público alvo delas.

    ResponderExcluir
  5. Seria legal um pokemon com essas teorias.
    Aliás o que são Wonder chasrts?Eu posso pegar o mew SEM NENHUM DELES?

    ResponderExcluir
  6. CAMINÃO ABANDONADO? ESSA É NOVA O.o

    ResponderExcluir
  7. Mew nao era Pokemon de evento? Pelo menos no Japao. Nao dava pra conseguir in-game, so ganhando atraves de um evento oficial da Nintendo. Simples assim. Sem nenhum misterio ou teoria complicada.

    Ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  8. Peguei o meu já. :)

    ResponderExcluir
  9. o mew dava pra conseguir desse método, usandoo fly e talz, a própria Nintendo World revelou tres métodos pra captura-lo na edição 65 acho (n me recordo), e eu capturei um na versão yellow em um desses métodos

    ResponderExcluir
  10. que verrugonha!20/12/2010, 19:32

    Eu tenho o yellow de ROM é lá eu capturei o MEW. Alguem sabe algum BUG de pokemon HG ?

    ResponderExcluir
  11. tá escrito o nome de algumas cidades errados como ceruleNA e lEvander, quando o certo é cerulean e lavender

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google