Jogamos

Análise: Art Academy (DS)

Depois de lançados os capítulos da série Art Academy através da loja virtual DSiWare, a Nintendo unifica tudo num cartucho convencional d... (por Rafael Neves em 24/11/2010, via Nintendo Blast)

art3

Depois de lançados os capítulos da série Art Academy através da loja virtual DSiWare, a Nintendo unifica tudo num cartucho convencional de DS. Art Academy pode parecer algo casual e aquele típico jogo para quem nunca jogou video-game, mas, como um jogador que detonou jogos dificílimos e complexos, digo que, apesar de tudo, é um game interessante. Não há nenhum rastro de desafio ou qualquer outra coisa que te faça repetir uma mesma operação seguidas vezes até obter sucesso, a proposta do jogo é outra: ensinar técnicas básicas de desenho e pintura e permitir a criação de obras de arte. Repleto de tutoriais óbvios e dicas feitas para um recém-nascido, é aquele jogo feito para que até mesmo um leigo consiga caprichar de verdade! E o melhor: Art Academy realmente quebra o galho!

Stylus. Sua melhor amiga

ArtchrHá um motivo para Art Academy ter aportado logo no Nintendo DS, e você já deve ter descoberto isso: a tela de toque do aparelho. O portátil consegue captar com exatidão os gestos do jogador através da caneta stylus (ou do dedão mesmo), o que inspirou diversos jogos a usarem a ferramenta de forma criativa. Art Academy consagra-se como mais um dos games deste grupo. O jogo consegue transformar magicamente a stylus em um lápis e um pincel, é só pôr a canetinha na mão e começar a jogar para perceber isso. Mas há algo que infelizmente foi deixado de fora: a captação de pressão. Talvez você não sabia, mas a touch screen do seu DS consegue diferenciar um toque sutil de um toque forte, mas raríssimos jogos utilizam esta funcionalidade, e Art Academy é um game que tem tudo para se apropriar da mecânica de pressão para diferir diferentes espessuras de tracejo, mas não aconteceu. Há diferentes tipos de lápis com diferentes formas de tracejo, o mesmo para a borracha e os pincéis e sua imensidão de cores, o que muitas vezes parece uma forma de contornar a ausência da captação de pressão. O leque de opções é grande, você logo percebe que não é tão fácil escolher entre um lápis 2B ou 2HB, e a diferença não é “apenas uma letra”.

Cada mínimo detalhe que você deseja pôr em suas obras é fruto de uma ferramenta de desenho diferente, logo, são muitas os efeitos que podem ser colocados nas obras de arte. A stylus raras vezes atrapalha as pinturas, vez o outra você precisa virar o DS de lado ou esfolar a mão para cobrir um pequeno detalhe (o que é um problema quando seus dedos ficam na frente do desenho). No mais, a stylus simula muito bem as ferramentas de um artista, e o game prestou atenção a uns pequenos detalhes que fazem toda a diferença como, por exemplo, quando você começa a pintar com o pincel e percebe que a tinta vai ficando fraca, sendo necessário tirar a stylus da tela e fazer outro tracejo, algo muito semelhante a um pincel de verdade. Quando o assunto é desenho, Art Academy tira de letra. Iniciantes podem começar desenhando frutas e árvores, mas aqueles que se comprometem conseguem tirar do jogo pinturas que parecem terem sido feitas com tinta mesmo – e não é exagero!

Casual? Sim! art1

Talvez você já tenha percebido, mas Art Academy é um game voltado para o público que não é gamer, aquele público que definimos como “casual”. Para aqueles  que conseguem aprender sozinhos e rapidamente as ferramentas de jogo, Art Academy torna-se um ateliê de arte, literalmente. No entanto, sabemos que há pessoas que têm dificuldade em desenhar e pintar, logo, o game conta com uma série de tutoriais que ensinam você a tornar-se um verdadeiro pintor, ou pelo menos alguém que entende o mínimo de tipos de lápis, cores e sombreados. Na verdade, o foco do game é justamente estes ensinamentos, como diz o nome do jogo (academia de arte, traduzido). Com a ajuda do professor Vince, você aprende desde como desenhar uma maçã e colocar um sombreado simples nela até técnicas de luz avançadas, contraste, combinação de cores…Não é algo extremamente vasto, mas é tudo muito acessível. Cada mínima dica do professor é muito bem feita, o que ajuda os iniciantes e, às vezes, faz os veteranos se sentirem idiotas.

O interessante é que o game consegue criar uma atmosfera agradável durante os incessantes diálogos do mestre. Eles não são apenas uma pilha de texto, mas algo que vai capturando o interesse do jogador. Vince constantemente faz comparações e ilustra bem suas dicas e macetes a fim de realmente instruir os seus alunos a cerca dos princípios da arte. Tá certo que algumas ordens dele são meio que óbvias como “Selecione tal opção de lápis e prossiga para a próxima lição”, mas cada uma tem um objetivo e, ao fim de tudo, você realmente consegue absorver seus ensinamentos. Também notei uma certa “timidez” do jogo. É algo difícil de explicar, mas, jogando você percebe que Art Academy  pergunta se você quer salvar o jogo a todo o instante e nunca te manda ordens realmente difíceis, como se temesse uma situação desagradável entre jogo e jogador. E todos nós aqui sabemos que, se jogos que fazem você ter vontade de lançar o controle na parede fossem ruins, Super Mario Bros. nunca existiria.

 

A pincelada final

art2Art Academy é um jogo bom. Poderia ter sido melhor? Lógico! Ele possui um conteúdo vasto, são muitas as opções que o jogo oferta e delas é possível tirar obras de arte espetaculares, mas seria ótimo poder disponibilizar as “pinturas” na internet de modo semelhante a Flipnote Studio (DSiWare) ou pelo menos transportar as imagens criadas para um cartão SD. Pintar ou desenhar algo em Art Academy dá trabalho, e o fato do jogo prender as obras dentro de si é uma baita desmotivação para continuar trabalhando em outras criações. Também poderiam ter mais lições avançadas para quem realmente procura se aprofundar nos jogos, como alguém familiarizado com pintura e desenho. Muitos dos ensinamentos são básicos demais e deveriam ir muito além! Mesmo assim, é um jogo essencialmente casual, mas que consegue agradar também jogadores veteranos. A interface do jogo é bonita e os gráficos conseguem reproduzir bem a tinta e o lápis, mesmo com as dificuldades técnicas do DS, mas nada que realmente mereça um grande destaque. A melodia é tocante e calma, o que permite toda a inspiração para começar a pintar, no entanto, também não chega a ser algo fenomenal ou muito acima da média.

A jogabilidade com a stylus é, como dito, quase sempre perfeita, algumas vezes você pode achar que os riscos estão fracos demais, mas é rápido que se acostuma, afinal, é algo feito para realmente simular um lápis ou um pincel. Arte Academy também não tem controle algum sobre o jogador, mesmo que você leia as lições (que chegam a cansar após horas e horas de texto) e pratique, o game não tem como saber como você está se saindo. E o DS mostrou-se muito bem em identificar desenhos, afinal, o recurso já foi usado em games como Brain Age (DS). O por quê de Art Academy não usar essa identificação é um mistério. O veredicto? A compilação dos jogos de DSiWare em um cartucho não difere muito de suas versões originais, logo, não vale a compra se você já os possui em um DSi, mas não deixa de ser um título criativo. Se você quer finalmente perder o bloqueio e o trauma que tem por desenho e pintura, este é o jogo certo, só não espere nada complexo demais!

Art Academy  - DS – Nota Final: 7,5

Gráficos 7,5 | Som 7,5 | Jogabilidade 9,0 | Diversão 8,5


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Já pensou um Art Stylke usando o uDraw Game Tablet da THQ? Seria interessante...

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu quis dizer Art Academy o.O

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor de Deus, comprem uma película antes de jogar esse jogo. Eu joguei ele por menos de duas horas e minha tela touch ficou detonada!

    Mas o jogo é ótimo e imperdível para os fãs de artes, até aqueles que nunca souberam desenhar (como eu) vão aprender muitas coisas boas, recomendadíssimo!

    ResponderExcluir
  4. É lindo demais. Eu tenho o Art Academy First Semester (disponível na DSi Ware). É doido demais. Nessa página no Facebook é possível ver desenhos de várias pessoas!

    http://www.facebook.com/group.php?gid=118870028106

    ResponderExcluir
  5. O Art Academy First Semester tem alguma diferença SIGNIFICANTE em relação a versão do post?

    ResponderExcluir
  6. Quem sabe logo eles criam algum jogo do mesmo porte no Wii, aproveitando o novo tablet e faça a conexão entre o DS/Wii e dê pra fazer algumas coisas obvias que faltaram, como publicar a sua arte e/ou dividir com outros donos de DS.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google