Blast from the Past

Blast from the Past: The Magical Quest Starring Mickey Mouse (SNES)

Com as proximidades do lançamento de Epic Mickey, nada melhor do que resgatar alguns grandes jogos do nosso querido ratinho da Disney. Th... (por Fabiano Naspolini em 24/11/2010, via Nintendo Blast)

box_magical_questCom as proximidades do lançamento de Epic Mickey, nada melhor do que resgatar alguns grandes jogos do nosso querido ratinho da Disney. The Magical Quest Starring Mickey Mouse foi um jogo de plataforma 2D produzido pela Capcom em 1992 ao Super NES. Havia muitos elementos dos games da época, além de outros que remetem a jogos famosos da desenvolvedora (Megaman, por exemplo). A narrativa simples de salvar Pluto das mãos do Imperador Pete trouxe outras continuações, além de ser um jogo rápido e divertido. Os poderes de cada roupa de Mickey é apenas uma pitada da magia encontrada nesta aventura da Disney que vamos conferir!

Salve Pluto das mãos do Imperador Pete

Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00033 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00034 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00039

A história do jogo começa com Mickey e os seus amigos Donald, Pateta e Pluto brincando. O Pateta lança a bola para o camundongo pegar, porém bate na cabeça de Mickey e vai para longe. Pluto se encarrega de buscá-la, todavia não volta mais. O Pateta estranha e vai verificar o que aconteceu com o cão. Mickey fica preocupado, pois nenhum dos dois volta mais e vai procurá-los. Foi nesta busca que acaba caindo em um precipício, iniciando a aventura do jogo.

mickeywizardPelo caminho, ele encontra um feiticeiro que informa que Pluto está sendo mantido prisioneiro de um terrível homem que governa tudo ali: o Imperador Pete. O homem pede para que Mickey desista, visto que o malvado Pete era muito poderoso e tinha forte magia. O nosso ratinho valente não desiste e vai enfrentar se for preciso Pete para ter Pluto de volta. O feiticeiro entende e acaba ajudando Mickey na aventura, avisando-o para seguir as estátuas Pete, visto que elas o levarão ao Castelo deste grande vilão. Também avisa que deixará algumas caixas mágicas pelo caminho para ajudá-lo nesta aventura.

Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00025 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00028 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00030

Após muitos desafios por diversos campos até chegar ao Imperador Pete, Mickey o enfrenta, vencendo-o e salvando Pluto, este começando a lambê-lo todo de felicidade. É nisto que Mickey acorda na sua cama e percebe que, na verdade, era tudo um sonho.

Cenários belos e roupas com poderes especiais

Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00001 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00012 magical-quest-fire

The Magical Quest Starring Mickey Mouse tem controles de jogo bem simples: um botão para pular, outro para pegar objetos e o último para trocar de roupa. Para um controle de Super Nintendo com 6 botões (desconsidere select e start), são comandos bem simples. Há um sistema de pontuação e registro de recordes, além de um tempo limite de conclusão de cada fase.

Um dos recursos mais interessantes ao personagem Mickey são as roupas que ele ganha ao longo do caminho. São 3 tipos:

Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00009 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00017 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00019

  • Turbante (ganha na 2ª fase): esta roupa deixa soltar poderes mágicos (inclusive podem ser carregados ao segurar o botão de tiro à Megaman), além de poder nadar embaixo d´água sem morrer afogado. Em algumas partes do jogo, os tiros dados em um tapete, fazem com que ele vire um tapete mágico. As magias lançadas são limitadas e podem ser recarregadas com as lâmpadas mágicas;
  • Bombeiro (3ª fase): permite usar a mangueira de água como arma, apagando fogo e inimigos deste mesmo tipo. Em algumas partes, ajuda a empurrar objetos ou a criar plataformas de gelo para que se possa subir nelas. Existe também limite de uso, recarregando com os hidrantes;
  • Alpinista (4ª fase): com ele, Mickey podia escalar alguns lugares, pendurar-se para balançar e ir de um lugar a outro, além de alcançar objetos longes ou roubar escudos de guardas. O direcionamento da garra você tinha controle com o direcional.

Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00006Ao todo são seis fases, todas com temáticas diferentes e uma beleza de cenários incrível. Cada nível possuía de 3 a 4 partes, sendo que continha subchefões e chefões finais, a maior parte diversas formas de Pete. A primeira fase serve mais para um treinamento. Da segunda a quarta fase, são todos níveis que permitem que você use as capacidades de cada roupa. Já as últimas, deixam o jogador livre para usar qual a melhor roupa para cada momento, assim permitindo uma partida bem mais interessante de acordo com a estratégia de cada um. Havia também em cada fase portas secretas, onde se conseguia caixas escondidas com diversas frutas, moedas, ou seja, mais pontos ao jogador.

Você pode ver com detalhes cada nível aqui (basta clicar no link, escolher a fase que deseja ver e ir clicando na imagem para dar zoom):

Fases de The Magical Quest Starring Mickey Mouse

Os subchefões (alguns nomes adaptei sob a minha percepção):

subchefao Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00013 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00016

  • Morcego: ele voa por todo o ambiente, depois dando um rasante e ficando de ponta cabeça na árvore. Assim, ele solta morceguinhos contra Mickey e repete os seus movimentos;
  • Havaiano: monstro preso a uma mola que pula de um lado para o outro para te atacar. Além disto, solta alguns espinhos em alguns momentos;
  • Demônio: pula de um lado para o outro, porém em alguns momentos martela o chão. Este ato faz com que, onde Mickey esteja no momento, eleve-se em direção aos espinhos.

Os chefões (alguns nomes adaptei sob a minha percepção):

magical_boss Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00014 

  • Cobra: ela ataca vindo em sua direção, além de dar golpes com o rabo. A cada acerto na cabeça, perde parte da cauda;
  • Aranha: solta teias de ataque, além de andar por todo o lado para te atacar. A limitação das plataformas também ajuda na dificuldade com este chefão. Para vencê-lo, acertar a cabeça é também a parte vulnerável;

Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00018 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00020 

  • Fornalha: lança fogo o tempo todo pela boca, deixando as plataformas atingidas em chamas. Mickey precisa apagar o chefão, mantendo o máximo possível de tempo a mangueira de água atingindo o inimigo. Com isto, a cor dele vai mudando para um azul até que ele morre;
  • Pássaro: dá rasantes, momento onde você precisa ficar pendurado com a garra para não cair dali de cima. Além disto, aparece em alguns momentos para jogar ataques com seu ovo: pode sair dele seus filhotes para te atacar ou a clara e gema para o mesmo objetivo. O jogador precisa pegar o ovo, antes que ele quebre, lançando-o contra o inimigo;

Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00022 Magical Quest Starring Mickey Mouse, The (E)_00024

  • Patinador: ele fica fazendo manobras de patinação na pista, em alguns momentos, voltando para cima de uma das plataformas. Além disto, solta bolas de gelo contra o jogador. O ponto fraco dele é acertar na cabeça;
  • Imperador Pete: utiliza magias que podem gerar inimigos de fogo, plataformas das paredes que ganham vida ou fogos azuis que vem do chão para atacar Mickey. O ponto fraco dele (como quase todos) é acertar na cabeça.

Aventura mágica junto com seus amigos

magical-quest-tomatoAlém de um trilha sonora suave e bem coerente com os cenários, The Magical Quest traz também um modo 2 Player. Assim, você pode jogar com o seu amigo, só que um de cada vez, não simultâneo ainda. Dependendo da habilidade do seu companheiro de partida, pode ser um pouco chato, mas isto foi corrigido em outras versões de The Magical Quest.

Também é possível jogar em três níveis de dificuldade, aumentando o desafio, caso já tenha vencido nos modos mais fáceis. O hard é o modo mais interessante de jogar, na minha opinião. Easy e normal nem dão para o cheiro.

Uma curiosidade é que esta versão do jogo ganhou outra ao Gameboy Advance, porém agora você poderia jogar com a Minnie também.

opening_magical_questThe Magical Quest Starring Mickey Mouse foi um jogo de Super Nintendo com temática Disney que chamou a atenção. Um dos fatores de sucesso atribuo a diversidade de roupas e funcionalidades, além do design de níveis e seus respectivos chefões. O envolvimento da Capcom no jogo também traz jogos muito bons, tanto que vários games inesquecíveis da Disney foram produzidos por eles. A nossa expectativa é que Epic Mickey consiga também atingir este sucesso dos jogos antes produzidos pela Capcom. Mas muito em breve saberemos. Enquanto isto, aproveite e jogue este clássico Disney ao seu Super NES.


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. E o produtor do Epic Mickey ainda disse que o rato nunca teve um jogo à altuta :s ...até parece ...a série Magical Quest é muito fod** !!

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse jogo é demais! Que saudade...

    ResponderExcluir
  3. Adoro este jogo. Ele é um pouco fácil, mas, acho que até isso faz parte do charme dele.

    ResponderExcluir
  4. Os jogos de mickey pro SNES eram PERFEITOS!

    ResponderExcluir
  5. Excelente mesmo.
    que epic mickey seja tudo isso que estao falando.
    rsrs

    ResponderExcluir
  6. Realmente, um jogo muito bom para a época: gráficos muito bonitos e músicas legais. Sem contar a diversão, e aluguei ele várias vezes rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Tinha um do Mickey que eu tinha um pouco de medo quando criança que tinha um mapa que era voce no navio com o mickey pilotando. Daí tinha outro que tinha varios balde de tinta que dava pra se misturarem, alguma coisa assim.

    ResponderExcluir
  8. Thyago Américo26/04/2011, 15:52

    acho que é o mickey Mania Dani, o mickey mania é uma edição comemorativa de tantos anos do mickey, em que vc vai avançando nas fases e o design vai melhorando; suei pra zerar aquilo a fase do doutor e do fantasma eram muito chatas. Mas voltando, Magical quest é legal o mais bacana é o três que tem o Donals sendo as roupas dele e do mickey diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Thyago Américo26/04/2011, 15:54

    o de mega drive world of Illusions tambem é perfeito

    ResponderExcluir
  10. Nossa...véio!Esse foi um dos primeiros jogos de SNES que joguei,com seis aninhos!Nostalgia total,eu amo esse jogo!Mas não conseguia passar do segundo mundo sem meu pai hahaha!

    ResponderExcluir
  11. zerei esse jogo com 7 anos e achei um pouco dificil,mas gostei mas do 2 q tinha a minnie e o 3 q tinha o donald,ou seja as serie do mickei na quela epoca erao muito show!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google