Jogamos

Análise: Resident Evil Deadly Silence (DS)

Em maio de 1998 o Departamento de Polícia de Raccoon City ( RPD , do inglês Raccoon City Police Department ) recebe informações de estranho... (por Rodrigo Estevam em 25/02/2011, via Nintendo Blast)

Resident Evil Deadly Silence Em maio de 1998 o Departamento de Polícia de Raccoon City (RPD, do inglês Raccoon City Police Department) recebe informações de estranhos acontecimentos nos arredores de Arklay Mountains. Além de pessoas desaparecendo nas florestas, bizarros casos de homicídios canibais vêm sendo reportados naquela região. Os meses foram passando e os incidentes perduraram. Com a situação fora de controle, o RPD decide enviar seu Serviço Especial de Táticas e Resgate, conhecido como S.T.A.R.S. (do inglês Special Tatics And Rescue Service) para investigar o local. O primeiro grupo enviado, conhecido como Bravo Team, sofre problemas técnicos em seu helicóptero e faz um pouso forçado, além de perderem a comunicação com sua base. É enviado, então, o Alpha Team para efetuar o resgate da primeira equipe. Eles encontram o helicóptero danificado, mas sem sinal de qualquer membro do Bravo Team. Nenhum membro inteiro, pelo menos.

O Bendito Hóspede Maldito


Resident Evil Deadly SilenceNo ano de 1996 a Capcom lançava para PSOne um título que viria a se tornar uma de suas mais fortes franquias: Resident Evil. Seguindo o estilo de jogo de Alone in the Dark, o hoje famoso survival horror (horror de sobrevivência), Resident Evil colocava o jogador na pele de dois personagens principais que deviam investigar estranhos acontecimentos em uma cidadezinha do centro-oeste dos Estados Unidos enquanto lutavam para sobreviver aos mais diversos tipos de criaturas letais. Dez anos depois, em 7 de fevereiro de 2006, chegava às lojas norte-americanas Resident Evil: Deadly Silence, um port do jogo original, para Nintendo DS.

A versão para DS trouxe algumas novidades em relação ao original. Agora, além da versão clássica do jogo é possível também jogar o modo Rebirth, que faz melhor uso dos recursos técnicos do portátil da Nintendo. Além disso, um modo multiplayer para até quatro jogadores foi adicionado (porém requer um cartucho do jogo para cada DS conectado). Um ponto positivo dessa versão para DS é que tanto a introdução em live-action (ou seja, com atores reais) quanto a dublagem original foram mantidas. É impagável ver a clássica introdução com cara de Filme B de terror e ouvir frases como “You were almost a Jill Sandwich!” (algo como “Você quase virou um Sanduíche de Jill!”).


Resident Evil à moda antiga


Zumbi O Classic Mode traz praticamente o mesmo jogo lançado para PSOne em 1996. Poucas alterações foram feitas, mas dentre as novidades está o comando de giro do personagem em 180º (adicionado à franquia somente em Resident Evil 3), além das ligeiras melhorias gráficas. Mesma história, mesmos puzzles, mesmos inimigos. A ação se passa na tela de baixo e a tela superior exibe frequentemente o mapa do jogo. Os menus são os mesmos, a limitação de slots para itens também se faz presente. Os escassos Ink Ribbons, que contém a tinta usada nas máquinas de escrever (que por sua vez funcionam como os Save Points do jogo) também estão lá, infelizmente. Tela de toque, aqui, não tem muita utilidade.

Um clássico renascido


No modo Rebirth o jogo aproveita um pouco mais do que o DS tem para oferecer. A história do jogo permanece a mesma, com a diferença de que agora você tem acesso a bem mais munição e ervas (os itens de cura do jogo) do que no modo clássico. Mas não pense que mais munição é sinônimo de maior facilidade; se você tem mais balas é porque vai ter bem mais no que atirar. Esse acesso facilitado a munição e cura tira um pouco o foco do jogo do gênero survival horror e o leva a ser quase um modo action.

Diferente do Classic Mode, aqui a touchscreen tem um papel bem mais importante: vários puzzles, agora, só podem ser resolvidos com o uso da Stylus. Além disso, por vezes, ao mudar de cenário, o jogo passa a ter uma perspectiva em primeira pessoa e a única arma que você pode usar é sua faca. Deslize a caneta pela tela para efetuar um corte, ou dê um simples toque para perfurar os mais diversos tipos de criaturas que venham a lhe atacar. Durante essas sequências é possível também utilizar o microfone do DS; quando algum zumbi resolver que você é um ótimo alvo para seu vômito, basta soprar o microfone para devolver o nojento líquido para o morto-vivo.

Um dos puzzles que faz uso da Stylus Sequência em primeira pessoa


Sobrevivendo em equipe


CerberusDeadly Silence traz ainda, como dito anteriormente, um modo multiplayer para até quatro jogadores simultâneos, onde cada um dos doze membros dos dois grupos da S.T.A.R.S. podem ser selecionados. Inicialmente apenas alguns estão liberados, sendo os demais destraváveis. Neste modo, os jogadores se unem para derrotar a maior quantidade possível de zumbis e monstros de todo tipo em quatro cenários diferentes. O problema aqui é que, provavelmente devido ao hardware limitado do DS, não é possível visualizar seus companheiros na sua tela; os demais jogadores são representados por estrelas coloridas que se movem pelo cenário. Além disso, muitas vezes os monstros estão em pontos diferentes do ambiente em cada portátil. Enfim, é estranho mas não atrapalha tanto, o modo para multijogadores é bastante divertido.

As estrelas


Conheça os principais membros da S.T.A.R.S. presentes  no jogo:
  • Chris Redfield
Ex-piloto da Força Aérea Americana, Chris é um dos membros do Alpha Team e um dos personagens principais do jogo. Após sua expulsão da corporação, é convidado por Barry a se juntar à S.T.A.R.S., onde trabalha ao lado de Jill sob as ordens de Wesker. Apesar de mais forte e resistente,  Chris tem apenas seis Slots para itens em seu inventário.
  • Jill Valentine
A mestra dos arrombamentos é também a especialista em mecânica do Alpha Team, além de ser extremamente inteligente. É, ao lado de Chris, a protagonista do jogo. Pode carregar até oito tipos diferentes de itens em seu inventário, além de sempre levar consigo seu lockpick, mas é mais fraca e menos resistente que seu companheiro.
  • Rebecca Chambers
A jovem especialista em primeiros socorros do Bravo Team se vê em risco de morte já em sua primeira missão. Começou com o pé esquerdo, hein.

Chris RedfieldJill ValentineRebecca Chambers 
  • Barry Burton
Sempre acompanhado de sua Colt Magnum, Barry, um ex-membro da SWAT e atual membro do Alpha Team, recrutou Chris e deu a Jill seu famoso lockpick. É extremamente leal à sua família.
  • Albert Wesker
Líder do Alpha Team, grupo enviado para resgatar a equipe Bravo em Arklay Mountains. É um homem frio e calculista, envolto em mistérios, faz de tudo para que seus objetivos sejam alcançados.

Bom, porém datado


Resident Evil Deadly Silence Deadly Silence, apesar de bem portado para o DS, perde um pouco de seu brilho tanto pelo fraco hardware do portátil quanto pelo fato de ser um jogo com mais de 10 anos de idade com uma fórmula batida. O jogo pode ter sido inovador anos atrás, mas hoje ostenta aquela aparência de game velho. Além disso, a falta de melhorias nos menus (e na integração do menu principal com os baús de itens), a baixíssima qualidade dos vídeos in-game (muitas vezes mal dá pra saber o que está acontecendo na cena) e os sons muito baixos graças às limitações do DS são pontos fracos que não podem ser ignorados. É um ótimo jogo, mas que poderia ter sido muito melhor se tivesse recebido uma atenção mais especial. Ainda assim é um título recomendado tanto para aqueles mais saudosistas (principalmente os que odiaram a mudança de jogabilidade instaurada a partir do quarto game da série principal) quanto para os que têm curiosidade de saber como tudo começou.
Resident Evil: Deadly Silence – Nintendo DS – Nota Final: 7,0
Gráficos: 7,0 | Som: 6,5 | Jogabilidade: 7,5 | Diversão: 8,0

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Olha só, conseguiu escrever a review. UEAHUEAHEUAHEUAHUE

    Ficou muito boa... como disse, jogaria, se não fosse jogar o remake do 1 para GC/Wii. *-*

    ResponderExcluir
  2. E DNS, confira a analise do Remake se não viu ainda.

    http://www.nintendoblast.com.br/2009/05/analise-resident-evil-wii.html

    Destaque por George Lucas Goulart GIGALOL

    ResponderExcluir
  3. Ah, e boa analise Rodrigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Otima analise, Otimo Game!
    Jah perdi a conta de quantas vzs jah zerei essa perola!

    ResponderExcluir
  5. Pq vcs não fazem uma analise de alone the dark pro wii????

    ResponderExcluir
  6. @zidane
    Já temos uma análise de Alone in the Dark (Wii) no site! Dê uma olhada: http://www.nintendoblast.com.br/2009/04/analise-alone-in-dark-wii.html

    ResponderExcluir
  7. Uow! Redator perfeito para o review! Muito legal, Rodrigo.
    Principalmente resumindo a trama, que é exemplar nos games.

    Só vale lembrar que esse foi um dos primeiros bons títulos do DS, onde niguém sabia ao certo como implementar CGs, no garoto prodígio... (Ou mesmo esse detalhe do multiplayer.)
    Vendo os jogos dos ultimos 3 anos, fica claro que não da para culpar o hardware do portátil, sobre as limitações dos primeiros jogos, concorda? =P

    O legal de saber isso, é imaginar: Se a CAPCOM e KONAMI já mostraram qualidade no que fizeram de primeira para o 3DS com Revelations e Metal Gear Naked Sample, vamos nos surpreender com os jogos após o 2~3 anos de vida do portátil. x3

    ResponderExcluir
  8. HOHOHO bela análise, de um jogo mto bom por sinal, Resident Evil é uma série em decadencia, foi bom ter o primeiro e o mais clássico RE pro portatil

    ResponderExcluir
  9. esse jogo é ótimo.
    joguei ele ha muito tempo atrás no velho PSone e ha alguns meses visitei aquela mansão sombria outra vez nas telas do meu DS.
    Um game perfeito, apesar de todas as falhas e limitações, mas da de 10 a 0 nas ultimas versoes.
    tomara que a Capcom possa retomar as origens em breve.
    valeu Rodrigo, mto boa analise.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google