Vem aí

Prévia: Okamiden (DS)

Em 2008, o Wii recebeu uma versão do belíssimo action-adventure Okami , que saiu originalmente para PlayStation 2. O console da Nintendo pa... (por Paula Travancas em 11/02/2011, via Nintendo Blast)

OkamidenEm 2008, o Wii recebeu uma versão do belíssimo action-adventure Okami, que saiu originalmente para PlayStation 2. O console da Nintendo parecia a plataforma ideal para o título, cuja principal mecânica de jogo é o Celestial Brush, que requer que o jogador use o controle como um pincel para lutar e alterar o mundo ao seu redor. No entanto, Okami teve no Wii o mesmo desempenho que tivera no console da Sony: foi sucesso de crítica mas as vendas foram modestas. Apesar da aparente falta de justificativa comercial para uma continuação, em 2009 a Famitsu revelou que Okami ganharia uma sequência para Nintendo DS.

Parceiros, até que a vida nos separe


OkamidenOkamiden se passa nove meses após os eventos do jogo original. Um novo mal se alastra pela terra de Nippon, um mundo que remete ao Japão de tempos remotos, povoado por criaturas saídas de mitos e lendas xintoístas. Sakuya, uma espécie de espírito da floresta, tenta invocar novamente Amaterasu, a Deusa do Sol e protagonista de Okami, para lutar contra os poderes das trevas. Qual não é a sua surpresa quando quem aparece não é a grande loba branca e sim seu filhote, Chibiterasu (ainda não há confirmação se é um “ele” ou uma “ela”). Mesmo possuindo muitas das habilidades da mãe, Chibi ainda é uma criança e, portanto, contará com a ajuda de parceiros igualmente jovens em sua jornada.

A jogabilidade de Okamiden será bastante parecida com a de Okami e obviamente usaremos a stylus como Pincel Celestial, que possui aqui uma precisão bem maior que no Wii. Segurar L ou R faz com que a imagem da tela de cima, que é onde acontece a ação, desça para a tela de toque (que normalmente mostra o mapa) e ganha um aspecto de pergaminho. É aí que se pode interagir com o ambiente desenhando linhas: os poderes do Celestial Brush vão desde reviver uma árvore seca até reconstruir uma ponte e, especialmente, atacar inimigos depois de deixá-los vulneráveis com golpes corpo a corpo. Para aprender novas técnicas com o pincel, é preciso visitar cidades espalhadas por Nippon. Um detalhe interessante é que, dependendo de quanto tempo se pressiona a caneta, um traço mais fino ou mais grosso é criado, dando a sensação de que realmente estamos pintando.

OkamidenO grande diferencial do novo jogo será o sistema de parceiros. Chibiterasu conhecerá crianças com poderes especiais que o ajudarão de diversas maneiras. Ao longo de sua jornada, ele se juntará a Kuni, filho de Susano e Kushi (personagens importantes de Okami); Nanami, uma jovem sereia que ajudará Chibi nas fases de água, já que ele não sabe nadar; Kagu, famosa atriz mirim que enxerga espíritos; Kurow, um garoto loiro que usa sua flauta para causar danos nos monstros e Manpuku, um menino gordinho que tem o cabelo literalmente pegando fogo. Normalmente, o lobinho serve de montaria para o amigo (nem sempre) humano, que o auxilia com suas habilidade únicas, tanto na batalha quanto fora dela. Há também partes da aventura em que o companheiro de Chibiterasu terá de ser controlado separadamente pelo jogador (traçando o caminho a ser percorrido pelo parceiro com a stylus) para acessar áreas em que o lobo não consegue chegar e assim resolver puzzles.

OkamidenOkamiden

Já se sabe que só um parceiro estará disponível em cada parte do jogo. Ou seja, não há a opção de trocar livremente entre os ajudantes de Chibi. Teremos que aprender a conhecer novos amigos e dizer adeus aos que seguem outros caminhos. Assim como o companheirismo, a separação também será um tema muito presente em Okamiden, como disse o diretor do jogo, que revelou também que haverá pelo menos uma morte de personagem importante que mexerá com a emoção do jogador.

Aventura menor, fofura maior


OkamidenInfelizmente, a característica mais marcante de Okami, os gráficos estonteantes inspirados em técnicas de pintura do Japão antigo, perde bastante a qualidade quando reduzida às telinhas do DS, mas ainda assim o jogo mantém sua elegância própria. O combate foi simplificado e o mundo do jogo é exatamente igual ao de Okami, mas há certas áreas que estarão permanentemente bloqueadas no jogo de DS, tornando o mapa bem menor. A única coisa cuja diminuição em relação ao original não podemos reclamar é o personagem principal, pois não há como não achar o lobinho Chibiterasu no mínimo adorável (e no máximo extremamente fofo), a menos que você seja a menina que afoga filhotinhos no lago.

O que parece um pouco estranho é o fato de o jogo não estar chegando no novo portátil da Nintendo e sim como um dos últimos sopros de vida do DS. A situação se torna quase um elefante branco (e preto) na sala quando somamos ao lançamento próximo do aguardadíssimo 3DS o monstruoso Pokémon Black & White. Esperamos que mesmo com toda essa competição de peso, a maldição que assola o mundo de Nippon não se traduza para a vida real e faça com que Okamiden tenha um desempenho fraco nas vendas como as duas versões de seu predecessor.

Chibiterasu, de OkamidenMaldições à parte, Okamiden é em sua essência o mesmo que Okami, embalado para DS. Mesmo sem contar com o impacto e grandiosidade do original, com certeza esse será um daqueles jogos dos quais vale a pena ter uma cópia para chamar de sua e deve agradar tanto aos fãs do original quanto à enorme quantidade de pessoas que nunca ouviu falar dessa pérola esquecida. Okamiden foi lançado no Japão em setembro de 2010 (com direito até a edição de colecionador cheia de extras) e chega às Américas dia 15 de março de 2011. Se seu coração não for de pedra, aguarde para tê-lo derretido pelo lobinho branco Chibiterasu e seus amigos.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Okamiden sera um game muito bom.
    Quem sabe depedendo da aceitação do game, ele não venha a ganhar uma versão para o 3DS. É cedo para dizer. Mais seria legal.

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  2. Muito ousado criar um game de ação 3D em um portátil fraco em 3D. Merece uma olhada, ótima prévia!

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  3. Esse deve ser o último lançamento de peso pro DS.

    @Rafael
    o DS já tem um título de ação 3D muito bom, o Ninja Gaiden.

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  4. Sim, Ninja Gaiden é muito bom! E bota ai Kingdom Hearts, Zelda...

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  5. Parabéns pela prévia Paula. Você vem fazendo ótimos textos, parabéns!

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  6. Okami de PS2 é o melhor jogo de ação-aventura que eu já joguei nesses meus 16 anos ds vida...
    Espero que OKAIDEN seja tão bom quanto o título anterior.

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  7. Okami do PS2, que foi o que eu joguei, foi brilhante. Acho que demorei umas 45 horas para descobrir todos os segredos do jogo. Costumo dizer que o rabo da Amaterasu é o pincel dela, mas tem gente que não acredita nisso rs XD

    Okamiden tem de tudo para dar certo no DS. É melhor do rabiscar uma tela do que mover alavancar analógicas e desenhar no ar. Como a Paula disse, tomara que o Pokémon não oculte o game.

    Agora, afogar filhotinhos num lago? pra que tanta violência!? rs

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  8. To louco pra jogar esse, eu zerei o do PS2 quase 3 vezes, 1ª zerei normal, a 2ª zerei 100%, e a 3ª eu estava fazendo um speedrun mas ae eu vendi os PS2 pra comprar o wii.

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  9. jogei okami no ps2 depois no wii zerei ambos com 100% pra mim só perde pra zelda será que tem chance de um okami 2 no wii

    vou mandar um zilhão de emails pra capcom

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  10. Puts eu tava zerando no PS2 mas vendi o game e guardei o jogo que tenho até hoje *-* mas agora que comprei o Wii vo zera pra pode joga Okamiden \o/

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  11. Eu acho que o pincel é o pincel do Issun...

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