Da metade da década de 1990 até 2002, o mundo teve o privilégio de ver uma dupla que encantou a todos. Não, nós não estamos falando de Romário e Bebeto e nem de Sandy e Júnior, e sim da Nintendo e de sua subsidiária Rareware, que criou pérolas como a série Donkey Kong Country para Super Nintendo, Banjo-Kazooie, Perfect Dark e o destaque do Blast from the Past de hoje, GoldenEye 007 do Nintendo 64.
Dossiê GoldenEye

GoldenEye era baseado no filme homônimo que havia estreado nos cinemas em 1995 e jogos que retratam obras das telonas sempre tinham futuro incerto. E a Rare deu um tiro certeiro: o game seria em primeira pessoa, seguiria o roteiro do filme e teria fases bônus. Mas o almejo da Rare era maior, já que ela queria utilizar todos os Bonds que haviam passado pelos cinemas antes de Pierce Brosnan (Sean Connery, Roger Moore e Timothy Dalton) no multiplayer, porém teve problemas contratuais e cancelou, juntamente com uma fase inédita para esse modo. Muitos veículos, armas e personagens foram inutilizados no jogo e alguns destes aparecem no modo para quatro jogadores. Outro detalhe interessante está logo na primeira fase do game chamada Dam, e que é possível observar, se o jogador estiver sobre uma das guaritas antes de pular da barragem. Com o uso da sniper, dava para ver uma ilha ao longe que era para ser acessada com um barco que foi retirado antes do game ser lançado. Não se sabe a razão desse cancelamento, mas com todos esses detalhes era possível perceber que o desejo da Rare era fazer um game perfeito.
Meu nome é Bond. “Bond” mais!
GoldenEye 007 incorporou diversas mecânicas interessantes. Por exemplo, o botão Z do controle do N64 finalmente recebia o destaque que tanto falavam, já que possuía o formato de gatilho. Além disso, era possível fechar e abrir portas, vidros estilhaçavam quando se atirava neles, marcas de tiros ficavam nas paredes e manchas de sangue apareciam ao se acertar um inimigo. E por falar nos inimigos, a Inteligência Artificial não era lá muito esperta. Os soldados quando viam o jogador por trás de algum vidro, ao invés de atirar direto, eles davam a volta para acertá-lo, e se Bond não estivesse de frente para alguma escada, os guardas desciam ou subiam para atingí-lo. Porém, outras ações deles eram surpreendentes, pois alguns jogavam granadas contra o agente e outros corriam para tocar os alarmes.
Havia três dificuldades iniciais: Agent, com poucas missões, um maior número de munição e inimigos fracos; a Secret Agent, onde o jogador encontrava poucos coletes à prova de balas pela fase, além de ter mais missões; e 00 Agent, no qual o número de balas era menor, não havia coletes para auxiliar o jogador, os inimigos tinham uma vida maior e algumas fases tinham limite de tempo para ser completadas. Após completar as missões no nível 00 Agent, era liberada a dificuldade 007, no qual o jogador podia modificar as opções do jogo como a própria energia e a inteligência dos guardas. Mas até mesmo no nível mais fácil o jogo era desafiante, pois caso o jogador morresse durante a missão, teria que começar a fase do início, já que não havia checkpoints.
O menu de pausa era acessado pelo versátil relógio, onde você podia modificar as configurações do controle, consultar a sua energia – que não aumentava - observar as missões, trocar de armas, e ainda tinha laser e imã para pegar objetos como armas, facas e chaves em fases específicas. Os diversos bugs que existiam, como por exemplo, matar soldados através da parede (se eles estivessem próximos demais de portas fechadas), e as "armas flutuantes" de certas fases, deram um charme especial ao game. Também havia cheats em GoldenEye, onde o jogador podia pressionar diferentes sequências de botões ou completar as missões dentro de um limite de tempo em determinada dificuldade e acessá-los pelo menu. Entre os principais destacavam-se a invencibilidade, invisibilidade, todas as armas, munição máxima e até um DK (Donkey Kong) Mode, onde todos os personagens ficavam cabeçudos e com braços que encostavam no chão.
O single player era ótimo, mas nada se comparava ao multiplayer para até quatro jogadores. Eram doze áreas diferentes para se divertir e era permitido escolher vários personagens do game, dos principais aos inimigos do modo single player. Também tinham vários modos e alguns se destacavam, como por exemplo, o Deathmatch (o mata-mata), o The Man With Golden Gun (onde tem uma pistola dourada no cenário), o Licence to Kill (cada personagem morre com um tiro) e até o curioso The Living Daylights (capture a bandeira).
Passeando pelas missões
As fases impressionavam pelos detalhes e variedades que não enjoavam. Por exemplo, quando câmeras viam o jogador, o alarme disparava e soldados começavam a aparecer, e quando se atirava em objetos como caixas, computadores e mesas, eles explodiam. Com um tiro certeiro era possível tirar as boinas dos guardas e o jogador podia até mesmo se agachar e pular. Como as missões se destacavam, relembre as principais fases de um dos melhores shooters de todos os tempos:
- Dam
- Facility
- Surface
- Bunker
- Frigate
- Statue Park
- Streets
- Train
- Jungle
- Control Center
- Aztec Complex
- Egyptian Temple
Missão Completa
GoldenEye 007 vendeu mais de oito milhões de cópias sendo um dos maiores sucessos do Nintendo 64. É uma pena que não é possível jogá-lo no Wii, já que a Rare não liberou o game para a Big N disponibilizar no Virtual Console. Atualmente o estúdio pertence à Microsoft, que o comprou da gigante japonesa por aproximadamente 375 milhões de dólares em 2002, e por isso, o máximo que se pode fazer é arranjar o cartucho e jogá-lo no antigo console ou aproveitar a nova versão exclusiva do Wii, lançada no final de 2010. Então, o que todos podem fazer é fechar os olhos e sonhar com os bons tempos do game... Pensando bem, essa não é uma boa ideia. O melhor a fazer é ficar atento e atirar em qualquer inimigo que passar por aí.
Jogando 007 GoldenEye para Wii percebi o quanto ele era soberbo no N64. #Saudades
ResponderExcluirAinda nem joguei este jogo, parece bom, quem sabe eu jogue ele.
ResponderExcluirA RARE fazia bons jogos naquele tempo, por que a Microsoft comprou a RARE? Bom agora temos a Retro Studios que é quase uma RARE.
prefiro o perfect dark 64, os movimentos, as armas e o grafico são bem melhores q 007 GoldenEye
ResponderExcluirMelhor FPS de todos os tempos.
ResponderExcluirConcordo...
ResponderExcluirA Retro está hoje para a Nintendo o que a Rare foi no passado...
(Vide Metroid Prime Trilogy e Donkey Kong Country Returns)...
Mas é uma pena não ter mais a Rare... Se bem que atualmente ela anda muito esquecida... Não se ouve mais falar dela (apesar de estar ligada com a produção do Kinect)...
tenho o 007 de wii e realmente apesar do jogo ter ficado otimo, bateu uma saudade do original ate pq esse de wii nao é bem um remake e eu comprei achando q era.
ResponderExcluirNunca joguei o 007 pra N64 mas deve ser tao bom qnto akele q tinha pra PS1
ResponderExcluirJoguem!
ResponderExcluirSó isso e joguem no modo multiplayer com 4 controles!
Gastei muuiiiita grana na locadora jogando esse aqui. Nossa! Nostálgico e insubstituível!
ResponderExcluirnintendo recriem zelda ocarina of time para nintendo wii
ResponderExcluirmeu i-mail é gabrielpardinho123@hotmail.com
melhor jogo de tiro pra n64 pra mim melhor que perfect dark!!!!!!! tenho o cartucho desde 4 anos...e agora eu ja tenho 17 anos
ResponderExcluirTa louco Daniel? e esses anônimos, um pior que o outro.
ResponderExcluir@daniel yasunaka isso foi uma heresia!
ResponderExcluircara, eu tenho orgulho de ter esse jogo original, na caixa, com manual em português e tudo o que tem direito! esse com certeza foi o jogo que eu mais joguei na vida! Saudade dos multiplayers de final de semana, reunindo a galera, comendo pizza com refri a madrugada inteira!! Só quem fez isso sabe do que eu to falando!! Top 3 dos games de todos os tempos, fácil fácil!
ResponderExcluirGoldenEye.....Pra mim este é o game de FPS definitivo.
ResponderExcluirMelhor até que o propio filme. Jogo até hoje, muito bom.
Tô jogando aqui, mas não consigo passar da fase "Bunker"
ResponderExcluirApós fotografar o comnputador central eu não sei como copiar a GoldenEye. Alguém aí sabe como?
Meu facebook é: www.facebook.com/ThiagoSafadao e meu twitter é @ThiagoSafadao
Eu quero saber como fasso pra passar no modo 007????
ResponderExcluir