Blast from the Past

Blast from the Past: Hey You, Pikachu! (N64)

Hey You, Pikachu! foi uma das primeiras tentativas da Nintendo de implementar reconhecimento de voz em seus jogos. Os jogadores precisam cu... (por Felipe Antunes em 15/03/2011, via Nintendo Blast)

Hey_You,_Pikachu!_CoverartHey You, Pikachu! foi uma das primeiras tentativas da Nintendo de implementar reconhecimento de voz em seus jogos. Os jogadores precisam cuidar de um Pikachu selvagem levando-o em aventuras como: encontrar os ingredientes para a sopa do Bulbasaur, cuidar de filhotes de Caterpie ou apenas brincar com Pikachu. Mas o elemento principal era você ser capaz de ensinar comandos de voz para o ratinho amarelo. Porém, o microfone utilizado (o VRU) era adaptado para o tom de voz das crianças, isso combinado com uma câmera e controles ruins e um preço de US$79 foi mais que suficiente para impedir a popularização do jogo, fazendo com que somente os jogadores mais hardcore e fãs da série adquirissem o game.

Pikachu como bichinho virtual


imagesA Nintendo sempre inova em seus super lançamentos. Em 1998 foi a vez de começar a trabalhar com o reconhecimento de voz. Nesse ano, a Nintendo lançou no Japão o jogo Hey You, Pikachu! um dos primeiros jogos com essa tecnologia. Para tal, era acoplado ao controle do Nintendo 64 um microfone, o VRU, que era usado para a comunicação entre o jogador e o game.

E nada melhor do que tentar algo inovador com o Pokémon mais conhecido do mundo, o Pikachu. No jogo você era capaz de cuidar de seu próprio Pikachu, ensiná-lo os comandos de voz e treiná-lo, como se fosse um monstrinho de verdade! Dois anos depois, foi a vez dos estadunidenses testarem o game. Hey You, Pikachu! chegou na América do Norte em novembro de 2000.

Jogabilidade


Hey_You_PikachuAo começar, sua mãe lhe entrega um dispositivo portátil, o “PokéHelper” que lê seus sentimentos e transporta para seu Pokémon, e o lembra que você tem um teste com o Professor Oak. Quando você conhece o professor, ele te apresenta um Pokémon e lhe diz para falar com ele até que ele perceba que é você, basicamente pressionando o botão Z e falando no microfone. Sua fala vai até Pikachu em forma de bolhas que estouram ao contato com Pikachu e ele pode lhe entender. É só dizer várias vezes "Hey Pikachu! Come over here!" que logo Pikachu entenderá que é você que está falando com ele. E assim vai até terminar o dia, quando você volta pra sua casa para dormir e guardar o jogo.

images2Porém, ao longo do jogo, você nota como o reconhecimento de voz é primitivo e limitado. Muitas vezes basta dizer alguma asneira no microfone para Pikachu fazer algo na tela. Todos os dias, você acorda e vai de encontro ao Pikachu para ensiná-lo algo novo, como pegar e atirar objetos ou até mesmo pescar. E não se preocupe, o Professor Oak estará sempre lá para te guiar no que deve ser feito a cada dia. Na tela você pode acompanhar a felicidade e o nível de eletricidade do Pikachu. Pikachu necessita estar feliz para lhe obedecer! Em sua PokéHelper você pode acompanhar o número de vezes que falou com Pikachu e seus pontos com ele (como anda a sua amizade com ele).

hey_you_pikachu_002pikNo geral é um jogo simples voltado para crianças, mas não pense que jogá-lo será tarefa fácil! O fraco reconhecimento de voz pode, muitas vezes, frustrar o jogador, pois Pikachu pode interpretá-lo errado e fazer o oposto do que deveria. Ao se passar 365 dias você deve libertar seu Pikachu e dizer “Goodbye” várias vezes até que ele se vá. Pikachu fica triste mas vai embora. Após os créditos, quando o jogador está olhando ao redor do jardim e relembrando de Pikachu, ele retorna, e o jogo continua como se Pikachu nunca tivesse partido. Ao longo do game você vai desbloqueando até 20 minigames diferentes e passará por áreas conhecidas dos jogos e da série de TV como Viridian Forest ou Ochre Woods. Mas se você não é fã da série ou não é bom na resolução de puzzles, é melhor passar longe deste game aqui. Mas ele não é tão ruim assim, e agradará aos fãs, fãs pequenos. O jogo tem problemas em reconhecer vozes de adolescentes e adultos. Portanto, se você já é avançado em idade provavelmente achará este jogo chato e parado, mas lembre-se que ele foi feito para crianças; ele é todo colorido e a possibilidade de poder falar com Pikachu deixará os pequenos loucos! Não é à toa que o comercial só apresenta crianças pequenas jogando:




“Pikachu, over here”


hey_you_pikachu_003Uma curiosidade: se em algum momento durante o jogo você disser “PlayStation” Pikachu irá ficar muito irritado com você! O jogo ainda conto com um “Pokémon Quiz”, em seu quarto, Pikachu pode jogar um jogo estilo “Quem é esse Pokémon” onde você deve dizer o nome do Pokémon que aparece na tela.


hey_you,_pikachu!O jogo foi bastante criticado e nunca foi lançado na Europa por conta disso. Com certeza a Nintendo inovou com o reconhecimento de voz, mas eram necessárias melhorias. Apesar disso, ela está de parabéns pela tentativa! O que seriam dos games com reconhecimento de voz de hoje, como Nintendogs, se a Nintendo não tivesse tido essa sacada em 1998? Uma sequência para este jogo foi lançado para GameCube chamado Pokémon Channel. Mas este fica para a próxima! “Goodbye”

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. queria ter tido a experiência de jogar este jogo.. deveria ser legal nos primeiros dias de jogo

    ResponderExcluir
  2. Já que o 3DS está com alguns Remakes do N64, que tal se fizessem um remake esse jogo para o 3DS também? Já que o 3DS tem um reconhecimento de voz melhor.
    queria ter tido a experiência de jogar este jogo.[2]

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de falar, tem uma parte errada no texto: Porém ao logo do jogo você nota como... (não seria longo?)

    ResponderExcluir
  4. Já joguei. Como o texto diz, só comprei porque gosto dos games Pokémon e porque tinha curiosidade de ver como o VRU funcionava.

    Joguei ele bem pouco e não consegui fazer muita coisa. O VRU e realmente muito primitivo, qlq barulho externo um pouco + alto interfere no q vc diz e o Pikachu não consegue te entender. Essa "quest" da sopa do Bulbasaur mesmo, eu demorei bastante pra conseguir fazer porque ele sempre pegava os itens errados.

    Isso do PlayStation é verdade, eu jah fiz!!! rsrsrs

    O Pikachu faz cara feia!!!

    A NW chegou a fazer uma micro-análise do jogo, e deu uma nota bem baixa (nota 4/10, se não me engano).

    Uma curiosidade é q o Microfone do VRU pode ser usado normalmente nos computadores.

    ResponderExcluir
  5. eu não me levo muito pelas notas... na época eu nem tinha nenhum console por isso não adiantava eu comprar jogo nenhum.. como você suicune compraria tbm pois gosto muito do Pokémon

    ResponderExcluir
  6. era bom um remake para a 3ds

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo deve ter sido otimo! Eu diria direto: Playstation! XD

    ResponderExcluir
  8. A nintendo está dando um grande passo traduzindo jogos para português ( MK7 ), mas quando ela traduzir esse tipo de jogos para português, aí sim é reconhecimento com os brasileiros!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google