Blast from the Past

Blast from the Past: Hey You, Pikachu! (N64)

em 15/03/2011

Hey You, Pikachu! foi uma das primeiras tentativas da Nintendo de implementar reconhecimento de voz em seus jogos. Os jogadores precisam cu... (por Felipe Antunes em 15/03/2011, via Nintendo Blast)

Hey_You,_Pikachu!_CoverartHey You, Pikachu! foi uma das primeiras tentativas da Nintendo de implementar reconhecimento de voz em seus jogos. Os jogadores precisam cuidar de um Pikachu selvagem levando-o em aventuras como: encontrar os ingredientes para a sopa do Bulbasaur, cuidar de filhotes de Caterpie ou apenas brincar com Pikachu. Mas o elemento principal era você ser capaz de ensinar comandos de voz para o ratinho amarelo. Porém, o microfone utilizado (o VRU) era adaptado para o tom de voz das crianças, isso combinado com uma câmera e controles ruins e um preço de US$79 foi mais que suficiente para impedir a popularização do jogo, fazendo com que somente os jogadores mais hardcore e fãs da série adquirissem o game.

Pikachu como bichinho virtual


imagesA Nintendo sempre inova em seus super lançamentos. Em 1998 foi a vez de começar a trabalhar com o reconhecimento de voz. Nesse ano, a Nintendo lançou no Japão o jogo Hey You, Pikachu! um dos primeiros jogos com essa tecnologia. Para tal, era acoplado ao controle do Nintendo 64 um microfone, o VRU, que era usado para a comunicação entre o jogador e o game.

E nada melhor do que tentar algo inovador com o Pokémon mais conhecido do mundo, o Pikachu. No jogo você era capaz de cuidar de seu próprio Pikachu, ensiná-lo os comandos de voz e treiná-lo, como se fosse um monstrinho de verdade! Dois anos depois, foi a vez dos estadunidenses testarem o game. Hey You, Pikachu! chegou na América do Norte em novembro de 2000.

Jogabilidade


Hey_You_PikachuAo começar, sua mãe lhe entrega um dispositivo portátil, o “PokéHelper” que lê seus sentimentos e transporta para seu Pokémon, e o lembra que você tem um teste com o Professor Oak. Quando você conhece o professor, ele te apresenta um Pokémon e lhe diz para falar com ele até que ele perceba que é você, basicamente pressionando o botão Z e falando no microfone. Sua fala vai até Pikachu em forma de bolhas que estouram ao contato com Pikachu e ele pode lhe entender. É só dizer várias vezes "Hey Pikachu! Come over here!" que logo Pikachu entenderá que é você que está falando com ele. E assim vai até terminar o dia, quando você volta pra sua casa para dormir e guardar o jogo.

images2Porém, ao longo do jogo, você nota como o reconhecimento de voz é primitivo e limitado. Muitas vezes basta dizer alguma asneira no microfone para Pikachu fazer algo na tela. Todos os dias, você acorda e vai de encontro ao Pikachu para ensiná-lo algo novo, como pegar e atirar objetos ou até mesmo pescar. E não se preocupe, o Professor Oak estará sempre lá para te guiar no que deve ser feito a cada dia. Na tela você pode acompanhar a felicidade e o nível de eletricidade do Pikachu. Pikachu necessita estar feliz para lhe obedecer! Em sua PokéHelper você pode acompanhar o número de vezes que falou com Pikachu e seus pontos com ele (como anda a sua amizade com ele).

hey_you_pikachu_002pikNo geral é um jogo simples voltado para crianças, mas não pense que jogá-lo será tarefa fácil! O fraco reconhecimento de voz pode, muitas vezes, frustrar o jogador, pois Pikachu pode interpretá-lo errado e fazer o oposto do que deveria. Ao se passar 365 dias você deve libertar seu Pikachu e dizer “Goodbye” várias vezes até que ele se vá. Pikachu fica triste mas vai embora. Após os créditos, quando o jogador está olhando ao redor do jardim e relembrando de Pikachu, ele retorna, e o jogo continua como se Pikachu nunca tivesse partido. Ao longo do game você vai desbloqueando até 20 minigames diferentes e passará por áreas conhecidas dos jogos e da série de TV como Viridian Forest ou Ochre Woods. Mas se você não é fã da série ou não é bom na resolução de puzzles, é melhor passar longe deste game aqui. Mas ele não é tão ruim assim, e agradará aos fãs, fãs pequenos. O jogo tem problemas em reconhecer vozes de adolescentes e adultos. Portanto, se você já é avançado em idade provavelmente achará este jogo chato e parado, mas lembre-se que ele foi feito para crianças; ele é todo colorido e a possibilidade de poder falar com Pikachu deixará os pequenos loucos! Não é à toa que o comercial só apresenta crianças pequenas jogando:




“Pikachu, over here”


hey_you_pikachu_003Uma curiosidade: se em algum momento durante o jogo você disser “PlayStation” Pikachu irá ficar muito irritado com você! O jogo ainda conto com um “Pokémon Quiz”, em seu quarto, Pikachu pode jogar um jogo estilo “Quem é esse Pokémon” onde você deve dizer o nome do Pokémon que aparece na tela.


hey_you,_pikachu!O jogo foi bastante criticado e nunca foi lançado na Europa por conta disso. Com certeza a Nintendo inovou com o reconhecimento de voz, mas eram necessárias melhorias. Apesar disso, ela está de parabéns pela tentativa! O que seriam dos games com reconhecimento de voz de hoje, como Nintendogs, se a Nintendo não tivesse tido essa sacada em 1998? Uma sequência para este jogo foi lançado para GameCube chamado Pokémon Channel. Mas este fica para a próxima! “Goodbye”

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.