GameWorld 2011: Jogamos o Nintendo 3DS; descubra se ele é tudo o que dizem por aí

A grande estrela do GameWorld 2011 é, sem dúvida, o Nintendo 3DS - o sucessor do DS que simula o efeito 3D sem necessidade de óculos esp... (por Sérgio Estrella em 11/03/2011, via Nintendo Blast)

256121883[1]

A grande estrela do GameWorld 2011 é, sem dúvida, o Nintendo 3DS - o sucessor do DS que simula o efeito 3D sem necessidade de óculos especiais. O portátil será lançado nos Estados Unidos no próximo dia 27, mas a Nintendo resolveu fazer um agrado aos seus consumidores brasileiros e trouxe o console para ser exaustivamente testado no estande da empresa. Será que ele é tudo isso mesmo? Continue lendo e descubra agora!

256110580[2]

Mesmo que o primeiro dia do GameWorld 2011 contasse apenas com membros da imprensa, indústria e estudantes da área, o estande do 3DS – devidamente protegido e cercado – já apresentava filas. Afinal, quem não quer conhecer essa tecnologia maluca que permite que os olhos nus percebam o efeito 3D?

256116847[1]Não ficou claro quais jogos estariam disponíveis no estande, mas qual não foi minha supresa quando vi que The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D era um deles. E mais: que estava disponível sem qualquer espera (descontando a fila para entrar no espaço).

Pessoalmente, o console parece ser menor e mais bonito do que aparenta. Os botões são firmes e o analógico funciona como deveria. No entanto, os três botões que ficam abaixo da tela de toque (Select, Home e Start) são pouco eficientes, a começar pelo posicionamento, e pecam mesmo na construção. Talvez por ficarem numa área mais elevada do console, eles quase nem se parecem com um botão, e você sempre fica em dúvida se de fato apertou algum deles. O design do console em si é aquilo que a gente já tinha visto: um meio termo entre DS original e DS Lite, com mais botões e telas de tamanhos diferentes – algo que foge um pouco da filosofia “pegue e jogue” que a Nintendo vinha aplicando até então. O menu do console segue apresentando uma infinidade de informações simultâneas na tela, algo claramente influenciado pelos menus do Wii e DSi.

2011-03-11 12.34.13Faltou falar sobre a parte mais fundamental do portátil: a tela. Com um tamanho e resolução bem superiores aos apresentados no DS, a tela 3D é fantástica. Num primeiro momento você não consegue visualizar o efeito – na verdade só consegue ver tudo duplicado, o que assusta um pouco (eu mesmo pensei que não fosse capaz de visualizar corretamente). Porém, quando seus olhos conseguem cruzar as imagens e o efeito 3D aparece, você consegue entender a genialidade da Nintendo e a aposta certa que foi essa tecnologia. É simplesmente fantástico: os cenários parecem se afundar na tela, e, de repente, fica muito mais fácil diferenciar o espaço dentro de uma pequena caverna dos campos de Kokiri Village. É tão bacana que você acaba se esquecendo da tela de toque abaixo (inclusive é preciso fazer algum esforço com os olhos para transferir o foco de uma tela para a outra). Apesar desse incômodo, dá para entender porque a Nintendo quer que as pessoas experimentem pessoalmente o 3DS. Só quem experimenta sabe do que ele é capaz.

2011-03-11 12.40.23Preciso destacar também os AR Games, aqueles minigames ativados através dos cartões físicos que vêm com o console. O aplicativo, que já vem instalado no sistema (e também está em português), vai funcionar como uma espécie de “Wii Sports” do 3DS, aquele tipo de jogo que você usa para mostrar para seus amigos como o console é incrível. Para jogar, é necessário apontar a câmera para um desses cartões sobre qualquer tipo de superfície, e eles vão se transformar nos mais diversos tipos de minigames (geralmente envolvendo tiros) que fazem uso do efeito 3D, sensor de movimento e câmera. O resultado é mais uma daquelas experiências que só valem quando você está lá, no comando. Outro que merece ser citado é o “Face Raiders”, também pré-instalado no console, e que transforma o seu rosto e o de seus amigos em inimigos de um jogo de tiro em primeira pessoa. O engraçado é que os rostos vão adquirindo novas expressões a cada etapa, e quanto mais deles você tiver armazenado, mas divertida será a experiência.

2011-03-11 12.39.08 256110580[1] 2011-03-11 12.30.55

Em resumo, o Nintendo 3DS é aquele tipo de console que só a Nintendo poderia ter feito: carismático, inovador e, principalmente, divertido. Se você mora em São Paulo, não perca a oportunidade de testá-lo! Se não mora, dia 27 está aí, então garanta logo o seu!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. É isso tudo que eu e muitos estavam esperando um console fantastico mas tinha q ser é da NINTENDO ^^

    ResponderExcluir
  2. Que inveja, adoraria dar uma testada no 3DS, seria experiência totalmente nova para mim... já que eu nunca vi nada em 3D na minha vida.
    Gostei da Nintendo estar começando a dar "valor" ao público daqui, espero que ela invista cada vez mais no Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Por um instante achei que você iria criticar o portátil, tomei um susto.

    ResponderExcluir
  4. Cadê os vídeos?!?

    ResponderExcluir
  5. Dkncabelo diz:
    Mas Cezar Jr, a crítica do touch panel vem de muitas pessoas que também testaram o portátil. A maioria não gostou desses botões de start, select e home.

    ResponderExcluir
  6. O cara de camiseta branco tava é olhando a bunda da loira!
    Loira Gostosa!

    ResponderExcluir
  7. O efeito 3D é bem legal mas o que me incomoda um pouco é que apesar do 3D a qualidade gráfica não é tão legal assim. Tirando isso o resto é bem legal, tá lotado daqueles jogos legais que resolveram não lançar pro Wii não sei pq.

    ResponderExcluir
  8. 16 dias faltam para o lançamento do maravilhoso e incrível NINTENDO 3DS. Estou louco e ansioso para ter o meu, mais tenho que esperar 2 semanas e 2 dias (e juntar dinheiro também).

    ニンテンドー3DS 私が待っている私(Nintendō Surī Dī Esu Watashi ga matte iru watashi).

    ResponderExcluir
  9. Profunda raiva de quem mora lá e não foi -n

    EU QUERO *-*

    PS: Twitter Nintendo
    Thanks for your concern! During the earthquake no one at Nintendo HQ in Japan was injured and there was no apparent structural damage.

    ResponderExcluir
  10. Eu preciso um DD:
    ----
    Mas tenho que me contentar com o zelda collectors edition que acabei de comprar, por enquanto. Vou terminar os 4 jogos, aí pensar no 3DS :)

    ResponderExcluir
  11. Kkkkkkk esse Troll-o-matic eh msm um Troll, mas mudando de assunto, tow ligado que vai chegar o maravilhoso e incrivel SONY NGP, ele tah msm com a qualidade grafica do PS3 q nem os video mostram ou tah com a msm qualidade grafica do Wii

    ResponderExcluir
  12. Felipe Souza11/03/2011, 20:48

    Agora, a pergunta que não quer calar:
    Também teremos "Praça Mii" como tradução?

    ResponderExcluir
  13. Amigo, acho que vc está no lugar errado para ressaltar o NGP.
    Comparar o NGP com o PS3 é o mesmo que comparar o PSP com o PS2, parece mas não é. rsrs

    ResponderExcluir
  14. Mas os graficos do PSP estavam bem legais.

    ResponderExcluir
  15. Os gráficos do 3DS estão na média.(o DS etinha gráficos de N64,o 3DS eh tipo graficos de Game Cube)uma evoluçao grafica q todos ja esperavam,eu acho

    ResponderExcluir
  16. "Amigo, acho que vc está no lugar errado para ressaltar o NGP.
    Comparar o NGP com o PS3 é o mesmo que comparar o PSP com o PS2, parece mas não é. rsrs"

    Concordoo
    Japãao, Que Triste ooq taah acontecendoo . :'(

    ResponderExcluir
  17. HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!
    QUERO VER 3D!!!!! @cry

    ResponderExcluir
  18. "Os gráficos do 3DS estão na média.(o DS etinha gráficos de N64,o 3DS eh tipo graficos de Game Cube)uma evoluçao grafica q todos ja esperavam,eu acho"
    Os gráficos do Game Cube são os mesmos do Wii. Mas eu acho que o 3DS tá com os gráficos um pouquinho a mais do Wii.
    Bom, eu não sei direito, mais tem alguns jogos que tem bons gráficos como Nintendogs + Cats.
    Vamos esperar para ver, a visualização 3D do 3DS dá aquele efeito de profundidade e realidade, só com o 3DS em mãos podemos comparar se os gráficos é igual o do Wii ou não.

    ResponderExcluir
  19. Pelas imagens que eu vi tavam bem parecidos com o de Wii. Ainda bem que dah pra fazer uns graficos bem legais pra portateis jah que e resoluçao da tela eh menor

    ResponderExcluir
  20. Um console portatil com imagens em 3D sem uso de oculos só pode ser mesmo uma obra da Nintendo! devemos tudo a ela! pois os Video Games que conhecemos hoje se originaram do nitendo 8 bits (nintendinho)que surgiu em uma epoca que o mercado de games iria a falencia total por volta de 1984 + -, com akeles Arcades chatos! pra uma empresa que vendia cartas de baralho se tornar uma lider dos games! A nintendo tá de parabéns! sou maior fan da Big N!!!.

    se todos prestarem atenção a nintendo inova mercado dos games e a concorrencia copia! (pra que melhor exemplo que o uso do sensor de movimento do Wii (PSMOVE e KINECT)) vlw a todos!

    concerteza vou garantir um 3DS desde já!

    ResponderExcluir
  21. Se ainda tiver alguma revista a venda lá no Frei Caneca, eu com certeza estou dentro(duvido que ainda tenha T_T), e assim, finalmente poderia testar ele, e matar alguns amigos que não maoram em SP de injeva(eu sou mal^^)

    ResponderExcluir
  22. Eieieiei, como é a câmera, o efeito 3d presentes nas fotos é algo, digamos, bom?

    ResponderExcluir
  23. INVEJA SUPREMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. INVEJA SUPREMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!![2]

    ResponderExcluir
  25. Aew Gabriel, até o Mega Drive é copia da Nintendo.Seu cú já foi comido pela Nintendo quantas vezes?

    ResponderExcluir
  26. Alguém POR FAVOR me diga que, ao contrário do 3DS japonês, o 3DS em português vai dar pra mudar de volta pra inglês, né?
    Pois eu NÃO QUERO jogar NADA em português! Fica parecendo pirataria, mas pelo menos é português brasileiro. Mas se fosse de portugal eu ia pros EUA só pra comprar um sem a tradução em português!
    Aiii, que sacoooo!!!
    Mas pelo menos eu já estou pra garantir meu 3DS e sei que vou amar, assim como tudo que a Big N faz!

    ResponderExcluir
  27. dia 27 agente vai poder testar numa loja, pede pra ver se vale a pena e dá uma jogada xD

    ResponderExcluir
  28. Olá Sérgio, estive na feira ontem e a grata surpresa de ter testado o Nintendo 3DS. Simplesmente fantástico,somente a a Nintendo poderia inovar novamente, fazendo um console em 3D sem a necessidade de óculos. DS, o console mais vendido no mundo em todos os tempos certamente permanecerá no topo. Que Sony e Microsoft corram atrás.

    ResponderExcluir
  29. INVEJA SUPREMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!![3]

    3DS confirma o sucesso da Nintendo em inovar e seguir o caminho certo!!!

    ResponderExcluir
  30. Ei nobs parem de falar o obviu todos ja sabem que a nintendo e 10 !!! E que morra de inveja as outras impresas pela qualidade que so anintendo consegue alcansar

    ResponderExcluir
  31. Aff, queria comprar na Pré-Venda mas tou sem grana é 800, tou achando é barato x_x

    ResponderExcluir
  32. Gildásio, tem algum site que esteja em pré-venda???

    ResponderExcluir
  33. @Ana Carolina, eu encontrei uma loja que faz a Pré-venda do 3DS(Aqua Blue & Cosmos Black) por R$800. A loja que faz a Pré-Venda é a Aikade, clique aqui para ver o site.

    ResponderExcluir
  34. Vocês são pessoas chatas hein?
    Parem de só falar gráficos,mas que inferno..isso foge tudo do assunto da reportagem. -.-

    ResponderExcluir
  35. Párem de aborrecer os outros com comparações gráficas,porque não comentam a noticia?

    Bom,aqui vai meu comentário

    \/

    Adorei mesmo o 3DS,não da para acertar em tudo,mas isso só aumenta minha ansiedade de testar o 3D,sem dúvidas,mais um ponto para a Nintendo.Vou dar uma chance para o port do Ocarina of Time,afinal,como diz na notícia : o 3DS só pode ser julgado por aqueles que o veêm em ação.

    Quanto o menu e interface,acho que eles evoluiriam muito em relação ao Wii e DS.Eu tinha visto um video do aplicativo de som o qual achei uma evolução comparando o de DS.

    Os AR cards foram uma excelente aposta com o portatil,sem dúvida,fazem parte do charme do portatil.

    E,por favor,párem com essa idiotice de comentar gráficos,nenhum de vocês pode testemunhar o 3DS.

    ResponderExcluir
  36. Eu acho que o único problema como foi falado será a troca de olhares entre a tela 3D e a normal, pelo que falaram fazer essa troca é que gera a tal dor de cabeça nos usuários, podiam ter feito as duas telas em 3D aí não teria esse problema na hora de focar. Queria ir no evento só pra ver o 3DS :(

    ResponderExcluir
  37. Pessoal,moro no interior de minas e gostaria de ir amanha dia 13/03 na gameworld 2011,tenho uma loja de games na minha cidade e acho que seria interessante ir na feira!
    Alguém sabe me dizer se á venda de ingressos no local?lojista tem alguma regalia?
    grato
    Neto

    ResponderExcluir
  38. Olá Neto,
    é só ir direto no evento, levar um cartão da sua empresa e fazer o cadastro na hora, sem nenhum custo para a entrada.
    http://gameworld.com.br/gw2011/business
    Abraços,
    Fábio

    ResponderExcluir
  39. Obrigado Fábio!
    sabe se posso levar acompanhante?

    ResponderExcluir
  40. caro anomino! se vc queimou sua graxa rosa com meu comentario sobre concorrencia, concerteza vc n tem nada pra comentar por aki! mais um que n sabe aceitar criticas! kkkkk e o por que da pergunta obcena? vc quer que ela lhe coma é? ta ligado que quem fala faz.... kkkkkkkkkk se liga véio!

    ResponderExcluir
  41. Não tenho absolutamente nada pra falar de ruim. Os "botões" Select, Home e Start, que dizem atrapalhar, na realidade não fazem diferença, é só questão de costume (meu celular tem botões assim, é fácil acostumar). Os gráficos 3D não são difíceis de acostumar também, mas cada jogo tem uma sensação 3D diferente, então às vezes é preciso ajustar. Nas demos que joguei os melhores efeitos 3D eram de SFIV e Zelda. Incríveis! :D

    As filas tavam enormes né, mas valeu a pena, fui duas vezes :P E fora isso não houve evento pra mim (tinha a Liga Pokémon mas perdi na 1a luta hauaha - de resto nada foi interessante)

    ResponderExcluir
  42. Acabei de voltar do evento! Excelente!! realmente impressionante o Nintendo 3DS. A fila de mais de uma hora valeu a pena pelos 6 minutos de jogatina. haha

    Tive a oportunidade de testar a realidade aumentada (o joguinho de atirar nos alvos e aquele das cabeças voadoras). Ambos funcionam muito bem! Superaram minhas expectativas.
    Depois, joguei Zelda e Street Fighter. Ambos visualmente impressionantes, fáceis de se acostumar com os controles. Queria levá-los para casa na hora!

    Quanto ao efeito 3D, tive uma experiência completamente oposta ao redator. Para mim, no instante que bati os olhos na tela, as coisas ganharam profundidade. A transição de uma tela para outra com os olhos também foi muito tranquila. Sinto como se não precisasse fazer esforço para enxergar o 3D.
    Pra quem tem dúvida, uso óculos e tenho miopia: isso não me impediu em nada.

    ResponderExcluir
  43. NNNAAAAAAAAAOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!
    Agora to LOKIN pra comprar o 3ds mas tenho que esperar pois os jogos do brasil sao os olhos da cara(literalmente) e vou ter que esperar lançar um r4 e depois, vai lançar um 3ds lite(ou nao mas é so um exemplo), porque concerteza vao lançar outras verssoes melhores e eu vo esperar(infelizmente)

    ResponderExcluir
  44. Amooooooooooooo a Nintendo!!!! Só ela para ser tão genial!!!

    ResponderExcluir
  45. Filipecapela13/03/2011, 12:35

    A Nintendo disse que não fez a touchscreen em 3D porque não correspondia bem na hora de jogar.

    ResponderExcluir
  46. O slogan do 3DS tinha de ser: "Nintendo 3DS: Aquisição obrigatória"

    ResponderExcluir
  47. o amigo de cima está certo! pq se fosse usar o 3D na tela de toque a stylus iria atrapalhar o efeito quando fosse clicar na tela pois, alem da stylus, sua mão tbm iria passar na frente do efeito 3D!

    ResponderExcluir
  48. Eu quero. O problema é que eu acho que não vai dar pra ser no meu aniversário.

    ResponderExcluir
  49. Estou contando nos dedos os dias de lançamento. Só espero que não chegue aqui por mais de R$1200,00, pois apesar de trabalhar em uma loja de departamentos que me dá 15% de desconto, ficará muito caro se passar deste valor. Torço muito para que este novo conceito de "3d on air" dê certo, pois estou cansada de tentar pular em bloquinhos e não acertar a profundidade correta.

    ResponderExcluir
  50. Excelente matéria!!!

    Mas tipo, lembro q a Nintendo trouxe o DS pro Brasil antes do lançamento americano tbm!!! Ou seja, ela está só mantendo a tradição!!!

    Bem q a Nintendo podia fazer a filial dela para a América Latina no Brasil né?? XD

    PS: Nintendetes rulez!!! XD

    ResponderExcluir
  51. Aquele sistema de recebimento de vídeos em 3D, como teaser's e trailer's de CINEMA, também funcionarão aqui no Brasil????

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google