Stage Select

Stage Select: Great Bay Temple (The Legend of Zelda: Majora’s Mask)

Após o brilhante The Legend of Zelda: Ocarina of Time para o Nintendo 64, fãs estavam sedentos por mais uma aventura do herói de gorro verde... (por Alex Sandro de Mattos em 30/03/2011, via Nintendo Blast)

GBTApós o brilhante The Legend of Zelda: Ocarina of Time para o Nintendo 64, fãs estavam sedentos por mais uma aventura do herói de gorro verde. A Big N já tinha começado a planejar o próximo episódio, mas se confrontaram com a difícil dúvida do que exatamente poderia seguir Ocarina e suas milhões de vendas mundiais. Mas os planos não mudaram muito. O visual era o mesmo - um pouco mais detalhado, graças à utilização do Expansion Pak -, a maioria dos itens que estavam no jogo anterior e até mesmo alguns personagens estavam no game mascarado somente com nomes modificados. Preguiça? Talvez, porém o destaque estava nas sidequests e principalmente nos templos, que apesar de poucos eram desafiadores e o que mais se destacava era o Great Bay Temple, o templo aquático de Majora’s Mask. Coincidentemente (ou não), era o templo mais complicado do game. Muitas heranças de Ocarina, não?

Suando e penando


zoras maskMas antes de falarmos da dificuldade do templo, vamos falar de como era complicado chegar até ele. Bem, era preciso encontrar Epona em Romani Ranch para conseguir pular o obstáculo que levava à praia, afinal Link era um anão. Em seguida, você tinha que resgatar o Zora que estava boiando ferido no mar, trazê-lo para a areia e tocar Song of Healing para receber a Zora’s Mask. A nova máscara permitia que o herói se transformasse na raça aquática da série, podendo nadar, disparar nadadeiras como bumerangue e ganhar uma proteção que gastava a barra de poder mágico.

Ao chegar em Zora Hall, era perceptível que coisas estranhas estavam acontecendo. Lulu, a cantora da banda da raça aquática (que tinha a aparência da Ruto de Ocarina) estava estranha, não falava com ninguém e você percebe que é um membro da turma musical. Após conversar com todos os parceiros – e pegar algumas Zoras tentando bisbilhotar os músicos -, seu objetivo era resgatar ovos de Zora na Pirate Fortress. Se você usasse a Stone Mask, inimigos não veriam Link e era mais fácil passar pelos obstáculos…tsc, tsc, tsc… Link é tão anão, que confundem ele com uma pedra de roupa verde…

Ao pegar os ovos e devolvê-los no aquário, era preciso pegar os restantes no local mais afastado e submerso, que na realidade era um local fácil de se perder, semelhantemente ao deserto do Ocarina. Ao matar as enguias e resgatar todos os ovinhos, eles nascem e formam uma nova melodia para você tocar no local onde Lulu está. Pegando uma carona com a tartaruga-ilha e para não ser levado pelo redemoinho, o pior começava.

great bay temple


Parte a parte


Você sabe a razão de Great Bay Temple ser “chatinho”? É claro que sabe! Então, vamos listar tudo o que você provavelmente sofreu, só que do jeito que Jack, o Estripador gosta: por partes.
  • SPLASH!!
Logo na segunda área do jogo, você já se deparava com um puzzle que iria te perseguir pelo resto do templo. Por sorte não era preciso diminuir e aumentar nível da água, apenas devia ativar e pular sobre jatos d’água. O problema eram aqueles que eram temporários…

jatinho!
  • Contra a correnteza
Lembra quando você tentou entrar em uma área submersa e a água acabou te levando para outra? Sim, você se lembra. Aliás, esse era um dos problemas do templo, você devia passar por determinada área uma vez, depois mudar o fluxo da água rotacionando o dispositivo e retornar novamente… Ah, templos aquáticos endiabrados…

deixa a água me levar...
  • Gelinho!
Depois de ser ignorado por muita gente em Ocarina of Time, a Ice Arrow finalmente ganhava o destaque que merecia. Em Great Bay Temple, era exigido diversas vezes para criar plataformas sobre a água ou até mesmo inimigos para subir sobre eles. O interessante era usá-lo sobre uma pequena correnteza para revelar uma escada oculta. Genial!

tudo congelisss...
  • Sobe e desce
Um das táticas do templo era fazê-lo investigar áreas submersas e na superfície. Sempre havia um caminho diferente a ser descoberto e o esquema era quase o mesmo de Water Temple, do game anterior, só que sem o tédio de ter que tirar e colocar as Iron Boots.

glub glub
  • 24 horas… Ops, 72 horas
Majora’s Mask limitava o tempo em três dias, que não eram como na vida real. A pior coisa que poderia acontecer era ter avançado no templo e perceber que o tempo está próximo do final… Voltar e refazer uma parte do caminho e recapturar as Stray Fairy era o preço a ser pago. Mas que #$¨%$%@!

tudo congelisss...
  • Peixe frito!
Gyorg, o chefe de Great Bay Temple era desafiador e um pouco apelão também. Você poderia evitar entrar na água e ficar na área atirando flechadas ou as nadadeiras até atordoá-lo e atacá-lo como Zora. Ou poderia tentar enfrentá-lo na água. Mas ainda assim, ele saltava para tentar te abocanhar ou dava cabeçadas para te derrubar na água e tirava vários corações. Depois ele soltava filhotinhos (pela boca, não pense besteiras!) que te perseguiam. Mas logo após a morte, você podia vê-lo diminuir de tamanho e se livrar da maldição dos templos aquáticos! Yupiiii!!

gyorg


“Olha, olha, olha a água mineral”


Great Bay Temple não chega a ser tão complicado quanto o Water Temple, mas tem seu marco na série. Depois do Nintendo 64 sofrer do mesmo mal duas vezes, templos aquáticos em Zelda causam preocupações nos jogadores antes mesmo de entrarem na dungeon. Só pelo simples fato de sabermos que há um templo de água, já ficamos cautelosos. Mas uma aguinha mineral de vez em quando sempre vai bem, não é?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O templo mais chatinho, mas o Stone Tower Temple era o mais foda! hauhauah

    ResponderExcluir
  2. Quase que não passava desse templo, depois de pegar todas as stray Fairy, quando cheguei na sala do chefe, o relógio tocou, fim do 3º dia, só faltava agora 5 minutos para a lua colidir com termina. Mas mesmo assim eu fui enfrentar o chefe, e faltando alguns segundos para dá Game Over, após derrotar Gyorg fui diretamente entregar as fadas para a grande fada, e depois recebi a recompensa e voltei para o primeiro dia.
    Se eu demorasse alguns segundos seria obrigado a fazer tudo de novo.

    ResponderExcluir
  3. aaaa
    esse templo é o mais foda e dificil de todos,fais o templo da agua do ocarina of time um simples desafio,demorei 5 dias pra passar ele

    mais o Stone Tower é muito mais dificil

    ResponderExcluir
  4. @Super mario bros.
    Tá aí um exemplo de jogador foda -q

    ResponderExcluir
  5. Shame... nunca joguei Majora's Mask.
    Mas assim que chegar meu Classic Controller eu jogo via VC.

    ResponderExcluir
  6. o Zora não tava morrendo afogado, e sim foi atacado pelo Skull Kid ou algo do tipo (explica no jogo mas não to lembrado)
    .-.
    e poxa nem acho que foi preguiça o negócio de reciclar os chars, dá impressão de alter ego e tals
    esse é meu zelda favorito, sei lá, mas o artigo ta massa, adoro o site, valeu pessoal!

    ResponderExcluir
  7. Eles podiam fazer um remake deste para o nintendo 3DS. :D

    ResponderExcluir
  8. Cara esse templo foi muito mais dificil que o Water Temple, por que além dos probleminhas listados no artigo, tinha o fato de que perdia-se muito tempo lá dentro e você tinha apenas 3 dias (que passavam voando).

    ResponderExcluir
  9. Era o que ia perguntar.
    Fãs de Zelda estariam afim ver Majora's Mask no 3DS?

    ResponderExcluir
  10. Ah...pra começar, Mikau não estava afogado, ele foi quase morto pelas Gerudo, depois o Ice Arrow...acho que ficaria melhor a Ice Arrow, tem mais cara de se usar a do que o, afinal, é uma flecha(A não ser que seja o Flecha dos Incriveis).
    SPLASH!!
    Sim, tem esses jatos d'água te jogando pra cima, e eles são temporários, entretanto, após alguns segundos, eles voltam, sem ter que ativer cristais nem nada. E eu, particularmente, só me lembro de três desses no templo todo.
    Contra a correnteza
    Eu tenho que concordar, era frutrante tentar entrar em uma entrada, mas o fluxo da água não deixar, e mais chato ainda era pegar a Stray Fairy no pote bem no meio da correnteza.
    Gelinho!
    As Ice Arrows eram um Longshot da vida, e era frustrante quando uma plataforma derretia ou você ficava sem magia, mas, sempre que você as precisava, tinha algum pote pra te ajudar, nada tão grave.
    Sobe e desce
    Isso era um problema, você acabava se perdendo no meio de tudo, mas não era nada tão confuso(depois que se passa da primeira vez)
    24 horas… Ops, 72 horas
    É isso que dá o charme pro MM, ter um tempo determinado pra fazer as coisas, mas nada que uma Inverse Song of Time não resolva, com ela, eu passei por esse templo em 2 dias, e tive a capacidade de passar simultaneamente pelo Stone Tower Temple e a Reunite Anju & Kafei Side Quest, ganhar a mascara deles, uma garrafa de Chateau Romani e partir pro boss final.
    Peixe frito!
    Eu quase morri com esse carinha...é muito chato, srte que os flhotes dele soltavam corações, e apenas uma Electrical Barrier era o sulficiente pra os matar. Eu fazia o estilo Stun, bate e corre¬¬

    Great Bay Temple não é dificil, assim como o Water Temple, o ponto baixo dele é também o mesmo de seu amigo Hyliano, o fato de você não ter acesso a certas areas, encontrar um item e voltar tudo para passar por esses lugares, fora isso, é facil.

    ResponderExcluir
  11. @KnGuilherme

    era Piratas somente isso ae e nao gerudos



    @Anônimo2 e @Alex
    o negocio ae do characters(/personagens)... é algo q nunca saberemos....

    pois eu q gosto muito de discutir sobre a cronologia, já falei sobre isso ae, q o game MM pode ser:

    -um sonho;
    -outra dimensao;
    -conectado com hyrule.

    já dei justificativas sobre cada uma dessas alternativas ae, e prefiro q a correta seja a ultima... pois vc encontra "icones/itens" em outros games...oq justifica a minha escolha na 3ª opção e faz parte da minha cronologia ae ^^ XD \o/



    bela matéria ae

    a próxima ae faz do stone tower... ou ate da lua (!?) XD

    ResponderExcluir
  12. @G-L1nK
    Sim, elas são chamadas de Gerudos, Piratas Gerudos, não é só porque elas não são do deserto ou tem um Ganondorf pra elas, não quer dizer que não são. Os Zoras continuaram Zoras, Gorons ainda são Gorons, Dekus também são Dekus, e os Terminianos só são chamados assim porque moram em termina, assim como os Hylians e Hyrule

    ResponderExcluir
  13. sei la o majora me decepcionou um pouco mudou o estilo do jogo

    mesmo assim achei jogar mesmo n tendo zerado

    ResponderExcluir
  14. demorei pacas p/ passar esse templo. se eu soubesse da existencia da Inverted song of time teria ajudado bastante.

    mas concordo com muitos q stone tower eh muito pior q q este. templos malditos(grrrr...) eh oq naum falta em zelda. >:C

    (∑|:0{D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google