Item Box

Item Box: Master Sword

“Mas então, quando toda esperança havia morrido e o momento de perdição parecia próximo... um jovem vestido de verde apareceu como que do... (por Daniel Moisés em 21/04/2011, via Nintendo Blast)

Master Sword

“Mas então, quando toda esperança havia morrido e o momento de perdição parecia próximo... um jovem vestido de verde apareceu como que do nada. Empunhando a lâmina com o poder de repelir o mal, ele selou o ser das trevas e devolveu a luz à terra.”
- Prólogo de The Legend of Zelda: The Wind Waker

Continua a contagem regressiva para todos os fãs da série The Legend of Zelda. Embora Skyward Sword ainda não tenha data definida para lançamento, o remake em 3D de Ocarina of Time está a menos de dois meses de chegar nas prateleiras. Portanto, é hora de continuarmos a nos preparar psicologicamente para estes acontecimentos, com mais uma análise do vasto mundo da série. Desta vez, falaremos sobre um item... não um item qualquer, mas sim um que é talvez tão importante quanto os próprios personagens (e que, ironicamente, será um personagem em Skyward Sword): a Master Sword.

Link e sua Master Sword Vs. Ganondorf, seus punhos e seu nariz enorme Como qualquer um que conhece pelo menos um pouco das aventuras de Link sabe, a cronologia nos jogos da série The Legend of Zelda é uma coisa extremamente complicada. Em outras ocasiões, já disse que pensar nesse assunto pode facilmente levar alguém ao manicômio e continuo sugerindo que ninguém gaste muito seus neurônios com isso. Mas, apesar de serem protagonizados por personagens diferentes, se passarem em períodos diferentes e até – segundo alguns estudiosos - em distintas linhas de tempo, os jogos sempre apresentam inúmeros elementos em comum.

A maioria deles, por exemplo, sempre conta a história de um grande poder maligno (geralmente personificado pelo feioso do Ganondorf) que ameaça cobrir o mundo de trevas em um reino de horror. Para por um fim nessa maldade toda, um herói (preferencialmente que seja loiro e use túnica verde... ser canhoto é um diferencial) deve mostrar a sua coragem e derrotar o inimigo usando uma poderosíssima arma sagrada:... a flecha de luz. Ah sim, e a Master Sword também.

Características da Master Sword

A localização da espada normalmente varia entre uma clareira perdida no meio de uma densa floresta (como em A Link to the Past e Twilight Princess) ou em alguma espécie de templo (como em Ocarina of Time e The Wind Waker), mas ela sempre se encontra encravada em um pedestal, do qual o herói deve retirá-la.

Sacred Grove em Twilight Princess Temple of Time em Ocarina of Time

Mas o que é que faz desta espada tão especial? (Bom, pra começo de conversa, ela tem “Master” no nome. Isso já indica que não estamos falando aqui sobre qualquer pedaço de metal.) EU TENHO A... CORAGEM!

Uma característica da espada que está sempre presente é a de estar infundida com o poder de repelir o mal. Dessa forma, ela é frequentemente necessária para desferir o golpe final contra o último chefe do jogo.

Outra característica extremamente importante, geralmente associada à espada, é a de servir como “chave” para o Templo da Luz. Este, por sua vez, é o local onde se encontra a Triforce, a maior e mais importante fonte de poder do universo de The Legend of Zelda. É natural, portanto, que a Master Sword sirva como uma proteção para a Triforce contra as forças do mal. Por isso também, não é qualquer um que pode usar a espada. De acordo com as lendas, “aquele que retirar a espada da pedra, será o rei de Camelot”. Ah não... lenda errada. “Apenas aquele que for digno do título ‘Herói do Tempo’ será capaz de retirar a espada do Pedestal do Tempo” (piadas à parte, a influência da lenda do Rei Arthur é bem notável... aliás, em algumas traduções ao francês, a Master Sword é chamada de Excalibur).

Uma espada, muitas utilidades

Os demais poderes da Master Sword, assim como muitos outros elementos, variam um pouco entre os jogos.

Obtendo a Master Sword em A Link to the Past Na sua primeira aparição, em A Link to the Past, a Master Sword é necessária para derrotar o Mago Negro Agahnim e, para obter a espada, Link deve primeiro encontrar os três Pingentes da Virtude. O poder da espada pode ainda ser opcionalmente incrementado, transformando-a na Tempered Sword e, por fim, na Golden Sword. No fim do jogo, Link devolve a espada ao seu pedestal e diz-se que lá ela permaneceu para sempre (o que poderia levar a crer que: a) este é o último jogo cronologicamente falando; b) a história estava errada dizendo que a espada nunca mais foi usada; c) devemos considerar as múltiplas linhas do tempo; d) ... Não!!! Devo resistir à tentação de entender a cronoloImagine esta cena em 3D!gia da série!).

Em Ocarina of Time, Link também precisa encontrar três artefatos, desta vez chamados de Pedras Espirituais, antes de poder pôr as mãos na espada. Tendo estas pedras, o herói pode entrar no Templo do Tempo, local onde reside a Master Sword. Link obtém a arma ainda criança, mas pelo visto esta versão do personagem é consideravelmente mais imatura que em outros jogos, porque a espada não o julga maduro o suficiente para portar a lâmina sagrada e, por isso, o herói é transportado para sete anos no futuro. Como adulto, Link pode devolver a espada ao seu pedestal para retornar à infância.

Em The Wind Waker, instruído pelo King of Red Lions (aquele barco falante camarada), Link encontra a Master Sword escondida dentro do Castelo de Hyrule, esquecido nas profundezas do Grande Mar. A espada havia sido colocada no Pedestal do Tempo com a intenção de selar os poderes do mal (com o inconveniente efeito colateral de congelar todo o reino de Hyrule e seus habitantes). Ao retirar a espada do pedestal, o exército de Ganondorf é despertado novamente e o inimigo recupera todos os seus poderes. Mas, por outro lado, Link pode usar a espada para pôr um fim em Ganondorf. Antes disso, entretanto, o herói deve devolver à Master Sword o poder de repelir o mal, recrutando dois novos sábios para substituir os outros, que foram assassinados pelo inimigo.

Nada como um pouco de música para restaurar o poder da espada 

Em Twilight Princess, quando Link é transformado permanentemente em lobo pela mágica de Zant, a princesa Zelda revela ao herói que a Master Sword é a única relíquia que pode quebrar a maldição. Obtendo-a, Link retorna à sua forma humana e, convenientemente, pode também usá-la para ganhar acesso a alguns lugares importantes e, é claro, derrotar Ganondorf. Dentro do Palácio Twilight, a espada ainda tem a capacidade de absorver o poder dos Sols (objetos de luz que provêm energia e vida aos habitantes do Reino Twilight) para derrotar mais facilmente os monstros da escuridão, bem como para repelir a Névoa Negra (que transforma Link em lobo).

Luz para combater as trevas

A Master Sword pode também ser obtida em Oracle of Seasons e Oracle of Ages se o jogador começar um novo Linked Game (que é acessado ao se começar um dos jogos usando o password obtido ao se terminar o outro). Por ser um item opcional, entretanto, a espada não tem relevância na história.

Cadê a Master Sword?!? É essa moça aí! E então temos o novo capítulo na série, Skyward Sword. Até agora, a criação desta espada sagrada sempre foi cheia de mistérios. Algumas lendas dizem que a arma foi forjada pelos sábios e outras dizem que foi o próprio povo de Hyrule. O novo jogo da série, entretanto, promete finalmente revelar com detalhes as origens da Master Sword, que era inicialmente chamada de nada mais nada menos que Skyward Sword... deu pra perceber que a espada será um tema central no novo jogo, não é? Pois é. A espada será tão importante, aliás, que ela terá inteligência e será capaz de tomar uma forma semi-humana feminina. Aparentemente, no decorrer do jogo, a espada se transformará na conhecida Master Sword. Sim, definitivamente é a Master Sword

A aparência da espada permanece consistente na maioria dos jogos  da série: uma lâmina fina e comprida, com um desenho da Triforce incrustado próximo à base e um cabo roxo azulado, com um par de “asas” e uma jóia amarela no local onde a lâmina encontra o cabo. Apenas em A Link to the Past (quando a espada apareceu pela primeira vez) é que, ao invés do cabo roxo, vemos detalhes amarelos e vermelhos. Mas, embora essas sejam as cores mostradas nos artworks oficiais, a tela do título mostra uma espada mais parecida à Master Sword que todos conhecemos e até mesmo durante o jogo a espada tem o cabo azul. Vai entender...

Artwork oficial de A Link to the Past Tela de título de A Link to the Past

Verdadeiramente, uma espada lendária

E assim concluímos esta análise detalhada sobre este tão importante pedaço de metal encontrado na série The Legend of Zelda. Antes de terminar, entretanto, não posso deixar de falar sobre as participações especiais da espada. Por causa da enorme popularidade da série, é muito comum ver referências a seus personagens e elementos nos mais diversos jogos. Sendo a Master Sword um dos itens mais conhecidos, não poderia deixar de contar também com várias homenagens e referências. Veja algumas das principais:

Soul Calibur II (GameCube)

Em sua participação especial na versão de Soul Calibur II para o GameCube, Link tem à disposição diversas armas conhecidas dos jogos, mas a Master Sword é a arma principal.

Link botando pra quebrar com a Master Sword em Soul Calibur II Link? Não, é o Kirby!

Série Kirby (diversos consoles)

Um dos poderes mais conhecidos de Kirby é o da espada, que aparece em muitos jogos da série e é uma óbvia referência a The Legend of Zelda: além de vestir um capuz verde, o herói cor-de-rosa ganha uma espada de cabo azul que muito se parece à Master Sword.

Só não adianta tentar tirar do pedestal Série Animal Crossing (diversos consoles)

Em todos os jogos da série, a Master Sword pode ser comprada para decorar o interior da sua casa. Que fã não gostaria de uma decoração assim na vida realO tempo está acabando... tira essa espada logo!???

WarioWare: Smooth Moves (Wii) 

A série de microgames do Wario é ótima para fazer referências a outros jogos. Em um dos microgames de Smooth Moves, o jogador deve ajudar o Link de Ocarina of Time a tirar a Master Sword do pedestal em poucos segundos.

Final Fantasy Tactics Advance (Game Boy Advance)

Embora a aparência não seja parecida, o nome deste equipamento é bem sugestivo. Ainda assim, é difícil dizer se se trata de uma homenagem ou mera coincidência.

É um equipamento muito poderoso!

Hamtaro: Ham-Ham Heartbreak (Game Boy Advance)

Nesta hilária homenagem, Hamtaro primeiro deve encontrar três bolinhas, uma vermelha, outra azul e outra verde (lembrou dos pingentes de A Link to the Past e as Pedras Espirituais de Ocarina of Time?) para depois conseguir tirar de um pedestal o que se parece muito com a Master Sword (com as cores de A Link to the Past, claro). Depois de tirar o objeto, entretanto, você descobre que se tratava, na realidade, da “Legendary Spoon” (“colher lendária”).

É a... Master Sword? Será que Hamtaro vai viajar 7 anos no futuro?!? ... esquece.

World of Warcraft (PC)

Lembram-se da homenagem a The Legend of Zelda retratada por Linken e suas missões, sobre a qual falei no Perfil do Link? Bom, outro detalhe é que, ao completar estas missões, o jogador é presenteado com alguns itens e, entre eles, está a “Sword of Mastery”. Mesmo não se parecendo muito com a Master Sword, o nome e o modo como é obtido são mais do que sugestivos.

Linken, em World of Warcraft Pode não ser parecida... mas essa espada é uma referência à Master Sword

Magicka (PC)

Neste jogo para Windows, a homenagem também é óbvia: uma espada encontrada no jogo se chama “Sword of Masters”, é quase idêntica à Master Sword e ainda por cima é encontrada em um pedestal em uma clareira no meio de uma floresta.

Isto não é A Link to the Past... é Magicka!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Muito show gostei muito saber mais sobre a master sword .. vlw aee

    ResponderExcluir
  2. Master Sword, mais famosa do que nunca!

    ResponderExcluir
  3. Gente, tem um site plagiando o nintendo blast: http://www.poketeck.com/ o layout está o mesmo daqui.

    ResponderExcluir
  4. Jorge... esse não é o primeiro, hehehe.

    Ansiosíssimo à espera do Skyward Sword. #nhami
    Excelente matéria, Daniel!

    ResponderExcluir
  5. Muito show gostei muito saber mais sobre a master sword(2)
    Daqui a alguns meses (ou daqui a 1 ano) vamos ficar sabendo sobre a Origem da Master Sword.

    ResponderExcluir
  6. Mais detalhes sobre referências:
    - Ao interagir com a Master Sword em Animal Crossing, a musiquinha de quando se obtém um item toca. Se não me engano, é a versão do Wind Waker.

    - Kirby também atira raios da espada quando está com a health/vida cheia, igual ao que a Master Sword faz em certos jogos. Aliás, vocês nem mencionaram esse detalhe no artigo!

    - Em Final Fantasy Tactics Advance, a Master Sword é a Greatsword - uma espada de tipo e tamanho semelhante à (digamos) Biggoron's Sword de OoT - mais poderosa do jogo. Outras referências apenas como comentário são a Materia Blade e a Buster Sword, ambas referenciando Final Fantasy VII.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google