Enquanto Isso: o Zeebo zicou

Eis que está chegando ao fim a história do único console nacional a vagar pela indústria. O Zeebo chegou às prateleiras brasileiras em 2009... (por Jones Oliveira em 28/05/2011, via Nintendo Blast)

zeeboEis que está chegando ao fim a história do único console nacional a vagar pela indústria. O Zeebo chegou às prateleiras brasileiras em 2009 com uma proposta interessante: ser um console acessível ao público nacional. Para isso o console dispensava o uso de mídias físicas para armazenar seus jogos, que deveriam ser baixados usando a rede 3G chamada “ZeeboNet”. A ideia, porém, não vingou.

A Qualcomm, principal investidora da joint-venture Zeebo Inc., resolveu tirar o corpo fora e deixar de investir no console. Agora o Zeebo Interactive Studio, estúdio responsável pelas ofegadas do aparelho, fechará suas portas em junho, segundo um ex-funcionário. Ainda segundo esse funcionário, a decisão foi tomada depois de uma série de desentendimentos entre investidora, empresa e estúdio.

Ao que tudo indica a plataforma de desenvolvimento adotada para o console, conhecida por Brew, era muito pesada. Tal plataforma ainda teria limitado o desenvolvimento de novos jogos, causando uma mudança de estratégia por parte da Zeebo Inc. que daria prioridade a jogos educativos. Desmotivados, vários funcionários chegaram a pedir demissão. Como última decisão a empresa teria decidido abandonar a plataforma Brew e adotar a plataforma Android para produzir jogos mais atraentes – foi aí que a Qualcomm apareceu para dizer que não investiria mais no vídeo game.

A decisão certamente afetará as operações do Zeebo no Brasil e no México, já que os jogos lançados lá também eram desenvolvidos pelo estúdio. Uma pena.

Via Jogos Uol

Atualização: agora é oficial, o Zeebo realmente será descontinuado. Confira mais informações aqui.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. acho que nao sera uma grande perda...
    mais acho que nenhum gamer que gosta de franquias famosas iria jogar esse video game

    mais quem sabe eu testo ele algum dia (ou nao)

    ResponderExcluir
  2. Zeebo já era um caso perdido

    ResponderExcluir
  3. Realmente muito triste. A proposta era muito boa e apesar de não ter jogos de peso ele poderia ter se destacado e feito seu sucesso... Não posso julgar a tectoy porque eu não sei o que aconteceu lá dentro. Só sei que desde o seu lançamento faltou publicidade, o preço não era bom e o principal é que faltou jogos. Os poucos jogos bons que tinha eram ports de iPhone e ao contrario do que muitos pensam, o Zeebo não tinha a qualidade do PS2 (Ao que veio p/ "tentar" combater aqui no Brasil) mas oferecia um padrão muito MELHOR que os video-games xing-ling, que ainda estão na era 8 bits.

    Infelizmente não vingou, o que resta saber é: De quem é realmente a culpa?

    ResponderExcluir
  4. Sempre foi um projeto de alto risco.
    Como ele sobreviveria num país onde não se tem incentivo algum.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com o fim do Zeebo, tenho esperanças de que ainda venceremos nossa luta, tanto por um console nacional quanto pelos direitos de várias franquia, e com preços justos! ^_^

    ResponderExcluir
  6. a ideia foi boa
    ja o desenvolvimento...Tragico
    R.I.P ZEEBO
    ficara nas nossas memorias como a primeira investida nacional nessa area

    ResponderExcluir
  7. A macumba que alguém fez funcionou -n

    ResponderExcluir
  8. Já nasceu errado quando quis ser concorrente do PS2!

    preço nada atrativo - porque eu iria pagar 500 reais num zeebo quando eu pagaria 450 num ps2?


    sinceramente? ele morreu no dia que anunciaram o preço!

    já vai tarde Zeebo...! -alias, que nomezinho, ein?

    ResponderExcluir
  9. mais tenho que adimititr que esse console é mais bonito que o PS1,PS2,PS3,GAME CUBE,WII,XBOX 360(mais nao valeu de nada ja que nao tinha nada de mais nesse console

    ResponderExcluir
  10. Isso é mais uma prova de que o governo não está nem aí para o que é criado aqui. Temos gente muito criativa, mas quando o assunto é grana... todo mundo vira as costas. É nessa hora que deveriam investir e não deixar o projeto morrer. Seja do governo ou da iniciativa privada. Apostava nesse console, era uma proposta interessante e bastante promissor. Só era um tanto caro... dava pra comprar um PS2 com dois controles, memory card destravado OU... mais 200,00 dava pra comprar um Wii zerinho. Não dava pra concorrer.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, toda iniciativa nacional começa como uma grande promessa. As ideias são bacanas e tudo é planejado com perfeição. Mas na hora de sair do papel, as coisas não funcionam. Isso aconteceu com o Zeebo, coitado. No final das contas virou plataforma de jogos educacionais - o grande mal dos consoles nacionais, que também são invadidos por jogos da Turma da Mônica - e afundou em desentendimentos, burocracias e nas brincadeiras de administrar que existem aqui no nosso país. Uma pena mesmo!

    ResponderExcluir
  12. A começar pelo nome Zeebo, que a meu ver sempre foi muito estranho e nada convidativo.

    ResponderExcluir
  13. Isso é extremamente Casual , Ganhou do wii ,

    ResponderExcluir
  14. Q pena, deve ser chato investir tanto em algo q nao da certo.. =(

    ResponderExcluir
  15. É...

    Pior que eu acreditei e investi neste Zeebo!

    Acreditem, diverti bastante nele, eu e minha família. Fazer o que né!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google