Blast Battle

Blast Battle: Kremlings vs. Tikis

O que uma série de games precisa para fazer sucesso? Heróis carismáticos? Uma jogabilidade agradável? Trilha sonora de qualidade? De fato... (por Rafael Neves em 11/06/2011, via Nintendo Blast)

Vs copyO que uma série de games precisa para fazer sucesso? Heróis carismáticos? Uma jogabilidade agradável? Trilha sonora de qualidade? De fato, todos esses pontos são determinantes, mas também precisamos considerar os vilões. O que seria de Mario se o Bowser não sequestrasse a Peach? Provavelmente apenas um encanador bigodudo. E que vida levaria Samus se Ridley não aparecesse sempre e sempre? Provavelmente uma mera caçadora de recompensas. Com a franquia Donkey Kong, não é diferente. Depois de trilhar quase todo o caminho no mundo dos games colocando os Kremlings como vilões, Donkey Kong Country Returns (Wii) usa a tribo Tik Tak como arqui-inimiga da macacada.

Mas, afinal, qual dos dois é o melhor vilão? Jacarés idiotas ou enigmáticas máscaras vivas? Vamos desmistificar esta briga e por no rimo as qualidades de cada um dos lados. Desde que Contry Returns trouxe os Tikis para a jogada, instalaram-se discussões a cerca do tema. Aqui começa mais um Blast Battle!

Round 1: Habilidades

  • 180px-KannonKremlings: Nos incontáveis games da série Donkey Kong, os Kremlings mostraram diversas habilidades. A maioria deles possui a boca de jacaré como recurso básico, mas outros exploram demais artifícios para destruir a família Kong. Espadas, canhões, barris, carrinhos de montanha-russa, bumerangue, explosivos, pula-pula, facões imensos e muitas outras artimanhas. Mas, fora as armas, a variedade de habilidades é pouca. Alguns Kremlings são diferentes de outros em força, tamanho e inteligência, mas o principal diferencial são os equipamentos de cada um. Cada novo Kremling que aparece usa uma habilidade diferente e a maneira de derrotá-lo também é sempre única. Logo, cada jacaré é um novo desafio.

 

  • Accordion_TikiTikis: Essas máscaras, embora pareçam fofas, são cheias de truques que farão Donkey Kong e Diddy Kong tremerem nas bases. A maioria dos Tikis tem um grande poder musical, e ele é usado para hipnotizar outros animais. Dessa forma, todos os bichos da Donkey Kong Island e suas habilidades são somadas às habilidades dos Tikis. Fora estas, eles ainda são capazes de expelir fogo, possuem escudo diferenciados e muitas outras habilidades mostradas em DK Contry Returns.

EMPATE!

Embora os Kremlings possuam um arsenal maior de armas, estas não habilidades próprias da espécie, enquanto os Tikis possuem poderes místicos tremendos, mas dependem de outro animal para usar como marionete!

Round 2: Popularidade

  • Strikers ChargedKremlings: Embora a série Donkey Kong não seja tão icónica quanto Mario ou Zelda, seus vilões possuem papel fundamental na cultura gamer. Os Kremlings, por estrelar vários jogos da franquia, conseguiram um lugar de destaque na Nintendo e nos jogos em geral. Além de ter feito a infância de muitos jogadores na série Donkey Kong Country, os Kritters (espécie mais comum de Kremling) são os goleiros nos jogos Mario Smash Football e Mario Strikers Charged Football, além de personagem em Mario Super Sluggers. Em Mario Power Tennis, Kritters são vistos na quadra de Donkey Kong, eles também aparecem em Diddy Kong Racing. Não só isso como também tematizam brindes do Club Nintendo, estrelaram na série animada Donkey Kong TV show e possuem troféus em Super Smash Bros. Brawl (Wii), o mesmo para os Klaptraps, outro Kremling famoso.

 

  • 640px-MaracaTikiTikis: Talvez por aparecerem em um só jogo ou por não terem carisma o suficiente para cativar os fãs, os membros da tribo Tik Tak não se tornaram estrelas do mundo Nintendo. Segundo muitos jogadores, a ausência de Kremlings em Donkey Kong Country Returns foi um erro, mas outros vão mas além ao dizer que pior ainda foi incluir os Tikis na história. De um jeito ou de outro, Returns vendeu quase 5 milhões de cópias, tornando-se o quarto DK mais vendido da história e outro título aclamado pela crítica. Alguma parcela dessas vendas se deve à fofura dos Tikis, certo?

VENCEDOR: Kremlings!

Pelo tamanho dos textos já fica evidente que a fama dos Kremlings é superior à dos Tikis. Mas não percam as esperanças, as máscaras flutuantes acabaram de nascer no mundo dos games, quem sabe o placar não muda na próxima?

Round 3: Visual

  • 200px-KlaptrapKremlings: Há dezenas de Kremlings no bando dos Kremlings, cada um com suas particularidades. Alguns tem a cor como diferencial, outros diferem em toda a estrutura corpórea e há aqueles que são diferentes de tudo o que você já viu na vida. Temos o Knocka e muitos outros que se escondem em barris macabros; Klomp com sua perna de pau; o fantasmagórico Kloak; Klaptraps, que são quadrúpedes e possuem dentes afiadíssimos; Kasplat e seu jeito de motoqueiro; Kackle, um Kremling morto-vivo e muitos outros. Já vimos muitos dos Kremlings em 2D com as séries Country e Land e em 3D com Donkey Kong 64. Uma coisa é certa: há variedade de visuais para jacarés é imensa!

 

  • LuteTikiTikis: Existem muitos membros da tribo Tik Tak na lista de inimigos de Country Returns. Há 9 líderes da tribo e um chefe supremo, o Tiki Tong (um trocadilho com Donkey Kong, obviamente). Além desses 10 mais poderosos, temos uma gama de outros Tikis soldados que enfrentamos nos diversos mundos do jogo. Há uma variedade, mas a maioria tem certa semelhança. A idéia de usar máscaras indígenas como base foi ótima e deu aos Tikis uma grande variedade. Mas apenas mais games podem fazê-los variarem ainda mais.

VENCEDOR: Kremlings

Embora Country Returns e seus Tikis esbanjem gráficos lindos no Wii, eles ainda não alcançaram a variedade imensurável de estilos que os Kremlings possuem.

Round 4: Chefões

  • 402px-KingKRoolGasp_DKCKremlings: O supremo líder do bando Kremling é o King K. Rool. O jacaré gorducho está sempre a tentar afanar o suprimento de bananas de Donkey Kong ou então sequestrar algum dos membros da família de macacos. Ele nunca consegue ter sucesso, mas ao menos tenta, e tenta bastante. Estreou como vilão principal em DK Country (SNES) e assim continuou por toda a série Country e Land. King K. Rool é o chefão em Donkey Kong 64, DK: King of Swing, DK: Barrel Blasting e DK: Jungle Climber. Também tem seus troféus na série Smash Bros. e aparece em outras franquias como Mario Super Sluggers e na série de TV animada. Está sempre a reunir o exército de Kremlings e criar maquinários cada vez mais grotescos! Embora não seja o vilão mais famoso da Nintendo, tem seu carisma!

 

  • Tiki-Tong-renderTikis: Para comandar uma quantidade tão grande de máscaras indígenas musicais, só mesmo um vilão como Tiki Tong. Em Coutry Returns, é o último desafio enfrentado por DK e Diddy. A batalha conta com todo o tom épico de um confronto final. Para um vilão recém-nascido, seu momento de estrela foi muito bem retratado. Tiki Tong oferta um desafio semelhante ao de enfrentar a Master Hand em Super Smash Bros. ou Molgera em Zelda: Wind Waker (GC). Mas por que um cara desses quer roubar as bananas da ilha DK? Como os Tikis são feitos de bananas moídas, talvez ele queira criar um exército de Tikis para dominar o mundo, algo que todo vilão quer fazer. Mesmo não sendo tão famoso, faz jus ao posto de substituto de King K. Rool.

EMPATE!

King K. Rool pode ter o carisma e a perseverança de um digno vilão principal de video-game, mas admitimos que Tiki Tong conseguiu ocupar bem o seu lugar em Country Returns.

E o vencedor é…

300px-KROOLDKJUNLGEO bando Kremlings, por 4x2! Não há como pensar em jogar um game da série Donkey Kong e não lembrar de como os Kremlings infernizavam as nossas vidas. Seja com armas ou simplesmente por encostar neles, os jacarés conseguiam fazer muitas vezes os macacos correrem de medo. Enfim, depois da 30ª repetição da mesma fases você conseguia derrotar todos eles.

E os Tikis? Bem, eles chegaram com tudo para trazer novidade a Country Returns, mas a série Country é muito conservadora, logo, não vai ser de primeira que os fãs aceitarão as máscaras místicas. Esperamos que a idéia possa amadurecer, mas, até lá, rezamos por uma volta triunfal dos Kremlings em um novo Donkey Kong. Ou quem sabe uma aliança entre King K. Rool e Tiki Tong? Se cuida, DK!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Senti falta dos Kremlins no DKCR, mas ainda assim o game é fantástico e não é pela falta dos inimigos tradicionais que vou desmerecer o game, que é fantástico, fica aí a esperança de que numa possível continuação, vejamos King K. Rool e Cia!!!

    ResponderExcluir
  2. Já era óbvio que os Kremlings iam Ganhar... Odiei o DKCR por não ter Kremlings ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Um monte de pessoas saudosistas porque os Kremlings não entraram neste game,é triste.

    ResponderExcluir
  4. Ainda sim,foi muito papo furado algumas partes do texto.
    4 a 2?
    Conceito de Blast Battle é muito falho ainda,abraços.

    ResponderExcluir
  5. mas a série Country é muito conservadora.
    /\ Achamos o problema,conservaderismo leva a rejeitar o novo,isso é decepcionante

    ResponderExcluir
  6. Os Tikis são resultado de uma série de conceitos extremamente criativos, e além disso, gosto muito de como eles agem numa batalha de chefão. Tenho certeza que eles são capazes de fazer muitas coisas que os Kremlings não conseguem. O problema é que os jacarés possuem algo que os Tikis ainda precisam de muito tempo para conquistar: a definição "clássico". Ah, e aparência humanóide de alguns Kremlings, que leva as pessoas a confrontarem as situações com a repugnação comumente usada contra um ser paralelo análogo, porém disforme, ampliando o sentido dos confrontos.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a Retro colocou os Tikis por que ela queria expandir mais os inimigos de DKCR, mas mesmo assim DKCR é um bom jogo, ainda não joguei por não ter um Wii, mas não por não ter os Kremlings que o jogo não seja ruim (é só questão de tempo para se acostumar com os Tikis), mas só espero que no próximo jogo da serie os Kremilings não seja esquecido.

    ResponderExcluir
  8. ei rafael neves, vc digitou em uma parte ai, coutry invez de country. corrige ai, flw! ;D
    =============================================
    uau! nunca vi eduardo jardim comentar aqui! 0.0
    é extreeeemamente raro, não acham?
    =============================================
    @post gostei do resultado, kreemlings vencem!
    =============================================
    visitem meu blog tbm! new-super-mario-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei da aliança Kremlings e Tikis. Poderia até ser o enredo do Country Returns 2, em que a aliança de King K. Rool e Tiki Tong ajuda na captura de Donkey Kong, e resta a Diddy e Dixie salvarem a pátria! ^_^

    ResponderExcluir
  10. Opa! só consertando: gostei da "ídéia" da aliança Kremlings e Tikis.

    ResponderExcluir
  11. "Ah, e aparência humanóide de alguns Kremlings, que leva as pessoas a confrontarem as situações com a repugnação comumente usada contra um ser paralelo análogo, porém disforme, ampliando o sentido dos confrontos."
    Falou tudo, Freud. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Ninguém falou dos "Ow!" e variações que eles soltam quando são vencidos pelos macacos? Pra mim esse é o charme dos Kremlings.

    ResponderExcluir
  13. Só lembrando que as máscaras flutuantes já fazem parte do mundo do Crash Bandicoot...

    ResponderExcluir
  14. o country returns dois seria assim

    Depois de donkey kong ter derrotado os tikis,meteoros estranhos caem na ilha,enquanto os kremlings pensam em atacar a ilha.No dia seguinte os meteoros se quebram e novos tikis sao revelados,os kremlings pegam as bananas, mas os tikis viram e hypnotizam kink k roll e o jogo comeca.(nenhum animal foi hypnotizado no intro da minha versao)

    ResponderExcluir
  15. Só torço por uma cena em DKCR 2: Pular em um Kremling próximo a uma cachoeira e ouvir o eco de seu "ow"...

    ResponderExcluir
  16. Well...o Tiki Tong é como o Wart,aposto que ele vai aparecer em um game só,mas seus menbros de sua tropa continuaram a aparecer(por exemplo,os tikis irão aparecer no Mario Kart 3DS)

    Enfim,sempre gostei dos Kremlings,eles tem estilo :D
    Mas,não despreso os Tikis,eles são legais tbm

    VIDA LONGA AOS KREMLINGS!!

    ResponderExcluir
  17. Sou um mega fã de donkey kong das antigas mas esses tikis combinam muito melhor com o cenário e realmente são mais horiginais...

    ResponderExcluir
  18. K.Rooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllll
    kremilingssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    jacareeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesssssssssssssssssss
    e originais com H q vergonha volta para a escola
    seu analfabeto... q noção você é um coitado da nova geração que não sabe o que é originalidade... aff

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google