Especial: Opiniões, reflexões e dúvidas da equipe Nintendo Blast sobre o Nintendo Wii U

Eu sei que você deve estar, assim como a gente, com os ânimos exaltados e muitas dúvidas após a apresentação da Nintendo na E3 2011, que o N... (por Gustavo Assumpção em 08/06/2011, via Nintendo Blast)

wii_u_logo_bannerEu sei que você deve estar, assim como a gente, com os ânimos exaltados e muitas dúvidas após a apresentação da Nintendo na E3 2011, que o Nintendo Blast cobriu durante toda a tarde de ontem (07/06). Sei também que você acompanhou com a gente a revelação do Nintendo Wii U, o novo e esperado console da Nintendo, que promete unir jogadores casuais e hardcore em uma mesma plataforma. Mas, será que o caminho é por aí? Passada a coletiva, vamos opinar muito, fazer exercício de futurologia e tentar entender: será que há limites para os caminhos que a Nintendo pretende percorrer?

  • Wii U: Nós, você e um novo passo para a indústria

wii-u-03A gente já detalhou o Wii U aqui, então vamos pular essa parte dessa vez. Após conhecermos todas as características do novo console (todas as reveladas, obviamente), fica bem claro que está todo mundo mais cheio de dúvidas do que de respostas. Nós ainda não tivemos a oportunidade de testar o novo console, então boa parte dos nossos questionamentos são compartilhados por várias jogadores mundo afora, sendo resultado apenas de observações e impressões. Se a gente tivesse jogado o console, provavelmente teríamos uma impressão diferente, mas isso não impede que a gente tente colocar na berlinda as maiores questões sobre o Wii U até o momento.

Tentando analisar de maneira mais fria, o novo console consegue parecer um produto ao mesmo tempo perfeito para quem está acostumado com o Wii e algo totalmente novo, como uma síntese entre o que de melhor a Nintendo fez no Wii e no DS. O próprio Miyamoto, em entrevista ao CNET, disse que o Wii U muda a forma como o videogame é jogado pelo player: “eu acho que o que vai ser único é que ele cria uma nova estrutura, na medida em que você tem a sua própria tela, mas você também tem a tela da TV, e estes duas podem interagir uma com a outra. E isso vai criar um monte de coisas novas que você pode fazer, não apenas com os jogos, obviamente, ele vai criar uma nova jogabilidade, mas também cria novas formas de interagir com coisas como serviços de internet, ou mesmo, como um exemplo simples como visualização de fotos”.

O controle pode não ser único e extremamente inovador com o Wii Remote foi, mas ele reúne, como nenhum outro controle de um videogame do mercado, uma quantidade de funcionalidades imensas. É o produto mais completo que a Nintendo já disponibilizou, sendo resultado de décadas de evolução técnica, testes, inovações esporádicas e riscos – afinal, quem imaginava que os controles com sensores de movimento iam se tornar o padrão antes do Wii? Nem a própria Nintendo parece enxergar até onde as possibilidades podem ir e isso é extremamente positivo para quem futuramente adquira o console. “Estou realmente muito animado para ver se todos os game designers talentosos desse mundo vão olhar para isso com os mesmos olhos que você fez e como eles vão se aproveitar do controle", concluiu Miyamoto.

Antes da revelação do Wii U, um dos maiores receios era a possibilidade da Nintendo simplesmente partir para o mundo dito hardcore e esquecer a legião de pessoas que ela trouxe para o universo dos games com o Wii. Ciente da importância de manter esse público e também da necessidade de conquistar os jogadores que se digladiam em troca de um bom FPS nos consoles HD, a Nintendo manteve o aspecto simples e extremamente adaptável a toda família ao mesmo tempo em que oferece um console robusto e poderoso para os jogadores mais exigentes.

Há muitas perguntas sem resposta até o momento, mas no horizonte é possível vislumbrar uma série de possibilidades para o Wii U. Tá em dúvida sobre o que pensar sobre esse novo passo? Confira abaixo as opiniões da equipe Nintendo Blast sobre o console e uma análise curta do que gostamos e do que não gostamos até agora no que foi revelado:

In this photo provided by Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, president and coo of Nintendo of America, describes the features of the new Wii U console's controller (left) and the system's (top) compatibility with the current Wii Remote controller during the company's presentation on the opening day of the 2011 Electronic Entertainment Expo (E3), June 7, 2011 in Los Angeles. The E3 is the video game industry's premier trade show. (Photo by Nintendo of America, Bob Riha, Jr.)  No Sales

  • O que você achou do Nintendo Wii U?

Sérgio Oliveira: Não tem mais do que reclamar: a nova geração está aí, o novo console da Nintendo terá gráficos em alta definição e novamente inovará a forma que jogaremos. A E3 é o lugar para mostrar potencial e diferencial, cativar e causar euforia no público e a Nintendo fez isso com seu novo controle revolucionário. Engana-se quem diz que o Wii U é mais do mesmo, ou um tablet com roupagem diferente - é mais profundo que isso, o conceito é diferente, mais 1001 possibilidades surgirão e jogaremos de maneira diferente com esse console e seu controle. Mais uma vez a Nintendo inovou, definiu padrões e arrasará. À nós, mortais, nos resta esperar o console chegar e ver a concorrência correr atrás do "prejuizo". A mágica está vindo e viva a Nintendo!

Alex Sandro: Simplesmente incrível! A Nintendo mostra mais uma vez que quando o assunto é videogame, está na frente da concorrência. A inovação marca presença novamente - apesar do nome estranho... Nintendo "UIU" - e com toda certeza será um sucesso. Destaque para os novos detalhes de Super Mario 3DS e Skyward Sword. Esperava também por mais anúncios de third-parties, mas é só questão de tempo para começar aparecer jogos de outras empresas. Uma pena não vermos grandes anúncios para o Wii e fica a dúvida: o que a Nintendo fará até o lançamento do Wii U?
Wii U = What is it? Unbealievable...

Carlos Heinecke: A ideia é boa, implementar a tela, câmera, microfone e ainda os botões num só controle é mesmo difícil, mas... meu, esse design é muito ”prezinho” (sic), cansei de branco e arredondado. Podiam ter se esforçado um pouquinho mais no design pra deixar diferente sem perder a "identidade" do Wii, que é bem popular e atrai novos jogadores. A tendência de ter games compatíveis tanto com o portátil quanto com o de mesa me parece bem promissora. Então é meio isso, tô (sic) um pouco cético ainda, mas claro q eu vou querer experimentar alguma hora :)

Jaime Ninice: A Nintendo mostra extrema criatividade com o seu mais novo projeto. Confesso que me assustou a ideia de andar com um tipo de tablet para jogar, isso afastaria as crianças? Porém o apoio massivo das Third Parties, com jogos como Assasin’s Creed e Metro: Last Night são fatos que só aumentam a esperança por boas novidades num futuro próximo.

Guilherme Vargas: Voltando no tempo, eu lembro a primeira vez que vi o Wiimote. Testei no começo, com um receio de não gostar dele, mas vi que a experiência era ainda melhor do que era descrito por aí. O controle, como já disseram, é um tanto grande, mas ví opiniões que dizem que, ergonomicamente, se encaixa perfeitamente na mão, dando a sensação de conforto ao jogá-lo. Em questão do visual, achei um tanto exagerado, acabou ficando meio feio, mas deve ser questão de costume, nada que o tempo não resolva. Agora, mais informação que isso, só testando para ver se a primeira impressão bate com o que é.

Thiago Abreu: O que mais me chamou atenção na conferência da Nintendo foi o apoio das Third-parties, que mostraram muito entusiasmo por finalmente trazer algumas franquias para o público da Nintendo. Desde que surgiu o rumor do Projeto Café já deu a entender que a Nintendo ia dar para as desenvolvedoras um ótimo hardware para trabalharem. Sim, gostei do controle do Wii U, gostei dos gráficos, uma apresentação linda, mas estou com aquela sensação que ficou faltando algo. Espero mais informações nos próximos dias sobre o console.

Alveni Lisboa: Os gráficos são os melhores que já vi. É preciso vermos outros vídeos e demonstrações de jogos para ver se essa parte vai estar realmente muito a frente dos concorrentes - vale lembrar que somente agora o PS3 está mostrando todo o potencial de superioridade em relação ao Xbox 360. Achei a integração com o Wii perfeita. Você consegue manter os jogadores casuais antigos e trazer os novos. Além do mais, você não precisa arrumar um espaço para guardar seus milhares de acessórios da geração passada. A aposta em um controle-tablet-tv parece ter sido boa (afinal, os tablets são o futuro da "computação casual"). Resta saber como a tecnologia será usada. O meu grande temor é o preço que este controle pode ter, já que possui tantas funções. Além de desembolsar uma grana violenta pra adquirir o WiiU (eu chuto que ele deve custar em torno de US$ 350), ter que gastar US$ 150-200 para comprar um controle me parece extremamente salgado. O que eu quero saber, de verdade, é o funcionamento do modo online. A maioria das experiências online do Wii são frustrantes (salvo Mario Kart). Isso sem contar esse esquema chatíssimo de Friend Codes (eu adicionei todo mundo da equipe no 3DS e apenas dois me adicionaram de volta, por exemplo). É um sistema antiquado e que me faz recordar das antigas passwords... Outra questão: vai ter suporte à 3D? Não é possível que um console HD revolucionário não tenha suporte a essa tecnologia, que está se popularizando (ainda que lentamente). Falar nisso agora pode não ser prioridade, mas daqui há 3 ou 4 anos, quando as TVs 3D sem óculos já estarão no mercado, tenho certeza que fará falta. Enfim, gostei muito do que vi, mas ainda é muito cedo para emitir opiniões mais sólidas

Rodrigo Estevam: O Nintendo Wii U é simplesmente incrível. Ele tem tudo aquilo que o Wii tem de melhor e mais um pouco. Ele tem potencial para agradar jogadores casuais e hardcores, ele permite que se comece a jogatina na TV da sala e continue na cama do seu quarto. Possibilita uma nova forma de multiplayer, seja usando tanto a tela do controle e a TV quanto apenas "telinha" do controle. É entretenimento com gráficos de alta definição bem ali, nas suas mãos. À primeira vista o controle do Wii U pode até causar certo desconforto graças ao seu tamanho, mas pensando no leque de possibilidades que ele abre essa impressão realmente muda. Mal posso esperar para colocar minhas mãos no novo console da Nintendo.

Rafael Neves: Mais uma vez, a Nintendo expõe um console onde o controle é o foco das atenções, o epicentro da experiência de jogo. Depois de tanta especulação, temos em mãos um controle que mais parece um tablet, mas tem potencial até mesmo para um novo console. O Wii U segue o hype inicial do Wii em 2006, mas com um apoio amplo das third-parties, além da própria Nintendo. O vídeo do Zelda mostra o quão linda a série pode ser, New Super Mario Bros. Mii nos traz de volta aquela nostalgia, mas é emocionante ver que teremos, mais uma vez, jogos como Ninja Gaiden 3. O que faltou? Explicar melhor como exatamente essa belezura funciona e anunciar mais jogos!

Alberto Canen: Nós/você (Wii U). Um jogo de palavras perfeito para demonstrar as intenções do novo console da Nintendo: agradar a todo tipo de jogador, desde os ditos "hardcore", que primam pela maior capacidade gráfica e de processamento, quanto os jogadores mais casuais, que buscam, principalmente, a diversão. O controle é o "cérebro" e a "alma" do Wii U, que interage muito bem com os demais eletrônicos: TV, Wii e 3DS. As third parties, que faziam tanta falta ao Wii, estão apoiando o novo console e, pelo visto, vão continuar. Como sempre, a Nintendo continua trazendo magia para as nossas casas.

Leandro Freire: Shigeru Miyamoto nunca dá um tiro no pé. Mesmo não mostrando muitas especificações a respeito da parte técnica do console, o Wii U tem tudo para arrebatar todos os corações. Para começar, Miyamoto já deve ter vários jogos em produção que utilizarão o "tablet" de uma forma nunca antes imaginada. Segundo, a quantidade de third parties que apoiarão a Nintendo não é brincadeira. Mesmo na entressafra de jogos da Nintendo, muitos outros de outras empresas estarão nas prateleiras. Por fim, o principal: o novo console tem características que atraem a todos: gamers hardcore, velhos, crianças... Afinal, quem não gosta de tablets?

Sérgio Estrella: Com o Wii U a Nintendo mostra que reconhece seus erros da atual geração e que tem um gosto peculiar para nomes. Acredito que o controle mais uma vez vai renovar a forma que jogamos videogames, de maneira parecida com o que vimos na interação GameCube/GBA, algo que pouca gente teve acesso, mas quem teve sabe como é divertido jogar Zelda: Four Swords Adventures usando múltiplas telas. Na coletiva, a empresa fez demonstrações de games casuais e hardcores, mas ainda permanece a preocupação quanto a potência do novo console: quando os sucessores do PS3 e X360 saírem, será que não vamos repetir a mesma história do Wii, com capacidade técnica claramente abaixo da concorrência?

Daniel Moisés: Oba! É hora de ver o novo console da Nintendo... “Wii U”? Sério? Como vou pronunciar isso? “Uiu”? “Ui-ú”? “Ui-iú”? “U”? Tudo bem, não gostei do nome... típico da Nintendo, escolher um nome esquisito, mas eu me acostumo. Isso é o de menos, vamos ver como ele é realmente... ah, o controle tem mesmo uma tela! Touchscreen, câmera, era tudo verdade... o controle é grande, mas parece funcional. Gostei, abre inúmeras possibilidades. Espero que não seja caro demais. O console é simples, mas bonito... é um Wii polido. Bom saber que tudo do Wii funciona nele... não vou precisar encostar os acessórios dele tão cedo. Siiiim! Alta definição, finalmente!... mas é mesmo mais poderoso que os concorrentes? Será que ele vai conseguir segurar a barra quando novos concorrentes surgirem? Acho que só vamos descobrir mais pra frente. Mas e os jogos? E os jogos?!?! Smash Bros.! Era tudo o que precisava ouvir! O que?!? Dois Smash Bros.?!? Pro 3DS também?!? Querem nos matar do coração?!? Mas... o que é isso?... pelos bigodes do Mario, é... ZELDA EM ALTA DEFINIÇÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!! É do jeito que eu vi nos meus sonhos!!! E o que temos de third-parties? Batman Arkham City! Assasin’s Creed: Revelations! Ninja Gaiden 3! Lego City Stories! Realmente, o apoio dos terceiros está sendo ótimo! Mas eu quero ver mais! Mais! Não tem mais? Tudo bem, eu espero... com certeza ainda veremos muitas surpresas e novidades antes do lançamento do console. Parabéns Nintendo... você conseguiu novamente. E uma última coisa:... eu quero um Wii U!

Felipe de Castro: A Nintendo sempre procurando revolucionar a forma como se joga vídeo-games consegue novamente essa proeza ao mostrar a utilização de um controlador com tela sensível ao toque ao apresentar seu novo console para o mundo. O controle apesar de inovador para os games e com suas N(intendo) possibilidades e interações, visualmente passa um certo desconforto. Talvez seja apenas uma questão de adaptação. Além disso, as imagens referentes ao potencial do Wii U é realmente de deixar os olhos lagrimados de alegrias com tamanha beleza e riqueza de detalhes. Gostei muito da interação com os demais dispositivos dos consoles anteriores e principalmente o apoio da third parties e os discursos empolgantes sobre o Wii U. Contudo, ainda é cedo para dar um parecer definitivo sobre o novo console da Nintendo, é preciso mais informações (principalmente visuais) para dizer se o Wii U vai fazer história na acirrada indústria gamística.

Ricardo Syozi: Este U do Wii U deve significar uma coisa: Unificação.
O novo console promete juntar o melhor do mundo hardcore e do mundo casual para revolucionar o mundo dos games mais uma vez. Ponto para a Nintendo que cada vez mais tenta inovar e dessa vez, principalmente, renovar. Aos poucos, com o Wii U, o jogador que termina Metroid com facilidade estará se divertindo com o jogador que só curte balançar o esqueleto em Just Dance.
A ideia é uma: Todos juntos agora.

Douglas Fernandes: Eu sou um entusiasta da Nintendo e por isso não consegui ver problema algum com o novo sistema ou controle. A BigN não irá entregar um "tijolão" desconfortável, e todas as tecnologias mostradas são viáveis ainda mais depois de todo a base de conhecimento ganho com desenvolvimento do MotionPlus para Wii. Tem tudo pra dar certo não só pelos belos gráficos em HD mas também pela retrocompatibilidade com o Wii.

Romero Araujo: Não me apaixonei de cara pelo Wii U. Assim, os gráficos são bacanas, mas já estava na hora... O controle eu achei escandalosamente grande. Agora que já me acostumei com o Wii Remote, que é pequeno, acho que vou ficar meio atrapalhado. A segunda tela também, no DS ela funciona bem porque as duas estão bem perto. Já no console não, você pode estar a quase 5 metros da tv. Isso de ficar focando e desfocando coisas pode dar um pouco de dificuldade... E, da mesma forma, a Nintendo não se portou tão bem (na minha opinião) pros jogadores casuais. Eu sei, a E3 é muito especializada, muita gente nem sabe que ela existe, mas mesmo assim, existem jornalistas de vários meios, não apenas da mídia de jogos lá. Isso pode meio que diminuir a atenção do pessoal para o novo console. Por fim: comparando com as coletivas pífias das outras empresas, a Nintendo se portou muito bem. Não faltaram novidades nem surpresas (ou nem tanta surpresa assim). Só falta agora a Nintendo liberar o SDK do Wii U pra gente, como a Apple fez com o iPhone. Quero fazer um jogo indie bacana e ficar trilionário!!!

Alex Silva: O WiiU chegou numa hora em que os tablets estão em alta e como sendo a Nintendo eles estão sempre procurando novas formas de "como" e "onde" jogar. Com certeza vai agradar ao público hardcore pelos ótimos gráficos e aos casuais pela experiência.

Maxwell Marinho: Adorei o novo controle, ele sintetiza tudo de novo em matéria de tecnologia que a Nintendo vem implementando, e consegue fazer isso de forma inovadora, algo que nenhuma outra empresa nem sequer imagina. O controle traz características simples, mas ao mesmo tempo tão especiais, que nos faz acreditar que a Nintendo quando se trata de games, interação, diversão e inovação, é a única empresa que realmente sabe o que faz.

O que gostamos:

  • O novo controle é muito interessante, permitindo novas possibilidades de jogabilidade
  • Quem testou garante que a transição da imagem da tela para o console é rápida e sem maiores problemas
  • O controle, apesar de grande, vem ganhando vários elogios a sua ergonomia e facilidade de manuseio
  • A retrocompatibilidade com os acessórios do Wii é uma boa pedida para manter os casuais interessados
  • O apoio das third parties é bom e promete crescer mais nos próximos meses
  • A demo técnica apresentada mostra que o console é poderoso

O que não gostamos:

  • Vai mesmo ser possível utilizar só um controle tablet por console? E se o meu quebrar, o que eu faço?
  • O Wii U tem, visualmente, cara de console casual e familiar, o que pode afastar aqueles que gostam de games mais sérios, assim como aconteceu com o Wii
  • Os vídeos apresentados de games que sairão para o novo console eram das versões equivalentes para PS3 e X360, prejudicando o nosso entendimento sobre o real potencial gráfico do console

O que ficamos sem saber:

  • Afinal, a rede online será tão robusta quando a dos concorrentes?
  • Em que ponto está o desenvolvimento de games para o Wii U? Para um lançamento entre abril e dezembro de 2012 as coisas não parecem atrasadas demais?
  • Quanto de memória interna o console tem?
  • A tela do controle é multitoque?
  • E o preço, não será caro demais?

Agora queremos suas impressões: O que você achou do Wii U? Gostou? Não gostou? O Nintendo Blast quer ouvir você!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. a sei la gostei muito do console vou comprar de qualquer jeito
    ta d+ esse console

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  2. de cara quando foi mostrado no telão o novo controle já pensei:
    "já era a ergonomia" e "só de olhar o braço já está pesando", mas pelo que vi mais tarde, todos que experimentaram disseram ser ergonômico e bem mais leve do que parece.
    Bem... só vou aprovar quando o tiver em minhas mãos xP

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  3. ´´Vai mesmo ser possível utilizar só um controle tablet por console? E se o meu quebrar, o que eu faço? ``

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  4. eu sinceramente amei o novo console...mais as minhas duvidas são as mesma q a de vcs:/ gostei do fato de q a Nintendo queria puxar os jogadores mais sérios, queria ter visto mais o console, mais eles ainda tem 1 ano, sei q eles podem ate parecer atrasados mais deste q eu notei a falta do console em si na apresentação da e3, pensei q eles ainda podem querer mudar algo e não quiseram mostrar ali algo q ainda pode ser um protótipo...mais agora soh esperar neh:/(e ah...estou morrendo de medo do preço)

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  5. A hora que começou o vídeo de apresentação, que eu vi o controle, acho que como todo mundo né?.. eu pensei: poxa, afinal é um console novo ou um controle novo pro Wii.
    Mas assim que compreendi que se trata de um novo console que mantém totalmente a "alma" do Wii, o melhor console já criado, eu pensei: Wooowww!! era tudo que eu queria.
    Eles simplesmente pegaram o Wii, jogaram um super-hardware dentro dele e pra dar um toque especial, criaram um controle super inovador.
    Não tenho dúvidas que o Wii U vai dar muito certo!

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  6. lol: http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias/8771/sony-elogia-wii-u-e-pretende-se-inspirar-no-console-para-acoes-futuras.html

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  7. Pessoal, esqueceram de mencionar que tudo qeu foi msotrado era apenas um prototipo =(
    o diretor deixou bem claro na apresentação ontem.
    Eu gsotei e já estou guardando dinheiro apartir desse mês.
    para comprar o meu =D

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  8. Gostei do Wii U, acho que ele vai fazer com que possamos interagir de diferentes formas com os jogos. Os gráficos poderosos poderão atrair Third Paries.
    O design me deixou espantado. Controle proporcionalmente estranho, a disposição dos botões parece ser desconfortável e o console em si é MUITO parecido com o wii, acho que faltou um pouco mais de empenho nessa parte.
    O console parece ser divertido, mas não acho que vá fazer muito sucesso com os hardcore, claro que isso é só opinião minha, mas espero que eu esteja errado, pois quero que a Nintendo se saia muito bem nessa próxima geração.

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  9. Eu achei excepcional, a Nintendo conseguiu mais uma vez surpreender a todos (não que isso não fosse esperado). O grande problema, na minha opinião, é que o Wii U ainda está envolto em uma névoa de dúvidas e detalhes não explicados... Tem muita gente confusa por aí, não sei se isso pode influenciar negativamente a fama do console.

    Ps. Putz, de MILHARES DE NOMES a Nintendo me vem com "Wii U"??? Deixasse Wii 2 então, que fonéticamente ficaria "uíi tchu" = "we too" = "nós também" = casuais & hardcores...

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  10. Demorei um pouco para entender o que estava acontecendo. Ele parecia ser simples e não muito inovador, mas depois parei para pensar que podem surgir infinitas possibilidades dependendo de como se usa a interação do novo controle com o console ( e provavelmente a Nintendo já teve idéias que vão deixar o mundo de boca aberta ). Eu já me acostumei com o visual do controle. Gostei da capacidade gráfica do console ( no mínimo igual a PS3 e X360, mas com discos de mais que o dobro de capacidade que dos concorrentes atualmente ), e eu vou adorar ver as mais belas franquias da Nintendo com um belo tratamento HD. Já vimos uma simples demonstração de Zelda, agora imaginar Metroid, Mario, Pokémon, Smash Bros... começo a perder a noção da realidade só de pensar!

    Agora não sei o que eu gostei mais, se foi de ele reaproveitar os acessórios do Wii ( Wiimote, nunchuck, Balance Board, M+... ) ou se foi da empolgação das Thirdies com a capacidade do novo console. Só sei que ele vai continuar sendo o maravilhoso console casual que me diverte junto com minha família e amigos, mas agora também com espaço para jogos hardcore. Quero ver quem vai reclamar.

    E por fim, a Nintendo mais uma vez mostrou quem manda. surpreendeu a todos mias uma vez, e vai continuar surpreendendo durante toda a oitava geração!

    Nintendo! U Wii ( entenderam? o som de You Win =p ).

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  11. Esqueci de mencionar o fato da Nintendo estar apostando tudo em Hardware, enquanto as outras empresas concentram-se, principalmente em software. A Big N tem que tomar cuidado com isso também, pois o software é tão importante quanto a parte física do console.

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  12. O WiiU é simplesmente muito incrível, é a Nintendo revolucionando mais uma vez o mundo dos Games, quando eu ví a foto do controle dele, pela primeira vez pensei que fosse um console portátil, mas depois eu vi que era um console de mesa e com interatividade com a TV. Vou querer o Wiiu, msa só espero que o preço dele não seja tão caro (uns R$300 tá muito bom).

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  13. Eu fiquei impressionao com o novo console, não pelos gráficos que ao meu ver são equivalentes ao PS3 e XBOX 360, um outro ponto negativo que não foi descrito é que muito das coisas mostradas do Wii u não eram demos jogáveis e sim apenas CGs imitando um demo jogável, vamos ver o que a nintendo tem por trás das mangas e como vai ser sua cartada. Ótimo post.

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  14. Acho que não tenho muito o que falar, irei resumir em uma simples palavra: INCRÍVEL.
    Claro, tenho as mesmas dúvidas que vocês da N Blast, mas acho que é questão de tempo para descobrirmos o que está por vir. No caso do design, acho que considerar um design casual e afastar os hardcore, é frescura, acho que o design não mostra escrito no console "Sou casual!" , e sim uma impressão de simplicidade e mistério do tipo "Como algo tão simples pode ser tão complexo?". E falar sobre o tempo de lançamento que será em 2012, concordo que é um pouco atrasado, mas vai saber o que a Nintendo pretende, pode ser a espera do desenvolvimento de vários jogos para não deixar o console a "seco", assim como foi o lançamento do Nintendo 3DS, ou apenas um tempo de segurança para últimos retoques e ter uma boa demanda do console, afinal, não seria nada legal comprarmos o console e descobrir que está cheio de defeitos, e também acabar o estoque muito rápido.

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  15. ELE TEM QUE VIR COM CONEXÃO PARA CABO ETHERNET E 3G!!! É PRATICAMENTE UM ITEM OBRIGATÓRIO PARA O ACESSO DA NET DO WiiU.
    E o controle tablet tem que ser vendido separadamente e que o wii U pegue + de 2 controles tablet. Se não isso vai ser um tiro no pé.
    PS:eu tava vendo o video da demonstração dos graficos no PC da escola, durante o video, a tela começou a ficar preta, a o video travava e a imagem era perfeita. Isso quer dizer que a placa de video nao consseguiu acompanhar as imagens e o grafico vai ser FOD4!!!

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  16. Pra quem ta se perguntando sobre os gráficos dele. Basta ver a demo técnica, aquele vídeo de um pássaro, das flores, etc.
    Se aquilo estava sendo renderizado em tempo real, está bem acima de tudo que já se viu até hoje.

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  17. Vai demorar pro NTablet chegar nas minha mãos... Mais to curtindo muito! A sincronia entre a TV o Tablet e o WiiMote foi o que mais me chocou! Agora odiei o nome e o design: UIÚ, e o design de DVD da gradiente... E aquele Zelda na demo? Será um novo game da franquia? Mistééério
    P.S: Os comentários estão tão grandes que parece mais uma matéria da NBlast ¬¬

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  18. Ainda bem q vai dar pra usar o Wii Mote nesse novo console. Tah bem legal os graficos, nao tanto qnto os do battlefield 3, mas tao bem legais. Se tiver mesmo todos esses jogos legais q tao falando e fizer q nem o Wii, sem akela frescura toda do 360 e nem akeles preços altissimos do PS3 daih ele seria perfeito.

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  19. Ainda cética...pra falar a verdade, é a primeira vez que fico cética em relação a um console da nintendo. Quando o Wii foi anunciado, pirei. Mas isso não aconteceu com o Wii U. Estava esperando algo mais... 3DS, vamos dizer assim. Mais arrebatador. Mas não quer dizer que não esteja curiosa em relação ao console.
    Seria interessante se esse controlão tivesse compatibilidade com o Wii também, né?

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  20. E eu não sei se outros concordam comigo, mas acho que essa divisão entre casual e hardcore é um conceito meio estranho, principalmente pra mim. Quando jogo videogame, quero diversão. Não importa se estou jogando Super Mario Galaxy ou Halo, quero me divertir. Isso me inclui em qual categoria?

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  21. Entenda Hardcore como jogo com sangue. Heheheheh
    Nem mesmo os "hardcores" sabem o que significa.
    DKR Wii pra mim é hardcore porque não é qualquer criança de 12 anos que consegue jogar. É um jogo difissílimo.

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  22. Cara achei d+ adoro tecnologia e inovação. Quero ele de qualquer jeito. Eu sou fan da Nintendo então sou meio suspeito para falar, mas achei a ideia muito boa. Sinto um novo sucesso.

    Mas uma ideia pra concorrencia correr atras ja que a Nintendo se adiantou ele (a concorrencia) vai ter tempo de "copiar".

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  23. @dedeu, valeu o esclarecimento.
    Eu tinha até ficado em dúvida se aquilo sera mesmo em tempo real.
    Que bom que é.
    Incrível!!!

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  24. @Marcos Aurelio, como vc disse, a Sony já declarou que gostaram da ideia e que vao fazer algo parecido com Vita+PS3 ¬¬
    Pra quem quiser conferir (ta em inglês): http://www.vg247.com/2011/06/08/sony-wii-u-will-inspire-ps-vita-devs-to-experiment/

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  25. De primeira eu estranhei um pouco. Mas depois me informei melhor e estou cada vez mais intusiasmado com o novo console.
    NINTENDO WII U !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! =)

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