Plug and Blast

Plug and Blast: Balance Board (Wii)

A Wii Balance Board é como uma balança com sensores de pressão que permitem que o jogador faça várias atividades físicas, como cabecear bol... (por Felipe Antunes em 06/06/2011, via Nintendo Blast)

Wii Balance BoardA Wii Balance Board é como uma balança com sensores de pressão que permitem que o jogador faça várias atividades físicas, como cabecear bolas virtuais, fazer yoga, praticar esportes e ski. É um acessório bastante similar àquelas plataformas das aulas de Step das academias. Trata-se de um suporte para o jogador interagir usando sua massa corporal de uma forma ou de outra imitando movimentos de Miis e outros personagens na tela. Quer saber como funciona?
Balance Board visto de baixoBalance Board visto de cimaA Wii Balance Board tem 4 sensores que são usados para medir o peso e o centro de equilíbrio. Funciona com quatro pilhas AA que podem durar por cerca de 60 horas. A placa usa a tecnologia Bluetooth para a troca de informações. E pode suportar uma massa de até 300 kg (aproximadamente 3000 N de força), embora em sua embalagem conste que a massa máxima permitida seja de aproximadamente 150 kg (aproximadamente 1500 N de força). O Balance Board só deve ser usado sobre uma superfície dura ou carpete fino. Superfícies suaves ou carpetes grossos podem fazer com que o Balance Board não funcione corretamente. A prancha de equilíbrio deve ser usada com os pés descalços, uma vez que meias simples podem derrapar sobre a superfície, sendo necessário o uso de meias com antiderrapantes. Como você pode conferir, o vídeo a seguir ilustra o uso do Balance Board.



Muitas pessoas cometem o pequeno erro de achar que o nome deste acessório é Wii Fit, esse erro é cometido por que os jogos Wii Fit e Wii Fit Plus vêm junto ao acessório. Com isso, o Wii mudou a ideia de que videogames eram aliados do sedentarismo, pois quando se joga qualquer um dos jogos do Wii sports, Wii Fit, entre outros, o jogador tem que movimentar o corpo inteiro, fazendo assim vários exercícios. O vídeo a seguir mostra o uso do acessório com o jogo Wii Fit.





Uso da Balance BoardWii Fit foi o primeiro jogo a fazer uso da Wii Balance Board. Sobe-se em cima dessa plataforma e movimenta-se o quadril a fim de controlar um goleiro na tela em uma partida de futebol. Em outros exemplos, uma forma geométrica análoga ao corpo humano faz movimentos com um pé suspenso de forma que o jogador deve repetir esses mesmos gestos a fim de arrecadar pontos. Foi então que Shigeru Miyamoto notou o potencial para outros jogos e hoje há vários jogos no mercado que a utilizam, como um simples jogo de snowboarding, o We Ski da Namco Bandai Games que foi o primeiro jogo de terceiros a fazer uso da Balance Board. É mais uma vez a Nintendo ajudando a popularizar os jogos que utilizam o corpo, como é o caso dos listados a seguir:
  • Academy of Champions: Soccer
  • Dance Dance Revolution Hottest Party 3
  • Don King Boxing
  • EA Sports Active
  • Mario & Sonic at the Olympic Winter Games
  • Skate City Heroes
  • Skate It
  • Super Monkey Ball: Step & Roll
  • Tetris Party Deluxe
  • Walk it Out
  • Wii Music
  • Yoga for Wii
  • e muitos outros.
EquilibriumUma prova de que o acessório está ajudando a quebrar a morbidez dos jogadores é seu uso na fisioterapia infantil, onde um grupo de estudantes da Rice University desenvolveram um jogo usando o Wii Balance Board que ajuda crianças do Shiners Hospital, em Houston, Texas, no seu processo de recuperação física, na parte de fisioterapia das crianças. Engenheiros e cientistas da computação trabalharam juntos para desenvolver um dispositivo que alinha uma série de Wii Balance Boards entre os corrimãos ativos. Os pacientes caminham pelo dispositivo, e as Balance Boards fornecem informações sobre o quanto os pacientes estão se apoiando nos corrimões para caminhar, ou o quanto eles estão confiando na força de suas pernas e pés. O jogo se chama Equilibrium, e foi desenvolvido para induzir as crianças a utilizarem o dispositivo, com um caminhar mais firme, utilizando cada vez menos os corrimãos. Abaixo, vídeo que mostra um pouco desse projeto (em inglês).



E você, quais suas experiências com a Balance Board? Como foi ver o movimento do seu corpo sobre a plataforma passado diretamente para seu Wii?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. A primeira vez que eu subi na BB foi para fazer o cálculo da minha idade. Mas como eu estava apenas testando, e também não estava ligado que tudo é uma questão de equilíbrio, fui meio displicente. Resultado: ela me deu uns 100 anos. Caramba. Refiz, claro. Mas me deu só um ano a menos. Esse negócio de joga sentado não dá certo :p.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tô sonhando em comprar uma....

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google