Jogamos

Análise: Sonic Colors (Wii)

A estrela de Sonic estava meio apagada. Desde que entrou no mundo 3D, o ouriço não se confirmou e perdeu a pose para o mascote bigodudo ... (por Alex Sandro de Mattos em 22/07/2011, via Nintendo Blast)

Um dos melhores jogos do Sonic da última década. A estrela de Sonic estava meio apagada. Desde que entrou no mundo 3D, o ouriço não se confirmou e perdeu a pose para o mascote bigodudo da Nintendo. O espinhudo tentou se aventurar pelo mundo usando uma espada, se transformando em lobo (alguma coincidência com Twilight Princess?), participou da história do Rei Arthur, correu com Karts e poderes (hmm... que game veio à sua cabeça para comparação?) e disputou jogos Olímpicos de Verão e Inverno com a trupe da Big N. Mesmo assim, em seus games faltava aquele brilho que tinha durante a década de 90. Mas chega de tristeza, agora é hora de colorir seu Wii e o estrelato do ouriço com Sonic Colors.

Nota: este texto contou com a participação do colega e redator da equipe, Jaime Ninice.

O ouriço azul e todas as cores

Takashi Iizuka, o produtor do game, já havia dito que Colors seria um dos melhores jogos e que o game certamente agradaria aos donos do Wii. E qual a melhor forma de agradar aos jogadores nintendistas? Com fases no espaço! Ah, você se lembrou daquela aventura galáctica que jogou com um encanador e que... bom, deixa pra lá.

A história deste jogo é uma das mais agradáveis em toda a série, agora com um ar mais voltado para um desenho animado, porém sem abandonar as características do universo Sonic. Todo aquele estilo dos integrantes foi mantido. Pode-se perceber a marcante característica "nerd" de Tails, assim como o constante espírito inquieto e aventureiro de Sonic, sempre procurando aproveitar seu tempo livre com algumas coisinhas, como derrotar um robô gigante que estava simplesmente ameaçando toda a ordem do planeta.

E lá está Tails com sua cara de tonto...

Dr. Eggman abriu um gigantesco parque de diversões interestelar criado no espaço, acima do planeta natal de Sonic, que abrange diversos outros planetas com os mais diversos temas. Esses planetas são habitados por espécies corredoras alienígenas conhecidas como Wisps, criaturas coloridas que possuem diversos poderes, que foram expulsos de suas casas. Muitos deles foram possuídos e transformados em NegaWisps pelo maquiavélico arqui-inimigo de Sonic, com o intuito de aproveitar suas energias na construção de um plano infalível. Ao passar pelos mais diversos mundos, Sonic irá contar com a ajuda desses Wisps, que emprestarão seus poderes para ajudar na resolução de enigmas e para facilitar a passagem em muitos dos locais.

Em frente e rumo à perfeição

Exclusivo para as plataformas Nintendo, Sonic Colors é um game do ouriço que tenta conseguir um resultado que há muito tempo a Sega vem querendo com sua franquia: retornar às origens de maneira a conseguir mais público interessado em voltar a correr alinhadamente pelas mais diversas fases mirabolantes e com um bom nível de mecânica.

O jogo não perde tempo com explicações e, já no início, segue correndo para o que realmente importa: fases de corrida ao bom e velho estilo 3D que tanto consagrou a franquia na série Adventure, com sua perfeita junção aos estilos laterais de plataforma das séries mais tradicionais. A ligação entre as duas perspectivas está funcionando perfeitamente. Diversos elementos novos estão presentes para reiterar as características e qualidades do jogo, tornando ele uma evolução que possui os melhores elementos de todos os jogos da série até agora.

Nem o espaço impede que Sonic "voe correndo"!

Muitas das idéias de Colors foram retiradas dos últimos Sonics lançados até então. Você perceberá inúmeras semelhanças, como as animações que aparecem na introdução corrida de fases bem engenhosas, retiradas de Sonic and the Black Knight; fases laterais e momentos de exploração com grande frenesi nos chefes, retiradas de Sonic Unleashed; além dos elementos cadenciais da série Adventure, que nos passam pela memória muitas vezes quando vemos um corrimão que se liga a um looping e termina com um vôo pelo espaço, para depois cair num dash de velocidade para pegar mais argolas e assim continuar até o fim.

Ao primeiro contato percebe-se que muitas das fases – 6 mais o chefe por zona – são extremamente curtas, porém outras de tamanhos colossais também estão presentes para ajudar a equilibrar nesse aspecto. Aliás, elas devem ser vistas como um conjunto, em que todas se cadenciam formando uma só, mas com diversos momentos de transição. São belíssimas e os temas bastante interessantes. Algumas vezes você irá correr por pistas enormes e ensolaradas numa fábrica de doces, já em outras terá de percorrer gramados e desviar de abismos e cachoeiras, ou ainda deverá achar a saída nas profundidades do mar, desviando das conhecidas piranhas dos jogos anteriores e de samurais em cenários tematizados. Em certos momentos o universo será seu caminho e você poderá se aproveitar dos meteoros existentes para atravessar determinados locais.

Com toda essa velocidade, Sonic não pode reclamar pro chefe que chegou atrasado. Hmm.. olha os hamburguers... Quanta fome, hein Dr. Eggman??

Colorindo o seu Wii

Você pode pensar que os Wisps são os Restart, mas eles não são. Cada um possui uma cor e concede uma habilidade diferente para Sonic e com tempo limitado. Veja-os a seguir:

  • White Wisp White

Os Wisps brancos são os mais comuns no game. Eles enchem o marcador de Sonic e concedem mais velocidade para Sonic, além de rebater em anéis. Poder que é conhecido como White Boost;

  • YellowYellow Wisp

Os amarelos possibilitam Sonic perfurar o solo (Yellow Drill), quase como o Spin Drill de Galaxy 2, e se transformar em um tornado em fases aquáticas. Porém, se no solo o poder acabar e Sonic estiver sob a terra, é morte na certa;

Yellow Drill

  • BlueBlue Wisp

Os azuis possibilitam um dos puzzles mais divertidos do game: transformar moedas azuis em blocos e vice-versa, com o poder Blue Cube. Além disso, os inimigos próximos do impacto vão “para o espaço”;

Blue Cube

  • GreenGreen Wisp

Concedem o poder Green Hover, permitindo que Sonic plane para chegar em lugares inacessíveis para o ouriço e é a habilidade mais complicados de controlar;

Green Hover

  •  Cyancyan Wsip

Com a habilidade Cyan Laser, o ouriço pode mover-se na velocidade da luz em forma de um laser e também pode refletir entre os espelhos pelos cenários, útil principalmente para encontrar os anéis vermelhos;

Cyan Laser

  • Pinkpink Wisp

O poder rosa (Pink Spikes) transforma Sonic em uma bola rosa (duh!) e cheia de espinhos, possibilitando que a mascote da Sega role pelas paredes, desafiando a gravidade;

Pink Spikes

  • OrangeOrange Wisp

Ao usar o poder Orange Rocket, Sonic se transforma em um foguete e atinge alturas impressionantes. Quando o poder termina, o ouriço poder cair planando lentamente;

Orange Rocket

  • PurplePurple_wisp

Ao ativar a habilidade Purple Frenzy, o ouriço se transforma em um Berserker Chomp. Ele vai comendo tudo o que está pelo caminho e vai aumentando seu tamanho e o poder de destruição.

Purple Frenzy

Um colorido fenomenal e rápidas perspectivas

Os gráficos representam um dos pontos mais fortes em Colors, com cenários de fundo extremamente cheios de detalhes e um alvorecer de cores alucinante. Despertam o que há de melhor em criatividade e tornam este um dos mais belos gráficos do Wii, podendo até ser comparado com os gráficos de jogos de outras plataformas que possuem maior poder de processamento. As cores se misturam e trazem aquele efeito psicodélico ao que Sonic avança com mais velocidade pela tela.

A trilha sonora do jogo é composta de temas de fundo mais voltados ao ritmo eletrônico. Todas elas combinam muito bem e dão o ritmo certo para as fases. Ficamos super empolgados com a mudança que elas tiveram entre os atos. De extrema criatividade!

Talvez o que os fãs mais esperavam do próximo game Sonic para as grandes plataformas eram fases enormes, velocidade desenfreada, ótima jogabilidade, extras aos montes e um carisma inconfundível que só a série da Sega sabe trazer. Muitos dos objetivos foram cumpridos com Colors, mais ainda esperávamos mais extras além da aventura principal.

Cooooooooorreeeeeeee!!!! Tony Hawk está com os dias contados!

O jogo utiliza também o controle de Game Cube e o Classic Controller. Seu sistema de multiplayer se constitui de fases bônus monocoloridas em que 2 jogadores percorrem-na passando por criativos obstáculos para chegar ao final. É muito divertido correr em alta velocidade e sem tela dividida com mais outro personagem na tela, porém faltaram os tradicionais e competitivos modos nas fases normais da série Adventure, em que se disputavam qual jogador conseguia chegar ao final primeiro, atrapalhando os adversários com poderes extras acumulados.

A duração do game é ampliada pelo ótimo conteúdo e variedade de desafios entre as fases, e com alguns fatores, tais quais as argolas vermelhas, que devem ser coletadas durante todas as fases e a pontuação a ser alcançada no final. O sistema de Ranks também voltou e é necessária muita dedicação para conseguir o famigerado Rank S em todas as fases.

O novo jogo da franquia se superou desta vez, e mostra que elementos antigos servem sim para complementar a experiência e trazer de volta todas as qualidades que os fãs sempre esperam. Sonic Colors possui um ótimo conteúdo e é item indispensável para todo e qualquer fã do ouriço azul mais famoso do mundo dos games.

Desta vez a Sega não derrapou com o game do ouriço. Será a redenção de Sonic?

Prós:

  • Visual e música empolgantes;
  • História bem contextualizada e com bons toques de humor;
  • Ótimo conteúdo extra nas fases, seguindo a linha das porcentagens para o rank final.

Contras:

  • A mecânica dos Wisps as vezes quebra todo o ritmo veloz do jogo;
  • Falta de um multiplayer decente, como foi no Adventure 2 Battle;
  • Outros personagens da série, como Knuckles e Amy não aparecem, deixando o game com uma cara de solitário.

Sonic Colors – Nintendo Wii – Nota Final: 9,0

Gráficos: 9,5 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 9,0

Vai Sonic, mostra que no espaço você é mais rápido que o bigodudo! "OMG! O que estamos dizendo?" Sonic nas alturas!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Joguei e finalizei claro sem todos objetivos só pra terminar e familiarizar primeiro e pegar o jeito... foram 8 horas de pura diversão ! e agora estão sendo mais inúmeras pra pegar tds os circulos das fases ... jogo simplesmente maravilhoso, lindo no visual, jogabilidade perfeita diversão e replay 10!

    ResponderExcluir
  2. Aeee Muito Bom! rsrs
    Jogo realmente muito empolgante e bonito. Várias ideias remetem à série Adventure e outras trazem um brilho novo à série.
    Vlwww

    ResponderExcluir
  3. Esse game é otimo,muito divertido sem duvida um dos melhores da serie sonic!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. O review ficou muito bom, mesmo.

    Só tentem diminuir um pouco, a pagação de pau e as comparações à outras franquias da Nintendo. ^^

    ResponderExcluir
  5. melhor jogo do sonic em movimentação 3d, espero que o generation seja melhor ainda

    ResponderExcluir
  6. Realmente é um jogo Perfeito do Ouriço :)
    Eu estava esperando por anos um jogo que prestasse do Sonic mas enfim chegou um que salvou a SEGA e o próprio Ouriço né ?

    Eu dou 10 em tudo meno na Jogabilidade que daria 9. Fiz Final nele e vale a pena pra quem é fã de Sonic (como eu)

    Só que a unica coisa que não gostei, foi de terem meio que "copiado" s idéias de Super Mario Galaxy pois se vcs forem ver, no final é "meio" parecido com o Galaxy.Mas enfim é um jogo muito bom que empolga bastante! :D

    ResponderExcluir
  7. Esse Sonic salvou a franquia pq já tava um bom tempo só com jogo chato do Sonic, daí veio esse e ficou tudo beleza.

    ResponderExcluir
  8. Achei Sonic Colors simplesmente demais !!! Só que eu achei a história do jogo muito fraca. Ainda continuo preferindo o Sonic Adventure, que pra mim foi o melhor de todos.

    ResponderExcluir
  9. o que eu gostei de colors que os dialogos ficaram bns,digo não são bobos,rola até umas troca de farpas amigaveis entre sonic e tails

    ResponderExcluir
  10. de wii eu ainda não tive o prazer,mas o de DS é demais!!realmente,ele tem um espirito que lembra bem aquelas divertidas horas em que reuniamos toda a galera em frente ao megadrive pra jogar um bom Sonic 2!!!fodastico!!!

    ResponderExcluir
  11. Acabei de pegar o jogo e gostei muito! Realmente é o melhor jogo do Sonic dos últimos tempos. Pena que não teremos o Generations para o Wii... Mas esse aqui vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  12. Bem eue tenho um nintedo wii e meu irmao vai compra um jogo ja que esses comentarios me anima muito !!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google