Pokémon Blast

Pokémon Blast: Iniciando o treinamento com EVs - Parte Final

Na edição passada concluímos a primeira parte do treinamento com os Effort Values , conhecidos como EVs. A parte 2 irá tratar do principal... (por Unknown em 21/07/2011, via Nintendo Blast)

Na edição passada concluímos a primeira parte do treinamento com os Effort Values, conhecidos como EVs. A parte 2 irá tratar do principal fator: Quais monstrinhos você precisa nocautear para conseguir os EVs. Além disso, veremos também mais uma forma de facilitar o treinamento e um método que pode corrigir pontos que foram distribuídos de forma errada.

Nas edições anteriores foram mostrados alguns procedimentos de treinamento com EVs, mas muitos leitores não sabiam quais pokémon deveriam ser nocauteados para ganhar determinados EVs. A tabela abaixo irá mostrar os melhores locais para o treinamento.

Se você ainda não leu  Iniciando o treinamento com EVs - Parte 1, clique aqui.
  • EVs de HP

Pokémon
Quantidade de EV
Local
Palpitoad
2
Icirrus City(em todas as estações menos Winter)
Stunfisk
2
Icirrus City(em todas as estações menos Winter) ou via Surf no mesmo local
Seismitoad
3
Icirrus City (Surf)
Audino
2
Qualquer grama que  balança

  • EVs de ATK

Pokémon
Quantidade de EV
Local
Patrat
1
Route 1
Lillipup
1
Route 1
Herdier
2
Route 1
Watchog
1
Route 1
Scraggy
1
Route 1
Farfetch’d
1
Route 1
Darumaka
1
Route 4
Sandile
1
Route 4
Tranquill
2
Route 7(todas as estações menos Winter)
Unfezant
3
Route 7(todas as estações menos Winter)
Druddigon
2
Dragonspiral Tower
Golett
1
Dragonspiral Tower

  • EVs de DEF

Pokémon
Quantidade de EV
Local
Yamask
1
Relic Castle
Cofagrigus
2
Relic Castle
Onix
1
Relic Castle
Sandslash
2
Relic Castle
Swadloon
2
Lostlorn Forest
Venipede
1
Lostlorn Forest
Sewaddle
1
Pinwheel Forest
Whirlipede
2
Pinwheel Forest
Klink
1
Chargestone Cave
Ferroseed
1
Chargestone Cave

  • EVs de SATK

Pokémon
Quantidade de EV
Local
Litwick
1
Celestical Tower
Elgyem
1
Celestical Tower
Duosion
2
Route 9 (White)
Mandibuzz
2
Route 11 (Black)
Maractus
2
Desert Resort
Sigilyph
2
Desert Resort

  • EVs de SDEF

Pokémon
Quantidade de EV
Local
Claydol
2
Relic Castle(em uma das salas)
Gothorita
1
Route 5 (Black)
Frillfish
1
Route 4, 17,18 (Surf)

EVs de Speed

Pokémon
Quantidade de EV
Local
Minccino
1
Route 5
Gothita
1
Route 5 (Black)
Trubbish
1
Route 5
Liepard
2
Route 5
Basculin
2
Striaton City (Surf)


  • Berries de diminuição de EVs:


Seria muito chato se você errasse a distribuição de EVs em um monstrinho e não tivesse como corrigir não é? Pensando nisso essas Berries foram criadas! Cada uma delas diminui 10 EVs de um determinado atributo. Ao mesmo tempo que reduzem os EVs, elas deixam o pokémon mais amigável.
Berry
EVs
Atributo
Pomeg
-10
HP
Kelpsy
-10
ATK
Qualot
-10
DEF
Hondew
-10
SATK
Grepa
-10
SDEF
Tamato
-10
Speed

  • Alguns detalhes sobre os EVs

EXP Share, facilitando o  seu
treinamento desde a  2ª Geração
Nas versões passadas, ao chegar no level 100, um pokémon não poderia mais ganhar EVs por meio de batalhas. Isso foi mudado com Black & White, sendo agora possível ganhar EVs até mesmo no level 100. Um dos casos mais conhecidos envolvendo monstrinhos no level 100 nos jogos passados é o do Arceus distribuído no Japão. Ele já chegava no seu jogo no level 100 e assim não poderia ter mais de 100 EVs em cada atributo, correspondentes as vitaminas. (maiores detalhes na edição anterior).

Outro fator importante é a aquisição de EVs com o item EXP Share.

Caso um pokémon do seu time esteja usando o item, ele receberá a quantia de EVs correspondente a fornecida pelo monstrinho nocauteado. Ou seja, se você derrotar um Basculin, tanto o seu pokémon que batalhou, quanto o que estava com o item receberam 2 EVs de Speed.

Itens que são equipados no pokémon ativo (monstrinho que está batalhando) não afetam a quantia de EVs ganha pelo monstrinho com EXP Share, então nem pense que aquele Macho Brace irá ajudar o pokémon que já está com EXP Share. Entretanto, caso o seu monstrinho equipado com o EXP Share possua Pokérus, ele irá receber os EVs em dobro.
E para quem tem a curiosidade de saber quais EVs cada monstrinho fornece, basta conferir esta tabela que tem todos os detalhes.
Depois dessas lições, só resta pensar em boas estratégias para escolher qual será a distribuição de EVs que você fará nos seus pokémon. Na próxima coluna iremos abordar os Individual Values, conhecidos como IVs.

 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Estou gostando muito dessas matérias.
    Sempre vejo o pessoal que entende sobre pokémon conversando sobre isso, e eu fico boiando. HAUSHUAHSUHAUSHAHSH

    Estou até ficando com vontade de treinar um distribuindo direitinho os EVs. Mas ainda tem um problema: as Natures.
    Não sei como "escolher" qual meu pokémon vai ter xD
    Aguardo o tutorial sobre isso. HAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  2. no final fala q o pokérus da experiencia em dobro?

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas matérias!

    Ei, eu fiz uma pergunta no outro e não se você viu...
    A diminuição de speed causada pelo Macho Brace é temporária?
    Ou seja, ele vai continuar recebendo pontos e EVs de speed normalmente e quando eu tirar o macho brace a speed voltará ao normal, ou prejudica em alguma coisa permanentemente?

    ResponderExcluir
  4. @PedroNS

    É temporária, só enquanto ele estiver com o item equipado. é tipo um efeito colateral, pois o macho brace é algo que força os músculos do pokémon, exatamente como o aparelho usado pelo AJno Sanshrew nos primeiros episódios do anime.

    ResponderExcluir
  5. Ah sim, então vou usar já que não vai estragar a speed...
    Se bem que com o tanto de temp oque eu passei matando Liepard e trubbish já nem ia fazer diferença.

    Obrigado por responder!

    ResponderExcluir
  6. Uma pergunta minha também acabou ficando no outro, agradeceria se vc respondesse:

    na battle tower do pearl e nos videos de batalha q eu ja vi, os pokemons tem o level reduzido p 50. então, depois de treinar os EVS e chegar ao lvl 50 eu n preciso treinar mais?
    alias, timos posts, estão me ajudando mto! vlw!

    ResponderExcluir
  7. os power itens cortam a Speed só temporariamente como o Macho Brace?

    ResponderExcluir
  8. www.pokemon-online.eu Baixe e aprenda ^^

    ResponderExcluir
  9. Sim, temporariamente.
    A speed fica como se o seu pokémon estivesse paralizado, ou seja, 1/4 da speed.

    ResponderExcluir
  10. Mateus, lembro de ter visto em algum lugar que depois do nivel 100 tem como ganahr EV sim nas versões anteriores a BW. Vi que era apenas depositar o PKMN no PC e retirá-lo, assim seus stats aumentariam (pelo menos até atingir o número MAX de EVs). Isso procede? Nunca tentei.

    ResponderExcluir
  11. @Gabriel Coelho

    Não exatamente...
    O procedimento que você falou chamasse Box Trick (truque do box[não, eu não irei traduzir box pra caixa XD])Ele era feito na segunda geração (Gold & Silver e Crystal)e consistia exatamente nisso que você falou, mas nessa época o sistema de EVs era algo totalmente diferente do que usamos hoje. pra você ter idéia, era possível treinar um pokémon ao máximo em todos os atributos, como se todos pudessem receber os 255 pontos de EV. Justamente por esse motivo as batalhas eram mais demoradas em GSC...
    Nas outras gerações, a única forma de ter EVs em um pokémon lvl 100 era com itens. EVs não poderiam ser ganhos em batalha mesmo.

    @boidacarapreta
    Nâo lembro dos power itens reduzindo speed assim como o Macho Brace não XD. De qualquer forma, o Macho Brace só reduz enquanto o pokémon está usando o item.

    a parte de experiência em dobro foi erro meu, quis dizer EV em dobro, já corrigi. vlw!

    ResponderExcluir
  12. como encontrar as frutas tem que plantar que nem no fire red?

    ResponderExcluir
  13. Bem, se eu completar meus pontos de EV, os 510, então eu posso treinar meu pokemon normalmente para elevar o nivel?

    ResponderExcluir
  14. Aproveitando o espaço.
    Como eu devo distribuir os EVs? Conforme o Nature do Pokémon? Por exemplo: Quero treinar um Zoroark, ele tem bons valores de Atk, Satak e Speed. Então eu deveria treinar o ATK, SATAK e +1 em Speed? E a Nature? Devo tentar da Breed até conseguir fazer com que o Pokemon tenha a Nature exata que condiz com os status do pokemon?

    ResponderExcluir
  15. Começei a jogar pokemon com uns 5~7 anos mais ou menos (tenho 16 agora) ; começei com a Cristal(veio com o GBA) , depois com a Yellow e dps a Gen III completa( R/S/E).
    Parei por uns tempos ; em 2008/2009(n lembro) , ganhei meu NDS com o jogo Pokemon Platinum (demorei 2~3 para zerar e completar a dex) e foi ai que eu soube o que realmente era Pokemon.
    Sempre fui competitivo , mas antes do DS eu nunca tinha batalhado com outro jogar antes devido a dificuldade de achar outra pessoa que gostace do jogo também(só conhecia 2 pessoas que tinham o jogo ; uma da escola e outra do prédio... Só fizemos evoluir pokemons que só eram possíveis evoluir por troca)... Mas com o modo Online , tudo ficou mais fácil(apesar que eu acho que a BIG N deveria por Randon Match 6x6 Single) já que a distância não é mais problema.
    Após ter feito meu primeiro time completo(Tudo certinho) fui marcar batalhas online através de Chats de MSN e sites , mas eu levava sempre uma surra , pois eu não tinha estratégia(só sabia atacar). Após mais 1 mês de experiência eu finalmente montei uma e nunca mais mudei , mas aprimorei-a ainda mais.Bom é isso , atualmente estou um pouco parado(apenas treinando) e pretendo voltar apenas na verção GREY.

    Minha estratégia é uma das mais chatas do jogo , se trata de uma estratégia muito defensiva(WALL) , se meu adversário for novato a batalha é rápida , mas se for experiente... O jogo geralmente demora + de 30minutos(uma vez joguei com um amigo online que tinha uma estratégia tão defensiva quanto a minha , a batalha durou 1h e 30min(Eu com 5 pokes e ele com 4 pokes), só não demorou mais pq meu DS descarregou(esqueci de por o carregador)).
    Já comprei meu Nintendo 3DS e tenho grande expectativa para um jogo de pokémon(RPG) para o portátil , gostaria que o futuro pokemon grey fosse para 3DS(mas , acho que não) , me resta esperar o Remake de Ruby e Saphira.
    Depois da Nintendo lançar a Pokedex 3D , eu fiquei mais ancioso ainda( imagine as batalhas com aquele potencial gráfico...Imagine os novos Puzzles possíveis...).

    ResponderExcluir
  16. na quinta linha do meu post a cima , eu digitei:
    "(demorei 2~3 para zerar e completar a dex)"
    dps do "2~3" deveria ter a palavra: Meses , mas sem querer não digitei .-.

    ResponderExcluir
  17. @katsutoshi

    Vc pode distribuir os EVs de diferentes formas , basta vc saber qual seu objetivo final. É altamente recomendado juntar suas EVs com a nature...
    Seu ZOROARK tem ATK bom,SP.ATK melhor ainda,Speed boa,bom move set e uma habilidade muita boa ; ou seja ; tem característica bastante ofensiva (Sweeper).

    Você pode fazer ele apenas como SWEEPER FÍSICO
    Nature:Jolly(+SPEED -SP.ATACK) ou Adamant(+ATACK -SP.ATACK)
    EVS:252 Atack , 252 Speed , 4 HP (os pontos restantes n servirão mais para nada).

    ou

    Você pode fazer ele apenas como SWEEPER SPECIAL
    Nature:Timid(+SPEED -ATACK) ou Modest(+SP.ATACK -ATACK)
    EVS:252 SP.ATACK , 252 SPEED , 4HP.

    ou

    Você pode fazer um SWEEPER MISTO(usa tanto ataques físicos como ataques especiais).
    NATURE:Você tem que achar uma nature que aumento ATK ou SP.ATACK ou SPEED e que diminua DEF ou SP.DEF , mas , se preferir você pode por uma nature neutra.... Isso depende se o ZOROARK vai precisar mais do ATK ou do SP.ATACK.
    EVS: Coloque 252 Speed e divida os pontos restantes entre ATK e SP.ATACK(a quantidade vc que vai ter que escolher , dependese o ZOROARK vai precisar mais do ATK ou do SP.ATACK).

    Selecionando a nature:
    Existe um item no jogo chamado: EVERSTONE , para muitos esse item serve apenas para fazer seu pokemonr n evoluir ; mas ele tem outra função: Se vc equipar ele na mãe e botar ela para fazer um ovo com outro pokemon , a chance da nature vir igual a nature da mãe vai ser de 50%.

    Use com sabedoria a habilidade do Zoroark , tenha em mente em qual de seus pokemons ele vai copiar a aparência para enganar seu oponente.

    Só dei alguns concelhos , seu pokemon não precisa ficar como eu disse , mas é bom levar aquilo como base

    ResponderExcluir
  18. @ndré. Muito Obrigado cara. Ajudou muito. Eu não sabia essa da everstone, tanto que eu fiquei dando breed no Zoroark e tenho uns 5 ou 6 so para conseguir da Nature certa.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google