Pokémon Blast

Pokémon Blast: Iniciando o treinamento com EVs - Parte 1

Olá treinadores pokémon e leitores do Nintendo Blast ! Na edição anterior foi definido que os ... (por Mateus Lôbo em 06/07/11, via Nintendo Blast)

Olá treinadores pokémon e leitores do Nintendo Blast! Na edição anterior foi definido que os EVs são pontos invisíveis e que agem como bônus nos atributos dos Pokémon. Nesta edição iremos observar mais alguns detalhes sobre os EVs, pois o assunto é muito longo e deve ser visto com calma. Qual é a melhor e mais rápida maneira de treinar os seus monstrinhos? Quais itens devem ser utilizados? Essas e outras perguntas serão respondidas aqui! O Pokémon Blast está decolando de novo!

De acordo com o que já sabemos, cada monstrinho pode ter até 510 EVs no seu corpo, mas o máximo que um só atributo suporta é 255 EVs. Também sabemos que eles são múltiplos do número quatro, então a cada quatro EVs, um de seus atributos irá receber +1 de bônus. Os EVs são classificados de acordo com o atributo, fazendo com que a distribuição deles seja mais organizada.

Só para deixar claro, o conteúdo que estamos vendo já contem modificações que chegaram com as versões Black & White, então alguns fatores são diferentes dos apresentados em jogos anteriores.

Como eu ganho EVs? Você pode ganhar em lutas, ou então, utilizando itens.
  • Vitaminas Pokémon


Acredito que muitos aqui já tenham visto itens como Zinc, Carbos, Calcium e etc...
É bem provável que vocês até já tenham utilizado, imaginando que isso deixaria o seu pokémon mais forte né? Pois sim, eles possuem exatamente essa função, e aplicam EVs nos seus monstrinhos, entretanto, possuem certas condições.
Item Atributo EV
HP Up HP 10
Protein ATK 10
Iron DEF 10
Calcium SATK 10
Zinc SDEF 10
Carbos Speed 10

Como viram na tabela, cada vitamina aumenta 10 EVs de um determinado atributo, entretanto, só é possível utilizar a mesma vitamina até o atributo ter recebido 100 EVs.

EX: você possui um pokémon que está com 40 EVs em ATK. Só será possível usar Protein nele seis vezes, pois 40 + 60 = 100.

Ou seja, caso você já tenha passado de 100 EVs, não poderá utilizar a vitamina do respectivo atributo.

  • Wings: Um novo conceito de itens


Um novo conjunto de itens que chegou com Black & White foram as Wings
Apesar de existirem sete Wings, somente os que são mostrados na tabela possuem influência nos EVs. As Wings tem a mesma função que as vitaminas, mas só aumentam 1 EV, entretanto, elas não possuem o mesmo limite de aumento que as vitaminas, ou seja, é possível treinar um pokémon com todos os EVs , utilizando somente Wings!
Item
Atributo
EV
Health Wing
HP
1
Muscle Wing
ATK
1
Resist Wing
DEF
1
Genius Wing
SATK
1
Clever Wing
SDEF
1
Swift Wing
Speed
1

EX: Acabou de capturar um monstrinho e quer que ele fique com 252 EVs de HP? É só utilizar 252 Health Wings e o serviço está completo. ( Se fosse eu, usaria 10 HP Up e só depois começaria a utilizar as Wings ).


Já vimos itens que aumentam os EVs fora da batalha, mas também existem itens que aumentam a quantidade de EVs que você ganha dentro delas.
  • Power Itens


A função dos Powers é bem simples. Cada pokémon que você nocauteia e que concede experiência, irá disponibilizar para o seu monstrinho pontos de EV. Um Rattata por exemplo fornecerá 1 EV de Speed quando for nocauteado. Quando o seu pokémon estiver com um Power e nocautear um Rattata, além de ganhar esse ponto em Speed, ele irá ganhar mais quatro pontos adicionais, respectivos ao Power que foi equipado. Vamos conferir a tabela:
Item
Atributo
EV
Power Weight
HP
4
Power Brace
ATK
4
Power Belt
DEF
4
Power Lens
SATK
4
Power Band
SDEF
4
Power Anklet
Speed
4

EX: Na situação do Rattata já citada, você ganharia 1 EV de Speed normal, e se estivesse equipado com o Power Lens, ganharia outros 4 EVs, só que pro atributo SATK.
  • Macho Brace & Pokérus: Auxiliando o treinamento


Outro item que ajuda bastante no treinamento é o Macho Brace, principalmente se for combinado com Pokérus. O Macho Brace tem como um dos efeitos, reduzir a velocidade do pokémon equipado, mas quando o monstrinho nocautear um oponente que concede EVs, ele irá ganhar o dobro de pontos do normal.


EX: Você acaba de derrotar um Diglett, que fornece 1 EV em Speed. Caso seu pokémon esteja equipado com Macho Brace, não ganhará só 1 EV e sim 2 EVs em Speed!

Pokémon com Pokérus
O Pokérus é um vírus Pokémon que não causa nenhum problema para o monstrinho; Pelo contrário, ele proporciona um benefício enorme! Assim como o Macho Brace, qualquer Pokémon que possuir Pokérus terá seus EVs ganhos em BATALHAS, dobrados. Infelizmente o vírus é raro e pode sumir se não for conservado.

Observações sobre o Pokérus:

O vírus pode ser espalhado de pokémon para pokémon. Para isso, coloque no seu time como primeiro membro o monstrinho infectado. Entre em batalhas contra monstrinhos selvagens e escolha a opção Run. Depois de repetir o procedimento algumas vezes, o pokémon seguinte do seu time provavelmente terá contraído o vírus.

Nunca deixe o pokémon com o vírus no seu time por muito tempo, principalmente se você for desligar o jogo em seguida. Caso passe da meia noite (depois de algumas vezes) o seu pokémon será curado e não poderá mais transmitir o vírus e nem ganhar o bônus. A solução é depositá-lo no Box. Sempre deixe um pokémon guardado no Box como garantia que você terá uma forma de passar o vírus pra adiante.

Evite colocar monstrinhos que já foram curados na sua equipe durante o treinamento. De acordo com a posição deles, é possível que os pokémon que você quer infectar não possam ser afetados pelo vírus.

Caso o pokémon esteja equipado com Macho Brace e tiver Pokérus, além de ganhar os pontos dobrados com o item, ele ganhará pelo vírus também, ou seja:

EX: Se o pokémon ganharia 1 EV normalmente, ele ganharia o dobro (2 EVs) por conta do Macho Brace, e depois o dobro(4 EVs) por conta do Pokérus.
Caso o Pokémon esteja equipado com um Power Item, tanto o EV ganho pela luta será dobrado, quando o EV ganho pelo bônus do item.

EX: Ao derrotar um Gastly, normalmente o seu pokémon recebe 1 EV em SATK. Equipado com o Power Anklet, você receberia 1 EV de SATK + 4 EVs de Speed. Com o mesmo item e sendo portador do Pokérus, irá ganhar 2 EVs de SATK e + 8 EVs de Speed.

Por hora é isso. Ainda temos alguns detalhes dos EVs para conhecer, mas nesta edição muitas informações foram vistas e devemos ir com calma.

Você tem dúvidas referentes aos assuntos abordados? Comente! Todos os dias estarei lendo os comentários para esclarecer quaisquer dúvidas!

Para ler Iniciando o treinamento com EVs - Parte final, clique aqui
Mateus Lôbo é graduando em Letras Inglês pela UECE. Trabalha com marketing digital, é redator da revista Nintendo World e participa da produção de eventos de cultura pop. É otaku, mestre Pokémon e adora estudar idiomas. Acompanhe a jornada de Mateus através do Twitter.

Comentários

Google+
Facebook


Curta no Facebook

Social Blast