Enquanto Isso: Vendas em queda ameaçam situação do Xbox 360 no Japão

Se você acha que a situação do Nintendo 3DS está ruim no Japão, talvez seja porque você não conhece os últimos resultados do Xbox 360 por l... (por Gustavo Assumpção em 17/08/2011, via Nintendo Blast)

images (1)Se você acha que a situação do Nintendo 3DS está ruim no Japão, talvez seja porque você não conhece os últimos resultados do Xbox 360 por lá. Tá certo que o console da Microsoft nunca alcançou bons números na terra do sol nascente, mas a situação tem se agravado nos últimos tempos. Em um relatório publicado recentemente pela revista Edge, vem a pergunta: No Japão, o Xbox 360 morreu?

Somente agora, mais de seis anos após o lançamento, o Xbox 360 conseguiu alcançar 1,5 milhão de unidades vendidas (o 3DS levou menos de seis meses para alcançar a mesma marca).  Mesmo tendo atingindo o número simbólico, a situação do console por lá, segundo a revista, é limite. Com vendas 46,7% menores que o ano passado, os varejistas estão dando um ultimato para o console.

A situação é tão complicada, que um dos últimos games importantes exclusivos do console, Idolmaster 2, agora também terá versão para o PlayStation 3. A Edge relata que várias empresas estão diminuindo as operações com relação ao console “a rede Yamada Denki em Ikebukuro, Tokyo, confirmou que a empresa vai remover o hardware e os softwares da maioria de suas lojas em todo o país”, revela o relatório.

Por fim, a revista faz um contraponto: embora as vendas online de games (na Amazon japonesa e na Xbox Live Arcade) ainda existam para suprir a demanda, “sem uma sólida presença do Xbox 360 no varejo, a Microsoft pode ter dificuldades em encontrar espaço nas prateleiras para o seu próximo console, que deverá ser lançado nos próximos anos”.

Parece difícil a Microsoft desistir do mercado japonês, mas dessa vez a guerra parece completamente perdida.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Que Noticia legal,sério mesmo,querendo ou não alivia o lado da nintendo

    ResponderExcluir
  2. O X360 Slim até que ficou melhor, pois a versão antiga era uma piada. Mas chegou tarde. E se mesmo com o Kinect só vendeu isso, é como diria o Capitão Nascimento: pede para sair!

    ResponderExcluir
  3. Os kras querem apostar no kinect no fim d carreira xbox...eu choro menos um,so falta a maquina d xerox...

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que o Xbox nunca vendeu muito no japão, e as vendas diminuiram no mundo inteiro o que faz sentido num console de 6 anos de idade.. compare os números do PS3 e Wii desde o lançamento para ficar mais claro o que digo... a diferença é A M$ nao ta levando prejuizo ainda ja a BigN vai ter q vender mt 3DS e WiiU pra recuperar o prejuizos dos últimos anos.. e vai ter que se abrir totalmente ao público hardcore ... senão vai comer poeira quando sair o PS4 e no novo console da M$.... minha opinião claro.

    ResponderExcluir
  5. Como bom nintendista desde 1990 estou torcendo muito pelo sucesso do 3DS (acho q vai engrenar até o fim do ano) e do WiiU .. vamo ver o que sai esse ano ainda promete muito...

    ResponderExcluir
  6. Olha, a Microsoft NUNCA foi bem vista no Japão e não seria agora com o Xbox que ela conseguiria isso. Tio Bill ainda tem muito sushi pra comer para conquistar alguma coisa no Japão.

    Sobre o Kinect, todo mundo sabia que ele não funcionaria e nem alavancaria as vendas do console por lá - de onde japonês vai ter 2 metros de espaço numa sala de estar? Isso é utopia.

    Acabou que ele nunca serviu de nada (no Japão e no resto do mundo). O que estamos vendo mesmo é uma tecnologia sendo descoberta e que TALVEZ se fortaleça na próxima geração.

    Falou um dono de X360.

    ResponderExcluir
  7. Qual o carro chefe da microsoft? Halo e Gears of War! Dois jogos que não tem nenhuma relevancia no arquipelago. Não que eles não tenham tentado, mas nenhum jogo atraiu de fato a atenção dos japas (eu estava lá e vi toda a tentativa deles)... Enquanto eles não entenderem este mercado de verdade não vai rolar!

    ResponderExcluir
  8. q bosts, quanto mais concorrencia melhor, não tem essa de ajudar a Nintendo, qualquer empresa sem grande concorrencia começa a ter altos preços e jogos com menos qualidade

    ResponderExcluir
  9. Não entendo porque o X360 não se sai bem no Japão, lá ele tem um bom preço, bons games e a LIVE, creio que já é preconceito do povo japonês, que prefere os videogames japoneses, pena, estão perdendo um bom videogame..........

    ResponderExcluir
  10. Constancio Falou tudo isso já vem de uma longa data e nao tem nada a ver com o console e sim que o mercado de lá é difenrente, dizer que o console antigo é uma piada é facil, voces estao com comentarios equivocados, o slim só muda no tamanho, o console é o mesmo. Falar de gears, Halo. Estamos falando de um publico bem diferente, nenhum dos jogos que pra nós sao grandes sucessos sao tao bem vistos no japao, lá o que vende é FF, dragon quest, pokemom e supermario. E eles defendem muito o produto nacional. Em comparaçao ao mundo o X360 ainda é muito competitivo. Nao vou defender o Kinect(nao faz o meu estilo de jogo), mas voces estao equivocados tambem, voces sabiam que ele quebrou recordes de venda no mundo?

    ResponderExcluir
  11. Semelhante ao 3DS o Kinect não surprendeu tanto ainda pela falta de bons jogos.. vamos esperar pra ver se o Star Wars e Forza vão salvar o projeto... Apesar que o jogo Kinect Adventures é mt bom (casual claro) mas pra vc jogar com os amigos não tem nada melhor no kinect até agora... se a M$ investir em realidade aumentada então aí vai ficar bão..

    ResponderExcluir
  12. Nada a ver essa comparação, xbox é um console americano e antigo e ja vendeu bastante pela America e Mundo ... o 3DS male male ta vendendo na terra do sol nascente.
    Comprei um 3DS à pouco tempo e por enquanto acho que não ta valendo muito à pena, poucos jogos, aquele eshop é uma derrota (pelo menos por enquanto) ... comprar um 3DS pra jogar Gameboy, ai não é futuro não. Éhhh, vamos ver ... à espera de novidades ...

    ResponderExcluir
  13. Gosto da caixa, lá o mercado é diferente e acho que rola um preconceito com consoles e games que não são do arquipelogo. Uma pena espero que a caixa de a volta por cima na próxima geração.

    ResponderExcluir
  14. O Japão não aceita bem a intromissão de empresas estrangeiras em mercados específicos, como carros e eletrônicos.

    O problemão da M$ no jp é que o japones normal não larga a Sony. Então na hora que ele vê o X360 e o PS3, ele vê uma marca a qual ele cresceu vendo os produtos e o "genérico americano".

    Isso se repete no mercado automobilistico e um dos poucos casos que uma empresa não japa conseguiu fazer um grande sucesso é a Apple, que chegando de mansinho com o Ipod conseguiu emplacar seus produtos "cools".

    Se o Kinect tivesse vindo antes (e uns bons jogos a mais), talvez o X360 tivesse mais chances no mercado japa. Outra coisa que em muito prejudicou foram as 3RL.

    Mas há um ponto a se considerar. A picuinha do X360 com os japas não se repete no mercado asiático.

    ResponderExcluir
  15. Tenho meu xbox 360 e me divirto muito muito mesmo ,nao tou nem ai se no japao nao vende problema é deles , o que importa é que eu estou feliz com o meu e vc esta feliz com o seu , eu só queria que os preços aqui no Brazil de games nao fosse tao caros ia ter muita gente jogando se divertindo e sendo feliz


    eu acho que aqui mal existem 200 mil xbox e o japao falido tem 1,5 milhao =(

    ResponderExcluir
  16. @ Alan

    Você falou e depois desfalo. Mais uma coisa, onde você viu que a Nintendo está com problemas financeiros, acho que você não está informado ou você leu isso no 1net(sitezinho fulo), pois o que se tem visto, é que a Nintendo sempre esteve bem, principalmente nessa geração, ela pode lançar mais um videogame portátil ou console caseiro, ela ainda fica em pé e mais, a Nintendo e uma das cinco(se não estou errado) se não a primeira empresa segura para se investir, isso eu vi recentemente.

    Quanto ao xbox, o publico japonês,pelo que sei, gosta de games elaborados, que tenham um conteúdo e principalmente estória envolvente, coisas que games para knect(nada mais que uma copia avançada do Wii) e gears of war não tem, salva-se a exceção de halo que tem um bela trilogia, mas é um pena isso, mas também serve pra provar que gráficos é algo obsoleto para um console, se ouve-se jogos bons, com certeza estaria melhor do que se encontra hoje, é uma pena.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google