Polêmica: Conceitos de Pikmin e Super Mario Galaxy não foram criados pela Nintendo?

Lembra do site 01.net ? Pois então, ele está criando mais das suas polêmicas. Depois de dar dicas sobre o possível lançamento de um novo mod... (por Gustavo Assumpção em 25/08/2011, via Nintendo Blast)

super-mario-galaxy1Lembra do site 01.net? Pois então, ele está criando mais das suas polêmicas. Depois de dar dicas sobre o possível lançamento de um novo modelo do Nintendo 3DS em 2012, o site criou um grande falatório ao afirmar que algumas das ideias base de games Nintendo não foram surgidas dentro da própria empresa. Ei Pikmin e Super Mario Galaxy, estamos olhando pra vocês:

O conceito de Pikmin foi ‘emprestado’ diretamente de um jogo de estratégia em tempo real (RTS) proposto por um designer anos antes. Portanto, a história oficial (Miyamoto teve a ideia de Pikmin ao observar a vida animal em seu jardim) é apenas uma narrativa esperta, fabricada para propósitos de marketing.

Mario Galaxy é outro exemplo. De acordo com a fonte, três versões/conceitos totalmente diferentes foram propostos para o que era chamado de ‘Mario 128′, mas nenhum foi aprovado. A Nintendo então virou seus olhos para um protótipo promissor que havia comprado de um estúdio externos há alguns anos, colocou Mario e seus amigos nele, ajustou aqui e ali e…. aí está Mario Galaxy!

Como bem lembrou o Wii Clube, esse tipo de ação é muito comum, o que torna essa afirmação uma possibilidade bem plausível. Sim, não é bom acreditar em tudo o que dizem por aí (o que vale para essa notícia também).

Na mesma matéria, o site comenta que a fonte que liberou essas informações pede que a Nintendo invista mais em seus profissionais internos, alegando que esse seria um caminho para um sucesso futuro.

E agora Nintendo?

Via: My Nintendo News e Wii Clube


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Isso é a coisa mais normal do mundo. As grande ideias geralmente são fruto de melhorias de ideias iniciais. Um dá um pitaco aqui, muda uma coisa ali e pronto. E, mesmo sabendo da qualidade dos profissionais que trabalham na Nintendo, seria tolice achar que eles não copiariam conceitos...

    ResponderExcluir
  2. Lembrando que Super Mario Bros 2 também teve seu conceito "emprestado" de outro game...

    ResponderExcluir
  3. Não entendi qual a polêmica disso...

    ResponderExcluir
  4. Porque ultimamente está aparecendo tanta polêmica com a Nintendo? Está havendo alguma conspiração contra ela e eu não fui informado?
    E se essa historia fosse verdade, os "verdadeiros" criadores iriam ficar caladinhos vendo a Nintendo roubar a ideia deles?

    ResponderExcluir
  5. Não entendi qual a polêmica disso...[2]
    O pessoal faz tempestade em copo d'água. Se for assim e todos esses shooters que aparecem a cada hora? Não só os jogos, mas a maioria das coisas que surgem são de inspiração de algum lugar.

    ResponderExcluir
  6. 1 conceito pode virar mil coisas diferentes... não há nada de polêmico nessa notícia!!!

    ResponderExcluir
  7. O que importa é que eles souberam executar a ideia de forma genial. (Falo de Super Mario Galaxy)

    ResponderExcluir
  8. ^
    Tbm acho.
    E a Sony, porque ninguem vai lá para saber de onde vem as ideias deles?

    ResponderExcluir
  9. Até mamilos são mais polêmicos que isso!

    ResponderExcluir
  10. cara tão conspirando contra a nintendo! pra eles se a nintendo fala: arggg. vão falar que ela é a favor da pirataria?!


    polêmica são mamilos!

    ResponderExcluir
  11. E a Sony, porque ninguem vai lá para saber de onde vem as ideias deles?
    tou falando é conspiração sonysta!

    ResponderExcluir
  12. Só ão acredito nessas histórias que o miyamoto conta de que
    "tava cuidando do jardim e surgiu pikimin, tava brincando com o cachorro, surgiu nintendogs, tava tocando musica e veio wii music"

    ResponderExcluir
  13. Sonystas...
    Não vejo problema em um jogo ter sido criado com base em outro (exceto quando é tão parecido que parece que você está jogando o mesmo game 2 vezes), o que importa é que ele á bom.
    Além do mais, é necessário um minimo de inspiração para criar um bom jogo. Um game criado a partir do zero é muito dificil de ser feito.

    ResponderExcluir
  14. Não entendi qual a polêmica disso...[3]

    ResponderExcluir
  15. Não vi polêmica nessa notícia tmn, fato é que esse tipo de coisa é corriqueira nos mercados de mídias interativas. Que bom que a Big N fez um trabalho de excelente qualidade.

    ResponderExcluir
  16. AFEEEEE,chega de teoria de conspiração contra a Nintendo,pelo amor de Farore,essa encheção de saco com a Nintendo já deu o que tinha que dar.Mario Galaxy é uma Obra-Prima e Pikmin também,então não tem polêmica nenhuma,já jogamos,já aproveitamos,vai adiantar desenterrar os jogos agora por causa disso?

    ResponderExcluir
  17. Isso acontece, mas acho sim que querem derrubar a Nintendo. Por acaso alguém ai viu a matéria sobre o Mario e a Nintendo na revistá época da semana passada?
    Digitalizei as páginas e coloquei no meu blog, olhem lá e digam o que acham: http://caixotedosgames.blogspot.com/2011/08/mario-e-nintendo-na-revista-epoca.html

    ResponderExcluir
  18. A excessão de que não podem mais subir no banquinho e dizer "Eu inventei", não vejo pq o drama.

    ResponderExcluir
  19. todos estão contra a nintendo, vao se fuder!

    ResponderExcluir
  20. No geral, com relação aos jogos, o 01.net só esta dizendo o que já se sabia ( aqueles que não repararam foi porque não quiseram ), e mesmo assim não muda em nada a situação atual da Nintendo. Se todos nós gostamos do produto final, o que tem demais nisso?

    Agora, sobre o fato de Nario Galaxy não ser tão original quanto dizem, os fãs que me perdõem ( vale lembrar que eu sou fã, também )mas até que enfim alguém teve coragem para dizer isso.

    ResponderExcluir
  21. Aposto que foi a Sony que idealizou os dois jogos! XD

    Falando sério, de que adianta um conceito sem uma execução primorosa? Vai ver que não foi a Nintendo que conferiu vida aos jogos também...

    Pensem no Mario. Qual o peso de criar um conceito de um bigodudo comedor de cogumelo como herói? A execução da ideia é o que manda.

    ResponderExcluir
  22. só comento depois que o @Nash comentar!!

    ResponderExcluir
  23. No caso do super mario bros 2 pelo menos o game cujo o conceito foi "emprestado" era da propria nintendo. Nintendo americana, mas nintendo. E o lance do mario bros foi algo divulgado, todos sabemos que o verdadeiro bros 2 era pra ter sido o que hoje chamamos de super mario "the lost levels". O mario mais escroto que joguei em plataforma... hauahuahua

    ResponderExcluir
  24. Pefeito VilicoBRA "A execução da ideia é o que manda."

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google