Top 10

Top 10: Momentos marcantes da série Metroid

Só agora que Samus recebeu sua própria voz e há pouco tempo que as CGs da série Metroid ganharam relevância, mas já faz alguns anos que a... (por Rafael Neves em 08/09/2011, via Nintendo Blast)

Tallon_Metroid_(Bottom)Só agora que Samus recebeu sua própria voz e há pouco tempo que as CGs da série Metroid ganharam relevância, mas já faz alguns anos que a franquia futurista da Nintendo vem marcando a vida dos jogadores. Sejam em 16-bits, uma cutscene ou apenas uma lembrança citada nos jogos… Há sempre aquele instante em que o game se torna dramático e que faz valer a pena continuar jogando! E são exatamente esses momentos que vamos listar aqui. (Vai dizer que nunca tomou um susto quando um Metroid avançou em você que nem esse da imagem ao lado?)

Caro leitor, tome bastante cuidado com spoilers nesta matéria. Há muitos deles sobre praticamente todos os games da série

10. O sacrifício de SA-X

sa-x_faceÉ comum, em filmes, o rival ajudar o herói a derrotar o inimigo final, pondo um fim em todas as mágoas e eventuais traumas de infância. No caso da série Metroid, mesmo sendo uma franquia de jogos, isso também acontece. Mas quem diria que seria logo com SA-X? O clone de Samus desprovido de emoções, em um momento de crise e intensa ação, dá sua vida para salvar a de sua arqui-inimiga: a própria Samus.

17_03Ao fim de Metroid Fusion, Samus precisa derrotar o Omega Metroid para conseguir escapar da estação espacial BSL antes que ela se choque com planeta SR388 e se convertam, ambos, em poeira cósmica. No entanto, vencer o Omega Metroid acaba por se transformar numa dor de cabeça. O motivo? Neste game, Samus tem o próprio DNA misturado ao código genético de um Metroid (o mesmo que a salvou em Super Metroid) como forma de salvá-la da infecção do parasita X. Apesar tornar a caçadora eficiente contra o parasita, isso a tornou vulnerável ao frio assim como os Metroid, o que a impossibilita de utilizar o Ice Beam. O grande problema é que o Ice Beam é a única arma capaz de destruir Metroid (em conjunto com um míssel).

Mfusionguide_r_20Quando Samus percebe que o armengue que ela havia usado, o Ice Missile, para copiar o Ice Bem não funciona tão bem no Omega Metroid, só lhe resta rir para não chorar. Poucos segundos antes da enorme criatura desferir o golpe final, eis que surge SA-X. A cópia de Samus não consegue pôr um fim na briga, na verdade, acaba sendo destruída, mas deixa, em seu lugar, um parasita X. Samus o absorve e adquire não só a armadura mais poderosa do jogo (a UAM 1, veja o TOP 10: As armaduras de Samus Aran), mas o Ice Beam também. Em nome do sacrifício de SA-X, Samus elimina sem dó o Omega Metroid de uma vez por todas!

9. Phaaze, ao ataque

Space_pirate_response-phaazeEm Metroid Prime 3: Corruption, o universo está em caos por conta da infestação de Leviathans Seed, que são cometas orgânicos recheados de Phazon (uma substância radioativa com capacidades mutagênicas e altamente nociva). Quando um desses Leviathans se choca com um planeta, este é gradualmente corrompido pelo Phazon. Foi assim que desastres, como o de Tallon IV (Metroid Prime) e Aether (Metroid Prime 2: Echoes) aconteceram. No terceiro Prime, Norion, Bryyo e Elysia também são alvo do Leviathan. Para cortar este mal pela raíz, a Galact Federation levanta um plano de destruição do planeta Phaaze. Trata-se de um planeta 100% corrompido pelo Phazon e berço dos Leviathans.250px-Phaaze-battle

SamusCorruptedonPhaazeA batalha espacial é vista pela primeira vez na série neste momento. Imensas naves atirando lasers nas defesas de Phaaze. O show é muito bonito e utiliza todo o imenso potencial gráfico de Metroid Prime 3 e do Wii. Seria uma honra poder ver a batalha, que lembra muito as da série Star Wars, em HD no Wii U. Mas é claro que o trabalho mais pesado fica nas mãos de Samus Aran. A caçadora pousa em Phaaze para derrotar seus arqui-inimigos da série Prime. Lá, os níveis de corrupção no organismo de Samus alcançam níveis tão alarmantes que nem a nave da caçadora a reconhece mais. Aventurando-se por Phaaze, Samus enfrenta Dark Samus, mas a rival não se dá por vencida, ela logo se junta à uma Aurora Unit para o embate final, afinal, todo Metroid precisa ter como último inimigo um monstro gigante.

PhaazeAo fim, Phaaze é livrado da corrupção, destruído e Samus escapa no segundo final. Nem mesmo a Federação Galáctica tinha fé na sobrevivência da caçadora, até ela aparecer sã e salva em sua nave, pronta para mais uma missão. Cronologicamente, é a missão em SR388 de Metroid II: Return of Samus (GB).

 

8. O Passado dilacerado

images (1)Esse é o único acontecimento marcante que não é totalmente narrado em nenhum game da série. Sua existência é comprovada através de citações pelos games da franquia, é contado no mangá oficial e completamente clichê: quantos heróis e heroínas não perderam os pais no passado? O enredo de Metroid é complexo, mas, como seus primeiros jogos não possuíam capacidade para explorá-lo, acabou se tornando marca da série o desfoque no enredo. Para se aprofundar na história, somente pesquisando ou dando atenção ao Scan Visor da série Prime.

640px-Smguide_pg6Pois é, nossa querida Samus não passou a infância em um berço de ouro, muito menos curtiu a adolescência nos barzinhos intergalácticos. Com poucos anos de idade ela presenciou a total destruição da colônia da Terra onde vivia, K-2L, e a exterminação de seus habitantes, incluindo Virginia e Rodney Aran, os pais de Samus. Na colônia, experimentos com o Afloraltite eram feitas, composto capaz de ajudar na ignição de naves espaciais, como as da Federação Galáctica. Para pôr um fim neste tipo de atividade, Ridley (chefe dos Space Pirates) lidera um grupo de ataque. A batalha é intensa, mas a vitória fica nas mãos dos piratas, que pensavam ter reduzido a pó todos os habitantes de K-2L. O que eles não esperavam era que, nos escombros do desastre, estava um garotinha de três anos viva, porém aturdida.

186px-SammieSamus Aran é encontrada pelos Chozo, uma raça de homem-pássaro com avançado conhecimento científico. Acreditando em suas profecias, eles levam Samus a Zebes, o planeta onde vivem. No entanto, para que uma humana sobreviva lá, é misturado ao seu DNA o código genético dos Chozo (especificamente de Gray Voice). Samus é treinada para tornar-se uma guerreira e, na crença dos Chozo, a salvadora da galáxia. Ao fim do treino, ela recebe a Power Suit, armadura capaz de absorver muitos outros outros upgrades e power-ups.

Em resumo, Samus teve a infância feliz com seus pais dilacerada por Ridley. Como se não bastasse, passou a adolescência inteira em treinamento intensivo com os Chozo em um planeta hostil… Pobre Samus…

7. Mamãe, é você?

Se SA-X teve compaixão com sua arqui-inimiga, não me é estranho que Samus tenha tido dó de reduzir a pó um simples Metroid. Mesmo após ter exterminado quase todos os Metroid do planeta SR388, Samus teve dificuldade para eliminar esse “quase”, que se resume a uma uma larva de Metroid. Quem imaginaria que, no covil dos Metroid, repleto de estágios evolutivos da criatura (de um ovo até a Queen Metroid), Samus não perderia o sangue frio logo contra um… bebê!Baby_birth_MOM_commercial

Egg_MOMApós liquidar a Queen Metroid, Samus corre em direção a sua nave para abandonar SR388 em mais uma missão cumprida com sucesso. No caminho, a caçadora encontra um ovo de Metroid… o último, aparentemente. Dele, um Metroid recém-nascido eclode. Sabendo da periculosidade que aquela criatura representa (não é por nada que os Space Pirates almejam tê-los como arma biológica), Samus prepara o canhão para um disparo decisivo. No entanto, a caçadora não chega a atirar. Ela pensa em como foi a única sobrevivente do desastre em K-2L e decide por poupar a vida do último Metroid.

MetroidHatchlingMet2O bebê segue Samus como se ela fosse sua mãe, e realmente deve ser o mais próximo de mãe que a criatura terá. Em uma vida em que as pessoas ou querem clonar-lhe para usar como arma ou querem fazer experimentos em você, uma caçadora de recompensas que quase te reduziu a pó é uma mãe incrível, não?

6. Pegos no flagra!

Incoming_dispatchCasos de corrupção são sempre chocantes e, por vezes, inacreditáveis. Quem não se lembra do escândalo que foi, por exemplo, a exposição da linha de corrupção do governo Collor aqui no Brasil? E como esquecer da cena em que Samus percebe que a Federação Galáctica, na verdade, estava engajada na sua própria clonagem de Metroid? Sim, a federação, que tanto lutou para que Samus exterminasse as criaturas e as tentativas dos Space Pirates de usarem-nas como arma biológica, não resistiu à tentação de criar seus próprios Metroids em laboratório!

Restricted_LabSe você jogou Metroid Fusion ou Metroid: Other M, sabe como o queixo de Samus caiu por dentro da Power Suit quando ela pegou a Federação Galáctica no flagra. O pior é que clonar Metroid pode ser a pior parte, mas não foi só isso que a federação fez. Ela também criou criaturas perigosas como Ridley e Nightmare. É como se você descobrisse que Zelda, na verdade, estava trabalhando para trazer Ganondorf de volta do Evil Realm. Quer saber mais traições da Galact Federation? Pois leia o Top 10: Mitos e Teorias da série Metroid. Veja abaixo o momento em que Samus explora o laboratório restrito de Metroid Fusion:

5. Ying e Yang

samusdarksamus_2Se SA-X não era um clone digno de ser o maior rival de Samus, eis que outro inimigo tenta desbancar o posto de Ridley de vilão mais insistente. Dark Samus é uma cópia de Samus composta de Phazon e sua Phazon Suit, absorvida pelo Metroid Prime ao fim do jogo de mesmo nome. Embora seja impossível superar o pterodátilo em matéria de teimosia, Dark Samus é, com certeza, um dos vilões mais icônicos e o principal da série Prime. Até por que, a antagonia entre Samus e Dark Samus é sempre bem explorada entre eles.

Dark_Samus_in_Dark_AetherE que combate melhor para figurar esta disputa de opostos do que em Metroid Prime 2: Echoes, onde Samus vive uma disputa entre Aether e Dark Aether, adquire a Light Suit e a Dark Suit e obtém o Light Beam e o Dark Beam? Após ser derrotada algumas vezes neste game, Dark Samus decide arriscar mais uma vez. O problema é que ela escolheu o pior momento para fazer isso: durante a contagem regressiva para a destruição de Dark Aether. Além de se preocupar em escapar do planeta antes que ele desapareça levando todos os seus habitante consigo, Samus precisa fazer jus à rivalidade com Dark Samus.

DarkSAMUSECHOESDark_Samus_wants_some_boobies

O embate é épico, mas não acaba ainda! Dark Samus retorna em Metroid Prime 3: Corruption, juntando-se aos Space Pirates para pôr em prática seu plano ainda mais nefasto! O resultado: a incrível batalha no planeta Phaaze.

4. A revolta de MB

MB_stareMetroid: Other M abusou de CGs, diálogos e uma trama complexa, o que tanto desagradou os fãs mais conservadores quanto trouxe momentos marcantes para a série. Um desses é o momento final do jogo, onde a vilã MB libera seus poderes para atacar os soldados da Galact Federation após um momento de tensão com Madeline Bergman. Na primeira vez que Samus vé MB (apelidada de Melissa Bergman), MB se apresenta como Madeline e não Melissa. Ela conta o plano maquiavélico da Federação Galáctica, mas omitindo sua real identidade. Somente no fim que é descoberto que MB é fruto de uma inteligência artificial baseada em Mother Brain (cuja sigla também é MB) para controlar as criaturas da Bottle Ship com seus poderes telepáticos.

otherm_1107Apesar de ser uma inteligência artificial, MB desenvolve sentimentos e acaba por simpatizar com Madeline, numa relação de irmandade e maternidade. No entanto, o destino coloca uma contra a outra, uma vez que a federação precisa urgentemente destruir MB e Madeline nada pode fazer. Apesar de tentar impedir os soldados e convencê-los de que MB pode ser controlada, Madeline não consegue interromper a operação mesmo com a ajuda de Samus. MB acaba por entrar em um estado de fúria, ela acorda criaturas escondidas para atacar os soldados. No meio do embate, Madeline não tem outra alternativa senão disparar um raio congelante na própria MB, o que é seguido por um pelotão de metralhadores da federação.

MB_MadelineEm outras palavras, quem mais gostava de MB e insistia em impedí-la de tamanha crueldade foi quem a levou à morte… Uma cena de arrancar suspiros! É a primeira vez que este tipo de acontecimento recebe os holofotes da franquia Metroid. Normalmente, o último chefão é um monstro gigante e, geralmente, você tem a oportunidade de enfrentâ-lo. Em Other M, tudo não passa de uma CG.

 

3. Ridley? De novo

4246394824_382f4955f2Antes de ganhar voz e sem tanto foco nas cut-scenes, as batalhas contra Ridley eram muito frias. Todos sabíamos da rivalidade entre Samus e Ridley e dos sentimentos de vingança que recheiam a relação entre os dois, mas esse clima pesado nunca foi bem retratado… Até Metroid: Other M. Mais uma vez, a ênfase nas CGs provou ser ninho de momentos históricos para o acervo da série Metroid. Neste game, o reencontro de Samus com Ridley é bem dramático e chocante. Talvez seja estranha a reação de Samus, uma vez que, até Other M, Samus enfrentou Ridley outras 6 vezes sem medo, mas, mesmo assim, é algo legal de se ver.

samuswahwah-309x325Na cena, Samus fica estupefata em rever o pterodátilo (na realidade, alguém realmente achava que ele não ia aparecer?) e, durante alguns segundos, não consegue reagir. Enquanto seus traumas de infância são trazidos à tona, Anthony Higgs, soldado da federação e aliado de Samus, tenta ajudar. Ele consegue distrair Ridley por alguns segundos, mas acaba sendo jogado em direção à lava escaldante. A visão de seu colega caindo nas garras da morte desperta Samus para a realidade. Agora não há o que a faça ter compaixão com Ridley! Infelizmente, o vilão retornará pouco depois, em Metroid Fusion!

Untitled_39--article_imageMesmo reduzindo a pó pela primeiríssima vez Ridley e sua versão robótica em Metroid (NES)/Zero Mission  (GBA), extinguindo de vez Meta Ridley em Metroid Prime (GC), lutando contra ele mais uma vez dentro de um túnel em queda livre e destruindo Omega Ridley (ambos em Metroid Prime 3: Corruption, para Wii), liquidando Ridley ressuscitado em Super Metroid (SNES) e dando um fim em Ridley-X em Metroid Fusion (GBA)… não há confronto que vença, pelo nível de dramaticidade e gráficos maravilhosos, a luta contra Ridley em Metroid: Other M.

2. Adeus, Adam

Adam_Malkovich_(Other_M)Os jogadores ficaram com uma pulga atrás da orelha quando, em Metroid Fusion, ficamos sabendo de um ex-chefe de Samus que sacrificou sua vida pela caçadora, o que a levou a homenagear a inteligência artificial que lhe ajuda no jogo de “Adam”. Afinal, que foi Adam Malkovich? Como exatamente ele tirou Samus das garras da morte? Qual a relação entre os dois personagens? Com o lançamento de Other M (cronologicamente anterior a Fusion), essas perguntas foram respondidas e renderam uma das cenas mais dramáticas de toda a série Metroid!

Zero_Suit_Samus_and_Adam_3 (1)Desde que chegou de “penetra” na Bottle Ship, em Other M, o clima entre Samus e Adam estava pesado. Apesar da seriedade aparentar ser algo natural do comandante, ele não aceitou incluir Samus na operação de primeira. Com o tempo, é revelada a relação dos dois. Quando ainda fazia parte das forças da Galact Federation, Samus era um soldado liderado por Adam. Em alguns momentos, Samus era contra as ordens de Adam, inclusive no momento em que o comandante teve de deixar para trás seu próprio irmão… Isso levou ao jargão “Any objections, lady?”, proferido por Adam a Samus antes das missões. Samus explica que Adam foi o único capaz de entendê-la, mas sua saída da Galact Federation em busca de uma carreira como Bounty Hunter estreitou os laços.

Adam's_Last_MomentNa Bottle Ship, Samus tem como objetivo final o Setor Zero. Pouco antes de penetrar no que ela descobriria ser talvez o local mais perigoso do universo, Adam aparece. Salvando Samus de um Metroid, ele explica para a caçadora o que está acontecendo no Setor Zero. Local de clonagem de Metroids incapazes de serem congelados, o setor é zona de alta periculosidade, uma vez que a única fraqueza conhecida dos Metroids é o frio, logo, estes são invencíveis. Adam decide entrar no Setor Zero sozinho para desprender o local do resto da estação e, assim, destruí-lo. Quando Samus percebe que é um caminho sem volta para seu ex-chefe, tenta impedí-lo a todo custo. Mas Adam já sabia do preço a ser pago… sua vida pela de Samus.

Quem viu a brilhante CG com certeza deixou algumas lágrimas caírem. Samus simplesmente não consegue aceitar o sacrifício de Adam, até que realmente não lhe sobra outra alternativa senão seguir em frente com o resto do plano. Veja abaixo o vídeo, seguido da belíssima música tema.

1. Mother… Time to go!

tumblr_l26ou36zba1qae06so1_500Chocante em 16-bits e completamente épica nos gráficos incríveis das CGs de Other M. O embate final entre Samus e Mother Brain, no desfecho de Super Metroid, continuará por bastante tempo como momento mais marcante da série. Tanto por terminar a trilogia de jogos (Metroid, Metroid II e Super Metroid), quanto por reunir, em tão pouco tempo, momentos de tensão e alívio. A morte eminente de Samus, a entrada dramática do bebê Metroid, o sacrifício deste e o… Hyper Beam arrancando as tripas de Mother Brain é realmente incrível! Dispensa descrições, simplesmente dê play no vídeo e curta estes minutos que apaixonaram muitos jogadores pela franquia Metroid! (recomendo ver a versão de Other M em HD)

Menção honrosa: É um ciborgue? Um robô? Não é uma…

Varia_Suit_sprite1samus-gif… linda donzela! Talvez você tenha tido a sorte de descobrir a identidade de Samus da forma tradicional: ao fim do primeiro game para NES. Hoje em dia, os desenvolvedores exploram tanto a sensualidade da Zero Suit Samus que é quase impossível chegar ao fim dos jogos sem saber que o personagem principal não é um robô ou um homem numa armadura, mas uma mulher! Poucas personagens femininas são protagonistas icônicas como Samus - talvez Chun Li e Tomb Raider, apenas? O fato é que, se você teve essa revelação tão marcante (uma sorte que eu não tive, apesar de não ter descoberto de primeira que Samus era mulher), vale a pena relembrar mais uma vez esse momento:


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. para mim o mais marcante é a despedida do Adam

    No Objections,Right lady?

    ResponderExcluir
  2. A primeira vez que me senti dentro de um filme foi a na morte do baby metroid. 1º lugar merecido!

    ResponderExcluir
  3. Por favor, alguém pode me lembrar a sexta vez que a Samus enfrentou o Ridley antes de Other M? ^^'

    Lembro de 5:
    • Metroid: 1 vez
    • Metroid Prime e Prime 3: Duas vezes no total, até onde lembro. Mas não joguei, então acho que tá aí a que falta, mas em qual jogo e quando?
    • Super Metroid: 2 vezes, a do começo do jogo e a luta de verdade

    Já agradeço com antecedência .-.

    ResponderExcluir
  4. Desculpa aí. Acabei de ver as 6 vezes ali. Preciso ler tudo antes de perguntar algo. ^_^'

    ResponderExcluir
  5. MALDITO ADAM! Eu passei o jogo inteiro querendo enfrentar metroids, e finalmente, quando chego na porta do Sector Zero, prestes a enfrentar metroids virtualmente invencíveis... Adam aparece e estraga tudo... -_-
    Já foi tarde... ¬¬
    E que história é essa de salvar a Samus de um metroid? Se ele não tivesse atirado nela pra início de conversa ela não precisaria ser salva; já tava quase atirando no parasita... Qual a desculpa? Escorregou na hora mirar?
    Adam Malkovich: o personagem mais Fail da série na minha opnião! ù_ú
    Ainda bem que a relação entre Samus e Adam era de paternidade, e não um romance como muitos pensavam... Se apaixonar por um fail desses é muita sacanagem...

    ResponderExcluir
  6. @Ness_64
    Em Prime 3 Ridley é chefe duas vezes, como Meta Ridley e Omega Ridley!

    ResponderExcluir
  7. @Ness_64: Na verdade, eu contei 6 lutas como 3 em Metroid Prime/Prime 3. Só esqueci das duas de Super Metroid, só contei uma.

    Resultado, eram 7, na verdade xD

    ResponderExcluir
  8. @yamiryuu_zero: EAUHAEUHAEUHAE' Eu ri alto xD
    Poisé, apesar de ele ser um dos meus personagens favoritos de M:OM, ele é bem chatinho mesmo xD E também nunca entendi direito o que houve com a arma dele no Sector Zero ._.
    Também agradeço aos desenvolvedores ao fazer Samus X Adam como pai e filha o3o

    Muito bom o post! ~Só tenho um jogo de Metroid, FAIL.~
    Acho que eu gosto mais da revolta da Melissa e da luta com o Ridley do que a outra lá do Malkovich.
    Mas eu achei dramática e épica a cutscene do sacrifício do Adam o3o
    ~Emocionada -n~

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google