Blast from the Past

Blast from the Past: Star Fox: Assault (GC)

Quando Assault foi anunciado, a expectativa era alta. Afinal de contas, era o retorno da raposa mais famosa do mundo dos games para a sua... (por Alveni Lisboa em 24/10/2011, via Nintendo Blast)

imageQuando Assault foi anunciado, a expectativa era alta. Afinal de contas, era o retorno da raposa mais famosa do mundo dos games para a sua nave espacial, a Arwing. Não que o antecessor, Adventures, fosse ruim, mas não tinha a essência que marcava a série Star Fox: os combates aeroespaciais frenéticos. Assault tenta resgatar essa aura, mas não chega nem perto do clássico Star Fox 64. Talvez eu esteja sendo muito exigente, mas sugiro que você continue a leitura para entender. A história do jogo se passa um ano após os acontecimentos de Star Fox Adventures. O objetivo agora é derrotar os Aparoids, uma raça de robôs que ameaça todo o Lylat System. Os tais robôs são mais chatos e inconvenientes do que assustadores ou difíceis. Aliás, eles não tem carisma algum perto dos tradicionais chefões da série...

imageEm SF: Assault, a equipe tem uma nova integrante: a raposa rosa Krystal, que se juntou ao time como forma de retribuição a Fox pelo salvamento. O restante do time você já conhece dos jogos anteriores: a raposa protagonista, Fox McCloud; o falcão azul marrento, Falco Lombardi; o inteligente coelho, Peppy Hare; e o sapo irritante, Slippy Toad. Peppy, porém, abandonou a profissão de piloto, dedicando-se exclusivamente a dar conselhos a você.

Voe, bombardeie e corra

imageO diferecial de Assault é a variedade de veículos utilizados. Você terá que realizar missões a pé, no controle do tanque Landmaster ou a bordo da velha conhecida aeronave Arwing. Com essa possibilidade, você poderia pensar: “Uau, então eu posso jogar cada fase de uma maneira diferente para liberar novas rotas, né?”. Infelizmente, não é isso que ocorre. O jogo é totalmente linear: de cabo a rabo. Nenhuma missãozinha extra ao coletar itens especiais, nenhum final diferente ao zerar sem deixar nenhum parceiro morrer. Ah, para não dizer que não tem nenhuma recompensa: se você conseguir medalhas de prata em todas as fases libera uma versão do game Xevious. Para quem já o tem no 3DS, nem vale a pena, né?

imageimage

As fases são de dois tipos: as áreas sobre trilhos, iguais a maioria de Star Fox 64, e as abertas de exploração. As primeiras são ótimas e chegam a despertar o saudosismo do console de 64 bits da Nintendo. Você consegue movimentar a nave para os lados e realizar manobras, mas precisa seguir um caminho predeterminado. Já o segundo tipo de fase, apesar de repletas de inimigos, são pequenas e mal construídas. A maioria é circular, confusa e sem graça. A impressão que se tem é de que você está dentro de uma bolha mal-desenhada infestada de monstrinhos chatos sugando sua vida. Isso é realmente uma pena, porque os gráficos de SF: Assault são muito bons para a época. Os imagecenários abertos poderiam ser muito mais bonitos e interativos do que são. Os belos efeitos de luz e sombra, marca registrada do GameCube, estão lá para quem quiser apreciar.

Os objetivos, com exceção dos realizados a bordo da Arwing, são monótonos e nos remetem aos antigos Beat 'em up’s. A maioria das missões a pé ou de tanque consiste em destruir algo, proteger algum amigo e/ou chegar até determinado local.

Faça o que você sabe, Fox

Fox não é um policial do FBI, nem um espadachim e muito menos um “Indiana Jones”. Ele é um piloto de nave espacial. Mesmo assim, o antecessor de Assault, Star Fox Adventures, provou que a raposa da Nintendo também conseguia bancar o herói a pé. Com a incorporação de alguns elementos de Zelda, como o “Z-Target”, por exemplo, Fox se saia bem no planeta dos dinossauros. Em Assault, porém, a situação foi diferente: no chão, os comandos não respondem tão bem. O fato de você lidar com três jogabilidades distintas também cimageonfunde os novatos. Controlar o bendito Landmaster exige paciência e prática.

No ar, tudo vai muito bem. Isso é explicado pelo fato de a equipe de produção de Star Fox Assault ter sido a mesma responsável pela série Ace Combat, da Namco. Ou seja: os caras eram mestres em jogos de combate aéreo, mas não têm o costume de criar games que gastam a sola de sapato.

Multiplayer multiveicular

imageimage

Seguindo a linha da diversidade, o multiplayer de Assault acompanha o modo single player. Você e seus amigos podem escolher o que se sentirem mais à vontade para meter bala um no outro. Algumas fases têm limitações que não permitem usar um ou outro veículo, mas isso não tira a graça das batalhas. image

Há vários modos disponíveis, mesclando características de jogos de combate aéreo e terrestre. O clássico “Capture the Flag” é “Capture the Crown”, por exemplo. Ao decorrer das partidas, novos personagens, armas, itens e mapas vão sendo liberados, acrescentando mais fator replay ao game. Dentre as armas, destaca-se lança-granadas, metralhadoras e Demon Launcher, a chamada “arma dos noobs” - ela mata com só um tiro, parecida com a Golden Gun de GoldenEye, mas apenas quem está perdendo consegue obtê-la. Dentre os personagens, dá para jogar com alguns chefes e até com Peppy, o aprendiz de fada Navi.

Recepção fraca

imagePelos defeitos citados anteriormente, Star Fox Assault recebeu notas bem medianas (talvez as menores da série). Era um game inovador que tinha tudo para dar certo, mas que pecou demais. A extrema irregularidade comandou: poucos momentos divertidos e muita enrolação recheadas de tiroteios sem graça. A parte terrestre era realmente entediante. Eu tentava passar o mais rápido dela para poder voltar a pilotar a Arwing, algo que acontece bem menos do que deveria. Porém, não dá para dizer que o jogo é ruim, principalmente para quem é fã da série. Se você tem um Wii, consiga o jogo enquanto espera a sua encomenda com o Star Fox 64 3DS chegar. Certamente, será um ótimo passatempo.

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. realmente velho concordo plenamente contigoo esse site aki é msm um dos melhores a respeito da nintendo sou ultra fa de star fox 64 mas te digo kra ameii o star fox adventure pra mim um dos melhores jogso de aventura de todos os tempos ao lado de banjo e quaquer bad for day do N64 mas esperava D+ do star fox assaut por ser fã da serie e dos seus personagens carismatico velho chorei varias vezes com star fox 64 de emoção com a musica e seus personagem mas o star fox assault o q matou foi as missoes a pé e nao ter outras rodas pra se descobir como no 64 isso q era vc jogar dias e dias no 64 espera D= o retorno da serie no Wii uuuu amoo star fox ja tenho aki o cartucho do Nintendo 3ds em mãoo abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu amei esse jogo, mas realmente me enjoei com as fases in-ground. Mesmo assim, STAR FOX FOREVER!

    ResponderExcluir
  3. Do Adventures até o lançamento do remake "64" a fase realmente não foi das melhores pra série. Aliás, se for contabilizada toda a história de Star Fox, eu vejo ainda que faltam mais grandes jogos pra série deslanchar como um dos carro-chefe da Nintendo.

    Não está no patamar de um Metroid, por exemplo, mas já mostrou que com um jogo pode marcar toda uma geração, assim como foi comigo com o console de 64 bits (mesmo o Super Nintendo...).

    ResponderExcluir
  4. Sou um grande fã da série, e acho Assault é um excelente jogo! Possui uma boa história, belíssimos gráficos, CGs empolgantes, bons efeitos sonoros, várias inovações e um excelente multiplayer...

    Para mim, é um dos melhores jogos do Game Cube...

    Possuo o jogo hoje em dia, e já tive o prazer de finalizá-lo várias vezes, uma pena que as missões terrestras ocupem a maior parte do jogo...

    Eu gosto das fases terrestres e sou a favor da continuação delas na série, mas elas devem ocupar uns 25% do jogo, os outros 75% ficariam com as fases aéreas...

    Um Star Fox para Wii seria muito bem vindo, teve vários rumores de que teria, mas infelizmente não veio (tomara que que a Nintendo nos surpreenda e anunciem um)...

    ResponderExcluir
  5. O grande problema é que logo após N64, todos queriam algo parecido com isso mas com gráficos melhores.
    Só que veio o Adventure, que não é um jogo ruim, mas estávamos esperando mais naves.
    O Assault que seria a redenção da série, pecou por esses motivos acima.
    Em seguida tivemos o do DS (command, se não me engano) que foi interessante, mas ainda não era o 64.
    O de 3DS sim foi ótimo, pois é o mesmo jogo só que com gráficos atualizados.
    O Fato é que ainda não tivemos uma continuação de Star Fox descente.

    ResponderExcluir
  6. E foi depois desse jogo que a franquia começou a 'morrer'.

    Isso é algo que me decepciona na Nintendo. Depois que esse não fez sucesso, o DS ganhou mais um joguinho no ano seguinte e depois, nunca mais. O fato de o Wii não ter ganho nenhum jogo da franquia já é a prova de que a Nintendo desistiu da série depois disso.

    E eu acho isso ridículo, pois não se deve abandonar a séria por ter cometido erros num console. Por exemplo: a SEGA não desistiu do Sonic por causa dos erros. E o motivo é que Star Fox não é a principal franquia na Nintendo. Eu duvido muito que Mario fosse abandonado por causa de um erro.

    A Nintendo deveria dar mais valor a essas franquias "secundárias", e realizar mais lançamentos. Mario já tem 4 títulos confirmados para o 3DS (não que eu seja contra). Metroid? Kirby? Jogos assim nem deram sinal de vida...

    Star Fox 64 3D é um ótimo jogo, e não sou contra a Big N tê-lo lançado (eu tenho e é um dos meus favoritos), mas nessas horas eu tenho a impressão de que esse jogo serviu para ver se as pessoas ainda gostam de Star Fox. Tanto que Miyamoto disse (antes do lançamento) que se 64 3D não fizesse sucesso, a série seria abandonada. Abandonada por que? Porque não faz mais sucesso? Claro que não, esperar que uma franquia faça sucesso sem jogos é o mesmo que esperar que uma pizzaria faça sucesso sem pizza.

    ResponderExcluir
  7. Apoiado o que o @Henrique Borba disse.

    Se a fórmula de Star Fox 64 faz sucesso, porque não se pega a engine e cria-se um jogo novo? Sem missões no chão, nem nada. Em time que tá ganhando não se mexe. Desistir de uma franquia adorada por milhões de fãs por causa de fracassos recentes é burrice. Vide Sonic, Castlevania e até Donkey Kong (tá que os jogos não foram ruins, mas são bem aquém dos lançados para SNES). Vamos torcer pra Big N desistir dessa ideia mirabolante, botar a mão na massa e fazer uma raposa espacial em alta definição. Já pensaram?

    ResponderExcluir
  8. TENHU AKI ORIGINAL...tenhu ainda meu GC...pode nter seus defeitos ...mas esse nunka largarei de mão...STAR FOX!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nem sabia da existência desse jogo, rs.

    ResponderExcluir
  10. Vale destacar que é um dos melhores multiplayer existentes até hoje!

    ResponderExcluir
  11. Bem que eu gostaria de ter um em maos para fazer minha propria analise.
    Assim como todos os outros bom jogos de game cube.
    Aliás, alguem ai sabe onde posso encontrar bons jogos de Game Cube em Curitiba?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google