Mario Bits

Mario Bits: Rosalina e o Universo

Yes! A coluna Mario Bits estende seu poder às estrelas. Prepare seu Space Suit para um mergulho certeiro no universo do encanador! Narra a ... (por Eduardo Jardim em 13/10/2011, via Nintendo Blast)

Yes! A coluna Mario Bits estende seu poder às estrelas. Prepare seu Space Suit para um mergulho certeiro no universo do encanador!
Narra a história do Marioverso que há alguém em algum lugar do cosmo que cautelosamente observa o universo e visa protegê-lo dos perigos iminentes. Ao contrário do que prega o Universo 616 dos quadrinhos da Marvel Comics, esse alguém não é um Vigia gigante com olhos brancos, enormes, numa cabeça massiva e vestes engraçadas. É uma dama, com roupas e acessórios similares a uma princesa, de cabelos que se igualam a fios de ouro e grandes olhos felinos. Obrigado, Japão! Estamos falando de Rosalina, considerada por alguns fãs como a Princesa das Estrelas — embora, como abordaremos, suas funções fantasiosamente monárquicas sejam maiores do que qualquer ser de alta hierarquia na face da Terra.


A Protetora do Cosmo


Assim como Uatu, a Rosalina também permanece isolada num local longínquo do espaço sideral observando soberanamente os acontecimentos do universo, e, sempre que algo parece perturbar o equilíbrio existencial, ela passa a intervir de forma confrontante. Criada muito recentemente em relação à série Mario como um todo (gerada primordialmente em 2007 pela Nintendo EAD Tokyo), os desenvolvedores até mesmo bolaram um meio interessante de mostrar que Rosalina estava lá desde o começo, observando passivamente as catástrofes abatidas sobre o Reino do Cogumelo, e o porquê de ter passado a intervir apenas em Super Mario Galaxy. E os motivos são claros como seus brincos: primeiro, Bowser atacou diretamente o Observatório Cometa de Rosalina, roubando toda a fonte de poder do local para usá-lo na construção de um reator galáctico. Bowser já pode ter conquistado uma ou duas regiões do reino, ter se apoderado da Ilha do Yoshi ou até mesmo dos sete reinos do planeta, porém, nem mesmo quando o rei dos Koopas roubou a Vara Estelar (Star Rod) em Paper Mario, nenhum de seus atos atingiu um nível tão periculoso quanto os eventos de Super Mario Galaxy. Devemos lembrar que, por meio de seu reator galáctico, o grande B tinha como intenção mesclar dois universos inteiros objetivando a criação de nada mais, nada menos que um novo plano universal dentro do qual o antagonista principal do Mario daria início a um maligno império galáctico. Nada mal para alguém que tentou congelar os polos do planeta Terra usando secadores de cabelo em Mario is Missing!, né? Por tais motivos, a intervenção cósmica era uma necessidade.

Eu Tenho o Poder


Rosalina, mesmo sendo aparentemente humana (dentro do que se entende por humanidade na série Mario), vai além em natureza ao ponto de beirar o status de entidade cósmica — um fato reforçado pelo modo como a protetora do cosmo se apresenta a Mario/Luigi durante os eventos do game.

Rosalina é uma figura extremamente poderosa. Enquanto as demais figuras femininas da franquia têm a capacidade de desferir poderes estonteantes apenas em spin-offs (como nas tacadas especiais de Mario Power Tennis, nos Mega Strikes de Mario Strikers Charged ou nos Final Smashes de Super Smash Bros. Brawl), Rosalina os executa naturalmente. A ela foi atribuída a capacidade de enviar mensagens e projeções cósmicas aos protagonistas, e até mesmo de criar campos de força para se proteger de ataques externos (eu sei que você já tentou pular nela em frente ao mapa do Observatório!), similar à habilidade-símbolo da Mulher Invisível do Quarteto Fantástico (Marvel Comics). Ambos os poderes podem ser considerados telepáticos, embora elevados a um grandioso nível cósmico. A vigia de vestido turquesa também possui um conhecimento universal tão vasto que chega a rivalizar o mestre do lero-lero existencial, Conde Bleck (Super Paper Mario, Wii); ela sempre usa de uma linguagem ampla para aumentar exponencialmente a visão dos personagens da série Mario e conscientizá-los sobre os acontecimentos de um universo maior. E não é que dá certo? Mas quando foi que ela ficou tão poderosa? E, de onde ela arranjou tamanho nível de dominação sobre poderes cósmicos?

A resposta é feita pelo desenvolvedor Yoshiaki Koizumi, que, durante uma madrugada, se manteve em algum lugar isolado e aproveitou a onda de inspiração para criar todo o livro de histórias de Rosalina (Rosalina's Storybook), o qual encontramos na livraria do Observatório Cometa. Ele narra sobre uma garotinha que encontrou uma nave caída e uma pequena Luma, que esperava pacientemente por sua mãe, que supostamente viria num cometa. A garotinha decidiu, a partir de então, ajudar a estrela mirim em sua missão de reencontrar sua mãe; as duas acabaram consertando a nave e se lançando ao espaço sideral, mas sem planos muito concretos além de simplesmente procurar pela genitora da Luma em qualquer lugar possível. Como lhe faltou recursos, passou a alimentar-se exclusivamente de Star Bits. Vi num programa de culinária que essa é a dieta perfeita para quem quer se tornar um guardião imortal das estrelas... Depois de uma quantidade massiva de tempo tentando encontrar a mãe de sua Luma em cometas e objetos espaciais e sendo assombrada pelas visões de sua própria mãe, que havia partido desta para melhor, a menina que viajava pelo espaço começou a cultivar o espírito de maternidade, com o qual passou a cuidar de suas Lumas, agora já numerosas, em seu recente lar — um grande cometa que lhes serviu de residência. Talvez tenha sido esse o sentimento que fez com que Rosalina passasse a observar e proteger o cosmo, garantindo o equilíbrio da vida no espaço e assegurando que o universo seja sempre um lugar melhor.

E sim, tudo indica que Rosalina também seja, de fato, imortal. Tamanho contato com o cosmo a levou a desenvolver um sistema de adaptação tão forte que garante que ela perdure tanto na existência quanto ao longo do tempo de vida das próprias Lumas. Já deve ter visto várias de suas pequeninas se transformarem em algo maior — como planetas, cometas e galáxias — e até mesmo voltarem a ser poeira estelar, firmando o longo ciclo da vida espacial. Também no livro de Rosalina, vemos que, a cada cem anos, ela retorna a seu planeta de origem para relembrar os tempos de infância; tudo isso sem uma ruga, dentadura ou reumatismo sequer, já que a garotinha parece ter parado de crescer durante sua juventude. Os fãs agradecem.

Rosalina na Estrada


Rosalina já foi confirmada como uma personagem jogável em Mario Kart 7, o próximo grande game da série de corrida mais maluca de todos os tempos. No entanto, fica a pergunta drástica dos spin-offs da série Mario, que provocam controvérsias nas plataformas principais: da mesma forma que Bowser deixa escapar todas as chances de destruir os heróis da franquia em uma corrida qualquer em Bowser's Castle, quem passará a vigiar o universo enquanto Rosalina estiver dirigindo? Talvez nem seja um cargo tão importante assim; vale lembrar que o universo é um lugar vasto, completo com um vazio infinito cortado apenas por alguns corpos espaciais separados por milhões de anos-luz. Quem precisa vigiá-lo, certo?

...Certo?

Você poderá ver o esplendor de Rosalina em 3D e em animações incríveis de 60 frames por segundo em Mario Kart 7 assim que chegar às prateleiras do 3DS, no dia 4 de dezembro de 2011.
Continue conosco, pois o Nintendo Blast ainda tem uma miríade de notícias e destaques de outro mundo programadas para os próximos dias. Daqui a duas semanas, mais informações oficiais e reflexões sobre Super Mario e relacionados serão propagadas no espaço em mais uma edição do Mario Bits — e, até lá, estaremos te observando através das estrelas...
Revisão: Alberto Canen

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótima matéria, esse aí devia ser o Perfil da Rosalina XD

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, ela é uma Peach com franja.Mas,admitem, ficou dez desse jeito!

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, completíssima.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito da rosalina,legal ela ter sido confirmada no mario kart 7.

    ResponderExcluir
  5. O que esse Buda do Asura's Wrath tá fazendo junto da pobre Rosalina? HSAUHSAUHA

    ResponderExcluir
  6. OMG! Um 'quase-perfil' da minha personagem favorita *-*
    Ainda acho que a culpa de ela não ter aparecido em Mario Sports Mix foi o Lubba...~LOL?
    Eu ri muito na última imagem xD

    ResponderExcluir
  7. (eu sei que você já tentou pular nela em frente ao mapa do Observatório!)
    PODES CRER QUE EU JÁ TENTEI FAZER ISSO KKKKKKKKKK
    Rosalina para mim é a personagem mais bonita da série, espero que ela continue nos próximos jogos. Ótima matéria =D

    ResponderExcluir
  8. Ótima matéria! Cada ve eu aprendo mais sobre o universo dos jogos do Mario

    ResponderExcluir
  9. tenho um amor secreto por ela... -q
    xD

    ResponderExcluir
  10. A Rosalina tem um aspecto sexy muito forte também.
    Faz a Peach parecer... Ingênua demais.

    ResponderExcluir
  11. acho bem provável de no mario kart 7 ter uma pista em que faz homenagem ao observatório cometa do super mario galaxy, o que acham? é uma ótima sugestão! ^^
    ai rosalina não fica tão preocupada por ficar longe de sua casa. xD

    ResponderExcluir
  12. @Emmanoel, podemos dizer que é a Rainbow Road, mas o que falta nela simplesmente é o observatório x)! Mas uma coisa que eu não entendo: Se o ''jogo'' no espaço foi agora de 2007, e toda essa ideia é ''atual'', então porque antes já haviam Rainbow Road?

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da matéria, mas agora eu quero ver a história da Princesa Daisy com todos os detalhes.

    ResponderExcluir
  14. @Matheus (MATH???@) eu quiz dizer em que pode aparecer uma pista exclusivamente sendo o observatório cometa, ou seja, os personagens poderiam dirigir ao redor dela.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google