
Yes! A coluna Mario Bits estende seu poder às estrelas. Prepare seu Space Suit para um mergulho certeiro no universo do encanador!Narra a história do Marioverso que há alguém em algum lugar do cosmo que cautelosamente observa o universo e visa protegê-lo dos perigos iminentes. Ao contrário do que prega o Universo 616 dos quadrinhos da Marvel Comics, esse alguém não é um Vigia gigante com olhos brancos, enormes, numa cabeça massiva e vestes engraçadas. É uma dama, com roupas e acessórios similares a uma princesa, de cabelos que se igualam a fios de ouro e grandes olhos felinos. Obrigado, Japão! Estamos falando de Rosalina, considerada por alguns fãs como a Princesa das Estrelas — embora, como abordaremos, suas funções fantasiosamente monárquicas sejam maiores do que qualquer ser de alta hierarquia na face da Terra.

A Protetora do Cosmo
Assim como Uatu, a Rosalina também permanece isolada num local longínquo do espaço sideral observando soberanamente os acontecimentos do universo, e, sempre que algo parece perturbar o equilíbrio existencial, ela passa a intervir de forma confrontante. Criada muito recentemente em relação à série Mario como um todo (gerada primordialmente em 2007 pela Nintendo EAD Tokyo), os desenvolvedores até mesmo bolaram um meio interessante de mostrar que Rosalina estava lá desde o começo, observando passivamente as catástrofes abatidas sobre o Reino do Cogumelo, e o porquê de ter passado a intervir apenas em Super Mario Galaxy. E os motivos são claros como seus brincos: primeiro, Bowser atacou diretamente o Observatório Cometa de Rosalina, roubando toda a fonte de poder do local para usá-lo na construção de um reator galáctico. Bowser já pode ter conquistado uma ou duas regiões do reino, ter se apoderado da Ilha do Yoshi ou até mesmo dos sete reinos do planeta, porém, nem mesmo quando o rei dos Koopas roubou a Vara Estelar (Star Rod) em Paper Mario, nenhum de seus atos atingiu um nível tão periculoso quanto os eventos de Super Mario Galaxy. Devemos lembrar que, por meio de seu reator galáctico, o grande B tinha como intenção mesclar dois universos inteiros objetivando a criação de nada mais, nada menos que um novo plano universal dentro do qual o antagonista principal do Mario daria início a um maligno império galáctico. Nada mal para alguém que tentou congelar os polos do planeta Terra usando secadores de cabelo em Mario is Missing!, né? Por tais motivos, a intervenção cósmica era uma necessidade.

Eu Tenho o Poder
Rosalina, mesmo sendo aparentemente humana (dentro do que se entende por humanidade na série Mario), vai além em natureza ao ponto de beirar o status de entidade cósmica — um fato reforçado pelo modo como a protetora do cosmo se apresenta a Mario/Luigi durante os eventos do game.
Rosalina é uma figura extremamente poderosa. Enquanto as demais figuras femininas da franquia têm a capacidade de desferir poderes estonteantes apenas em spin-offs (como nas tacadas especiais de Mario Power Tennis, nos Mega Strikes de Mario Strikers Charged ou nos Final Smashes de Super Smash Bros. Brawl), Rosalina os executa naturalmente. A ela foi atribuída a capacidade de enviar mensagens e projeções cósmicas aos protagonistas, e até mesmo de criar campos de força para se proteger de ataques externos (eu sei que você já tentou pular nela em frente ao mapa do Observatório!), similar à habilidade-símbolo da Mulher Invisível do Quarteto Fantástico (Marvel Comics). Ambos os poderes podem ser considerados telepáticos, embora elevados a um grandioso nível cósmico. A vigia de vestido turquesa também possui um conhecimento universal tão vasto que chega a rivalizar o mestre do lero-lero existencial, Conde Bleck (Super Paper Mario, Wii); ela sempre usa de uma linguagem ampla para aumentar exponencialmente a visão dos personagens da série Mario e conscientizá-los sobre os acontecimentos de um universo maior. E não é que dá certo? Mas quando foi que ela ficou tão poderosa? E, de onde ela arranjou tamanho nível de dominação sobre poderes cósmicos?


Rosalina na Estrada

Você poderá ver o esplendor de Rosalina em 3D e em animações incríveis de 60 frames por segundo em Mario Kart 7 assim que chegar às prateleiras do 3DS, no dia 4 de dezembro de 2011.
Continue conosco, pois o Nintendo Blast ainda tem uma miríade de notícias e destaques de outro mundo programadas para os próximos dias. Daqui a duas semanas, mais informações oficiais e reflexões sobre Super Mario e relacionados serão propagadas no espaço em mais uma edição do Mario Bits — e, até lá, estaremos te observando através das estrelas...
Revisão: Alberto Canen