DLC só deve ser fornecido se fizer algum sentido, diz Reggie Fils-Aime

O presidente da Nintendo of America , Reggie Fils-Aime disse ao AOL's Games Blog que a empresa não tem interesse em disponibilizar cont... (por Alexandre Galvão em 17/11/2011, via Nintendo Blast)

O presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime disse ao AOL's Games Blog que a empresa não tem interesse em disponibilizar conteúdo via download para seus jogos, os DLC's. Questionado sobre esse tipo de serviço durante a entrevista, Reggie disse que isso cria um desconforto aos consumidores pois, cria a impressão de que não estão adquirindo um conteúdo completo e ainda acrescenta que a Nintendo pode até oferecer esse tipo de conteúdo, mas só quando realmente houver algum sentido pra isso e, necessariamente, sem qualquer custo adicional.

"Estamos interessados em fornecer esse tipo de conteúdo se fizer algum sentido para o consumidor".
"Tive essa conversa com vários de nossos principais desenvolvedores e a mentalidade deles era; 'Reggie, quando vendemos um jogo, queremos que o consumidor tenha uma experiência completa".
"Agora, em adição a isso, se quisermos tornar outras coisas disponíveis, ótimo, iremos olhar isso. Mas não vamos vender um pedaço de jogo agora para forçar o consumidor a comprar mais depois".
"Isso é o que eles [consumidores] não querem fazer, e eu concordo completamente. Acho que o consumidor quer, com o seu dinheiro, uma experiência completa, e então temos a oportunidade de oferecer mais em cima disso".

Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


  1. 100% apoiado (: A nintendo é uma das empresas menos mercenarias q eu conheço o/

    ResponderExcluir
  2. ta mais do que certo isso é uma falta de respeito com agente a capcom que deveria ve isso sou a favor de dlc quando é pra colocar algo novo no jogo mais algo extra não algo que esta faltando

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente,não faz sentido disponibilizar um jogo incompleto e depois ficar atualizando ele,é melhor lançar um jogo completo e só usar dlc se for realmente necessário.o triste é saber que existem empresas que lançam mão dos dlc apenas para ganhar dinheiro,ainda bem que a nintendo não vai entrar nesta onda

    ResponderExcluir
  4. Mario Kart faz sentido, pois podia ter packs de pista inspirados nos seus respectivos consoles. Como eu curto o MK64, compraria um DLC com pistas do N64!

    ResponderExcluir
  5. pena que a capcom não pensa assim

    ResponderExcluir
  6. CAPCOM KING OF MERCENARIES

    ResponderExcluir
  7. É melhor não ter Dlc's do que cortarem partes de um jogo para vender separadamente depois...quem jogou assassin's creed 2 sabe...rsrsr

    (eu sempre digo isso) A Nintendo não só sabe o que faz, mas sabe o que o consumidor quer...raro isso hoje em dia...

    ResponderExcluir
  8. Pena que no fim são as empresas desenvolvedoras não pensam assim e nem pensaram. Reggie foi franco ao falar isso... agora. Pq depois que experimentarem o gosto do dinheiro ganho em cima de pouca coisa, com certeza a fala vai ser outra!

    ResponderExcluir
  9. eles deveriam disponibilizar novos niveis pro mario 3d land usando DLC's, tá ai uma ótima ideia, pena que não sei se eles vão fazer isso no mario 3d land. :(

    ResponderExcluir
  10. CONCORDO COM O REGGIE, NAO QUERO PAGAR POR MEIO GAME, SO UM GAME JA E CARO!!!!! EO CASO DE BATMAN ARKHAN CITY, VC TEM QUE FICAR PAGANDO POR MAIS PERSONAGENS, EUM ABSURDO, O GAME JA E CARO!

    ResponderExcluir
  11. NAO SEI SE ALGUEM CONCORDA, MAS AS EMPRESAS DE GAME ESTAO MEIO DESCUIDADAS HOJE EM DIA, QUE NO CASO DE UNCHARTED 3 , QUE VEIO COM VARIOS BUGS, DE SOM E O TIRO ESTA ERRADO, ANTIGAMENTE NAO TINHA ESSAS COISAS DE ERRO, AGORA ELES SEMPRE INVENTAM ATUALIZAÇOES PARA CORRIGIR ERROS!!! PARA MIM ISSO E ESTRANHO...

    ResponderExcluir
  12. Concordo plenamente

    ....

    ai depois de um tempo que agente enjoar das pistas do mario kart, eles podiam lançar DLC's de novas copas

    ResponderExcluir
  13. Na boa, isso dá segurança até na hora de comprar o console, sabendo que a Nintendo não deixa as 3rds ficarem lançando conteúdo incompleto pra depois "completar" via DLC.

    Tá mais é certo!!

    ResponderExcluir
  14. Faz sentido em vários jogos os DLC's em MK, mais pistas inéditas e clássicas, mais peças de kart, mais karts e personagens, em M3DL mais fases e até novos power ups. DLC's faz todo o sentido quando é algo justo. Batman Arkham City é um abuso, por exemplo, pagar por mais personagens? coisas que antigamente era comum desbloquear. Que seja grátis então. Mas há ressalvas.Por Exemplo, supondo que a Nintendo resolva nos dar algumas pistas novas em MK, após isso ela resolve fazer um pacote grande com novas pistas e inéditas, não as clássicas, tipo umas 20 pistas. Nesse caso faz sentido cobrar, projetar e construir mais 20 pistas é um trabalho grande que vale ser honrado com uma grana, desde que não seja algo abusivo. Existem casos e casos.
    No pouco comentado DOA 3D por exemplo o estúdio liberou novas roupas pros personagens de forma gratuita. Enfim, há espaço pra DLC's gratuitos e pagos desde de que acupem um contexto e não uma jogada pra ganhar mais dinheiro.

    ResponderExcluir
  15. @Kadmus O único tipo de jogo q eu acho q DLC's são bons são os jogos de ritmo (tipo Rock Band, Just Dance, Samba de Amigo). De resto já é abuso, ainda mais qndo fica óbvio q eles já planejaram lançar DLC antes mesmo de lançar os jogos (tipo... bem, qqer jogo da Capcom!)

    ResponderExcluir
  16. @Urameshi, Cara não há necessidade de todo dlc ser taxado, eles podem ser gratuitos. Há uma diferença entre vc introduzir um personagem no jogo e introduzir todo um trabalho de desenvolvimento novo no jogo. Por exemplo a Big N pode achar interessante nos presentear com a Peach no M3DL como personagem jogável, isso é só um personagem nada que seja tão complexo, porém ela pode com a popularização do game ou até mesmo para atrair novos compradores, lançar um pacote com mais 52 fases novas pro jogo, esse seria um trabalho enorme, desenvolvido com o tempo e análise da recepção do game. Seria juso cobrar por um trabalho deste. Esse é só um exemplo mesmo, pq eu acho que se for pra Big Pensar em 52 fases, que ela pense em mais algumas e lance um título inédito né? Mas serve pra ilustrar o que eu disse acima.

    ResponderExcluir
  17. Um bom exemplo da grande diferença entre a Nintendo e a Sony...

    ResponderExcluir
  18. se nao tiver dry bones no mario kart 7 eu EXIJO dlc DDDx

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o Reggie, queremos o jogo completo, e não pela metade para que sejamos forçados a pagar mais pela outra metade... Seria ridículo!

    Sou contra os DLC's. Acho que se eu quiser jogar algo que seja atualizado toda hora, eu jogo um jogo online no meu computador...

    E poxa, por que todo mundo é doido por DLC's de Mario Kart? Se ficarem fazendo DLC's com vinte pistas novas e quinze novos personagens, sou mais lançarem um jogo novo. E se ficar assim, não vai nem sobrar ideia para um novo jogo. Ou vocês acham que eles desenham uma pista legal em uma hora? Claro que não, para surgirem idéias boas, leva tempo...

    O @Kadmus deu uma sugestão interessante de 52 novas fases para 3D Land... Mas uma sugestão boa para um jogo novo, porque (tirando os Special Wordls) 52 fases são o jogo inteiro e mais um pouco.

    Se tem algum personagem em algum jogo que está em falta, paciência ué, eu tenho mais com que gastar o meu dinheiro do que em comprar um personagem. Vou me contentar com os que tenho.

    Eu nunca joguei The Legend of Zelda Ocarina of Time 3D (só um exemplo qualquer) pensando "tomara que lancem DLC's com novas dungeons" ou "com novos itens". Tô feliz com o meu joguinho do jeito que ele é, e não quero que ele seja diferente. Querem trabalhar em novas dungeons? Perfeito! Mas coloquem elas no próximo jogo, não em um que já tá aqui bonitinho pra eu jogar...

    ResponderExcluir
  20. Gostei do que ele falou, na verdade adorei. Acho sacanagem você ter que pagar ainda mais para ter o jogo completo, sendo que você paga na inteção que ele esteja completo. E como o Urameshi falou, em jogos musicais ou de dança DLC's são aceitáveis, até porque dá a sensação de adicional, mas em outros jogos, a menos que seja por necessidade ou para ampliar a experiência do jogador e de graça, é abuso.

    ResponderExcluir
  21. comprar roubas de cores diferentes pra mim nunca pareceu um bom negocio

    ResponderExcluir
  22. Falou tudo Reggie!

    Tenho um XBOX e vou falar, esse negócio de DLC é uma dor de cabeça absurda.

    Isso porque as produtoras começam a utilizar o recurso como forma de nos arrancar mais e mais dinheiro.

    Um ótimo exemplo é Batman Arkhan City, que tinha mais de 10 DLCs lançados antes mesmo do lançamento do jogo.

    Nintendo rules!

    ResponderExcluir
  23. Sempre achei DLC o fim da picada, o problema que os jogadores foram aceitando passivamente e hj em dia chegou ao cúmulo de jogos já serem lançados com DLC como foi o Arkham City. Virou caça-níquel, a maioria é só enrolação, só pra arrancar mais dinheiro do consumidor.

    ResponderExcluir
  24. Disponibilizar DLCs para aumentar a vida útil do game é algo fascinante e sempre será muito bem vindo.

    Agora eu sempre achei e acho mais estúpido quem paga pra ter isso.

    Nos consoles Xbox360 e PS3 é assim. Você já adquire o game pensando em pagar mais e mais por ele além do que você já pagou. Ou seja, você não comprou o game, você comprou metade de um produto e que muitas vezes, vem mal acabado. Temos 90% dos casos dos games para consoles HD nessa categoria.

    Roupas para os personagens, móveis para sua casinha de mentira, personagens extras que poderiam muito bem já estar no disco, "fases" com temáticas festiva.. Não sou contra disponibilizar nada disso por download, mas cobrar e pagar por isso, é estupidez.

    Concordo plenamente com ele. Você já pagou pelo game, então, não é justo repagar por ele, por coisas que já deveriam estar inclusas quando você pagou por ele. Não deu tempo de incluir algumas coisas, então adia o lançamento pra colocar.

    Sou totalmente a favor dos DLCs mas sou totalmente contra pagar por alguns deles, principalmente o tipo de DLCs que deveriam obrigatoriamente estar no pacote desde o lançamento.

    ResponderExcluir
  25. eu concordo c o nosso amigo reggie,pq seria um absurdo comprar um jogo e depois ainda comprar personagens!! po entaõ pq vai ficar se matando p jogar sendo q é so "comprar"e tbm não teria a menor graça pq o interesanta em qualquer jogo é jogar pra ver o q libera!! PONTO PRA NINTENDO!!

    ResponderExcluir
  26. DLC servem para aumentar a vida útil de um jogo, e não para roubarem nosso dinheiro, eu quero ver DLC para games como Pokemon(aposto que já pensou em atualizar um versão antiga com os novos monstrinhos) e Animal Crossing(augo como as expansões de The Sims), mas tem jogo que nunca deve ter, tipo Zelda.

    Acho que tem gente interpretando mal oque Reggie falou, poque tão decretando "guerra aos DLCs", pois é augo muito bom que ta so sendo mau usado, e ele não vai deixar isso acontecer. Um bom exemplo de DLC é inFamous: Festival of Blood uma simples expansão. Os DLCs pode ter conteúdo suficiente para uma continuação(nem tanto) e sair mais barato que um jogo novo(ou você quer cair na manha da CAPCOM?).

    ResponderExcluir
  27. Não ligo que cobrem os DLCs desde que não fação como a CAPCOM FDP, ter de comprar oque eu já tenho é foda, no caso de Batman Arkhan City o jogo ta completo,e é realmente conteúdo extra para comprar. DLCs contendo expansões e atualizações de jogos é augo interessante, mas não podemos deixar virar um cassa níquel.

    ResponderExcluir
  28. Esse é mais um motivo pra adorar a Nintendo.

    Essas empresas mercenarias que pensam em lançar 10 DLCs antes mesmo do jogo ser lançado.

    ResponderExcluir
  29. ta e o super street fighters IV pq deixaram fazer isso?
    E quem comprou vai ficar com o jogo faltando personagens pra sempre???

    ResponderExcluir
  30. @Fury a questão que eu consigo interpretar é que uns 85% dos conteúdos de DLC do xbox 360 são coisas como roupas diferentes pros personagens, personagens secretos, coisas que antigamente quando vc comprava um jogo vc sabia que tinha que finalizar ele em vários modos pra desbloquear, ou fazer truques com combinações de botões na tela principal, pq essas coisas eram parte do jogo.

    Uma coisa legal que acho dessa geração é o sistema de "conquistas" e eles poderiam liberar esses conteúdos mais simples de DLC se o jogador realizasse todas as conquistas do jogo por exemplo.

    Já conteúdo relevante mesmo como vc citou é muito difícil de achar, e tenho certeza que esses conteúdos já são todos programados junto com o jogo, eles só tiram do conteúdo principal e vão liberando aos poucos pra vc ter a ilusão que eles tão prolongando a vida útil do jogo.

    ResponderExcluir
  31. Concordo plenamente. *__* por isso amo a nintendo!! DLC é justo se for EXTRA, não parte do que deveria estar incluso no que você comprou. Se for grátis, perfeito!!

    ResponderExcluir
  32. nintendo, só entenda uma coisa, mario kart, smash bros e outros jogos PRECISAM de dlc...
    Jogo mario kart ds até hoje com meus primos, é muito divertido, mas são 6 anos com os mesmos personagens, itens, pistas...

    ResponderExcluir
  33. teve gente lá em cima dizendo que uma nova pista é justo pagar, mas que personagem não... pra aí... quer dizer então um programador passa dias fazendo um personagem novo, fazendo moldes, jogabilidade, todo um sistema novo(que até mais complicado que uma pista) e deve ser grátis?

    ResponderExcluir
  34. é isso aí! reggie para presidente hhuahuaahuhuahuha

    ResponderExcluir
  35. DLC seria perfeito para o Mario Kart, principalmente para se acrescentar todos os personagens e pistas de Mario Karts antigos, pois, se a Nintendo fizer isso, esse será o melhor Mario Kart de TODOS OS TEMPOS!!!

    ResponderExcluir
  36. NINTENDO RULLEZ FOREVER SEM MAIS o//

    ResponderExcluir
  37. DLC de novas pistas em Mario Kart fazem todo sentido.

    ResponderExcluir
  38. Outra coisa que eu acho curiosa sobre pistas novas de Mario Kart é que você querem DLC's com todas as pistas antigas. Mas se isso acontecer, não vai sobrar pista antiga pro próximo jogo.

    Quando lançam um novo Mario Kart e vocês olham uma pista antiga que vocês gostam, vocês pensam "Nossa, não acredito que essa pista está aqui!". Se em um jogo forem incluídas todas as pistas antigas, vocês vão, de fato, sentir muuuita nostalgia. Mas e no próximo Mario Kart? Podem incluir todas as pistas de novo, mas ninguém vai sentir nostalgia, porque todos já viram ela remasterizadas.

    O 3DS não será o último portátil da Nintendo, e o próximo com certeza terá um Mario Kart. E se for do jeito que vocês querem, nesse Mario Kart, não veremos pistas antigas, e se virmos, só vai ser um monte de pista que já vimos remasterizadas. Então se a Nintendo decidir colocar todas as pistas antigas em um só jogo porque VOCÊS pediram, depois não reclamem por não gostar do próximo Mario Kart.

    ResponderExcluir
  39. @Kadmus A diferença aí é: eles já tinham o personagem extra em mente quando fizeram o jogo? Porque, se já tinham, então não tem necessidade de ser DLC, e muito menos pago! Pode ser só algo desbloqueável.

    Por outro lado, se foi algo que surgiu DEPOIS que o jogo foi lançado, seja por demanda dos fãs ou para atrair um público que se mostrou desinteressado no lançamento, aí sim compensa pagar pelo DLC. Porque nesse caso nós já temos o jogo completo como ele foi planejado, o DLC seria só algo a parte pra fazer o jogo que compramos 100% ficar 110%.

    Por mais que essa fosse a intenção original por trás do DLC, não é bem assim que funciona hoje em dia. Vide Ultimate Marvel vs Capcom 3, que já tem DLC anunciado sendo que o jogo acabou de ser lançado!

    ResponderExcluir
  40. Tem-se uma discussão interessante sobre DLCs serem ou não pagas, o que recai nos comportamentos de gerenciamento financeiro para as lojas virtuais dos atuais consoles, etc. OK, mas quero chamar a atenção a outro ponto.

    Imaginem um jogo, e logo depois lancem DLCs dele. Elas são gratuitas até, mas (i) só podem ser acessadas por um tempo extremamente limitado, não até - pelo menos - o fim da vida útil do console desse jogo; ou (ii) só podem ser acessadas se você for até um determinado local físico pra baixar esse DLC, ou pra conseguir uma senha (exclusiva por pessoa) para fazer o mesmo. (E por um tempo estritamente limitado também.)

    Reconhecem? Pokémon. Seus eventos são DLCs, mas são horrivelmente administrados pela Game Freak, seja americana ou japonesa. Pôde comprar Platinum apenas esse ano? Que pena, perdeu a chance de capturar seus próprios Darkrai e Shaymin - acessíveis via itens-DLCs -, e não poderá acessar as várias formas do Rotom no mesmo, só transferindo um pra outro jogo. Comprou HG/SS por agora? Perdeu eventos de Celebi e Jirachi, que inclusive destravam conteúdo original no seu jogo ou na sua PokéWalker - aliás, perdeu novas pistas para sua PokéWalker! E por aí vai.

    Claro, você pode conseguir contornar esses problemas trocando com amigos, mas porque você deveria ter menos acesso próprio aos conteúdos do jogo por causa de uma mera tecnicalidade chamada "tempo"? Eles poderiam deixar os eventos disponíveis por mais tempo, ou mesmo relançá-los depois. Mas até quando fazem isso, o fazem muito mal e porcamente.

    Não me espantarei se um dos três: Keldeo, Meloetta e Genesect, só for disponível na 6ª geração...

    ResponderExcluir
  41. Esqueci: e ainda tem os eventos disponíveis apenas localmente, seja apenas em algumas lojas no Rio e em Sampa - e durante apenas alguns dias -, seja apenas por uma franquia de lojas exclusivas do território estadunidense. E também por tempo limitado, além da localização. Se a Nintendo vier a administrar seus futuros DLCs como a Game Freak faz atualmente, não será nada bom.

    ResponderExcluir
  42. @Urameshi Ela não vai impedir as thirdies de fazerem DLCs em seus jogos. A matéria diz que a falta dos DLCs só vai ser feita com os jogos da própria Nintendo.

    @Fury Concordo em partes. Odeio DLCs e patches, como o Reggie disse, sinto como se estivesse comprando um jogo de demonstração. Em jogos musicais acho extremamente válido e uma coisinha ou outra como DLC em um jogo de qualquer outro gênero não faz mal, mas acho super chato você comprar um jogo, ver que ele é curtíssimo e perceber que para continuar jogando, deve-se pagar "a outra parte" dele. Era muito mais divertido liberar esses recursos por esforço do que por dinheiro.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google