Stage Select

Stage Select: Earth Temple (The Legend of Zelda: The Wind Waker)

Recheado de mistérios e aparições das mais variadas na série, a dungeon que veremos agora se trata de um dos dois templos finais de Wind ... (por Jaime Ninice em 13/11/2011, via Nintendo Blast)

Earth TempleRecheado de mistérios e aparições das mais variadas na série, a dungeon que veremos agora se trata de um dos dois templos finais de Wind Waker. Ao longo desta jornada, Link irá passar por conspirações, mortes, ressurreições espirituais, grandes descobertas e cantadas. Mas não se preocupem, iremos detalhar cada passo mais importante desta enigmática dungeon para deleite e relembrança dos Hylian Wakers.

Prólogo

Entrada do Earth Temple

Após passar pelos três templos iniciais do jogo, escapar de Forsaken Fortress, ver Ganondorf pela primeira vez com seu novo estilo cartoon. Dentre muitas outras reviravoltas neste grandioso título da série Zelda, pode-se dizer que você já viveu metade da aventura. Link irá descobrir que sua espada, a Master Sword, perdeu seu poder completo de repelir o mal.

Encontro com a sábia LarutoDe acordo com a Lenda, o Earth Temple foi criado antes da submersão aquática de Hyrule e utilizado pelos sábios como forma de garantir os poderes para repelir o mal da Master Sword. Após os acontecimentos com a antiga Hyrule, e a espera pelo Hero of Time, Ganondorf percebeu que no futuro poderia existir uma grande ameaça à sua vida, e eis que ela se configura na tão milagrosa espada sagrada guiada pelos sábios e protegida pelas suas orações.

O último sábio deste templo, Laruto, da espécie Zora, logo teve seu espírito tomado por Ganondorf. Uma frente de inimigos, liderada pelo Boss Jalhalla se apoderou do local para prevenir qualquer forma de interrupção dos planos do mal de seu chefe.

Laruto, ex-sábia do Earth Temple

Espíritos e Companheiros

Link ensina a Earth God's Liric à MedliLink, então, ao saber desses acontecimentos, deverá ir de encontro à sucessora de Laruto, a única que carrega o “sagrado instrumento”, possuidora de sua linhagem. Em Dragon Root Island, podemos escutar alguns acordes tocados pela harpa de uma simpática Rito – espécie de evolução dos Zoras, agora com asas, penas e um bico no nariz, adaptados ao novo universo de água salgada de Wind Waker (ver Nintendo World Collection #1) –, é a Medli, sua futura companheira durante a jornada que irá se seguir.

Ao ensiná-la a música que aprendera com Laruto na entrada do templo – Earth God’s Liric –, irá fazer com que a jovem desperte suas vertentes, agora como a nova sábia do Earth Temple. Você deverá conduzi-la até o local do templo para mais uma grande aventura!

Início da jornada

O Templo da Terra

Ruínas, entrada do Earth TempleO Earth Temple é construído sob as antigas ruínas de Hyrule, que agora está submersa no oceano. Pode-se notar um estilo mais rústico e com detalhes em tijolo, símbolos de harpas e caveiras, além de muita fumaça e névoa, o que trazem a sensação de um clima de fossa. Tudo isto unindo aspectos de claridade solar e penumbra com detalhes de tochas acesas. Simplesmente épico.

Aqui, Link e sua companheira deverão restaurar a claridade ao templo – este que há muito tempo não a vê –, possibilitando assim que os deuses ouçam as preces dos sábios para restauro e manutenção dos poderes divinos da Master Sword.

Acessórios sagrados

Link apreciando uma das salas de Earth Temple

Para acessar o templo, link deverá possuir alguns itens básicos da série, entre eles o Power Bracelet – que transformará Link num verdadeiro Hércules –, uso indispensável para que se possa erguer o grande obstáculo deixado na entrada do templo. Consegui-lo não será nada fácil; você precisará escalar e adentrar o Fire Mountain, mas, para isso, precisará do poder de gelo para adentrar o local que está em constante erupção.

Para obter o poder de fogo e gelo às flechas, Link deverá embarcar por teletransporte – se lembram da Ballad of Gales? – ao Mother and Isle Islands, reduto da grande e poderosa rainha de todas as fadas. Uma cena memorável é quando a fada, após entregar o poder sagrado a Link, reconhece que ele faz o seu tipo (!). É... as aventuras de Link estão se tornando cada vez mais sérias...

Link ficando sem graça após ser cantado por uma fada

Durante sua jornada pelo Earth Temple, você irá adquirir o Mirror Shield, um upgrade para seu escudo. Item já manjado pelos jogadores de Zelda, este escudo nos remete aos eventos em Ikana Castle e nos puzzles de Stone Tower Temple, do enigmático The Legend of Zelda: Majora’s Mask.

Uma Aventura pelo Earth Temple

Selecionamos aqui as passagens mais memoráveis deste templo. Relembrem e curtam conosco:

  • Link Mago – Carregar a amiga Medli exigirá as maiores habilidades psíquicas de link (e do Command Melody) para que se possa fazer um trabalho em dupla, que é bastante exigido neste templo.

Link usando seus poderes psíquicos

  • Apareçam Fantasmas! – Por ser um templo antigo, aqui você irá se deparar com muitos fantasmas, mas que no início só poderão ser enfrentados com a ajudinha de Medli. Pois é, sem sua companheira, Link não é ninguém...

Poes

  • Jogo de Espelhos – Os quebra-cabeças estão presentes em grande quantidade aqui. Espere por muita dor de cabeça ao empacar nos mais exigentes puzzles e formas de espelhagem em dupla. Aqui, o desafio será alto e contarão, além de Medli, com Purples ChuChu – gotas pertencentes à raça ChuChu que ao entrarem em contado com a claridade solar se transformam em pedras.

Link e Medli resolvendo um puzzle e enfrentando ReDead

  • Mini Cemitério – O templo está cheio de caixões, que guardam diversas surpresas. Entre eles, valiosas rupees e... ReDeads! Sim, eles mesmos. Aqui, possuem um visual mais cartunesco de Zumbis Afro-Tribais, mas que mesmo assim são suficientes para assustar com seu olhar e gritos de horror ao jovem Link.

Redead contra Link

  • O Sol – Ó, grande Rei, aqui jaz a sua áurea e devemos respeitá-lo! Não se assuste coma constatação, Earth Temple guarda uma das mais belas referências em toda a série Zelda, o uso da claridade/sombra para a resolução de seus enigmas. A claridade solar está presente como a característica principal do calabouço e será seu grande aliado ao longo da jornada.

    The Sun

  • Entre Névoas e Buracos – Uma das coisas memoráveis neste templo são as fumaças e todo o clima de sonho que isto pode causar. Link deverá passar por ruínas em escadas, poços de fumaça, e muita perseguição por parte da Floormaster, criadora de buracos negros que levarão você e sua amiga Medli para o cantinho do pensamento.

Grande Ruína em fumaças

  • Geleias, caveiras e demais inimigos – Variados ChuChu e as caveiras Red e Blu Buble estarão presentes para atrapalhar a jornada de link, assim como outros em uma longa lista de inimigos. Poes, Dark Nut e Moblins, agora com um aspecto mais exótico, irão guardar o local em diferentes salas. Os morcegos Keese também serão motivo de muita confusão em diversas passagens por onde Link irá passar, e não pense que irá se livrar dos Subchefes; aqui estarão os grandes Stalfos com seus tacos de espinho, prontos para uma batalha sangrenta e muito vigorosa, com direito a levantamento de tumbas e tudo o mais.

Miniboss - Skultula

Após destruir o grande chefe, Jalhalla (construído de vários poes), o final do templo guarda uma emocionante performance em duo de harpa, pelas ex e atual sabia do Templo, com a regência de Link. A Master Sword recobra parte de seu poder e Link ficará em paz após mais uma tarefa terminada, no que deverá seguir rumo ao Wind Temple, mas essa é matéria para outro Stage Select!

Luta contra Jalhalla

Novo Earth Temple, de Skyward Sword Zelda Skyward Sword – Earth Temple

Com muitos comercias e demonstrações disponíveis nos eventos de Skyward Sword, vimos uma dungeon curiosa: a nova Earth Temple. Ao que parece à primeira vista, o templo se assemelha muito mais a um Fire Temple, com elementos de lava e chefes de fogo. Resta-nos saber se o mesmo templo possuirá alguma ligação com o Earth Temple de Wind Waker e se haverão semelhanças, já que Skyward Sword é o primeiro título de toda a série, muito longe de Wind Waker, que ocorre séculos após os acontecimentos de Ocarina of Time na linha cronológica do Link adulto, com a inundação do reino de Hyrule, desaparecimento do Hero of Time, etc.

Revisão: Alberto Canen


Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nunca joguei o WW. Mas uma coisa que não tem lógica é do porque que os Zoras se transformam naqueles seres que nem sei o nome. kkk
    Poxa, já que imunda tudo, então deveria ter em excesso, né? Isso não tem lógica. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Então jogue para entender a lógica! =p

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais. Mas lembrando que não necessariamente os Zoras se transformaram em Rito.

    ResponderExcluir
  4. @Ronald, como dito em Majora's Mask, os Zoras têm dificuldade de viver em águas escuras e cuja temperatura não são ideais para eles, diferente dos rios e lagos de Ocarina of Time, que possuem água doce e que se constroem em ambientes fechados, e não em grandes mares e oceanos como em Wind Waker.
    Entre outras teorias para gerar tal evolução, é o fato de que os grandes mares são desprovidos de peixes para pescar e que, além disso possuem muitos monstros marinhos. Estes motivos devem ter levado os Zoras a se adaptarem em ambientes terrestres.
    Ver: http://zelda.wikia.com/wiki/Zora

    Em Dragon Root Island, quando algum Rito completa certa idade, o Grande Valoo - dragão protetor do local - lhe concede uma de suas camadas que servem de asas para os seus seguidores.

    ResponderExcluir
  5. estou a jogar este grande jogo no wii
    foi tenso achar esse jogo para comprar paguei 215 reais
    + vale cade centavo raridade

    ResponderExcluir
  6. CARACA!!! Alguém aí já tá jogando o Skyward Sword? Eu tô! \o/
    Muito bom! Vazou na net 8 dias antes do Lançamento oficial *__*

    ResponderExcluir
  7. esse cara que ta enfrentando o boss é muito ruim ...

    ResponderExcluir
  8. Eu to baixando o/ o/ o/ o/ o/

    ResponderExcluir
  9. Olha uma coisa eu digo,esse jogo tem o melhor Cel Shading já produzido.

    ResponderExcluir
  10. Nossa o Wind Waker Quase não ve serrilhados, as linhas são retas com perfeição, vejo essa foto e da Skyward Sword parece que Wind Waker tem graficos melhores.
    Compara a foto de Skyloft e varios lugares com o Wind Waker, não a serrilhados no Wind e muitos o Skyward ...
    MAS COMO NÃO LIGO PRA GRAFICOS QUE SE FERVA AUSAHSUASUH

    ResponderExcluir
  11. @ Link260 muito obrigado ^^

    Realmente o Game Cube foi um console que gerava gráficos incríveis e sem serrilhado por conta do sistema anti-aliasing, e com a perfeição deste Zelda, que é mesmo considerado a nata dos cel shadding, dá para se sentir num primeiro mundo dos gráficos. Um detalhe que um amigo me contou uma vez eh que o gorro de link parecia até um veludo de verdade, de tão limpo que são os gráficos... ^^

    ResponderExcluir
  12. Sim eu já joguei e nossa pareçe muito perfeito eu não imaginava que Game cube tinha jogos em que os seus gráficos era "superior"
    do Wii muito lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Eu fechei todos os Zeldas para Consoles Domésticos (Menos o Master Quest) e falo, The Wind Waker é lindo demais! Gráficos super coloridos e perfeitos. Jogabilidade 10! Enredo 10!
    A única coisa que não gosto nos Jogos de Zelda é que são sempre mesma coisa... PERFEITOS!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Wind Waker é sem duvidas ate agora de todos os Zeldas ki eu joguei o melhor '--' conseguindo fikar na frente ate mesmo do ocarina of time que eu achu a perfeição dos Zeldas *-*

    obs: Amo todos os jogos da serie Zelda todos mesmo sem exeção :D (y'

    ResponderExcluir
  15. Wind Waker é o meu preferido, amo este jogo, só Zelda SS que supera ele, mas Wind Waker sem duvidas é melhor que Ocarina of Time (na minha opinião).

    ResponderExcluir
  16. Eu nem gostava de passar esse templo porque depois dele não dá mais pra ver a Medli. (T.T) ela é tão kawaii. (^^)

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o Elivelton, este é o melhor cel-shading já produzido, um dos meus jogos favoritos e o segundo zelda (junto de alttp) no meu coração (ocarina é lendário né...) de todos os zeldas só este e oot tiraram a nota máxima na revista mais conceituada, a famitsu. (e de pensar que tem gente que não jogou esta obra-prima por puro preconceito) este bate twilight com as "mãos" nas costas. Épico.

    ResponderExcluir
  18. @Klansman: juro que o seu avatar parece uma moça muito bonita (adoro garotas japonesas ruivas (^^)) mas o seu perfil tá como masculino. ( O.o) porque isso?

    ResponderExcluir
  19. Wind Waker é maravilhoso. Também paguei caro pela minha cópia um ano atrás. Mas vale cada centavo [2]. O clima marítimo é muito bom. Sou fã recente da série, coisa de 4 anos, mas já zerei todos desde o Ocarina, inclusive os pra DS. Imagino a loucura que esse jogo deve ter causado na época do lançamento... Mas sinto falta de um hyrule field nele. Um pouco mais de terra firme pra percorrer. :-)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google